regurgitação...

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

sábado nov 03, 2007 8:33 pm

Boa noite,

reparei agorinha mesmo que o periquito sénior cá de casa está a ter um comportamento estranho, que nunca vi fazer. Parece que está a regurgitar sementes. É o que me parece, pois não sei se será normal ou possível.
Move a cabeça para cima e para baixo, de bico aberto e depois aparecem umas sementes no bico que sacode, ou limpa no poleiro.

Digam-me por favor se é normal. Para mim é total novidade.

Obrigada :wink: :!:
Última edição por XANAKIKA em quarta nov 07, 2007 2:03 pm, editado 1 vez no total.
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
JCFM
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 2:42 pm

sábado nov 03, 2007 8:34 pm

É uma fêmea, ou um macho?
<p>"Da madeira torta da humanidade, nada de direito jamais foi foi feito."- Kant</p>
XANAKIKA
Membro Veterano

sábado nov 03, 2007 8:53 pm

Macho.
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
JCFM
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 2:42 pm

sábado nov 03, 2007 9:03 pm

Se fosse fêmea isso seria um reflexo comum. Elas antes de começarem a criação regurgitam sementes, para que, quando nascerem os seus filhos, estejam preparadas para lhes regurgitar a comida directamente para o papo. Sendo macho poderá não ser nada, mas fique atenta a sinais incomuns, como penas eriçadas e aspecto sonolento, para ver se não se trata de alguma doença.
<p>"Da madeira torta da humanidade, nada de direito jamais foi foi feito."- Kant</p>
bruno82
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 10:28 pm

segunda nov 05, 2007 11:05 am

Penso que tanto machos como fêmeas podem ter esse comportamento de regurgitar. A fêmea tem que aprender a fazê-lo para alimentar as crias e o macho para alimentar a fêmea.

Se está sozinho na gaiola não pode treinar com ninguém e então treina com o poleiro.

Tenho um red rump que faz isso mesmo tendo uma fêmea e por vezes parece-me que o faz simplesmente por prazer...
Bruno
XANAKIKA
Membro Veterano

segunda nov 05, 2007 7:11 pm

:wink:

Agora já não está sozinho. Há cerca de 2 semanas comprei um jovem macho, ainda seria muito pequeno,( confesso que não percebo nada de periquitos ), as penas da cauda ainda eram muito pequenas. Ia comprar fêmea, mas não tinham, e a funcionária disse-me que não haveria problema.
Poderá ser então a causa do regurgitar sementes. Será bom sinal,... não??
Quer dizer que o aceitou, porque de inicio fugia dele quando, o pequenito se tentava aproximar. Chegavam a haver autenticas perseguições na gaiola.

Obrigada :wink: :!:
<p><u></u></p>
tamarino
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2003 9:18 am

terça nov 06, 2007 12:53 am

Olá

Já agora como sabe que tem um macho??
e
comprou um macho pq não havia fêmea na altura??

Bjs

[/b
]
&nbsp;@zudotakika@
&nbsp;&raquo;&raquo; -(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-> Encontrar defeito &eacute; f&aacute;cil, mas fazer melhor pode ser dif&iacute;cil. <-(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-&laquo;&laquo;&nbsp; (Plutarco) <strong> </strong> &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;
XANAKIKA
Membro Veterano

terça nov 06, 2007 6:33 pm

Boa noite para vocês,

acho que o fred já não irá acordar amanhã...
:cry: :cry: :cry: :cry:

Hoje de manhã estava com as penas eriçadas, como se estivesse com frio...na hora do almoço estava no poleiro muito quieto, e com os olhitos quase fechados....

Como já me tinham alertado para estes sintomas falei com a vet no telefone. Expliquei tudo o que observava, e ela disse-me que provavelmente precisaria de 1 antibiótico.

Estava a pensar leve-lo amanhã para ela o ver melhor.....

Está no chão da gaiola, com as asas caídas sempre de olhos fechados......não se mexe....

Espero só que não esteja a sofrer...vou ve-lo daqui a um bocadinho....

Fiquem bem...
<p><u></u></p>
XANAKIKA
Membro Veterano

terça nov 06, 2007 7:31 pm

:cry: ...o fred morreu... :cry:
...não consigo deixar de me sentir culpada...e não sei bem porquê..
<p><u></u></p>
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

terça nov 06, 2007 7:33 pm

sinto muito =( mais uma estrelinha a brilhar hoje à noite...
<p><a href="http://universidadedosbichos.blogspot.com">
</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Aves”