Pensar em "adoptar" um gatinho :)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sofiaaa
Registado: quinta nov 01, 2007 9:55 pm

quinta nov 01, 2007 9:58 pm

Olaaaa!
:)
Bem, já há algum tempo que estava a precisar de um amigo" para passar as horas secantes que passo em casa, porque passo aqui mesmo bastante tempo.
E visto que os meus irmãos nunca cá estão, sinto-me sozinha =P E hoje vi um gatinho pequenino e super fofo que me deixei apaixonar por estas criaturas queridas :D
E pensei em ter um, o meu pai concordou :P
Mas queria saber o que devemos ter em conta (custos, espaço, etc) e conselhos/dicas ou sugestões :D
E visto que, são bem mais experientes que eu, gostaria de ter os vossos conselhos :D

E então, fico a espera das repostas :D

Obrigada.
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

quinta nov 01, 2007 10:33 pm

Olá Sofiaa

O conselho que dou sempre às pessoas que pensam em adoptar um animal é, em 1º lugar que tenha consciência, pois um animal não é um objecto, que quando é pequeno todos adoram e que quando cresce, deixa de servir os nossos interesses.
Se tomou a decisão de receber em sua casa um gatinho, pense em adoptar um. Para quê comprar um? Há tantos abandonados, há tantas associações a abarrotar de animais para adoptar e de todas as raças e tamanhos, não são só os rafeiros.

Adoro gatos, para mim são animais excepcionais, misteriosos, amigos, brincalhões, curiosos e únicos.
Um gato não requer muito espaço, mas também não deve viver confinado numa só assoalhada.

Leia este tópico da Leo. Muito bom

http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=317

Se tiver alguma dúvida, pergunte.

E bem-vinda
FNVA
Membro
Registado: domingo nov 20, 2005 5:30 pm

sexta nov 02, 2007 9:47 am

Boa sorte sofiaa!!! :D

Depois, já sabe... Fotos, muitas fotos... :P :P :P
<p>Beijinhos meus e turrinhas do Tobias...</p>
Liama
Membro Júnior
Registado: quinta jul 10, 2003 5:55 pm

sexta nov 02, 2007 6:21 pm

Parece-me que a primeira coisa a ter em conta quando adoptamos um animal é que estamos a trazer para casa mais um membro da família. Na certeza que serão muitas as alegrias e os momentos felizes e alegres que nos proporcionarão, não podemos esquecer que também haverá momentos menos bons. Tal como nós, estão sujeitos a ter doenças e necessitam de cuidados acrescidos. Podemos ter a sorte de que sejam sempre saudáveis e a ida ao vet não passa da visita anual para vacinas e pouco mais. Mas também podemos ter o azar de eles adoecerem e aí a despesa será maior. Das minhas seis gatas, só a Anita tem uma doença crónica. Por isso é a que tem dado mais trabalho ao longo da vida e, claro, mais despesa. A Pretinha, de vez em quando faz infecções urinárias e tem que comer ração especial. Por fim a Buzina, muito pequenina, adoeceu recentemente e pensei que ia perdê-la. Felizmente, com muitos cuidados e muito trabalho, penso que o pior já passou. Como tenho muita bicharada, sou cliente assídua do vet que já os conhece todos e agora, quando a Buzina esteve pior, até lá foram a casa ajudar-me a tratá-la e não me levaram dinheiro por isso.
Isto tudo para dizer que tal como as pessoas, os animais também podem adoecer. Mas com ou sem doenças, vale sempre a pena ter pelo menos um. São companheiros fantásticos que nos ajudam a passar os nossos piores momentos. Digo-lhe que não saberia viver sem animais e pensar em perder qualquer um dos meus é tenebroso. Também aconselho a adoptar um animal em vez de comprar. Há tantos a precisar da nossa ajuda. Não sei se a Bug já encontrou famílias para todos os que oferecia aqui no site. De qualquer modo há sempre a hipótese dos canis/ gatis com tantos à espera de uma oportunidade. Não olhe para trás e verá que vale a pena.
bug
Membro Veterano
Registado: terça abr 29, 2003 11:30 am

sexta nov 02, 2007 6:24 pm

Liama Escreveu:Não sei se a Bug já encontrou famílias para todos os que oferecia aqui no site. De qualquer modo há sempre a hipótese dos canis/ gatis com tantos à espera de uma oportunidade. Não olhe para trás e verá que vale a pena.
Por acaso ja encontrei dono para eles todos. ;)
Mas existem tantos por ai para adopção que até dá dó. :(

Eu mesma tenho pena de não conseguir convencer ninguém cá em casa a adoptar mais cães ou servir de FAT (embora adore gatos não os posso ter nesta casa).
Liama
Membro Júnior
Registado: quinta jul 10, 2003 5:55 pm

sexta nov 02, 2007 6:25 pm

Acabei de ir ver o teu perfil e vi que eras de Leiria. A Bug, que até há pouco tempo andava à procura de pessoas para adoptar gatinhos lindos, é da Marinha Grande. Contacta-a
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sexta nov 02, 2007 6:27 pm

Uma pessoa tem de ser CONSCIENTE das suas possibilidades.

