Cão Acorrentado

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sexta out 12, 2007 3:21 pm

Para ter um cão acorrentado cá for numa casota mais vale a pena não ter nenhum. Não tem função nenhuma... Nem de guarda (excepto latir), nem de companhia, nem didatico.

Alem de ser um disturbio psicológico e fisico para o animal. Que raio de vida a dele de passar a vida toda preso pelo pescoço sem poder dar uma valente corrida.

E essa de o sitio do cão é na rua já ser antiga, eu digo que o cão dormir junto com os donos, nas tendas, iglos e casas ainda mais antigo é, principalmente nos nórdicos, que se aqueciam mutuamente. Por isso desde os tempos antigos que eu digo que cão é junto com os donos (não precisa de ser na mesma cama nem no quarto :D ), mas debaixo do mesmo tecto.

Pedro
Lawitah
Membro Veterano
Registado: quarta dez 20, 2006 7:24 pm
Localização: Egua (Paloma);Cão srd (Dino); Cadela srd (Loira) Gato (Zuk)

segunda out 15, 2007 8:26 am

essa é exactamente a minha opiniao mas a lei de casa é caes na rua. mas dou-lhe as condiçoes basicas e todas as outras que o meu cao necessita.

o k dei foi uma opiniao. sei k esta mal mas antes kero ter o meu cao como kero do k um cao ao frio, com fome, sem companhia dos donos e puramente abstracto.

Nao vou tar a justificar-me. :wink:
<p>Cump. "Eu temo pela minha esp&eacute;cie quando penso que Deus &eacute; justo." - Thomas Jefferson Lara*</p>
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

domingo out 21, 2007 11:25 am

dinodane Colocada: 04 Out 2007 12:43 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Cães presos à corrente comendo ração do Lidl ou o que calha... isso não é ter um animal de estimação, desculpem mas é a minha opinião
]

Eu ouvi dizer que a comida do Lidl até é boa... LOL
N3kinha
Membro Veterano
Registado: sábado jun 24, 2006 3:21 pm
Localização: Dois Cães: Lobo- Pastor Alemão; Ruffus- X Labrador. Duas Tartarugas

domingo out 21, 2007 2:28 pm

Boa tarde a todos!
Fase a este tópico também gostaria de saber se realmente há alguma lei que proteja os animais acorrentados, vivendo sem condições.
Pois tenho um vizinho, que tem o cão preso a uma corrente de 1metro a uma casota. O animal só tem sombra se estiver dentro da casota, correr não consegue e se saltar estrangula, pois tem uma coleira estranguladora.
O cãozinho passa dia e noite preso, isso e garantido, pois da minha casa vejo-o todos os dias a diferentes horas e lá esta sempre o bichinho preso. Um dia fugiu ate a minha casa, o dono vinha a trás a correr, só que para grande espanto meu, vejo que o dono tem medo do seu próprio cão, tendo que ter sido eu a agarrar o dito cão e leva-lo a casa, o cão e muito dócil e simpático veio sempre abanando a cauda, o que é quase milagre, visto que o animal praticamente nunca viu outro ser humano sem ser os donos, a falta de socialização, clausura, etc.… pode os levar a insanidade, agressividade, ectc..
Ao leva-lo a casa aproveitei para perguntar ao senhor porque mantinha o cão sempre acorrentado, e a resposta foi: “Sabe menina, nunca gostei de cães, depois este estupor só me estraga os vasos de flores. Mas dá-me jeito o barulho que ele faz para afugentar os ladrões.”
Estas frases foram-me ditas por um burro de um homem que anteriormente teve outro cão que morreu estrangulado do outro lado da varanda suspenso pela sua corrente.
Simplesmente ele quer ter o cão por ter não há sentimentos por aquele pobre cão, nem muito menos se dão ao trabalho de o treinar para não destruir os seus pertences.
Já não suporto mais esta situação!!

