Espirros?!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

terça set 11, 2007 3:29 pm

A minha cadela também espira mas é só quando não gosta do cheiro como por exemplo quando o meu pai ta a fumar ela começa a espirrar a rolar no chão a saltar e a ladrar, odeia mesmo o cheiro a fumo, quando a minha mãe ta a por laca no cabelo também fica assim, e também não gosta de alguns perfumes k a minha mãe usa, e as vezes cheira algo seco e começa a espirrar mas é só durante uns 2 segundos para lhe sair o pólen ou o pó do nariz!! Uma amiga minha tem um persa e parecia tar td óptimo ate k ficou gravida e na hora do parto perceberam k tinha problemas respiratórios e cardíacos, ela ficava sempre sem ar e sem força dos 6 ou 7 bebes só sobreviveram 2 e mesmo assim um deles morreu passado uma semana e agora só resta 1!! :cry: O Parto demorou imenso tempo....o sobrevivente foi aquele k nasceu em 1º lugar! :D A veterinária recomendou k ela nunca mais engravida se pk isso punha a sua saúde em risco!
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

terça set 11, 2007 9:43 pm

espirros e tosse/pigarrear foram os sintomas do Ruby quando teve uma faringite (ou laringite, nunca sei :roll: )

Não espere por Outubro, vá agora ao vet para despistar quaisquer doenças. Mais vale agora do que em Outubro estar mais adiantado e difícil de curar :wink:
zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

terça nov 06, 2007 1:45 pm

Pois bem, as novidades são apenas para dizer que o Bolinhas melhorou da da referida tosse/falta de ar depois de tomar um anti-alérgico. Foram feitas radiografias para detectar alguma insuficiência ou mal formação, mas nada se detectou. Infelizmente os espirros continuam! :(
A Vet disse que se continuassem se podiam fazer análises para detectar o tipo de alergia...
Eu não perguntei mais nada porque como trazia o anti-alergico para tomar convenci-me que passava. Mas não, continua...
Já alguém passou por este tipo de testes/análises com os seus cães?

Mais uma vez agradeço os vossos contributos e experiências que queiram partilhar.
leonornobre
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 10:37 pm

terça nov 06, 2007 5:14 pm

Zirita: pesquise os vários tópicos sobre alegias neste site http://www.cepav.com.br/textos/t_alerca.htm , pode ser que a ajude.
Mais uma vez agradeço os vossos contributos e experiências que queiram partilhar.
O meu pincher é alérgico a vários alergenos, mas manifesta-se sempre ao nível cutâneo, nunca se revelou ao nivel respiratório.

Reage coçando-se com bastante intensidade, esfrega-se nos móveis e faz reacções cutâneas (pápulas de edema), fica com o focinho todo deformado de tão inchado que fica.

Só quem tem um cão alégico sabe como é desesperante ter de protegê-los de tudo. No caso do meu cão começou em bébé, sempre que recebia a segunda dose da mesma vacina fazia alergia e ficava todo edemaciado. Regressava ao vet,levava anti-histamínicos intra-musculares e regredia.

Depois, começou a fazer alergia aos poléns, determinadas ervas e picadas de insectos, assim como a algumas rações. Com um ano de idade, foi picado por um insecto na última ida à rua da noite, passou a noite toda a coçar a cabeça e orelhas(eu a dormir não me apercebei) e fez um otodema com ferida e com danificação de vasos línfáticos - não foi operado por um triz, mas até hoje ficou sem pêlo atras das orelhas. várias foram as vezes que corri para a urgência da clínica veterinária...

No meu caso, os vets não lhe fizeram testes, pois a alergia foi associada às vacinas e idas à rua. Disseram tenho de ter cuidado onde o vou passear - sem andar junto a ervas, plantas, árvores, sítios onde hajam insectos ou onde circulem muitos outros animais. Dou-lhe ração para cães alérgicos (Sensible ou sensitivity - dependendo da marca). Tive de aumentar a frequências dos banhos de 2/2 meses, depois para 1/1 mês e agora para 15/15 dias (segundo indicação dos vets), com um champô hipoalérgico para lavagens frequentes, para que não se acumule muita quantidade de pólen no pêlo.

