Infecção urinária e pedras nos rins
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: quarta nov 07, 2007 9:16 am
Olá pessoal! A minha gatinha andava muito apática, não comia, nem bebia e como não brincava, achei por bem levá-la ao veterinário.
Contei-lhe o que ela tinha e a médica achou por bem, fazer-lhe uma análise ao sangue, bem como, também à urina.
Em termos de análise do sangue não havia problema, todos os indicadores estavam dentro da normalidade.
No que diz respeito à análise à urina, detectaram-se uns cristais na urina e sangue.
Fez-se também uma ecografia para despirtar qualquer infecção no utéro e nos ovários e encontrou-se uma pedrinha de 2 milimetros em cada rim.
Ela actualmente está a comer a ração "Royal Canin Urinary s/o" e a beber água. Antibiótico fez durante 15 dias e esses dias acabam agora na sexta (9/11/07).
As minhas questões e o que me preocupam são as seguintes:
- Será apenas com a ração que ela ficará boa? Esta ração uma vez que é "urinary" também trata do problema dos rins? Será aconselhável dar-lhe esta ração independentemente de saber o tipo de cristais que ela tem na urina?
Acho muito estranho uma gata tratar-se apenas com ração, uma vez que o antibiótico acabará.
Muito obrigada e agradeço os vossos comentários. Pois sinto que estou a fazer o meu melhor, mas acho que ainda poderia fazer mais para melhorá-la.
Cátia Monteiro
Contei-lhe o que ela tinha e a médica achou por bem, fazer-lhe uma análise ao sangue, bem como, também à urina.
Em termos de análise do sangue não havia problema, todos os indicadores estavam dentro da normalidade.
No que diz respeito à análise à urina, detectaram-se uns cristais na urina e sangue.
Fez-se também uma ecografia para despirtar qualquer infecção no utéro e nos ovários e encontrou-se uma pedrinha de 2 milimetros em cada rim.
Ela actualmente está a comer a ração "Royal Canin Urinary s/o" e a beber água. Antibiótico fez durante 15 dias e esses dias acabam agora na sexta (9/11/07).
- Será apenas com a ração que ela ficará boa? Esta ração uma vez que é "urinary" também trata do problema dos rins? Será aconselhável dar-lhe esta ração independentemente de saber o tipo de cristais que ela tem na urina?
Acho muito estranho uma gata tratar-se apenas com ração, uma vez que o antibiótico acabará.
Muito obrigada e agradeço os vossos comentários. Pois sinto que estou a fazer o meu melhor, mas acho que ainda poderia fazer mais para melhorá-la.
Cátia Monteiro
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
A ração irá prevenir que se formem mais cálculos renais ou que os existentes aumentem... e essa ração ajuda, SIM, a que os calculos, com o tempo..., se desfaçam e que saiam pela via normal...katusha006 Escreveu:
(...)
Cátia Monteiro
Falta saber que tipo de cálculos?! Estruvites ou oxalato de cálcio?! De qualquer forma, a ração ajuda...tal como referi.
Contudo, ja que tem dúvidas, sempre que as tiver deve colocá-las ao profissional de saúde Veterinária que assiste o seu animal. Em caso da dúvida persistir...deve consultar uma segunda opinião mas SEMPRE dum profissional da área...!
Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Registado: quarta nov 07, 2007 9:16 am
Por acaso tenho muita sorte com a médica da kika. Mas ela já deve estar farta de receber mensagens minhas ou telefonemas com questões. E para não a maçar mais, tento satisfazer as minhas dúvidas por outra maneira.
Agradeço a sua resposta.
Cumprimentos cordiais,
Cátia Monteiro
Agradeço a sua resposta.
Cumprimentos cordiais,
Cátia Monteiro
-
- Membro
- Registado: quarta ago 22, 2007 3:30 pm
Não serve para resolver, mas fica a saber pelo menos de mais um caso.
O gato da minha mãe tem problemas urinários e também está limitado a comer um só tipo de ração que se compra no Vet.
Já lá vão 10 anos e o Esminino Timóteo continua em forma.
Mas se tem dúvidas a resposta passa sempre pelos médicos especializados, os veterinários !!
O gato da minha mãe tem problemas urinários e também está limitado a comer um só tipo de ração que se compra no Vet.
Já lá vão 10 anos e o Esminino Timóteo continua em forma.
Mas se tem dúvidas a resposta passa sempre pelos médicos especializados, os veterinários !!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)
Boa tarde
Gostaria de colocar uma dúvida. Já percebi que os gatos são muito propensos a problemas urinários (infecções urinárias e insuficiência renal). Sei que são problemas diferentes mas ambos renais.
Gostaria de saber, como se pode prevenir este tipo de problemas.
Tenho uma pequena ideia, que é: ter uma boa alimentação, beber água suficiente e manter o pote limpo, mudando a areia com alguma regularidade.
Felizmente as minhas miúdas estão bem (acho eu e espero bem que sim), é só uma questão que gostaria de colocar aqui.
Se por acaso souberem de mais formas de evitar estes males, agradecia muito.
Desde já agradeço a vossa atenção.
Gostaria de colocar uma dúvida. Já percebi que os gatos são muito propensos a problemas urinários (infecções urinárias e insuficiência renal). Sei que são problemas diferentes mas ambos renais.
Gostaria de saber, como se pode prevenir este tipo de problemas.
Tenho uma pequena ideia, que é: ter uma boa alimentação, beber água suficiente e manter o pote limpo, mudando a areia com alguma regularidade.
Felizmente as minhas miúdas estão bem (acho eu e espero bem que sim), é só uma questão que gostaria de colocar aqui.
Se por acaso souberem de mais formas de evitar estes males, agradecia muito.
Desde já agradeço a vossa atenção.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Está a fazer tudo o que é possívelTwiguy Escreveu: (...)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Mikas (gata)
Marta (gata)
Mais uma vez, agradeço Leo.
É que já tinha feito uma pesquisa em vários sites e não encontrei nenhuma informação relacionada com prevenção de possíveis infecções urinárias.
Por acaso as minhas meninas brincam imenso, principalmente à noite (parecem mesmo uns bichos diabólicos
).
Ainda esta noite deitaram o estendal que estava na cozinha, com roupa a secar ao chão.
Mas o que elas adoram mesmo é um daqueles porta-chaves que emite lazer vermelho (claro que tenho o cuidado e não aponto aquilo para os olhos delas) mas elas correm, sobem as paredes, sei lá fazem de tudo para apanhar o pontinho de luz.
E na brincadeira fazem muito exercício físico.
Obrigada e cumprimentos
É que já tinha feito uma pesquisa em vários sites e não encontrei nenhuma informação relacionada com prevenção de possíveis infecções urinárias.
Por acaso as minhas meninas brincam imenso, principalmente à noite (parecem mesmo uns bichos diabólicos

