Os nossos amiguinhos são terapeutas??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

terça nov 06, 2007 10:34 am

Também nunca percebi porquê, mas parece que os animais têm uma capacidade inata para nos fazer sentir completos... nos bons e maus momentos, basta olharmos para eles que há uma espécie de "click" que não acontece com os seres humanos, a não ser com aqueles que temos uma relação muito muito muito profunda. Ou seja, às vezes dá-me a sensação que um animal, com aquele olhar meiguinho e submisso, ou com o olhar safado de quem a vai aprontar, nos aquece cá dentro.. Parece uma parte de nós! que não nos vai deixar ou magoar... Já em relação aos seres humanos, não sei quanto a vocês, mas eu só sinto isto com 2 ou 3...
Lembro-me que tive que chagar a cabeça ao meu namorado para conseguir ter um animal! Na altura foi o Tico! Vocês nem imaginam o que eu passei para o conseguir ter! (Ele detesta gatos! :lol: ) E agora que já vou no 3 bichinho sinto que a nossa vida é mais alegre, mais animada, mais completa! É estranho e posso parecer louca a descrever sentimentos tipicamente direccionados para e entre seres humanos, mas é assim que os sinto... É como se tivesse acendido outra luz dentro de casa desde que eles "se mudaram" para lá... uma daquelas luzes quentes e harmoniosas! : :D
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça nov 06, 2007 11:46 am

No meu caso eles são os meus melhores terapeutas.

Afinal quem consegue olhar-nos nos olhos, sem malicia sem maldade, sem critica e com uma total transparência? Poucos seres humanos o conseguem...
Quem está pacientemente à espera que nos passe o momento ''mau'', e não nos sai de cima dos pés e pelo meio ainda levemos umas boas lambidelas de conforto?

É verdade sim, que nos ajudam a superar por vezes obstáculos, que os seres humanos ou porque são muito ocupados, ou porque são diferentes de nós não compreendem, por muito amigos que sejam!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
angelito
Membro Júnior
Registado: domingo out 07, 2007 10:22 am

terça nov 06, 2007 2:40 pm

Olá a todos, venho mtas vezes aqui ao fórum, mas são poucas as vezes que nele participo, mas desta vez não resisti...
Em criança, adolescente e até em jovem adulta eu tinha Pavor de cães, cheguei mesmo a ficar com febre, em criança, com um ataque de pânico, em relação a dois pastores alemães de um casal amigo de família. Não os tratava mal, até porque em casa os meus pais tinham cães, mas cada vez que eu brincava no quintal e um deles aparecia eu fugia e gritava a sete pés. Era óbviamente um medo irracional, mas um medo muito grande. Enfim quando casei, o meu marido, que sempre tinha tido animais, ao fim de alguns anos resolveu que estava na altura de termos um canito, temos uma filha que graças a Deus não tinha medo, e portanto ele achava importante ter aquele a quem sábiamente se chama o melhor Amigo do Homem. Posso dizer que não foi uma decisão pacífica, comigo sempre a levantar questões que justificassem a minha falta de vontade, mas graças a Deus a vontade do pai e da filha prevaleceu. E assim o Angel o nosso primeiro cão entrou nas nossas vidas! Como foi importante! Foi na verdade um Anjo que entrou nesta casa.... naqueles momentos difíceis, e tivémos infelizmente muitos, ele era ao mesmo tempo a alegria, o consolo, o estímulo que nos ajudava a passar aqueles tempos, qdo por motivos profissionais tivemos de mudar de cidade, ele era prá minha filha (tinha então 6 anos) o companheiro de brincadeiras (jogavam ás escondidas) o amigo, que ela numa cidade nova não tinha..... pró meu marido ele era o companheiro de muitas viagens... e aquele que sem pedir nada em troca nos dava tanto..... Ah, claro que ultrapassei por completo aquele medo de cães, e sinto-me hoje uma pessoa muito mais confiante, mais segura..

