E quando eles morrem?
Moderador: mcerqueira
[quote=VascoV]
Já ouvi falar em serviço fúnebre mas isso para mim é uma ideia de marketing pomposo para cobrar bem para levar o animal para um local onde é cremado com mais 20 ao mesmo tempo.
[/quote]
Friamente falando, o que é sempre difícil num casos destes, concordo com o Vasco!
Quanto ao Canil de Monsanto, ou depende do funcionário ou mudou algo ou não sei...
Estive lá recentemente acompanhando uma amiga, ela foi tratada com muita dignidade, e não pagou nada. Não sei se isso teve a ver com o facto de levar um papel do vet.
Já ouvi falar em serviço fúnebre mas isso para mim é uma ideia de marketing pomposo para cobrar bem para levar o animal para um local onde é cremado com mais 20 ao mesmo tempo.
[/quote]
Friamente falando, o que é sempre difícil num casos destes, concordo com o Vasco!
Quanto ao Canil de Monsanto, ou depende do funcionário ou mudou algo ou não sei...
Estive lá recentemente acompanhando uma amiga, ela foi tratada com muita dignidade, e não pagou nada. Não sei se isso teve a ver com o facto de levar um papel do vet.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Olá
As pessoas de fora de Lisboa pagam e as que provam residência em Lisboa não.É uma forma que a CML tem de evitar que as outras autarquias se sirvam de um serviço que os munícipes lisboetas pagaram. Os de outros locais têm que pagar. Acho que tem lógica, senão era uma sobrecarga muito grande pois existem muito poucos crematórios
As pessoas de fora de Lisboa pagam e as que provam residência em Lisboa não.É uma forma que a CML tem de evitar que as outras autarquias se sirvam de um serviço que os munícipes lisboetas pagaram. Os de outros locais têm que pagar. Acho que tem lógica, senão era uma sobrecarga muito grande pois existem muito poucos crematórios
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta jan 17, 2003 6:49 pm
imagino a perda que não foi e o desgosto que devem ter tido mas penso que ainda é mais doloroso para uma pessoa quando um cão morre em casa , ontem também morreu o cão de uma amiga minha e foi um grande desgosto para toda a gente que o conhecia,mas morreu num hospital veterinário e são eles que ficam com o corpo a pessoa só paga o funeral,mas não sei se os enterram em algum lado,no entanto paga-se muito dinheiro e no zoo de lisboa também existe um cemitério de cães mas é tudo coisas que custam muito dinheiro.
-
- Membro
- Registado: terça fev 18, 2003 1:35 am
- Localização: samoyedo (john), husky (yara) e pinschers ( estrela e luna). 1 gato (Alex)
Ola,
Lamento imenso a perda que sofreu. Realmente é algo que tentamos esquecer, mas infelizmente eles tem têm uma vida mais curta que a nossa, mas que nos deixa tantas saudades. Tornam-se de tal forma membro da nossa familia que é uma dor enorme.
Quanto a sua ultima morada é complicado, visto que, quem tem um quintal, pode sempre pode sempre ficar com ele, perto de si, mas quando não se tem, as opções ficam-se pelo crematório do canil ou pelo zoo.
Mas o mais importante é a recordação que guardamos do nosso amiguinho e, porque não, permitir que outro amigo tenha a sorte que o outro teve!! Nunca esquecendo aquele que foi o nosso companheiro!
Lamento imenso a perda que sofreu. Realmente é algo que tentamos esquecer, mas infelizmente eles tem têm uma vida mais curta que a nossa, mas que nos deixa tantas saudades. Tornam-se de tal forma membro da nossa familia que é uma dor enorme.
Quanto a sua ultima morada é complicado, visto que, quem tem um quintal, pode sempre pode sempre ficar com ele, perto de si, mas quando não se tem, as opções ficam-se pelo crematório do canil ou pelo zoo.
Mas o mais importante é a recordação que guardamos do nosso amiguinho e, porque não, permitir que outro amigo tenha a sorte que o outro teve!! Nunca esquecendo aquele que foi o nosso companheiro!