Ainda esta noite deitaram o estendal que estava na cozinha, com roupa a secar ao chão.
Mas o que elas adoram mesmo é um daqueles porta-chaves que emite lazer vermelho (claro que tenho o cuidado e não aponto aquilo para os olhos delas) mas elas correm, sobem as paredes, sei lá fazem de tudo para apanhar o pontinho de luz.

Obrigada e cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Engraçado, eu também tenho um desses porta-chaves e a Klara fica simplesmente doidaTwiguy Escreveu:Mas o que elas adoram mesmo é um daqueles porta-chaves que emite lazer vermelho (claro que tenho o cuidado e não aponto aquilo para os olhos delas) mas elas correm, sobem as paredes, sei lá fazem de tudo para apanhar o pontinho de luz.

Também eu resolvi adoptar esse método como forma de fazê-la praticar algum exercício, isto porque durante a semana devido aos estudos e trabalho não temos tanto tempo para estimular a brincadeira e o exercício...
Mas é realmente muito giro vê-la aos saltos e por x acredita que apanhou a luz e tenta "mantê-la" no meio das patas, depois vai logo lá com a boca

<strong>Eu não sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcançar...</strong>
-
- Membro Veterano
Mikas (gata)
Marta (gata)
Kyaraa, mas é exactamente isso que a minhas rabinas fazem. Basta ouvirem o botão e mesmo o "chocalhar" do porta-chaves, ficam doidas. Se estiverem a dormir... levantam-se logo, com aquele olhar esbogalhado a olhar para as paredes e tudo quanto é lado. Parecem esgroviadas
, mas é tão cómico e ao mesmo tempo dá-me pena, elas esforçam-se tanto para apanharem a luz. Mas sei que divertem-se imenso quando andam naquilo 

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Ora nem maisTwiguy Escreveu:Kyaraa, mas é exactamente isso que a minhas rabinas fazem. Basta ouvirem o botão e mesmo o "chocalhar" do porta-chaves, ficam doidas. Se estiverem a dormir... levantam-se logo, com aquele olhar esbogalhado a olhar para as paredes e tudo quanto é lado. Parecem esgroviadas, mas é tão cómico e ao mesmo tempo dá-me pena, elas esforçam-se tanto para apanharem a luz. Mas sei que divertem-se imenso quando andam naquilo

Que giro pensei que era a única a "adoptar" esta brincadeira para estimular o exercício, afinal parece que não

<strong>Eu não sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcançar...</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm
Os meus fazem bastante exercício diário na "apanha da mosca"
Pobre do mosquitinho que entrar lá em casa... Já para não falar nos morcegos...
Além da rotina diária de darem a volta à casa a correr como cavalos milhentas vezes, a caça ao insecto também é um bom passatempo e desporto felino acolhido lá em casa 

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
- Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.
Pois já somos três a usar o laser para estimular a brincadeira e o exercício fisícoKyaraa Escreveu:Ora nem mais
Que giro pensei que era a única a "adoptar" esta brincadeira para estimular o exercício, afinal parece que não

Em vez de um porta chaves eu uso uma caneta com apontador a laser. É tão engraçado porque, e apesar de não fazer barulho, elas já sabem onde tenho a caneta guardada e mal eu a tiro da caixa vêm logo a correr e começam a olhar, com os olhos esbugalhados, ora para mim ora para o chão à procura da luz. Depois eu desloco o laser pelo chão de uma ponta à outra do corredor e desatam a correr atrás da luz para ver se a conseguem apanhar. A Miona até faz "patinagem artística"

Pois lá em casa é mesma coisaAnaPonei Escreveu: Além da rotina diária de darem a volta à casa a correr como cavalos milhentas vezes, a caça ao insecto também é um bom passatempo e desporto felino acolhido lá em casa

Quando há mosquinhas no ar é certo encontrar a Tusca e a Miona atrás delas. E se a Tusca tem só prazer em no mínimo incapacitar as pobres das moscas, já a Miona gosta mesmo é de as comer

<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong> "Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
<p><strong><u></u></strong> "Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm
os meus não, gostam só de saltar e correr atrás delas! E nota-se que ficam desiludidos quando eles param de mexer... hihihi dão-lhe com a patinha a ver se mexem e tudo!
E quando as trazem, ainda a rabear, para o meu colo? E querem brincar com elas no meu colo? ca nojooooooo

E quando as trazem, ainda a rabear, para o meu colo? E querem brincar com elas no meu colo? ca nojooooooo