Cãominhadas do Tejo apresenta: Cãominhada Mata da Machada

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Rapala
Membro Júnior
Registado: terça mar 20, 2007 7:19 pm

sexta nov 09, 2007 10:58 am

Não querendo ser desmancha-prazeres e elogiando o esforço da Druiel e da Rosa negra que organizaram a cãominhada (mesmo não indo à caminhada pelos motivos atrás descritos, aplaudo o voluntarismo da organização!) gostaria de acrescentar que eu também vejo o ponto de vista do lado daqueles que costumam ir pedalar para os atalhos ou fazer jogging (coisas que eu também faço com alguma frequência).
Confesso que já várias vezes fiquei a rogar pragas, para quem anda com os cães à solta(alguns deles de tamanho considerável)... e em atalhos que (pensam os donos...) não anda lá ninguém...
Druiel
Membro
Registado: sexta mai 25, 2007 2:16 pm

sexta nov 09, 2007 11:18 am

Nos dias de hoje, caminhos "sem niguém" e que fiquem relativamente perto para quem vive na cidade, são praticamente impossiveis de encontrar.

Numa altura em que o Trecking, BTT, Hiking e entre outros, estão cada vez mais em vouga e em prática, nas matas, bosques e praias Portuguesas. Cabe a cada um de nós zelar para que possámos todos conviver em comum e apreciar - sem detrimento do bem estar de outros - a natureza e os espaços abertos.

Quando eu e a Rosanegra fomos verificar os trilhos foi justamente para verificar qual as dinamicas do local. Neste Domingo irei de novo para uma melhor avaliação.
Nesta Mata existem um número elevado de trilhos uns pouco utilizados e que nos confere uma excelente alternativa.

Pensarem que não considerámos tais situações é pura arrogância.
Comentarem realizações nas quais não participam é no minímo mesquinho.

O grupo Cãominhadas do Tejo resume-se a duas pessoas deste fórum e 3 cães! Ao preparar uma cãominhada na zona da grande Lisboa - devido a pedidos feitos aqui mesmo neste fórum – A Rosanegra e eu pensamos num nome para a organização e ficou Cãominhadas do Tejo.
Se tudo correr bem, gostariamos de organizar mais cãominhadas em diferentes zonas, tendo como objectivo proporcionar uma actividade diferente para cães e donos, sendo que, ao mesmo tempo estariamos a angariar fundos para uma associação local de defesa dos animais.

Não temos grandes pretensões. Apenas passar um dia descontraído exercitando e socializado os nossos cães. E convidar outras pessoas a fazer o mesmo.

Pensámos em várias coisas, entre elas o envio regular de informação para as pessoas já inscritas. Nessa e-newsletter, damos informações sobre os acessos, o que levar e dicas sobre o relacionamento do nosso cão com os outros.
Quando o dono efectuar o pagamento da cãominhada – no dia do evento – serão transmitidas, de novo, as instruções sobre o cão.

Tudo o resto requer bom senso e o acompanhamento das pessoas envolvidas na organização, na qual contamos com mais duas volutárias.

Um abraço
Druiel

PS. Eu também não gostei do ciclista que me fez uma rasia quando estava a andar na Expo. Não sou apologista de que deva ser proibido andar de bicicleta em estradas pedestres, mas acredito que as pessoas deveriam de ter mais cuidado!
<p><strong>O Blog dos miudos:
</strong><a href="http://druielweimaraners.blogspot.com">http://druielweimaraners.blogspot.com</a>
... Help me God to be the person my dogs think I am ...</p>
<p>&nbsp;</p>
Rapala
Membro Júnior
Registado: terça mar 20, 2007 7:19 pm

sexta nov 09, 2007 11:50 am

...no comments...
"E eu pergunto aos economistas pol&iacute;ticos, aos moralistas, se j&aacute; calcularam o n&uacute;mero de indiv&iacute;duos que &eacute; for&ccedil;oso condenar &agrave; mis&eacute;ria, ao trabalho desproporcionado, &agrave; desmoraliza&ccedil;&atilde;o, &agrave; inf&acirc;ncia, &agrave; ignor&acirc;ncia crapulosa, &agrave; desgra&ccedil;a invenc&iacute;vel, &agrave; pen&uacute;ria absoluta, para produzir um rico?" - Almeida Garret
Druiel
Membro

sexta nov 09, 2007 12:30 pm

Alo,

Novas informações no blog da cãominhada. Agora os mapas de acesso para quem vai de carro e em breve informação sobre os transportes públicos.