Eu tenho tres gatos em Viana e nao tenho hipoteses de ter mais. No Porto tenho um. Podia ser FAT... mas isso iria fazer com que o meu gatinho ganhasse e perdesse amigos a toda a hora. Eu vi bem o quanto ele sofreu quando se viu afastado do meu gato Figo. Em primeiro esta o bem estar dele e nao os meus desejos.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
sofiaaa

sexta nov 02, 2007 6:58 pm

Sem duvida nenhuma que adpotaria um gato, jamais o compraria.
Sei que muitos animais dependem de nós para viverem, mas acho uma enorme asneira vender/comprar animais :/ eles não têm preço.
Eu estou a preparar-me ( e a esperar pelas férias, para poder adpotar um nessa altura, para ter o tempo todo livre) para adpotar um =P

Hmm.. e teho uma enorme duvida... castrar um gato ou nao ?
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sábado nov 03, 2007 4:03 pm

Castrar. Sem duvida alguma.

Torna o seu gato mais meigo, menos stressado... mais caseiro. Evita que ele lhe fuja (mas claro, nao deixe as janelas abertas). E evita que nasçam mais animais de rua pelo mundo fora...
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sábado nov 03, 2007 7:04 pm

Não esquecer que um gato pode, facilmente viver 20 anos.

Portanto é preciso pensar onde deixar nas férias, que sobem para cima das coisas, largam pêlo, mesmo que se consigam educar muito bem, sempre há algumas coisas que estragam e tal.

Pense bem se os seus pais estão conscientes de todas essas coisas.
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

sábado nov 03, 2007 7:40 pm

lagutrop Escreveu:Não esquecer que um gato pode, facilmente viver 20 anos.
É realmente preciso ter em consideração a esperança média de vida de um gato como a lagutrop quis referir, e muito bem, na sua resposta ao tópico.
No entanto tenho de fazer aqui uma pequena correção se a lagutrop me permitir.
A esperança média de vida de um gato comum, com pequenas variações tanto para menos como para mais, situa-se entre os 15, 16 anos. É muito raro um gato viver até aos 20, 21 anos sendo no entanto perfeitamente possível. Por isso a ideia de que um gato pode facilmente atingir essa idade não está correcta.
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
sofiaaa

sábado nov 03, 2007 7:40 pm

Os meus pais tao conscientes sim mas dizem que a decisão é minha. Isto, porque sou eu que vou suportar todos os custos. (:
E em relação ás ferias, eu faço questão de o levar comigo!

(:
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sábado nov 03, 2007 9:40 pm

jcmac

Exemplos de meus já falecidos
Ninou 21
Yuki um mês antes dos 20

Outros, vários com 13/ 14 /15

De familiares

Gustavo 23
Emilia 18

Vivos
Benjamin 16
Luis 17
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

sábado nov 03, 2007 9:58 pm

Bem lagutrop, confesso que fiquei surpresa com isto... e pela positiva :wink:!
Tem de me dizer qual o seu segredo :wink:!
Ainda ontem estive com a vet das minhas meninas e por acaso falámos disto a próposito de uma dúvida que eu tinha. Já mo tinha dito anteriormente e ontem voltou a dizer-me, com base na sua experiência profissional, qual aquela que considerava ser a esperança média de um gato e como era rarissímo um gato viver até tão tarde.
Claro que não quero de forma alguma pôr em causa a longevidade dos animais que já passaram pelas suas mãos e de familiares seus, mas a verdade é que mesmo assim não penso que essa seja uma situação muito comum.
A minha gatinha mais velha já tem 11 anos e foi o meu primeiro animal de estimação. Por isso não tenho experiência com este facto. No entanto confio plenamente na vet que acompanha as minhas meninas (e aliás a opinião dela é partilhada por mais veterinários que eu conheço com apenas uma ligeira variação) e encontro o mesmo tipo de informação noutros locais.
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado nov 03, 2007 11:00 pm

lagutrop Escreveu:Não esquecer que um gato pode, facilmente viver 20 anos.
Fácilmente sim já que a média de vida dum gato saudável vai entre os 15 e 19 Anos. Claro que há os que vivem menos e há os que vivem mais mas tendo em conta os diferenciais, o cálculo da média de vida entre "os mais e os menos"... dá entre os 15 e 19 :wink: Logo, facilmente chegam e ultrapassam por vezes, os 20 Anos

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”