Tenho sempre comigo o anti-histamínico oral, que lhe dou apenas quando fica com alergia muito exacerbada, se não passar tenho que ir com ele ao vet levar corticóides intramusculares. Tudo isto é um ciclo vicioso, pois os corticóides fazem deprimir o sistema imunitário, o que leva a que as vacinas tenham menos eficácia (já teve tosse do canil, alterações hepáticas, etc) e apanhe várias dermatites (anda agora a tratar um fungo no pêlo à 4 meses).

Não quero, de todo, assustá-la, apenas transmitir a dificuldade e os cuidados extra que um cão com alergia implica. Se acha o seu vet competente, confie nele e avance para os testes ou para qualquer tratamento necessário, antes que a alergia agrave.

As melhoras e boa sorte!
<p>"A n&atilde;o viol&ecirc;nca leva-nos aos mais altos conceitos de &eacute;tica, o objectivo de toda a evolu&ccedil;&atilde;o. At&eacute; pararmos de prejudicar todos os outros seres do Planeta, n&oacute;s continuaremos selvagens." THOMAS EDISON</p>
zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

quarta nov 07, 2007 5:15 pm

Olá Leonor e obrigada pelo seu contributo! :)
Pois é, no caso do Bolinhas houve efectivamente uma espécie de reacção alérgica, uma ...ite qualquer, que atribuímos às pêras, que foi tratada e passou. Coincidência ou não a tosse/falta de ar também passou com o anti-alérgico que tomou durante uma semana. Mas os espirros continuam. Mais num dia, menos noutro, mas são seguidos, e até fica com o nariz de lado enquanto espirra! Não sei que pense mais ou faça. Ainda por cima ele detesta ir ao vet, a ponto de ter que ser quase anestesiado para se observar como deve ser!
Enfim...
GARFYELD
Membro Veterano
Registado: quinta nov 18, 2004 4:15 pm

quinta nov 08, 2007 5:16 pm

Olá a todos....

Em relacção aos espirros eu tou traumatizada com o meu cão... :o :o :o :o :o :o tem 12 anos e é de porte pequeno. Há mais ou menos 1 ano começou a espirrar consecutivamente muitas vezes seguidas.... pensou-se que fosse uma constipação.A vet receitou antibiotico e anti inflamatorio......aquilo abrandou um bocadinho, mas nunca parou....até chegar a espirrar com tanta força que era sangue por todo o lado de uma das narinas :o :o :o :o ... resultado...foi à vet, levou inkjecções para coagular o sangue, pôs gelo, antibiotico, anti inflamatório, vitamonas, enfim.... uma serie de medicamentos...... nunca mais passou definitivamente... de tal maneira que a partir daí ele ronca de dia e de noite :o :o :o acordado ou a dormir..... :o :o :o tem alturas mais calmas ou não..... fez análises a tudo e mais alguma coisa....e tem tudo com valores normais não há nada de anormal.... fez o teste da Leishmaniose 2 vezes e nada...... quando entra em stress por alguma razão...então é para esquecer.... a vet diz que é uma questão nervosa... o que há a fazer é controlar os espirros e evitar que deite sangue do nariz para não ficar anémico.... claro que agora por esta altura já tem um problema crónico nos canais do nariz....por que os espirros são tantos e o esforço é tanto que agora arranjou mesmo um problema.... a solução passava talvez pela cirurgia....mas devido à idade dele e ao sofrimento que os exames que iriam causar, anestesias que tinha de levar..... não justifica expor o animal aum processo destes.... e como ele come, bebe, brinca, enfim...faz tudo como se nada fosse lá anda..... quando começa a espirrar, nós ralhamos com ele e ele pára imediatamente :o :o :o :o não é própriamente doença..... é pancada mesmo!!!! :o :o :o :o
"Quanto mais conhe&ccedil;o o Homem..... mais Amo os Animais!"
Responder

Voltar para “Cães”