Atropelamento
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Eu própria, há três anos, atropelei uma gata que andava a transportar filhotes. Recolhi os dois gatinhos (estavam à beira da estrada escondidos num arbusto) e a mãe e levei-os ao veterinário. A mãe acabou por morrer e como só consegui arranjar dono para o macho, fiquei com a fêmea, a Clarinha, que morreu no domingo passado. Agradeço nunca ter encontrado dono para ela pois era a gata mais doce e mansinha que se pode imaginar. Um pote de mel. Mas, se fosse hoje, só ficaria com um gato de rua após uma quarentena e testes FIV e FELV negativos pois não é justo "brincar" com a saúde dos outros gatos.
Maria João
olá!
Realmente é incrível que haja uma percentagem tão grande de pessoas que passavam à frente de um animal ferido, num fórum de animais! Se isto é assim aqui, imaginem qual será a percentagem na população inteira, em que há uma boa parte que nem sequer gosta de animais como supostamente gostam as pessoas deste fórum...
Quanto à hipótese da união zoófila, nem sempre ela é viável... Na verdade, a união zoófila está tão a abarrotar pelas costuras que nem sequer à espaço para acolher mais um animal, por muito que isso custe às pessoas que a dirigem... Ainda outro dia, uma senhora e um rapaz levaram um cão que tinham visto ser atropelado (escusado será dizer que o senhor que o atropelou nem sequer parou o carro...) ao consultório da UZ, agora AZP. Eles nem se conheciam, mas a senhora foi pagar a conta e o raaz foi levar o carro, fiquei impressionada por terem unido assim esforços para tratar de um cão que não conheciam! Essa senhora era membro da AZP há muitos anos, e queria levar o cão para o canil após ser tratado, porque não o podia deixar em casa dela por ter um cão que não conseguia mesmo conviver com os outros. Então ela ligou para o canil, mas ele acabou por ter de ir para a casa dela, porque não havia mesmo espaço no canil (para além de que ele estava traumatizado e abatido e tinha de estar num sítio quentinho até recuperar um bocadinho as forças...). É muito triste quando isto acontece, e na altura até fiquei a pensar q estavam a ser muito intransigentes, mas depois vi que não é assim, eles fazem o possível mas não podem inventar mais espaço, têm a quase sempre a lotação esgotadíssima.
Realmente é incrível que haja uma percentagem tão grande de pessoas que passavam à frente de um animal ferido, num fórum de animais! Se isto é assim aqui, imaginem qual será a percentagem na população inteira, em que há uma boa parte que nem sequer gosta de animais como supostamente gostam as pessoas deste fórum...

Quanto à hipótese da união zoófila, nem sempre ela é viável... Na verdade, a união zoófila está tão a abarrotar pelas costuras que nem sequer à espaço para acolher mais um animal, por muito que isso custe às pessoas que a dirigem... Ainda outro dia, uma senhora e um rapaz levaram um cão que tinham visto ser atropelado (escusado será dizer que o senhor que o atropelou nem sequer parou o carro...) ao consultório da UZ, agora AZP. Eles nem se conheciam, mas a senhora foi pagar a conta e o raaz foi levar o carro, fiquei impressionada por terem unido assim esforços para tratar de um cão que não conheciam! Essa senhora era membro da AZP há muitos anos, e queria levar o cão para o canil após ser tratado, porque não o podia deixar em casa dela por ter um cão que não conseguia mesmo conviver com os outros. Então ela ligou para o canil, mas ele acabou por ter de ir para a casa dela, porque não havia mesmo espaço no canil (para além de que ele estava traumatizado e abatido e tinha de estar num sítio quentinho até recuperar um bocadinho as forças...). É muito triste quando isto acontece, e na altura até fiquei a pensar q estavam a ser muito intransigentes, mas depois vi que não é assim, eles fazem o possível mas não podem inventar mais espaço, têm a quase sempre a lotação esgotadíssima.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
- Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002
caneco Escreveu: Que fazer para que, ao menos neste fórum de animais, se consiga convencer todos foristas a concluirem que um gato ou um cão sofre tão intensamente a dor como um ser humano?