Cumprimentos
Carolina capêlo
N3kinha
Membro Veterano
Localização: Dois Cães: Lobo- Pastor Alemão; Ruffus- X Labrador. Duas Tartarugas

domingo out 21, 2007 2:50 pm

Fui ver ao site fornecido pela forista Dispondency e encontrei o seguinte:

"Denúncia às Autoridades Competentes
Quando a sensibilização não surte efeito, ou quando as situações são tão graves que exigem uma intervenção imediata, recomenda-se que seja feita uma denúncia às autoridades competentes --- afinal a legislação existe para ser cumprida. No entanto, nos casos em que seja previsível (por exemplo, pela gravidade da situação) que o animal possa ser apreendido pelas autoridades, é importante garantir previamente a existência de uma família de acolhimento para o animal (temporária ou permanente); caso contrário, este irá parar ao canil, onde poderá ser abatido passados oito dias se não for entretanto adoptado.

Nos termos do artigo 8.º do Decreto-Lei nº 276/2001 de 17 de Outubro (com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 315/2003 de 17 de Dezembro), os animais devem dispor do espaço adequado às suas necessidades fisiológicas e etológicas -- o que não acontece quando estes se encontram acorrentados ou permanentemente confinados a pequenos espaços. As coimas aplicadas aos infractores podem atingir os 3.740 Euros, sem prejuízo de outras sanções acessórias.

As autoridades competentes para fiscalizar e fazer cumprir a legislação de bem-estar animal são as seguintes:

Direcção-Geral de Veterinária, enquanto autoridade veterinária nacional.
Direcções regionais de agricultura, enquanto autoridades veterinárias regionais.
Os médicos veterinários municipais, enquanto autoridade sanitária veterinária concelhia.
O Instituto de Conservação da Natureza.
A Guarda Nacional Republicana (GNR).
A Polícia de Segurança Pública (PSP).
A Polícia Municipal (PM).
Recomenda-se que os cidadãos efectuem uma queixa junto da polícia ou GNR local e também que comuniquem a situação ao médico veterinário municipal."

Terei então de primeiro encontrar alguém que fique com o cão, caso (penso eu que seja assim), os donos após serem abordados pelas entidades responsáveis, não chegarem a um bom senso. Caso contrario vai para o canil onde poderá ser abatido após 8 dias, se não for adoptado!?
Ou seja eu por agora não poderei ter cá em casa outro animal e teria mesmo de encontrar outra pessoa para o acolher o que é mais uma vez praticamente improvável de conseguir, pois infelizmente já me apercebi que as pessoas não procuram rafeiros.. ninguém ajuda ninguém.
Ai, ai… farei de tudo ao meu alcance. Lutarei para melhorar a situação do meu vizinho canino… Mas enfim.. =/ Também não estava a espera de um milagre!

Cumprimentos
Carolina
milfontes
Registado: domingo jan 15, 2006 8:24 pm

domingo out 21, 2007 3:05 pm

Não desista de tentar falar com os donos, pelo menos para convencê-los a dar alguma melhoria à vida do cãozito.
Infelizmente, caso o animal não apresente maus tratos, no nosso país não existem grandes ajudas para estas situações. Os direitos dos animais são meras leis redigidas para ficarem bonitas no livro!!

Obrigada por se preocupar...nunca deixe de o fazer, eles merecem!
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

domingo out 21, 2007 10:19 pm

Por motivos pessoais já só volto á Ericeira no proximo fim-de-semana. A ver se ele ainda lá esta :roll:

ps- editei porque fiz um erro :o
Última edição por kim_haha em terça out 23, 2007 8:01 pm, editado 1 vez no total.
<p><u></u></p>
N3kinha
Membro Veterano

terça out 23, 2007 9:26 am

:D Não tem nada que agradecer Milfontes, faço isto porque os amo, nunca fui de me calar a injustiças. Mas obrigada! :D
Mas estou mais contente imprimi a página do site e tive a falar com o senhor é a lhe dizer que havia uma lei que defendia os animais acorrentados, e bla, bla, bla... E que ele podia ser punido por o manter sempre lá acorrentado... falei educadamente com calma, inventei umas coisinhas para dar mais credibilidade e o senhor que também é educado penso que me percebeu... O cão esteve domingo solto... parecia um louco :D estive lá no portão a lhe dar festinhas ele estava tão contente :D Só rezo para que o cão não faça asneiras para que o dono não se irrite, e volte a não o soltar mais.. ele disse me que ia soltar o cão aos fins de semana e se ele s portasse bem ficava mais dias solto =P Pena que o cão ano perceba o que o dono diz!!... Mas já é um começo! Eu disse ao senhor que o podia ajudar sempre que ele precisasse, ou a passear o cão ou a tentar educar-lhe a não destruir o jardim :D Não custa nada!

