Boas yakov,Infelizmente a maior causa destes cachorros, é de que os antigos criadores Portugueses ao terem pedidos de exportação mandavam "qualquer coisa" lá para fora, só porque não havia lá mais nada, e assim, ganhavam na mesma
Ficavam cá os melhores, e os piores da ninhada iam para lá, onde se fartavam de ganhar, quer por falta de concorrência, quer porque a maioria dos juizes locais nunca tinham visto nenhum, ou viam poucos
Felizmente nos últimos anos esta mentalidade tem vindo a mudar, e têm-se exportado os melhores produtos, de forma a que se começa a criar uma habituação pela qualidade.
Há sempre dois pontos de vista.
Concordo que a culpa não foi totalmente dos criadores nordicos e ingleses, mas estes também não estão isentos de culpa.
Quando o serra começou a sair de Portugal em direcção ao Reino Unido havia muito pouca informação acerca deste. E não era facil comunicar com os criadores da raça (visto que a maioria se localizava na Serra da Estrela). Esta falta de informação fez com que se exportasse cães de pouca qualidade.
Os ingleses não conheciam o verdadeiro Serra nem sabiam onde adquirir cães de boa qualidade. Isto fez com que comprassem cães de qualidade no minimo duvidosa. Para isto basta ler alguns pedigrees antigos. Para além desta falta de informação, a quarentena que guardava o UK em nada ajudou. Isto fez com que o UK ficasse com uma população duvidosa de Serras, que devido à quarentena os criadores se vissem "obrigados" a realizar totais out-cross com cães que nem se sabia metada da ascendencia e outras cruzas duvidosas.
Fechados lá dentro muitos anos, a qualidade dos cães foi diminuindo como é logico, e os criadores (tantos os antigos como os que iam surgindo) começaram a pensar que aquele Serra era o correcto !
E como se sabe os paises nordicos importaram quase os Serras todos no Reino Unido, por isso neste aspecto andam iguais.
Outro pormenor interessante é ver que certos criadores ingleses continuam a pensar que têm realmente Serras ! Quando na verdade têm apenas uns cães engraçadotes grandes de pelo comprido. Não duvido que adorem a raça Cão da Serra da Estrela, mas simplesmente, não a conhecem !
Felizmente as mentalidades andam a mudar e sangue novo tem entrado naqueles paises. No entanto, a nivel de mentalidade muito têm de evoluir certos criadores (que infelizmente parecem não ter espelho em casa nem vergonha na cara).
O Serra estes ultimos anos têm-se expandido para o USA e vamos ver o que vai acontecer. Confesso que não estou muito optimista com o que se tem vindo a passar la (nomeadamente o encorajamento a importarem cães do UK).
Caso não sabem em Abril irá acontecer a maior monografica de molossos dos USA (contendo todas as raças de molossos ou parte molosso) e quem a vai julgar os Serras é uma criadora do Serras (proferindo no dia anterior uma palestra sobre a raça). Vamos lá ver o que sai daqui ..... Pessoalmente preferia ver lá um juiz que julgasse a raça em Portugal e que conhecesse bem o panorama da raça.