Repito aqui a minha questão anterior, agora mais premente dado o resultado desta sondagem, num fórum de animais.
Se não conseguimos que foristas donos de animais se preocupem com outros que sofrem, sobra pouca esperança em acabar com touradas e lutas de cães, que envolvem pessoas que não valorizam os direitos dos animais...

Caneco
Só mais uma coisinha, que não tem particularmente a ver com o tema em debate. Quando esse cão de que falei na mensagem anterior chegou ao consultório, estávamos no fim de uma consulta rotineira, daquelas em que é dar vacinas, desparasitação (e não desparatização - vem de parasitas!) e perguntas regulares, nada de especial. Entretanto ligam da secretaria a dizer q tinha chegado um cão atropelado. Dissémos isso à senhora dona do cão, que tinha chegado a dizer q estava cheia de pressa mas que nunca mais se levantava da cadeira onde se tinha sentado, mas ela nada... A doutora repetiu e ela sem ir embora... Finalmente a doutora disse-lhe "Desculpe mas tem mesmo que sair para atendermos esta emergência" e ela lá saiu. Quando já estávamos finalmente a tratar do cão atropelado, batem à porta... Qual não é o espanto quando era ainda a dita senhora, que resolvera interromper a consulta porque a doutora não tinha chegado a ver e a cortar se necessário as unhas do cão dela! Será que ela estava à espera que retirássemos o cão acidentado da marquesa, parássemos com tudo o que estávamos a fazer para cortar as belas das unhas
A doutora disse-lhe que se ela quisesse podia esperar que ela depois cortava, e ela disse que assim não valia a pena, voltava lá noutro dia porque estava cheia de pressa, como já tinha dito antes de ficar a falar durante horas de tudo o que lhe veio à cabeça, num consultório onde o ideal é ser o mais rápido possível face á quantidade de pessoas que aguentam horas na sala de espera... Realmente, acho que às vezes o pior não são os animais em fúria que ficam tresloucados no consultório, o mau é alguns donos...

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
- Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João
Meus amigos
Nestas estradas aqui do Oeste o panorama é terrível. Já não é a primeira nem a segunda vez que o meu filho chega a casa doente, não é exagero, e me diz. Não pude fazer nada por ele. Já estava morto. Tive que o deixar ali.
Quase todos os dias ele encontra animais atropelados na estrada e nas cidades também.
Só que nós estamos a ver a coisa mal, em relação ao gráfico
Nós não atropelámos os animais e os abandonámos, pedem-nos para nós resolvermos uma situação criada por outros, esses sim criminosos, daí eu ter sitado o meu filho, como é que ele ou outra pessoa qualquer pode passar o dia a resolver os problemas que os outros criaram? Não há patrão que vá aguentar essa situação. Daí eu não creticar as pessoas que responderam a 1ª escolha, apesar de optar pel 3º como é lógico , até porque eu não tenho patrão
Beijokas
Franc
Nestas estradas aqui do Oeste o panorama é terrível. Já não é a primeira nem a segunda vez que o meu filho chega a casa doente, não é exagero, e me diz. Não pude fazer nada por ele. Já estava morto. Tive que o deixar ali.
Quase todos os dias ele encontra animais atropelados na estrada e nas cidades também.
Só que nós estamos a ver a coisa mal, em relação ao gráfico
Nós não atropelámos os animais e os abandonámos, pedem-nos para nós resolvermos uma situação criada por outros, esses sim criminosos, daí eu ter sitado o meu filho, como é que ele ou outra pessoa qualquer pode passar o dia a resolver os problemas que os outros criaram? Não há patrão que vá aguentar essa situação. Daí eu não creticar as pessoas que responderam a 1ª escolha, apesar de optar pel 3º como é lógico , até porque eu não tenho patrão
Beijokas
Franc
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
tenho um amigo meu, que na altura não tinha patrão e me aconselhou a virar a cara em situações críticas. segundo ele, a irmã que é uma madre teresa, está altamente perturbada . talvez esteja.