Cumprimentos
Carolina Capelo
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

terça out 23, 2007 8:04 pm

Parabens pela acção N3kinha :wink:
Já dá para melhorar a vida do canito.
O que eu tenho medo na conversa com aqueles "donos" é que quando eles tomem conhecimento da lei, para não terem mais problemas o canito deixe de ser visto. E como eu tambem não conheço aquela gente :roll:
<p><u></u></p>
hss
Membro
Registado: quinta fev 26, 2004 12:23 pm

segunda nov 05, 2007 12:20 pm

É recorrente a justificação do acorrentamento com os buracos que os cães fazem nos jardins.
E é um facto. Fazem-no à procura dos cheiros e fresco da terra ou à procura de uma qualquer largatixa ou ratito que viram por lá enfiar-se.
É desesperante, não hajam dúvidas, porque por muito que se ralhe não percebem porque não podem perceber. São necessidades intrínsecas que quem os respeite, compreende.

Ora eu consigo ter cães e jardim, desde há uns tempos, à custa do velho caminho da ciência: a experimentação para ter o que quero.

Aqui vão as minhas soluções:
. Circundo o pé da planta, trepadeira ou árvore com pedregulhos (não podem ser pedras pequenas - são as chamadas pedras de enrocamento), mas bem junto ao caule, não a fazer caldeira;
. Quando a planta ou àrvore está pequena, coloco, rede galinheira, que não se torna tão visivel e as plásticas eles roem, com 1m de altura (tenho cães altos), presa com estacas de metal (as de cana ou plástico são roídas) e, no solo, um pouco enterrada e com as pedras a prende-la;
. Quando a planta ou árvore já tem porte razoável retiro a rede, que guardo para a próxima, e ficam sempre os pedregulhos;
. Por essa altura já também perderam a curiosidade e habituaram-se à presença "daquela coisa" e não vão roer o caule;
. Nas laranjeiras e tangerineiras, que gostam de roer o tronco, a rede galinheira é mantida mesmo junta ao dito tronco;
. Os espaços sem plantas dos canteiros estão todos com esses pedregulhos e coloco plantas rastejantes e heras entre eles;
. Tenho canteiros/tufos encostados aos muros com canas índicas que são muito frescas e que eles utilizam para fugir do calor, destroem algumas porque fazem tipo toca, mas as que estão à frente "tapam" o estrago atrás;
. Nas zonas amplas, abandonei a ideia da relva, já que nem o escalrracho sobrevivia e substitui-a por casca de pinheiro, intervalada com estrados de madeira para as zonas de passagem;
. De quando em vez, inventam outra forma para me dar que fazer e eu...outra, para sobreviver feliz e eles soltos, obviamente.

Talvez umas sujestõezitas em tom amigável, porque tb penso que se censuramos temos de ajudar na solução, levem a mudar a situação do cão.

Tenho-me apercebido que os vizinhos com cães passaram a usar algumas das minhas engenhocas defensivas e até o jardineiro (desgraçado, foi ele que carregou com as pedras!) já sabe a solução jardim/cão.

Nos casos mais resistentes (falando dos donos), acedendo ao site da Pelos Animais, verão que, antes mesmo de pedir a sua intervenção o que só se justificaria em casos dramáticos, podemos pedir-lhes uns desdobráveis e postais que desenvolveram para pôr, sem conflito, na caixa de correio. Já tive resultados.
Água mole em pedra dura...

Quando vejo um cão acorrentado o que me angustia é que percepção terá ele da situação, já que um animal, depois da barriguinha cheia, estima acima de tudo a liberdade fisica. Tal como nós, por isso a prisão é punição.
Perceberá porque o dono que ele ama à exaustão, o coloca naquela situação? Até quando quer correr para o dono aquela coisa não o deixa.

Jardins bonitos, donos e cães felizes e, até, a vida correrá melhor!
Devagarinho, vai ser assim.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”