Gaspar & Fred

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Susanaa
Membro Júnior
Registado: quinta nov 23, 2006 5:52 pm

segunda nov 05, 2007 11:28 am

Olá a todos

Há alguns foristas que já conhecem um bocadinho da história do Fred, desde que o retirei da rua, há sensivelmente um mês. Foi uma primeira vez ao veterinário - por intermédio de uma associação de protecção de animais -, que disse estar tudo bem com ele. Nessa fase, o bichano estava ainda na minha casa, onde ainda não resido, uma vez que, inicialmente era somente FAT, até porque tenho outro gato em casa dos meus pais - o Gaspar -, onde ainda vivo, mas houve varias peripécias que me levaram a adoptá-lo. Após esta decisão, e uma vez que não queríamos pôr em causa a saúde do Gaspar, levámo-lo a outro veterinário - o do Gaspar -, onde lhe foi diagnosticada otites por acáros e lhe foram feitos os testes ao fiv e ao felv (ambos deram negativo). Visto que as otites são contagiosas, o Fred continuou a ficar em minha casa... até ao dia 1 de Novembro.
Nesse dia, reparei que o gatinho ia demasiadas vezes ao caixote e não fazia nada e desconfiei logo que fosse uma infecção urinária. Foi a uma consulta de urgência e confirmou-se! No dia seguinte, a urina foi para análise e concluiu-se que era uma infecção secundária, ou seja, causada pela criação de cristais de estruvita. Depois de 2 semanas certinhas a ser medicado para as otites - que entretanto foram debeladas, pelo menos isso! -, mais 12 dias de antibiótico, desta vez para a infecção. Entretanto, trouxe-o para casa dos meus pais; as otites já não ameaçavam a saúde do Gaspar e lá podia ser mais bem acompanhado.
Pobre Fred... às vezes pergunto-me o que seria dele, se não o tivesse apanhado...

Bem, isto tudo, para dar um 'aconchego' à situação actual: agora tenho dois gatinhos que adoro e que se estranham, como é normal.
Queria saber, junto das pessoas que possam ter passado pela mesma situação - dois gatos que são apresentados já depois de adultos -, como foi a convivência inicial. Eles medem-se com o olhar, ainda não se aproximam muito, mas já estiveram à distância de mais ou menos um metro. O Fred mia, o Gaspar bufa e assanha-se; além disso, o Gaspar tem vomitado, quase sempre depois dos confrontos visuais. Será devido ao stress?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda nov 05, 2007 7:11 pm

O gato vomitar...nesse caso....pode mesmo ser de nervos... :wink: Contudo, vá observando bem se está tudo dentro da normalidade com ele? Se come bem, se urina e defeca bem, etc...

O resto...deixe que eles vão definir quem é quem?! :wink: Muitas vezes os donos não podem impor... já que são eles que têm que definir a sua hierarquia...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda nov 05, 2007 9:09 pm

Ele vomita a ração quase inteira?
Isso costuma ser stress.

Se for amarelo e mal cheiroso vá ao vet com uma certa urgencia.

De uma maneira ou de outra vá vigiando bem.
Susanaa
Membro Júnior

terça nov 06, 2007 9:47 am

Antes de mais, obrigada pelas vossas respostas.
De momento, a minha preocupação está toda direccionada para o Fred: ontem teve de ser internado, pois não comia desde domingo de manhã. Não tinha a uretra obstruída mas os veterinários acharam melhor para minorar a possibilidade disso acontecer e também para minorar o sofrimento do bichano...
Quanto ao Gaspar, aproveitei para falar melhor sobre a situação dele com a veterinária e - tendo em conta que: está sempre bem disposto; tem sempre apetite; faz as necessidades fisiológicas; o vomitado é tipo pasta, como quando apertamos um tubo de pasta de dentes; e ontem andou a tossir -, provavelmente, será devido a bolas de pêlo. A situação agravou-se com o stress que ele sente devido à presença do Fred e ficou com o estômago mais sensível. Mas também já está a comer uma pasta para as bolas de pêlo e a tomar um anti-ácido.

Em relação ao desenvolvimento da co-habitação dos dois, eu sei que eles têm de se entender sozinhos e sei que necessito de ter paciência - o que, frequentemente, é complicado para mim! -, mas espero que a situação evolua favoravelmente e em breve.
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

terça nov 06, 2007 9:51 am

As melhoras para o Fred... =)

Os bichinhos vão entender-se de certeza...Num abrir e fechar de olhos já não vão conseguir estar um sem o outro!
eheh

(esperemos...)
<p><a href="http://universidadedosbichos.blogspot.com">
</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Susanaa
Membro Júnior

terça nov 06, 2007 3:55 pm

O Fred está a responder bem ao tratamento para a infecção urinária, mas continua sem comer :cry: ...

Desejem-lhe sorte, por favor...
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

terça nov 06, 2007 4:10 pm

Tadinho =/ vai ficar bom! força fred!
<p><a href="http://universidadedosbichos.blogspot.com">
</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

terça nov 06, 2007 4:42 pm

Boa sorte Fred.
Vais ficar bom. Muitos miminhos da Mikas e da Marta.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça nov 06, 2007 4:53 pm

Se ele está a responder bem ao tratamento, logo logo começa a comer novamente!
Tenha calma, confie no seu pequenino!

Boa sorte! As melhoras para ele!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Susanaa
Membro Júnior

terça nov 06, 2007 5:06 pm

Muito obrigada pela força.
Quando sair do trabalho vou visitá-lo e falar com o veterinário - há pouco foi a minha mãe que me deu as notícias - e amanhã ponho-vos a par da situação.

Mais uma vez muito obrigada :)

Tudo de bom
S.
Susanaa
Membro Júnior

sexta nov 09, 2007 9:35 am

Bom dia

Desculpem não ter postado notícias do Fred mais cedo, mas, infelizmente, não é só o Fred que está doente lá em casa (como diz o povo, não há duas sem três...).
Felizmente, o meu menino já veio para casa, na quarta-feira à tardinha, e já come, embora pouco. A veterinária aconselhou a, nos próximoa dias, evitarmos que o Fred e o Gaspar se encontrem para que o doentinho possa ter uns dias muitos descansados e assim recuperar o mais depressa possível!

Esperemos que tudo corra melhor, a partir de agora...

S.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta nov 09, 2007 8:12 pm

Parece então que tudo irá decorer dentro dos conformes :wink: . Ainda bem que o "pikeno" foi tratado atempadamente.

Continuação das melhoras,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”