o pointer que eu encontrei o ano passado nuns penhascos, estava em frente a uma praia a abarrotar de gente em pleno mes de agosto. pelo estado dele, não devia ter sido posto lá no momento em que eu passei. o max e o gaspar, só um cego é que não os via. estavam plantados no meio da estrada. como justificar tantos animais atropelados e mortos, se não fôr porque a maioria vira a cara? ou então, espera que seja outro a resolver a situação. uma disse-me há tempos que tinha encontrado um cão abandonado. que parecia um bebé indefeso. deixou-o lá à espera que alguém o levasse.
o pointer que eu encontrei o ano passado nuns penhascos, estava em frente a uma praia a abarrotar de gente em pleno mes de agosto. pelo estado dele, não devia ter sido posto lá no momento em que eu passei. o max e o gaspar, só um cego é que não os via. estavam plantados no meio da estrada. como justificar tantos animais atropelados e mortos, se não fôr porque a maioria vira a cara? ou então, espera que seja outro a resolver a situação. uma disse-me há tempos que tinha encontrado um cão abandonado. que parecia um bebé indefeso. deixou-o lá à espera que alguém o levasse.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
- Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul
A realidade é mesmo esta. O caso a que me referi e que aconteceu comigo demonstra bem isso. Se não vejamos. Passei naquele local eram 8.30h da manhã. Vi lá o cão para mim morto. Passei lá duas horas depois e o cão estava com a cabecinha no ar. Numa via rápida de muito movimento tentem adivinhar quantos carros lá passaram e viram o cachorro antes de mim?? De toda a gente que por ali passou uma grande percentagem teria animais em casa e se lhes perguntassem diriam que gostam muito deles. Mas não se iludam, quando muito preocupam-se com os seus animais nada mais!
Fátima
Fátima
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)
fabriro Escreveu: A realidade é mesmo esta. O caso a que me referi e que aconteceu comigo demonstra bem isso. Se não vejamos. Passei naquele local eram 8.30h da manhã. Vi lá o cão para mim morto. Passei lá duas horas depois e o cão estava com a cabecinha no ar. Numa via rápida de muito movimento tentem adivinhar quantos carros lá passaram e viram o cachorro antes de mim?? De toda a gente que por ali passou uma grande percentagem teria animais em casa e se lhes perguntassem diriam que gostam muito deles. Mas não se iludam, quando muito preocupam-se com os seus animais nada mais!
Fátima
Olá Fátima,
Só gostaria de saber se parou para ajudar o animal? Grande parte das pessoas não param porque lhes faz muita impressão e não sabem o que hão-de fazer.
Lembro-me um dia que a minha mãe chegou a casa a chorar porque tinha passado por um cão que tinha sido atropelado na via rápida. El anão conseguiu parar, mas o olhar do cão nunca a largou e tivemos que apanhar a via rápida para ir buscar o cãozito. O peso na consciencia era muito pesado!!!!! Felizmente ou infelizmente o cão já lá não estava. Ou alguem "com tomates" agarrou no cão e foi a correr para um veterinário ou jogaram-nos para alguma sargeta... nunca saberei!
O que é certo é que após passar por algumas sitiações, até porque sou das pessoas que não tem grande coragem para ver desgraças, decidi que nunca mais vou virar costas a a nimais desprotegidos.
Tenho é que arranjar soluções... se não a minha casa passa a ser tipo UZ!

Se não formos nós a ajudar, quem será????
Beijinhos
Miau
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
A hipótese da eutanásia é complicada pois quem se tem que responsabilizar pelo abate é quem encontra o cão e num veterinário terá ( lógicamente) de assinar um termos de responsabilidade.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)
VascoV Escreveu: A hipótese da eutanásia é complicada pois quem se tem que responsabilizar pelo abate é quem encontra o cão e num veterinário terá ( lógicamente) de assinar um termos de responsabilidade.
Pois, é verdade, mesmo sem ser para eutanásia, se for necessário anestesia geral que assina o termo de responsabilidade é que encontra o animal.