-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm
Olá:ziggy Escreveu: Há um par de semanas, o Ziggy morreu... morreu em casa, deitado na sua cama, e depois da crise de choro da praxe, o que fazer com o Ziggy? Confesso a minha total ignorância nesta matéria, fiquei pura e simplesmente "aparvalhada", semsaber o que fazer com o corpo, que tive de tirar o mais rápido possivél de dentro de casa, visto ter as minhas duas filhas a chorar baba e ranho. Resultado, Ziggy no porta bagagens do carro, e eu fiz nessa noite mais de duzentos kilómetros para ir enterrar o Ziggy no jardim da casa dos meus pais... Afinal, o que é que se faz quando eles morrem? Há algum sítio onde se possam levar os corpos dos nossos animais? Na altura não cheguei a saber, será que alguém agora me pode esclarecer?
Em 1º lugar gostaria de deixar o meu apoio e pêsames pelo desaparecimento do v. amigo

Quanto à questão colocada, penso que também já foi tudo dito:
1 - No zoo, caso tenham espaço e mediante o pagamento de uma renda. Funciona tipo jazigo dos cemitérios de pessoas.
2 - Num canil municipal...com os prós e contras já referidos.
3 - Num quintal / espaço privado, como o que fez, também com os prós (ficar junto de nós) e contras (às vezes longas distâncias) já referidos.
4 - Apelar para uma das empresas de serviços fúnebres
5 - Por vezes há veterinários que aceitam os bichos e encarregam-se dos serviços fúnebres.
Por mim, caso haja possibilidade, preferia fazer como fez: colocá-lo num espaço privado, tal cemitério, uma vez que os meus cãopanheiros são para mim a minha família. Mesmo que fossem cremados, queria ter acesso às cinzas...

Força e que a v. família consiga passar depressa por este período difícil
Bjs e lambidelas
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)
Olá
Antes de mais queria dizer que estou solidária com o seu sofrimento e das suas filhas. É preciso ter coragem e muita força. As boas recordações viverão sempre connosco, e isso é realmente o mais importante!
Eu não era capaz de cremar os meus animais, por isso enterro-os num sitio lindo virado para o mar. Quando foi o enterro da minha gata Becky plantei uma árvore em cima e não arranjei mais para não dar nas vistas. Assim, cada vez que preciso de um pouco para mim vou para lá, porque para além do sitio ser realmente lindo consigo sentir uma enorme paz!
beijinhos
Miau
Antes de mais queria dizer que estou solidária com o seu sofrimento e das suas filhas. É preciso ter coragem e muita força. As boas recordações viverão sempre connosco, e isso é realmente o mais importante!
Eu não era capaz de cremar os meus animais, por isso enterro-os num sitio lindo virado para o mar. Quando foi o enterro da minha gata Becky plantei uma árvore em cima e não arranjei mais para não dar nas vistas. Assim, cada vez que preciso de um pouco para mim vou para lá, porque para além do sitio ser realmente lindo consigo sentir uma enorme paz!
beijinhos
Miau
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Sem friezas, vejam onde enterram os animais que é para nãos er como um amigo meu que os enterrava num lugar que agora está a ser revolvido para construir um empreeendimento...
Miau Escreveu: Olá
beijinhos
Miau
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)
Eu sei, mas onde enterro os meus de certeza que não irá acontecer isso porque é uma reserva natural de dificil acesso, e é pouco provável que escavem... é um sossego o sitio, é o meu refugio!VascoV Escreveu: Sem friezas, vejam onde enterram os animais que é para nãos er como um amigo meu que os enterrava num lugar que agora está a ser revolvido para construir um empreeendimento...

