Zirita: pesquise os vários tópicos sobre alegias neste site
http://www.cepav.com.br/textos/t_alerca.htm , pode ser que a ajude.
Mais uma vez agradeço os vossos contributos e experiências que queiram partilhar.
O meu pincher é alérgico a vários alergenos, mas manifesta-se sempre ao nível cutâneo, nunca se revelou ao nivel respiratório.
Reage coçando-se com bastante intensidade, esfrega-se nos móveis e faz reacções cutâneas (pápulas de edema), fica com o focinho todo deformado de tão inchado que fica.
Só quem tem um cão alégico sabe como é desesperante ter de protegê-los de tudo. No caso do meu cão começou em bébé, sempre que recebia a segunda dose da mesma vacina fazia alergia e ficava todo edemaciado. Regressava ao vet,levava anti-histamínicos intra-musculares e regredia.
Depois, começou a fazer alergia aos poléns, determinadas ervas e picadas de insectos, assim como a algumas rações. Com um ano de idade, foi picado por um insecto na última ida à rua da noite, passou a noite toda a coçar a cabeça e orelhas(eu a dormir não me apercebei) e fez um otodema com ferida e com danificação de vasos línfáticos - não foi operado por um triz, mas até hoje ficou sem pêlo atras das orelhas. várias foram as vezes que corri para a urgência da clínica veterinária...
No meu caso, os vets não lhe fizeram testes, pois a alergia foi associada às vacinas e idas à rua. Disseram tenho de ter cuidado onde o vou passear - sem andar junto a ervas, plantas, árvores, sítios onde hajam insectos ou onde circulem muitos outros animais. Dou-lhe ração para cães alérgicos (
Sensible ou sensitivity - dependendo da marca). Tive de aumentar a frequências dos banhos de 2/2 meses, depois para 1/1 mês e agora para 15/15 dias (segundo indicação dos vets), com um champô hipoalérgico para lavagens frequentes, para que não se acumule muita quantidade de pólen no pêlo.
Tenho sempre comigo o anti-histamínico oral, que lhe dou apenas quando fica com alergia muito exacerbada, se não passar tenho que ir com ele ao vet levar corticóides intramusculares. Tudo isto é um ciclo vicioso, pois os corticóides fazem deprimir o sistema imunitário, o que leva a que as vacinas tenham menos eficácia (já teve tosse do canil, alterações hepáticas, etc) e apanhe várias dermatites (anda agora a tratar um fungo no pêlo à 4 meses).
Não quero, de todo, assustá-la, apenas transmitir a dificuldade e os cuidados extra que um cão com alergia implica. Se acha o seu vet competente, confie nele e avance para os testes ou para qualquer tratamento necessário, antes que a alergia agrave.
As melhoras e boa sorte!
<p>"A não violênca leva-nos aos mais altos conceitos de ética, o objectivo de toda a evolução. Até pararmos de prejudicar todos os outros seres do Planeta, nós continuaremos selvagens." THOMAS EDISON</p>