Por isso, um cão foi atropelado à porta da minha casa. A minha mãe e uma vizinha levaram-no ao vet e tinha a coluna fracturada, não havia possibilidade de recuperação e a eutanásia era o destino certo! O veterinário recusou-se eutanasiá-lo porque de certo o cão tinha dono e podiam pedir justificações por aquele acto sem autorização dos respectivos donos!

Miau
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
eu quando encontrei o tal gato atropelado, não tive que assinar nada. era visível que o gato teria dono, porque estava castrado. fartei-me de procurar para saber a quem pertencia e nada. ainda hoje me pergunto, se os donos não estariam com medo que lhes pedisse o dinheiro que gastei no vet.A hipótese da eutanásia é complicada pois quem se tem que responsabilizar pelo abate é quem encontra o cão e num veterinário terá ( lógicamente) de assinar um termos de responsabilidade.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
- Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul
Em resposta à pergunta da Miau claro que parei o carro. Ali é uma via rapida onde infelizmente é habitual ver cães mortos porque aí são abandonados pelos "supostos" donos para esse fim! Foi o caso. O cachorro tinha bem nitidas as marcas da coleira. Este local é uma via rápida de muito transito e só bastante depois consegui parar em segurança. Decidi chamar a policia porque não tinha qualquer hipótese de "resgatar" o cão sózinha ( muito transito e animal de grande porte) e para espanto meu fui muito bem atendida e 15 minutos depois estavam dois carros patrulha para me ajudar. Neste intervalo já eu estava perto do bichinho e já tinha constatado que ele estava muito ferido. Depois de discutirem o que fazer dois policias decidiram cortar o transito. Ajudaram-me, foram muito simpático e eu fui com o cão para a clínica. Para abreviar ele estava todo partido, fracturas expostas, a patinha de trás presa apenas pela pele e depois de radiografado o vet disse-me que mesmo não levando um tostão pelo trabalho só em material (seriam precisas três placas) a operação ficaria por +/- 150 contos no mínimo e que o cão precisaria de uma pessoa a acompanha-lo no pós operatório durante pelo menos um mês e meio porque não iria conseguir sequer virar-se, nem fazer as necessidades e mesmo assim sem garantia de ficar bem. Como ele estava anestesiado eu tive que tomar uma decisão rápida. Já sabem qual foi. Também não tive que assinar nada. Naquela noite acordei muitas vezes com o olhar que o cachorro me deitou quando cheguei perto dele, "senti" a forma como ele pousou a cabeçinha na minha mão e apoiou a única patinha que não tinha partida no meu braço enquanto esperava-mos ajuda, como a pedir-me para não o abandonar. Por causa disto agora mais do que nunca voltaria e voltarei a parar. O sofrimento de um animal tem que valer mais que qualquer "repugnância" da nossa parte!
Um abraço
Fátima
Um abraço
Fátima
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

Confesso que me vieram as lágrimas aos olhos ao ler a sua mensagem Fátima! Ainda bem que ajudou esse pobre animal!
O que me dói mesmo é ver, e saber de casos, de animais mortos na estrada! Até agora ainda não encontrei nenhum ainda com vida, mas se encontrar, não importa como, mas farei tudo para ajudá-lo!
Custa-me também é ver aqui na Arca tantas respostas na 1ª hipótese.
Lembrei-me de um caso, diferente é certo, mas também em que as pessoas nada faziam. No prédio anterior em que morei, uma manhã o porteiro tocou-me à campainha a perguntar se o gato que estava caído no pátio do vizinho era meu! Fiquei logo com o coração aos saltos, fui à varanda (4º andar) e vi de facto um siamês que me pareceu o meu Frodo, porque não tem toco mas um rabo semi comprido e direito. Corri a casa toda e não o vi, já estava lavada em lágrimas quando o malandro apareceu. Respirei por aí, mas desci na mesma para saber do bicho, se ainda estaria vivo, embora não me parecesse, por não se mexer. Os vizinhos do rés-do-chão a que pertencia o pátio não estavam, mas tinham dito ao porteiro que o dono do gato podia passar de um pátio ao lado para o deles para ir buscar o gato. O facto é que ninguém se mexia, porque diziam que ele podia morder!! Imaginem! Fui eu, que tive de saltar a separação de um pátio para o outro e fui até ao animalzinho, mas como já me tinha parecido, estava morto. Entretanto é que numa janela do 6º andar apareceu o dono, a dizer que era o gato dele. Já eu estava a pegar no pobre do animal e a tirá-lo dali.