Mas é sempre bom alertar para esse pormenor, obrigada!
Miau
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta mar 26, 2003 5:21 pm
- Localização: Rottweilers(2),labrador(1), gatos(2,)rola(1), galinhas(5),galo(1)
Quando a minha cadela morreu, o corpo dela foi levado para a Faculdade de Medicina Veterinária, em Lisboa. Mas creio que, como já anteriormente referiram, também se pode levar o corpo para o Jardim Zoológico. Os meus pesames pelo seu Ziggy.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
- Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João
Olá a todos
É muito bom existir um local onde possamos dividir as nossas mágoas, quantos aqui não terão já sentido a dor da perda de um animal amigo. Compartilhar essa dor ajuda muito.
Já tive que dizer adeus a 3 animais que nós tanto amavamos. Acreditem que não é fácil. Estão os três no mesmo sítio numa quinta, debaixo de 3 grandes árvores. No campo é mais fácil, porque se conhece muita gente que tem quintas. O desgosto é enorme, compreendo a sua dor e das filhotas.
Um Beijo Grande para si e para elas
Franc
É muito bom existir um local onde possamos dividir as nossas mágoas, quantos aqui não terão já sentido a dor da perda de um animal amigo. Compartilhar essa dor ajuda muito.
Já tive que dizer adeus a 3 animais que nós tanto amavamos. Acreditem que não é fácil. Estão os três no mesmo sítio numa quinta, debaixo de 3 grandes árvores. No campo é mais fácil, porque se conhece muita gente que tem quintas. O desgosto é enorme, compreendo a sua dor e das filhotas.
Um Beijo Grande para si e para elas
Franc
-
- Membro
- Registado: quarta jan 01, 2003 11:25 pm
- Localização: 2 pitbulls(Bumma e Fuzzy), 1 Gato(Alf),2 passarinhos(joli e Passarinho)
Quando o meu Buggie morreu,depois de 10 anos ao meu lado, depois de tantas alegrias, depois de 15 dias a lutar pela vida, a minha intenção era enterrálo no Zoo de LIsboa e darlhe algo que ele merecesse por todos os anos de dedicaçao e companhia,mas infelizmente não havia vagas.A minha mãe ía enterrálo num mato, mas quando se dirigiu ao veterinário para ir buscá-lo o veterinário disse que não devolveria o meu gatinho pois era muito injusto devolvernos o gatinho morto depois de tudo o que fizemos e lutamos para que ele conseguisse sobreviver, ele mesmo se encarregaria de lhe dar um destino, e assim o fez...não sei para onde ele foi,talvez para a lixeira municipal...não sei... O sitio para onde o Corpo foi eu não sei...mas a sua alma sei que está num sitio lindo e onde anda a correr todo feliz e contente
Afinal o mais importante é realmente aquilo que os nossos bixinhos signifam para nós e todos os bons momentos que passamos com eles,o sitio para onde vai o corpo pouco importa...o importante é para onde vai a alma.
E ainda tenho a sensação que todos as noites ele se deita aos meus pés na cama para me aquecer,fazer ron ron e de manha me acordar com marradinhas
Ai que saudades....

Afinal o mais importante é realmente aquilo que os nossos bixinhos signifam para nós e todos os bons momentos que passamos com eles,o sitio para onde vai o corpo pouco importa...o importante é para onde vai a alma.
E ainda tenho a sensação que todos as noites ele se deita aos meus pés na cama para me aquecer,fazer ron ron e de manha me acordar com marradinhas

Ai que saudades....

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
os meus velhotes tiveram de ser eutanasiados. eu deixei-os na clínica. eles disseram-me que iam ser cremados no hospital. agora a nova vet diz que os animais mortos são cremados no matadouro. houve mudança nos locais? quem fala verdade? mas de qualquer forma tive de pagar. pelo menos umas caixinhas onde os meteram