Se alguém precisar de boleia da estação para o local do evento, há disponibilidade em arranjar transporte.
http://caominhadasdotejo.blogspot.com

Obrigada
Druiel
</strong><a href="http://druielweimaraners.blogspot.com">http://druielweimaraners.blogspot.com</a>
<p>&nbsp;</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta nov 09, 2007 12:30 pm

Druiel Escreveu:
fang Escreveu:Qualquer actividade organizada e que não seja contemplada com a isenção disposta no citado anteriormente, deveria, até por uma questão de exemplo, cumprir as normas estipuladas por lei.
UAU!!
Interrogava-me eu porque não existiam mais pessoas a organizar eventos e encontro particulares.
Será porque é difícil fazer os participantes (na maioria irresponsáveis) cumprir regras legais??

Eventos e encontros particulares (privados) ou se fazem em locais privados (o que não falta é por aí quintas...) e ninguem chateia ninguem, ou se fazem em locais públicos, e aí é obrigação cumprir com as normas legais para esses locais.

É que depois não se admirem se a coisa der para o torto, afinal quem está em infracção, são vocês. É proibido andar com cães soltos sem açaime em locais públicos. Seja 1 ou 100 animais!!

Será assim tão difícil colocar um açaime em cada animal que ande solto?? É assim tão difícil ser dono responsável??

Eu, sinceramente, tenho arrepios quando vejo concentrações de cães soltos e sem açaime em certos locais naturais. Não são apenas as outras pessoas e cães que podem sair incomodados, a fauna selvagem também merece descanso fora de perseguições e capturas causadas por predadores domésticos.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Druiel
Membro

sexta nov 09, 2007 12:32 pm

fang Escreveu: a fauna selvagem também merece descanso fora de perseguições e capturas causadas por predadores domésticos.
Oh Valha-nos Deus, até parece que estamos a organizar uma caçada!

Por favor Fang, vá dar uma volta este fim de semana na mata da machada e depois diga-me se é caso para tanta preocupação.
Mas saiba que tendo em linha de conta o sucesso desta iniciativa, teremos em atenção todos os pontos por si mencionados.

Muito obrigada pelos seus esclarecimentos e sugestões.
Druiel
<p>&nbsp;</p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 09, 2007 12:42 pm

Druiel Escreveu:
fang Escreveu: a fauna selvagem também merece descanso fora de perseguições e capturas causadas por predadores domésticos.
Oh Valha-nos Deus!!
Valha-nos Deus não! Valha-nos a Lei!!!
Se essa actividade fosse realizada na minha área de intervenção, cada dono com canito solto sem açaime, levaria com o respectivo auto!!

Parece que a responsabilidade das pessoas só chega quando lhes vão ao bolso.

E parabéns por estarem a contribuir para mais zonas de interdição a cães (que já são cada vez mais) devido à vossa teimosia em ignorar a lei!!
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta nov 09, 2007 2:47 pm

Hmmm...

Fang, compreendo e aceito o seu ponto de vista que é correcto de um ponto de vista cívico e aos olhos da lei.

Contudo, deixe-me colocar-lhe uma questão: mais cãominhadas se fizeram em trilhos naturais por certas serras deste país. A escola onde treino o meu cão faz cãominhadas regulares em pinhais e matas na margem sul, mais frequentemente na zona da lagoa de Albufeira, Sesimbra e Arrábida, etc. Estes trilhos no meio de matas (que não são parques públicos) são considerados "vias públicas"?

Quanto a outra afirmação feita, da "irresponsabilidade" das pessoas que poderão aderir a estas iniciativas, é uma questão pertinente. Eu pessoalmente não tenho cão que me permita participar nestes convívios, tenho um macho agressivo com outros machos (espero conseguir que o meu cão ultrapasse isto mas por enquanto ainda não), sei que cão tenho e sou responsável por ele. E os outros? é difícil para quem organiza e promove uma coisa destas saber à partida que todas as pessoas são conscientes e têm cães que se adaptam a este tipo de concentração canina. Mas uma coisa vos digo, louvo a "carolice" da Druiel e da Rosa Negra, que são pessoas adultas, responsáveis, informadas e principalmente empenhadas em que todos sejamos assim, pelo nosso bem estar e principalmente pelo bem estar dos nossos cães.