As pessoas às vezes têm, nem sei o que hei-de chamar, medo, nojo, sei lá, de pegar em animais assim feridos.
Há ainda outro caso, mas desse não falo agora, porque me tocou muito, ainda hoje de manhã me lembrei dele, e sinto-me mal, porque não soube agir como devia, e continuo a ter um peso na consciência ....

<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
- Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002
Agradeço o seu ponto de vista. Em todo o caso convém verificar que foram disponibilizadas na sondagem 6 hipóteses e de facto a mais incompreensível para mim é a primeira.agapina Escreveu: Nós não atropelámos os animais e os abandonámos, pedem-nos para nós resolvermos uma situação criada por outros, esses sim criminosos, daí eu ter sitado o meu filho, como é que ele ou outra pessoa qualquer pode passar o dia a resolver os problemas que os outros criaram?
Qualquer das outras 5 é preferível à primeira hipótese e, se de facto são tantos os animais atropelados que nem dá mesmo tempo para parar e sequer levá-lo a um veterinário para eutanasiá-lo, há pelo menos a possibilidade de TELEFONAR à polícia a reportar a ocorrência. Mesmo assim, é melhor do que seguir caminho sem nada fazer´!
Caneco
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
- Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João
ola Caneco
Eu não me estava a referir a animais que estejam feridos, porque esses sim temos a obrigação de os ajudar. Mas os outros, os que ficam sem vida na estrada, quem os atropelou e teve a noção de o ter feito, não será obrigado a tirá-lo pelo menos para a beira da estrada?
Até acredito que não há lei que os obrigue. mais uma vez digo que é o País que temos, e infelizmente é com estas leis que temos de viver. Mas quem é mais sencivel tem tendencia a tentar esquivar-se para não o atropelar mais uma vez acontecendo por vezes acidentes. Temos encontrado na estrada animais mortos, de grande porte como é o caso do Pastor Alemão, felizmente quando nós passámos já estava uma equipa da auto- estrada a remove-lo,porque aí põe-se o problema de nem poder-mos parar para ajudar o animal. Será que a polícia faz alguma coisa? Desculpe fugir um pouco ao tema do seu questionário, mas é também uma coisa que me preocupa imenso.Acredite que se essa pregunta fosse feita fora deste forum, então estou convencida, a resposta ao nº 1 seria em grande maioria, com imensa pana minha
um beijo
Franc
Eu não me estava a referir a animais que estejam feridos, porque esses sim temos a obrigação de os ajudar. Mas os outros, os que ficam sem vida na estrada, quem os atropelou e teve a noção de o ter feito, não será obrigado a tirá-lo pelo menos para a beira da estrada?
Até acredito que não há lei que os obrigue. mais uma vez digo que é o País que temos, e infelizmente é com estas leis que temos de viver. Mas quem é mais sencivel tem tendencia a tentar esquivar-se para não o atropelar mais uma vez acontecendo por vezes acidentes. Temos encontrado na estrada animais mortos, de grande porte como é o caso do Pastor Alemão, felizmente quando nós passámos já estava uma equipa da auto- estrada a remove-lo,porque aí põe-se o problema de nem poder-mos parar para ajudar o animal. Será que a polícia faz alguma coisa? Desculpe fugir um pouco ao tema do seu questionário, mas é também uma coisa que me preocupa imenso.Acredite que se essa pregunta fosse feita fora deste forum, então estou convencida, a resposta ao nº 1 seria em grande maioria, com imensa pana minha
um beijo
Franc