Come a areia

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Acidcooler
Membro Júnior
Registado: terça nov 06, 2007 7:49 pm

terça nov 06, 2007 9:04 pm

Boas... Hoje fui buscar o meu gatinho, tem apenas 1 mês porque o antigos donos não podiam ficar mais tempo com ele. Até aqui tudo bem, segui alguns passos que li aqui no forum, deixei ele ambientar-se, é um doce até já dorme ao meu colo! Mas... quando o ponho na areia para tentar estimulá-lo a fazer as sua necessidades pois é muito pequeno, ele começa a comer a areia! E tenho medo que lhe faça mal! Ajudem-me por favor, pois é o meu primeiro gatinho.

Obrigada, Ana Garcia.
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

terça nov 06, 2007 9:19 pm

Um dos meus gatos também comia e o meu cão também come quando apanha no chão... Se não for daquela transparente não é tóxica... Mas não convém deixar...
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
ODogueAlemao
Membro
Registado: segunda set 03, 2007 6:35 pm

terça nov 06, 2007 9:45 pm

Paea já em vez de areia recorra a jornais.
<p>Envenenamentos de animais ? Vamos combater esta praga. informe-se.Previna-se.DENUNCIE.

<a style="COLOR: #587ea5" target="_blank" href="http://www.antidoto-portugal.org/">http ... org</a></p>
MERCI
Membro
Registado: sexta jun 01, 2007 3:44 pm

quarta nov 07, 2007 9:18 am

olá bom dia! sinceramente, tecnicamente não sei se faz mal, no entanto, pela minha experiência, acho que é normal. Tive uma ninhada de persas que nasceu na minha casa, e quando começaram a usar a areia (estimulados pela mãe) tambem comiam! sempre que eu via não deixava, mas nenhum dos 4 meninos teve problemas! depois desabituaram-se de fazer isso! talvez tenham percebido para que se destinava a areia!
hoje temos 4 persinhas muito lindos com 8 meses! não deve haver crise, mas no entanto quando vir impeça-o de comer!
boa sorte para o menino!
Acidcooler
Membro Júnior

quarta nov 07, 2007 11:45 am

Muito obrigada pelas vossas respostas, sempre que o vejo comer areia vou logoo a correr e tiro-lhe a areia da boca. Ele desde ontem ainda não fez foi cocó. Tenho medo que ele esteja com os intestinos presos, pois os antigos donos estavam a dar-lhe comida mole do continente para adultos! Eu comprei RC Kitten para lhe dar e tambem leite de substituição da RC visto ele so ter um mês, faço-lhe massagens na barriga, mas ate agora so fez chichi!

Ana Garcia
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

quarta nov 07, 2007 11:46 am

Fez tudo bem acho eu... se calhar é da mudança brusca da comida...nao se tb se aplica aos gatos, mas aos cães devemos fazer uma mudança gradual, ir misturando a comida antiga com a nova antes de dar so a nova...
<p><a href="http://universidadedosbichos.blogspot.com">
</a></p>
<p>&nbsp;</p>
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

quarta nov 07, 2007 12:44 pm

com os gatos ainda se deve ter mais cuidado nas mudanças de raçao! Deve ser uma mudança gradual! Sob o risco de o animal ter uma gastro-entrite séria por ser tao novo..
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta nov 07, 2007 1:44 pm

O problema aqui coloca-se unicamente na idade dele... e como tal tem que o ensinar...e só mesmo de cada vez que o vir a comer a areia... dê-lhe uma bolinha de borracha para ele se entreter, incentivando-o à brincadeira abstraindo-o de brincar com a areia até ele ganhar um pouco mais de maturidade.

Tenha em atenção que o gatinho deve defecar, ainda hoje!!!

