Doença em peixes de água fria

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
ailsa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

segunda nov 05, 2007 5:09 pm

Boa tarde,

Tenho um aquário de 60 lts que sempre foi de água quente, entretanto de à dois meses para cá passeio-o para água fria, melhorei o filtro (filtra melhor, tem carvão ativo....), a decoração é a mesma. Só tem uma planta verdadeira que não tinha.

A minha mãe comprou dois peixes que vinham doentes (traziam umas pintas muito pequeninas, e muito juntas), numa loja disseram-me que seria litio (acho que foi este o nome).

Comprei o produto para tratamento, fiz o tratamento durante três dias, conforme recomendações. Comprei novos peixes, e agora noto que estão a ficar com a mesma doença :?

Nunca me aconteceu quando o aquário era de água quente.

Podem me ajudar?? Não sei mesmo o que fazer.
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

terça nov 06, 2007 12:27 am

Volta a fazer o tratamento com uma dosagem mais forte ou se o frasco tiver acabado com um de outra marca.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

quinta nov 15, 2007 11:31 pm

Pela descrição trata-se de íctio, vulgarmente conhecida como doença dos pontos brancos. É uma doença causada por protozoários (animais unicelulares) altamente contagiosa. Aplique o medicamento que lhe venderam e RETIRE o carvão activo durante o período de tratamento pois este absorverá o medicamento limitando a sua eficácia a minutos ou horas em vez de 4 a 5 dias.

É menos vulgar em água quente pois este parasita dá-se mal em temperaturas mais elevadas.

Boa sorte.
Responder

Voltar para “Peixes”