Cumprimentos.
RosaNegra
Membro Veterano
Registado: domingo nov 06, 2005 7:15 pm

sexta nov 09, 2007 5:41 pm

fang Escreveu:Será porque é difícil fazer os participantes (na maioria irresponsáveis) cumprir regras legais??.
Por acaso ate hoje os eventos que promovi deste genero correram muitissimo bem e sim maioria dos participantes "irresponsáveis" foram resonsáveis o suficiente para que se divertissem, para que os cães se divertissem soltos e para que ninguem fosse incomodado com o nosso divertimento.
Se quiser passar pelo forum do Dogue Alemão poderá ver fotos de um encontro feito no dia 28 do mes passado, onde compareceram cerca de 25 Dogues Alemães adultos, e o qual foi feito na Expo, num domigo de tarde, que é um local bem mais publico e frequentado que a Mata da Machada, e onde os cães puderam brincar á vontade .. o unico incomodo causado foi o deleite das pessoas que por lá passavam e que não resistiam ficar a ver o nosso encontro.

O problema não está no imcumprimento da lei nem na sua apelidada "irresponsabilidade" dos participantes Fang..
Se todos tovermos bom senso e civismo nas nossas actividades, todos poderemos ter o nosso pedacinho de liberdade sem que com isso ataquemos a liberdado dos outros.
Será assim tão difícil colocar um açaime em cada animal que ande solto?? É assim tão difícil ser dono responsável?? .
Fang ... mais uma vez permita-me discordar .. um dono responsável nao é aquele que coloca um açaime no seu animal mas sim aquele que ensina o seu animal a se comportar em qualquer situação ... possivelmente se todos os donos fossem assim tão responsáveis não haveriam listas de cães perigosos nem leis absurdas como essa de colocação de açaimes!! Infelizmente mais uma vez os animais pagam pela estupidez humana!
Eu, sinceramente, tenho arrepios quando vejo concentrações de cães soltos e sem açaime em certos locais naturais. Não são apenas as outras pessoas e cães que podem sair incomodados, a fauna selvagem também merece descanso fora de perseguições e capturas causadas por predadores domésticos.
Fang, não sei que animal terá em casa mas, no caso particular da minha cadela, se ela visse algum "elemento da fauna selvagem" durante a nossa caminhada o mais certo era correr na direcção oposta e esconder-se atraz de mim !!!!! :lol: :lol:

Bem, resumindo e concluindo, Fang tal como ja aqui foi dito as suas preocupações e advertencias são completamente válidas e fundadas, concordo com algumas e, não concordando, repeito outras, mas não devemos medir todas as circunstancias pela mesma bitola ... tenha alguma crença nas nossa capacidade de descernimento e de avaliação ... quem nos conhece sabe que agiremos em conformidade com os nossos valores morais, os quais gosto de pensar que são algo nobres, e que tudo faremos para que a Cãominhada corra bem! .. e quando digo correr bem, incluo os participantes e toda a restante "envolvente".

Vá e não transformemos um topico sobre uma iniciativa que visa ser útil para com as Associações que abrigam animais abandonados, numa batalha sobre leis e outras coisas mais, com ataques e discussões.

Abraços
Rosário[/quote]
&nbsp;
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. </p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."</p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">&nbsp;</p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 09, 2007 9:36 pm

dinodane Escreveu: Hmmm...

Fang, compreendo e aceito o seu ponto de vista que é correcto de um ponto de vista cívico e aos olhos da lei.

Contudo, deixe-me colocar-lhe uma questão: mais cãominhadas se fizeram em trilhos naturais por certas serras deste país. A escola onde treino o meu cão faz cãominhadas regulares em pinhais e matas na margem sul, mais frequentemente na zona da lagoa de Albufeira, Sesimbra e Arrábida, etc.
Tiveram sorte, porque existe de facto alguma falta de zelo em aplicar esta legislação.
dinodane Escreveu: Estes trilhos no meio de matas (que não são parques públicos) são considerados "vias públicas"?
Toda a propriedade que não é privada é pública, seja ela gerida pelo estado central, por autarquias ou por gestores de baldios (compartes). Todos os caminhos que não se encontram dentro da área de propriedades privadas são públicos, sejam carreiros, caminhos de pé-posto, caminhos rurais ou estradas.
dinodane Escreveu: Quanto a outra afirmação feita, da "irresponsabilidade" das pessoas que poderão aderir a estas iniciativas, é uma questão pertinente. Eu pessoalmente não tenho cão que me permita participar nestes convívios, tenho um macho agressivo com outros machos (espero conseguir que o meu cão ultrapasse isto mas por enquanto ainda não), sei que cão tenho e sou responsável por ele. E os outros? é difícil para quem organiza e promove uma coisa destas saber à partida que todas as pessoas são conscientes e têm cães que se adaptam a este tipo de concentração canina.
Só para ter em atenção: Toda e qualquer actividade organizada que decorra em Áreas Protegidas, carece de licenciamento e/ou parecer favorável da direcção dessa área. Mesmo um percurso pedestre sem cães.
dinodane Escreveu: Mas uma coisa vos digo, louvo a "carolice" da Druiel e da Rosa Negra, que são pessoas adultas, responsáveis, informadas e principalmente empenhadas em que todos sejamos assim, pelo nosso bem estar e principalmente pelo bem estar dos nossos cães.