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=39103
O pequeno felino começa a querer fazer as necessidades por si próprio assim que começa a ficar mais activo, isto entre os 15 e os vinte dias de nascido, mais ou menos.
Comece, então, por ter um tupperware baixo ou uma tina de paredes baixas, com areão fino para ensinar o seu gatinho a ir lá fazer as suas necessidades.
Comece por o colocar antes e depois de cada refeição e se por acaso ele não fizer, ajude-o com o acto da estimulação com o algodão, já atrás mencionado, mas com ele na dita caixa ou recipiente que será o seu temporário WC privado.
Para que o gatinho perceba que é aquele o local certo… com as pontas dos seus dedos, comece a “escavar” o areão e quando ele finalmente defecar ou urinar nele, mesmo que seja com a ajuda da estimulação, use o mesmo processo com os seus dedos a fazerem de “escavadora” para tapar a urina e ou as fezes.
Deixe parte das fezes e urina contida no areão, para que na próxima vez o pequenito cheire e lhe desperte a vontade de lá fazer.
Os felinos além de muito inteligentes são extremamente limpos e por certo que se irá aperceber dos ensinamentos da “mãe” adoptiva.
(...)
A estimulação a um gatinho deve ser efectuada tal como explicado, mas sem esfregar, portanto passando o algodão com suavidade a fim de evitar fazer um rash .
Para friccionar a barriga do gatinho a fim de ajudar à expulsão dos gases que possam estar retidos no abdómen, deve ser feita a fricção, suavemente podendo usar óleo de bebé, óleo de amêndoas doces ou parafinina líquida nas pontas dos seus dedos para que escorreguem melhor na pele do gatinho e sempre no sentido de cima para baixo, logo abaixo das costelas na direcção da zona genital, usando o dedo polegar e indicador para o efeito, de cada lado do abdómen do gatinho. .
Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
JuSi
Membro
Registado: sexta set 14, 2007 9:31 am

quarta nov 07, 2007 1:56 pm

A minha gata também é pequenia e está lá à pouco tempo e gosta de brincar com a areia de forma que até a traz para fora do WC e deixa-me o chão todo sujo de areia... Por isso acho que é normal!! Não nos podemos esquecer que os gatos (tal como todos os animais) utilizam a boca para brincar e conhecer o meio que os rodeia.

Mas eu tenho tentado evitar que ela coma areia, distraindo-a com bonecos quando ela está a tentar comer a areia ou trazê-la para fora do WC e sugiro que faça o mesmo.

Boa sorte
Acidcooler
Membro Júnior

quarta nov 07, 2007 7:52 pm

Os gatos costumam defecar todos os dias? Ele faz chichi perfeitamente, ja tentei todas as tecnicas para ele defecar e não resulta... Eu fui buscá-lo ontem á tarde à casa dos antigos donos, poderá haver a possibilidade de ele ter feito lá as suas necessidades e agora não ter vontade? Estive a massajar-lhe a barriga até adormeceu, não noto inchaço, nem duro. Bem se amanha ele continuar assim vou levá-lo ao vet. O que será que o veterinário pode fazer?
Acidcooler
Membro Júnior

quarta nov 07, 2007 7:53 pm

Obrigada pela vossa disponibilidade e conselhos desde já muito úteis. É bom participar num forum assim!
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta nov 07, 2007 7:58 pm

A minha gata também tinha cerca de um mesinho quando veio cá para casa e quando a pus na areia, pela primeira vez, ela começou a comê-la, eu peguei nela, pu-la em frende à ração e ela lá aprendeu o que era comida e o que não era... :wink:

Quanto a defecar...
Nos primeiros dias cá em casa a minha também não fez nada, depois lá começou a fazer :)

Boa sorte com a gatinha :D
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Acidcooler
Membro Júnior

quinta nov 08, 2007 1:33 am

Bem tenho boas e más noticias, a boa noticia é que á 1:45h o Tobias defecou, a má noticia é que tem lombrigas! Apesar de tudo estou mais descansada, porque com uma desparazitação isto resolve-se. =)

Obrigada por tudo, o caso esta resolvido :P Vamos la dar uma vidinha boa ao Tobias.

Ps: Já não come tanta areia... :lol:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta nov 08, 2007 8:19 am

Acidcooler Escreveu: Ps: Já não come tanta areia... :lol:
Foi duma rapidez inédita :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Delmary
Registado: quarta out 26, 2011 1:25 pm

quarta out 26, 2011 1:43 pm

Meu gato esta com um comportamento estranho, anda comendo areia da “caixa sanitária”, só que não é só isso... Não esta comendo a ração dele direito ( Especial Cat),come pouco, se for preciso troco por outra, você sugere alguma? Ele gosta de coisas que nós comemos, exemplo: Presunto, se eu abrir a geladeira o danadinho vem que vem, e também gosta de leite, dou as vezes, mas de uns dias pra cá esta pedindo mais, fora que também quer comer Danone, já pesquisei na internet, mas nada a respeito de gato adulto e sim de filhotes, também anda meio quieto e sempre que estou perto, quer ficar deitado com a cabeça recostada na minha perna, estes dias subiu na estante pra chegar na mesinha de computador e vir deitar no meu colo, coisa que ele nunca foi de fazer desde que veio pra minha casa. Dei vermífugo, mas ainda continua a comer areia da caixa, as vezes reparo na respiração, não sei o que ele tem e o por que deste comportamento.Você já teve algum caso assim? Por favor se puder me ajudar, obrigada desde já.
Responder

Voltar para “Gatos”