Atropelamento

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Vê um gato atropelado mas vivo na berma da estrada, mas está atrasado para o seu emprego. O que faz?

Infelizmente não posso salvar o mundo. Seguiria para o meu emprego para no mínimo não levar uma descasca do chefe.
11
23%
Parava o carro e levava-o a um veterinário para o abater, pois nunca poderia ter mais um animal em casa e assim o gato deixaria de sofrer.
1
2%
Parava o carro e levava-o a um veterinário para o tratar, ficando seu dono/a se não encontrasse quem o adoptasse.
30
63%
Parava o carro e levava-o a um veterinário para o tratar, se ficasse bom entregava-o à União Zoófila
5
10%
Parava o carro e levava-o a um veterinário para o tratar, se ficasse bom levava-o para um gatil onde lhe pagaria a estadia pelo tempo que fosse preciso.
1
2%
Telefonava à polícia a reportar a ocorrência.
0
Sem votos

Total de votos: 48
kika_cat
Membro
Registado: quarta set 11, 2002 8:07 pm

domingo abr 20, 2003 12:02 am

Olá!

Será que alguém me poderia responder a esta dúvida? Se reportarmos a ocorrência à polícia, o que é que eles são obrigados a fazer? Fiquei surpreendida pela positiva ao ler o relato da fabriro, uma vez que num curto período de tempo foram não um mas dois carros patrulha que cortaram mesmo a estrada para poderem auxiliar o animal. Mas se ligarmos e nos formos embora, que suponho que é o que acontece na última hipótese proposta pelo caneco, o que acontece ao animal? Vai para o canil municipal e abatem-no? E os polícias são mesmo obrigados a ir? É que sei que há muitos que acham que têm mais que fazer do que ir tratar de um animal que deve morrer de qualquer maneira... Se já não se esforçam muito com o terrível problema relacionado com as lutas de cães, em que há roubos de animais e apostas ilícitas (já não falando do sofrimento dos animais), será que todos agem tão eficientemente como aqueles que ajudaram a fabriro?
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo abr 20, 2003 12:13 am

Em termos gerais, se alguém liga para a policia e lhe diz " O animal tal está no sitio tal" eles na maior parte dos casos ignoram. Vamos ver isto friamente. Em um país onde a policia anda sem meios e sem gasolina de forma alguma vão estar a dispersar efectivos para ver as dezenas de animais abandonados.

E mesmo que fosem o que a policia faz ? Toma nota da ocorrência e leva o animal para o canil Municipal onde ele irá ser eutanasiado.

Muitas pessoas ligam para veterinários simplesmente a dizer isto " O bicho tal está no sitio tal" e "mandam-nos" ir lá buscar os animais ( como se isso fosse possivel).
Não vejo em que isto é algo positivo para o animal, quanto muito será para a consciencia deturpada dessas pessoas um escape ao sentimento de culpa.

Ùnicamente existe algo positivo quando a pessoa faz algo que beneficia o animal .
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

domingo abr 20, 2003 11:16 am

Quando ao despedir-me agradeci aos policias eles dissseram-me que tinham era que me agradecer a mim porque se não fosse assim teriam que o levar para o canil e este ao fim de semana está fechado. Deduzo , portanto, que o destino seja a maior parte das vezes o canil. Depois disto também já tive conhecimento de um policia que encontrou um gatinho bebé no passeio ainda de cordão umbilical e entrou aflito na Pet Shop de um centro comercial a pedir ajuda porque não sabia o que fazer "aquilo". A empregada está a cria-lo a biberão.
Podia ter passado e ignorado, mas pelo menos fez alguma coisa. Vamos acreditar que a mentalidade da policia está a mudar.
Boa Pascoa
Fátima
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo abr 20, 2003 11:27 am