Cumprimentos.
:lol:
Se o fossem, não estariam metidas e a promover uma actividade ilegal (passeios de cães soltos sem açaime).
Que eu saiba, a legislação (boa ou má) ainda é o que suporta um estado de direito. Não podemos reivindicar direitos se não cumprirmos com os deveres!
Fazer seja o que for fora da lei e ainda por cima promove-lo, é de extrema falta de civismo, muito egocentrismo e muita desinformação e irresponsabilidade! E sobretudo poderá reflectir-se em desfavor agravado daquilo que se pretende, num futuro próximo.

Eu não posso aprovar actividades ilegais (sejam quais forem, concorde ou não), seja ela o homicídio, o tráfico de droga ou os cães soltos sem açaime.
<p>Francisco Barros</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta nov 09, 2007 9:58 pm

Fang, vou repetir-me, eu respeito a sua opinião e concordo com o seu ponto de vista. DURA LEX SED LEX, é isso? Mas francamente só me ocorre dizer-lhe que está a ser extremamente radical. E comparar um evento destes com práticas de crimes puníveis com prisão, é despropositado.

Cumprimentos.
cavimarisol
Membro
Registado: terça abr 10, 2007 4:34 pm

sexta nov 09, 2007 10:02 pm

olá , boa noite
gostava de saber se esta caminhada é a q era para ser no Meco???!!!??? :oops:
fang
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 09, 2007 10:46 pm

RosaNegra Escreveu:
fang Escreveu:Será porque é difícil fazer os participantes (na maioria irresponsáveis) cumprir regras legais??.
Por acaso ate hoje os eventos que promovi deste genero correram muitissimo bem e sim maioria dos participantes "irresponsáveis" foram resonsáveis o suficiente para que se divertissem, para que os cães se divertissem soltos e para que ninguem fosse incomodado com o nosso divertimento.
Não duvido, mas se lá aparece um agente da autoridade a passar multas a todos quanto tivessem cães soltos sem açaime, já tinham rogado aqui não sei quantas pragas, quando quem estava a infringir eram vocês!!
RosaNegra Escreveu: O problema não está no imcumprimento da lei nem na sua apelidada "irresponsabilidade" dos participantes Fang..
Se todos tovermos bom senso e civismo nas nossas actividades, todos poderemos ter o nosso pedacinho de liberdade sem que com isso ataquemos a liberdado dos outros.
Não está?? Então as leis são feitas para ficar apenas no papel??
O bom senso parte sobretudo do cumprimento da lei!! A liberdade não é tida à custa do seu incumprimento!!!

Eu também cometo de vez em quando algumas infracções deste tipo. Mas não venho para aqui relatá-las e muito menos venho para aqui convencer outros a comete-las, ainda por cima publicamente!. Se levar com a "pastilha", e com razão, levo-a apenas eu, mais ninguém!!
RosaNegra Escreveu:
Será assim tão difícil colocar um açaime em cada animal que ande solto?? É assim tão difícil ser dono responsável?? .
Fang ... mais uma vez permita-me discordar .. um dono responsável nao é aquele que coloca um açaime no seu animal mas sim aquele que ensina o seu animal a se comportar em qualquer situação ...
Ora bem... então também o condutor responsável, não é aquele que coloca o cinto de segurança, nem aquele que respeita os limites de velocidade, mas sim aquele que conduz muito bem e que controla o seu carro em qualquer situação. A unica diferença é a de o animal ter vontade própria... 8)
RosaNegra Escreveu: possivelmente se todos os donos fossem assim tão responsáveis não haveriam listas de cães perigosos nem leis absurdas como essa de colocação de açaimes!! Infelizmente mais uma vez os animais pagam pela estupidez humana!
Minha cara, este conceito na legislação (cães para estarem soltos têm que ter açaime) já vem desde que me conheço, portanto já vem do tempo da outra "senhora" e não é nada recente. Mas posso dizer com alguma convicção que foi muito em parte por causa do desrespeito sistemático a este principio (que já tem vindo de lei em lei há muitos anos) que agora temos uma legislação específica sobre determinadas raças.