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
- Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
- Contacto:
Olá, deixo-vos um texto que acho bastante bonito e que penso adequar-se perfeitamente a este tópico. Tenho muitas saudades de todos os meus malandrecos...
O TESTAMENTO DE UM CÃO
Minhas posses materiais são poucas e eu deixo tudo para você...
Uma coleira mastigada em uma das extremidades, faltando dois botões, uma desajeitada cama de cachorro e uma vasilha de água que se encontra rachada na borda.
Deixo para você a metade de uma bola de borracha, uma boneca rasgada que você vai encontrar debaixo da geladeira, um ratinho de borracha sem apito que está debaixo do fogão da cozinha e uma porção de ossos enterrados no canteiro de rosas e sob o assoalho da minha casinha.
Além disso, eu deixo para você a memória, que aliás são muitas.
Deixo para você a memória de dois enormes e meigos olhos, marrons, de uma caudinha curta e espetada, de um nariz molhado e de choradeira atrás da porta.
Deixo para você uma mancha no tapete da sala de estar junto à janela, quando nas tardes de inverno eu me apropriava daquele lugar, como se fosse meu, e me enrolava feito uma bolinha para pegar um pouco de sol.
Deixo para você um tapete esfarrapado em frente de sua cadeira preferida, o qual nunca foi consertado com o tipo de linha certo.... isso é verdade.
Eu o mastiguei todinho, quando ainda tinha cinco meses de idade, lembra-se?
Deixo para você um esconderijo que fiz no jardim debaixo dos arbustos perto da varanda da frente, onde eu encontrava asilo durante aqueles dias de verão.
Ele deve estar cheio de folhas agora e por isso talvez você tenha dificuldades em encontrá-lo. Sinto muito!
Deixo também só para você, o barulho que eu fazia ao sair correndo sobre as folhas de outono, quando passeávamos pelo bosque.
Deixo ainda, a lembrança de momentos pelas manhãs, quando saíamos junto pela margem do riacho, e você me dava aqueles biscoitos de baunilha.
Recordo-me das suas risadas, porque eu não consegui alcançar aquele coelho impertinente.
Deixo-lhe como herança minha devoção, minha simpatia, meu apoio quando as coisas não iam bem, meus latidos quando você levantava a voz aborrecido... e minha frustração por você ter ralhado comigo.
Eu nunca fui à igreja e nunca escutei um sermão. No entanto, mesmo sem haver falado sequer uma palavra em toda a minha vida, deixo para você o exemplo de paciência, amor e compreensão.
Sua vida tem sido mais alegre, porque eu estive ao seu lado!
O TESTAMENTO DE UM CÃO
Minhas posses materiais são poucas e eu deixo tudo para você...
Uma coleira mastigada em uma das extremidades, faltando dois botões, uma desajeitada cama de cachorro e uma vasilha de água que se encontra rachada na borda.
Deixo para você a metade de uma bola de borracha, uma boneca rasgada que você vai encontrar debaixo da geladeira, um ratinho de borracha sem apito que está debaixo do fogão da cozinha e uma porção de ossos enterrados no canteiro de rosas e sob o assoalho da minha casinha.
Além disso, eu deixo para você a memória, que aliás são muitas.
Deixo para você a memória de dois enormes e meigos olhos, marrons, de uma caudinha curta e espetada, de um nariz molhado e de choradeira atrás da porta.
Deixo para você uma mancha no tapete da sala de estar junto à janela, quando nas tardes de inverno eu me apropriava daquele lugar, como se fosse meu, e me enrolava feito uma bolinha para pegar um pouco de sol.
Deixo para você um tapete esfarrapado em frente de sua cadeira preferida, o qual nunca foi consertado com o tipo de linha certo.... isso é verdade.
Eu o mastiguei todinho, quando ainda tinha cinco meses de idade, lembra-se?
Deixo para você um esconderijo que fiz no jardim debaixo dos arbustos perto da varanda da frente, onde eu encontrava asilo durante aqueles dias de verão.
Ele deve estar cheio de folhas agora e por isso talvez você tenha dificuldades em encontrá-lo. Sinto muito!
Deixo também só para você, o barulho que eu fazia ao sair correndo sobre as folhas de outono, quando passeávamos pelo bosque.
Deixo ainda, a lembrança de momentos pelas manhãs, quando saíamos junto pela margem do riacho, e você me dava aqueles biscoitos de baunilha.
Recordo-me das suas risadas, porque eu não consegui alcançar aquele coelho impertinente.
Deixo-lhe como herança minha devoção, minha simpatia, meu apoio quando as coisas não iam bem, meus latidos quando você levantava a voz aborrecido... e minha frustração por você ter ralhado comigo.
Eu nunca fui à igreja e nunca escutei um sermão. No entanto, mesmo sem haver falado sequer uma palavra em toda a minha vida, deixo para você o exemplo de paciência, amor e compreensão.
Sua vida tem sido mais alegre, porque eu estive ao seu lado!