Eu acho que os policias comportam-se como qualquer pessoa.Ajudam os que gostam de animais e não ajudam os que não gostam. Se têm a sorte de encontrar um dos primeiros, mesmo assim vai depender do pouco dop que podem fazer
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

domingo abr 20, 2003 12:00 pm

fabriro Escreveu: Em resposta à pergunta da Miau claro que parei o carro. Ali é uma via rapida onde infelizmente é habitual ver cães mortos porque aí são abandonados pelos "supostos" donos para esse fim! Foi o caso. O cachorro tinha bem nitidas as marcas da coleira. Este local é uma via rápida de muito transito e só bastante depois consegui parar em segurança. Decidi chamar a policia porque não tinha qualquer hipótese de "resgatar" o cão sózinha ( muito transito e animal de grande porte) e para espanto meu fui muito bem atendida e 15 minutos depois estavam dois carros patrulha para me ajudar. Neste intervalo já eu estava perto do bichinho e já tinha constatado que ele estava muito ferido. Depois de discutirem o que fazer dois policias decidiram cortar o transito. Ajudaram-me, foram muito simpático e eu fui com o cão para a clínica. Para abreviar ele estava todo partido, fracturas expostas, a patinha de trás presa apenas pela pele e depois de radiografado o vet disse-me que mesmo não levando um tostão pelo trabalho só em material (seriam precisas três placas) a operação ficaria por +/- 150 contos no mínimo e que o cão precisaria de uma pessoa a acompanha-lo no pós operatório durante pelo menos um mês e meio porque não iria conseguir sequer virar-se, nem fazer as necessidades e mesmo assim sem garantia de ficar bem. Como ele estava anestesiado eu tive que tomar uma decisão rápida. Já sabem qual foi. Também não tive que assinar nada. Naquela noite acordei muitas vezes com o olhar que o cachorro me deitou quando cheguei perto dele, "senti" a forma como ele pousou a cabeçinha na minha mão e apoiou a única patinha que não tinha partida no meu braço enquanto esperava-mos ajuda, como a pedir-me para não o abandonar. Por causa disto agora mais do que nunca voltaria e voltarei a parar. O sofrimento de um animal tem que valer mais que qualquer "repugnância" da nossa parte!
Um abraço
Fátima
Fatima,

Este e o meu medo e o medo de muitas pessoas... eu acho :oops: . Ajudar um animal e depois nao ter possibilidades de recupera-lo! Mas uma coisa e certa... NAO VIRO MAIS AS COSTAS... custe o que custar!

Beijinhos

Miau
AutumnCat
Membro Veterano
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm

domingo abr 20, 2003 12:07 pm

Lembro-me de uma vez quando era pequena, estava em casa dos meus avós no patio que dáva para a auto-estrada e tudo aconteceu muito rápido: Um carro passou a alta velocidade e largou um cão janela fora nem 5 segundos depois passou um carro que parou e umas pessoas pegaram no animal que pelos vistos tinha partido alguma coisa c\ a queda e meteram-no dentro do carro.
Depois soube que tinham levado o cão ao veterinário e ficaram com ele.
Fiquei tão parva com toda aquela situação que quando a fui contar aos meus pais até gagejava.
Ná zona onde vivo nunca vi nenhum animal morto ou ferido na berna da estrada, felizmente é uma zona calma e como é perto da pj e de um hospital as pessoas andam c\ mais cuidadinho, e como não costumo andar nas auto-estrada tb não costumo ver.
Não tenho carro e como quando vou a algum sitio o carro não é meu nem mando em nada :| mesmo que pessa para pararem as pessoas dizem que não vale a pena. Já me aconteceu isso uma vez e fiquei mesmo fula, mas infelizmente não pudia saltar para o banco da frente e travar ( nem carta de condução tenho)
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

terça abr 22, 2003 3:59 pm

Miadores Escreveu: (
Confesso que me vieram as lágrimas aos olhos ao ler a sua mensagem Fátima! Ainda bem que ajudou esse pobre animal!
Somos dois..e eu aqui no open space do trabalho...lá fui a correr à casa de banho... :cry: É mto complicado...mesmo muito...este fds lá parei, estava um cão atropelado na A1, mas só foi possível chamar a GNR e a Brisa para remover o corpo porque estava morto... :( há pessoas muito cruéis... :evil: tb não fui de modas..ali à frente de toda a gente saiu-me algo do género "espero que a besta que o abandonou choque com o que o atropelou e não parou e fiquem com os carros desfeitos"..sei que não se deve desejar mal a ninguém, mas tb ninguém discordou ou me disse nada... :cry:

Um senhor uma vez bateu com o carro na minha cadela (minha culpa, prendi mal a trela) e saiu logo do carro...chorava eu chorava o senhor...enfim..a malandra lá se levantou e fugiu rua acima...o carro do senhor é que ficou em pior estado, caiu o pára-choques, mas lá se resolveu... :roll:
lindinha_24
Membro Veterano
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm

terça abr 22, 2003 6:41 pm

Também eu fiquei com as lágrimas nos olhos qdo li a historia da Fátima.....qtas vezes passo de carro e vejo animais simplesmente esborrachados.....nunca encontrei nenhum com vida.....mas se um dia encontrar, farei os impossiveis p q a pessoa q for a conduzir pare...eu tb n tenho carta....acho q n conseguiria viver sabendo q n ajudei um animal......

abraços a todos...

Susana
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

quarta abr 23, 2003 12:04 am

A intenção não é fazer chorar ninguém. A intenção e sinsibilizar no sentido das pessoas entenderem que um animal pode ter dores horrorosas se for atropelado, não morrer e ficar ali na berma até alguém decidir parar o carro. Se fosse uma pessoa de certeza que não estaria duas horas até ser socorrido como aquele cão esteve. A única diferença é que possivelmente a pessoa gritaria o animal ficou ali a sofrer em silêncio porque nada mais podia fazer. Se as pessoas tivessem por habito fazer aquilo que eu costumo chamar o jogo do outro. Se imaginassem por momentos estar na pele de um ser vivo que tem três patas partidas uma delas desfeita, se imaginassem a agonia provocada por esse facto com toda a certeza da proxima vez iriam pensar melhor se deveriam ou não parar quando o destino os fizesse cruzar com um animal atropelado!
Fiquem bem
Fátima
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta abr 23, 2003 8:58 am

Olá

Pois estas histórias são todas horriveis. Eu por acaso nunca na vida encontrei um animal morto ainda com vida, se encontrasse faria tudo o que fosse possível para o salvar.
Mas há pouco tempo tive uma história com um Pombo. Pois é, provavelmente ninguém ligaria ao pombo mas eu não consegui.
O pombo estava numa das varandas do local onde eu trabalho há um dia e não saia de lá. Aqui no trabalho começámos a achar estranho e eu fui dar-lhe uma bolacha partida e água e ele em vez de fugir veio a correr comer tudo. Ele estava esfomeado. Dei-lhe mais bolachas e depois fui comprar milho. Chegámos à conclusãoq que ele devia ter uma asa partida pois ele não voava. Telefonei para o Clube Português de Columbofilia e Aqueles estupidos (desculpem o termo mas revoltou-me muito) perguntaram se era um Pombo Correio, eu disse-lhes que ele não tinha nenhuma identificação. E eles apenas me disseram "nós só tratamos de pombos correios"... Eu só queria que alguém lhe tratasse a asa, eu não percebo nada de aves ou pombos. :(
Telefonei para a LPDA ninguém atendeu o telefone. Depois uma colega aqui do trabalho falou com o pai que já teve pombos e ele disse que tratava dele.
Eu não queria ligar para a Câmara ou para a polícia pois achei que eles iam matar o pombo. Toda a gente me dizia, "andam a matar os pombos porque eles sujam tudo e tu queres salvar esse"... Eles também me sujam sempre o meu carro, mas não ia deixar morrer o bicho assim não é?
Mas pronto ele lá foi, a asa foi tratada e agora já voa todo contente. Já foi solto.

Beijokas
Kathleen
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta abr 23, 2003 9:00 pm

Olá!
Eu também encontrei um dia um pombo, mas na rua, não voava. Deixou-me pegar nele, mas não lhe encontrei nada de especial. Acabei por o levar para casa, pu-lo num cantinho, com água e comida, isto foi ao fim do dia, mas no dia seguinte, de manhã, estava morto ... Talvez tivesse chegado ao fim da vida dele, ou alguma doença, não sei, sei que me custou, como me custa sempre ver um ser vivo a morrer .
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta abr 24, 2003 9:30 am

Oi,

Pois esse morreu, mas sabes que o tentaste tratar para o salvar, isso é que é importante. Eu quando encontrei aquele o que me custava era que eu nem sabia o que lhe devia fazer e ninguém ajudava...

Beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”