Eu também fui à petfil (a do ano passado creio) e vi la a fêmea também mas não estava à venda.
Quanto aos cuidados são bastantes como qualquer animal considerado exótico.
Quanto à alimentação é mesmo muito diversificada e para comprar alimentação propria para cães da pradaria é um pequeno pesadelo.
Em Portugal não há uma única loja (de que eu tenha conhecimento) que tenha há venda alimentação propria para eles. Em Espanha (onde tou agora) há apenas uma loja online em Ibiza e claro, os portes são caros.
Podes sempre tentar em lojas nos EUA como eu já tentei mas como me pediram quase 150$ por portes de envio desisti logo da ideia.
Da sempre para tentar comprar comida de roedores (hamsters, esquilos, chinchilas, etc) para eles mas fica muito aquem do recomendado.
Em termos sociais eles precisam de espaço porque gostam muito de explorar tudo à sua volta. Se houver a possibilidade de não estar confinados a uma gaiola é óptimo mas se não houver essa possibilidade ao menos que uma vez por dia os deixem passear um pouco com supervisão.
Necessitam de atenção constante porque são como as crianças pequenas sempre a querer mexer em tudo e tanto estão num momento a tentar destruir algo como logo a seguir estão em cima de ti a pedir festas.
É um animal que não serve para o tipo de pessoas q gosta de ter bichos em jaulas e só lhes dar comida e agua e já está.
Um cao da pradaria é um animal que vive em sociedade e precisa de se sentir parte de um grupo (grupo esse que pode ser com outros caes da pradaria. outros animais de especies diferentes e ate mesmo humanos). São muito sociaveis e dao-se bem com quase todos os animais (cuidado com os carnivoros claro!).
Em termos de exercicio eles necessitam de ter jogos, brinquedos e tudo o que arranjares para se entreterem. Devem ter sempre algo para afiar as unhas e gastar os dentes porque são roedores.
Uma rodinha de exercicio (como as dos hamster mas maiores e não de plastico) é imprescindivel.
Depois vai variando conforme os gostos do animal. A minha tem tubos feitos por mim para passear, caixas de papelão, gosta de subir paredes e agora vou comprar na loja umas rodelas duras semelhantes a sushi mas com cenoura para ela gastar os dentes e deliciar-se
Em relação à higiene eu à minha dou-lhe um banho praí uma vez por mês (ela odeia). É necessário shampo proprio para roedores (eu tenho um para coelhos) e claro, não deve apanhar correntes de ar quando o pelo estiver a secar.
Tem ainda uma caixa de areia (como as dos gatos) com uma portinha onde ela vai fazer as necessidades.
Para dormir ela dorme num cobertor em cima do sofa. Envolve-se nele e adormece. Quando está destapada eu tapo-a para não apanhar frio.
De momento acho que ja esta um resumo de as necessidades básicas.
Como deves ter reparado não é o mesmo que ter um hamster (perdoem-me os donos e criadores destes) ou um periquito (idem aspas).
Envolve muita paciencia e dedicação.