Nova Raça Adicionada - Cão da Pradaria

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
Chastity
Membro
Registado: segunda dez 20, 2004 11:34 pm

sexta nov 02, 2007 11:37 am

Ola a todos.

Ontem criei o meu 1º petsite e notei que não havia na lista a raça de Cão da Pradaria.
É um animal adorável e pensei logo que não poderia permanecer sem a sua raça na lista. Assim sendo adicionei-o e já foi aceite! :D

Não sei exactamente quantos donos de Cão da Pradaria andam por aqui mas assim já poderão adicionar o seu pequenino no sítio correcto em vez de estar como "desconhecido".

Era necessário uma foto de um exemplar da espécie e pus uma da minha Rambla porque não queria infringir direitos de autor. Não é das melhoras mas ela está em pé e da para ver bem como é um cão da pradaria.

Podem ver aqui ~> http://arcadenoe.sapo.pt/race.php?id=428

Havia bem mais texto do que aquele que se vê agora, deve ter sido censurado :o [/url]
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

sexta nov 02, 2007 11:39 am

Boa iniciativa! é linda a sua menina!

Só não entendo uma coisa, que não é de todo culpa sua, mas a plataforma da arca de noé devia pôr espécies de exóticos e nao raças não é? quer dizer são espécies de animais ou estou errada?
Chastity
Membro

sexta nov 02, 2007 11:55 am

Eu escrevi aqui "raça nova" mas claro que o Cão da Pradaria não é uma raça, é um género dentro de uma família e subfamília.

Pertence à:
Superfamilia: Sciurida
Familia: Sciuridae
Subfamilia: Sciurinae
Género: Cynomys

E dentro do género existem 5 espécies diferentes de cães da pradaria:
* Cynomys gunnisoni
* Cynomys leucurus
* Cynomys ludovicianus
* Cynomys mexicanus
* Cynomys parvidens

A minha pertence ao Cynomys ludovicianus. É a mais vulgar e a única vendida por estas bandas.
É também conhecido como Cão da Pradaria de cauda preta. :)
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

sexta nov 02, 2007 11:59 am

sim claro, eu referia-me mesmo nos petsites a propria arca tem "raças de exoticos" o q nao é de todo correcto visto que um coelho e um furão ou um porquinho da india e um cão da pradaria nao sao diferentes raças mas sim diferentes especies...
Chastity
Membro

sexta nov 02, 2007 12:02 pm

Pois exacto.

Realmente podiam ter mais cuidado nisso mas nós fazemos o que podemos com o que temos :P
nolimits
Membro
Registado: quinta nov 08, 2007 2:32 pm
2 Tartarugas do mississipi
6 Molly preta
2 Botia Palhaço
3 Néon

sexta nov 09, 2007 10:42 am

Eu quando fui á pet fil eles tinham lá um mas não fiquei com ele pois não sabia de todos os cuidados necessários para este se sentir bem

Que cuidados eles precisão?
Chastity
Membro

sexta nov 09, 2007 12:22 pm

Eu também fui à petfil (a do ano passado creio) e vi la a fêmea também mas não estava à venda.

Quanto aos cuidados são bastantes como qualquer animal considerado exótico.
Quanto à alimentação é mesmo muito diversificada e para comprar alimentação propria para cães da pradaria é um pequeno pesadelo.
Em Portugal não há uma única loja (de que eu tenha conhecimento) que tenha há venda alimentação propria para eles. Em Espanha (onde tou agora) há apenas uma loja online em Ibiza e claro, os portes são caros.
Podes sempre tentar em lojas nos EUA como eu já tentei mas como me pediram quase 150$ por portes de envio desisti logo da ideia.

Da sempre para tentar comprar comida de roedores (hamsters, esquilos, chinchilas, etc) para eles mas fica muito aquem do recomendado.

Em termos sociais eles precisam de espaço porque gostam muito de explorar tudo à sua volta. Se houver a possibilidade de não estar confinados a uma gaiola é óptimo mas se não houver essa possibilidade ao menos que uma vez por dia os deixem passear um pouco com supervisão.
Necessitam de atenção constante porque são como as crianças pequenas sempre a querer mexer em tudo e tanto estão num momento a tentar destruir algo como logo a seguir estão em cima de ti a pedir festas.
É um animal que não serve para o tipo de pessoas q gosta de ter bichos em jaulas e só lhes dar comida e agua e já está.
Um cao da pradaria é um animal que vive em sociedade e precisa de se sentir parte de um grupo (grupo esse que pode ser com outros caes da pradaria. outros animais de especies diferentes e ate mesmo humanos). São muito sociaveis e dao-se bem com quase todos os animais (cuidado com os carnivoros claro!).

Em termos de exercicio eles necessitam de ter jogos, brinquedos e tudo o que arranjares para se entreterem. Devem ter sempre algo para afiar as unhas e gastar os dentes porque são roedores.
Uma rodinha de exercicio (como as dos hamster mas maiores e não de plastico) é imprescindivel.
Depois vai variando conforme os gostos do animal. A minha tem tubos feitos por mim para passear, caixas de papelão, gosta de subir paredes e agora vou comprar na loja umas rodelas duras semelhantes a sushi mas com cenoura para ela gastar os dentes e deliciar-se :P

Em relação à higiene eu à minha dou-lhe um banho praí uma vez por mês (ela odeia). É necessário shampo proprio para roedores (eu tenho um para coelhos) e claro, não deve apanhar correntes de ar quando o pelo estiver a secar.
Tem ainda uma caixa de areia (como as dos gatos) com uma portinha onde ela vai fazer as necessidades.

Para dormir ela dorme num cobertor em cima do sofa. Envolve-se nele e adormece. Quando está destapada eu tapo-a para não apanhar frio.

De momento acho que ja esta um resumo de as necessidades básicas.
Como deves ter reparado não é o mesmo que ter um hamster (perdoem-me os donos e criadores destes) ou um periquito (idem aspas).
Envolve muita paciencia e dedicação.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta nov 09, 2007 2:24 pm

É legal em Portugal deter cães da pradaria como pet?
Chastity
Membro

sexta nov 09, 2007 2:53 pm

É se os tiveres comprado antes da lei que proibe a sua importação e exportação (que foi o meu caso).
A lei saiu em 2003.

Se o animal tiver nascido já em cativeiro filho/a de progenitores também em cativeiro que residam em Portugal com comprovação de toda esta situação então não há problema.
Só que em Portugal não há criação de caes da pradaria (tanto quanto sei) por isso todos os caes da pradaria que surgiam para venda vinham da Holanda (que tem muita criação deles). No entanto esta situação já não é possível porque a importação deles está proibida.
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”