Infelizmente o Angel adoeceu gravemente, com uma doença rara, e em dois meses foi pra mim , ou melhor pra nós, meses de luta de acalentar esperança, mas sem qualquer sucesso! Ele Morreu em Setembro deste ano, e foi uma das decisões mais dificies de tomar que tivemos, a de lhe dar a injecção que acabaria com o seu sofrimento! Mas hoje ao olhar pra trás penso que ele foi uma das melhores coisas que nos aconteceram na Vida e tudo se tornou mais fácil de ulytrapassar através da sua presença, era uma terapia pra todos nós e nós os seus grandes Amigos, a sua Família.....

Não conseguimos voltar a estar na nossa casa sem outro canito, e dissem, que se torna mais fácil ultrapassar a perda dum nosso Amigo tendo outro e assim foi..... fomos buscar o Jazz, que ainda é bébé (4 meses), e que está a ser uma nova terapia, uma nova Alegria.

Por isso sim concordo plenamente com tudo o que aqui tem sido escrito.

Os animais são de facto uma das coisas melhor do Mundo, e uma das melhores terapias para os seres humanos, pena é que nem todos pensem assim.....

Abraços a todos, e desculpem a lamechice da minha história.... mas foi também por causa do Angel que tomei conhecimento da Arca e tem sido muito bom pra mim, compartilhar as pequenas histórias e feitos dos nossos Amiguinhos.
leonornobre
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 10:37 pm

terça nov 06, 2007 5:31 pm

imarcelo Escreveu:No meu caso eles são os meus melhores terapeutas.

Afinal quem consegue olhar-nos nos olhos, sem malicia sem maldade, sem critica e com uma total transparência? Poucos seres humanos o conseguem...
Quem está pacientemente à espera que nos passe o momento ''mau'', e não nos sai de cima dos pés e pelo meio ainda levemos umas boas lambidelas de conforto?

É verdade sim, que nos ajudam a superar por vezes obstáculos, que os seres humanos ou porque são muito ocupados, ou porque são diferentes de nós não compreendem, por muito amigos que sejam!
Se me permite, faço minhas as suas palavras! A Isabel consegui escrever exactamente o que sinto!
<p>"A n&atilde;o viol&ecirc;nca leva-nos aos mais altos conceitos de &eacute;tica, o objectivo de toda a evolu&ccedil;&atilde;o. At&eacute; pararmos de prejudicar todos os outros seres do Planeta, n&oacute;s continuaremos selvagens." THOMAS EDISON</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta nov 07, 2007 9:06 pm

Concordo com tudo o que foi aqui dito.

São sem duvida uma terapia. :wink:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
katiamarina
Membro Júnior
Registado: segunda abr 10, 2006 4:21 pm

quinta nov 08, 2007 9:36 pm

claro k os animais são terapeutas!!!!!
Eu sempre tive animais desde criança, desde cães, gatos, galinhas, papagaios.... E como era filha unica e os meus pais estavam num processo de divorcio muito complicado, eles eram os meus irmaozinhos, akeles k eu falava, ria, chorava.... E tenho a certeza k se não fossem eles as coisas teriam sido horriveis para mim, pois era apenas uma criança... entretanto cresci, mas ainda há pouco tempo sofri de mais uma depressão, estava cada vez mais magra sem vontade para nada, e o meu namorado ofereceu-me um cão....coincidencia(ou nao...) melhorei de dia para dia!
ás vezes as pessoas diziam "ela parece k gosta mais do cão do k das pessoas" ao k eu respondia.... " claro k gosto... kuanto mais conheço as pessoas mais amo os animais"....
Desculpem o desabafo... mas fez-me bem.... Obrigada a todos
celsodiogo
Membro
Registado: terça set 18, 2007 2:24 am
dark - pit bull

quinta nov 08, 2007 10:18 pm

terapeutas, sonhadores, inigualaveis, campeoes sao a nossa vida :wink:
celsodiogo
Membro
Registado: terça set 18, 2007 2:24 am
dark - pit bull

quinta nov 08, 2007 10:19 pm