RosaNegra Escreveu:
Fang, não sei que animal terá em casa mas, no caso particular da minha cadela, se ela visse algum "elemento da fauna selvagem" durante a nossa caminhada o mais certo era correr na direcção oposta e esconder-se atraz de mim !!!!! :lol: :lol:
Não tenho um, tenho 10!! E já tive algumas arrelias e vários sustos.
Porque será que existe a tendencia de pensar que todos os cães (e sobretudo todas as raças) são iguais?
RosaNegra Escreveu: Bem, resumindo e concluindo, Fang tal como ja aqui foi dito as suas preocupações e advertencias são completamente válidas e fundadas, concordo com algumas e, não concordando, repeito outras, mas não devemos medir todas as circunstancias pela mesma bitola ... tenha alguma crença nas nossa capacidade de descernimento e de avaliação ... quem nos conhece sabe que agiremos em conformidade com os nossos valores morais, os quais gosto de pensar que são algo nobres, e que tudo faremos para que a Cãominhada corra bem! .. e quando digo correr bem, incluo os participantes e toda a restante "envolvente".
Se não concorda com a lei, existem outras maneiras de se manifestar sem ser a infringi-la.
As circunstâncias veem "escarrapachadas" na lei, não é necessário qualquer bitola.
Quanto aos valores morais, que valor moral tem um infractor que motiva outros à infracção??

RosaNegra Escreveu: Vá e não transformemos um topico sobre uma iniciativa que visa ser útil para com as Associações que abrigam animais abandonados, numa batalha sobre leis e outras coisas mais, com ataques e discussões.

Abraços
Rosário
Já vi que aqui anda tudo a abrir na auto-estrada sem cinto de segurança.
Afinal as leis não servem absolutamente para nada!!!

Vou pensar em organizar um passeio de carros, sempre a abrir e sem cintos de segurança. Se alguem me chatear, vou dizer que as inscrições são para doar aos sem-abrigo e afinal todos somos condutores responsáveis, pois todos temos grande domínio nas nossas viaturas... 8)

PS: Mas ok... façam lá esses passeios todos como bem lhes der na bolha...
Não digam é que não foram avisados... e não venham com falsos moralismos se houver chatices com autoridades ou se algo correr mal...

Tenho é muita pena que estas mentalidades se mantenham e que qualquer dia tenhamos que deixar de poder levar cães à rua por vossa causa e de muitos outros como vós.
<p>Francisco Barros</p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 09, 2007 10:54 pm

dinodane Escreveu:Fang, vou repetir-me, eu respeito a sua opinião e concordo com o seu ponto de vista. DURA LEX SED LEX, é isso? Mas francamente só me ocorre dizer-lhe que está a ser extremamente radical. E comparar um evento destes com práticas de crimes puníveis com prisão, é despropositado.

Cumprimentos.
Radical? Lei é Lei!!!

Pois... tambem era despropositada uma lei sobre potencialmente perigosos... até ao dia em que saiu!!

Quando é que percebem que o desrespeito pela variada legislação só vai acabar em mais legislação??? Cada uma pior que a outra, pelo menos do ponto de vista de quem cumpre!!
<p>Francisco Barros</p>
RosaNegra
Membro Veterano
Registado: domingo nov 06, 2005 7:15 pm

sexta nov 09, 2007 11:05 pm

Não duvido, mas se lá aparece um agente da autoridade a passar multas a todos quanto tivessem cães soltos sem açaime, já tinham rogado aqui não sei quantas pragas, quando quem estava a infringir eram vocês!!
Fang .. e apareceram sim senhor 2 GNR's montados nos seus cavalos brancos ... avisaram de que os cães teriam de estar com trela e seguiram o seu caminho!!

Não creio que aqui haja alguem a incitar os outros a cometer infracções pois como se disse é do livre arbritrio manter a trela no cão ou nao ... e em todos os casos, tal como se tinha estipulado no encontro de Dogues que houve, se todos decidirem que nao se soltam cães, todos ficarão presos. Afinal de contas o objectivo principal é que todos se divirtam em conjunto.

Bem, fechando o assunto (pelo menos para mim) volto a dizer que as suas preocupações e advertecia são extremamente validas e fundamentadas, ninguem lhe tira a razão ... apenas acho que se esta a fazer uma tempestade num copo de água!! :roll:

Abraços
Rosário
&nbsp;
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. </p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."</p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”