Produtos para chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
VB75
Membro
Registado: sábado abr 21, 2007 11:29 am

quarta out 24, 2007 11:29 am

Olá.
Eu tenho 2 chins, um macho standard com +- 3 anos(LUNA) e uma femea ebony com 4 meses (MEI); e depois de ler alguns tópicos no fórum receio que me falte alguns cuidados, por exemplo, eu não utilizo nenhum antifungos nem vitaminas.... isto é alem da comida,do bloco para roerem, de algumas guloseimas semanais (pão torrado, amendoins, laranja, alfafa) e do banho de areia eu não lhes dou mais nada.
Por isso gostava se possivel me dissessem o que devo utilizar, uma vez que onde vivo (Portimão) não consigo muita informação, já que as poucas lojas que conheço não têm muita variedade nem informação.
Pensei também em pôr na gaiola um bocado de tubo de plástico largo, daqueles que usam na construção, para eles brincarem será prejudicial.
Obrigada. :lol:
Dyskrasia
Membro
Registado: quarta jul 18, 2007 8:35 am

quarta out 24, 2007 6:04 pm

Oi,eu também já tive essa duvida.Também tenho 2 chinchilas.

As vitaminas que eles precisam encontram-se na mistura, guloseimas,fruta,alfafa e feno.Por isso não tens de te preocupar desde que tenham uma alimentação cuidada e muito exercicio.
Quanto ao antifungos,o pêlo deles é mto espesso logo não vais ter problemas com isso,eles tratam do próprio pêlo e o banho ajuda imenso, pelo menos foi o que me disseram quando coloquei essa questão.

Mas claro também tens de ter atencão á higiene da gaiola,eu tenho o cuidado de lavá-las com sabão azul e branco.

Eu tenho no meu quarto tubos grandes mas de cartão que servem para o material de hiperbárica,não têm nada escrito,no entanto o plastico é mais resistente eles gastam mais os dentes...a banheira dos meus é feita com 1 tupperware e já tá assim meio ratada.... :wink:

Espero que te tenha ajudado,eu apenas escrevi o que sei.

Mtos beijos :D
LwFlashPt
Membro Veterano
Registado: terça out 02, 2007 6:28 pm

quarta out 24, 2007 8:25 pm

Cuidado com certos tubos plásticos, são muito duros e finos o que os torna quase auténticas navalhas :?
Se tiveres espaço também podes colocar uma roda tipo de Hamsters mas um bocadinho maior :lol:
Há também quem tenha suportes tipo prateleiras em extremos opostos da gaiola para as Chinschilas pularem :lol:
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

quarta out 24, 2007 9:19 pm

Concordo com aquilo que a Dyskrasia disse. Não dou vitaminas às minhas chinchilas porque tudo o que elas necessitam estão presentes na alimentação delas (assumindo que lhes dá uma boa ração e feno com fartura). Apenas queria dizer um àparte em relação às guloseimas... não lhes dê amendoins ou qualquer outro tipo de noz (uma vez que estes alimentos são gordurosos e elas não possuem vesícula biliar para as ajudar a digeri-las) e evite também as laranjas, porque elas também não se dão muito bem com citrinos.

Só usei antifúngico no pó das minhas chins uma vez, e foi só quando lhes apareceu um funguito. Não acho que seja necessário usar permanentemente aquilo, desde que as chins estejam num ambiente seco e que a gaiola esteja bem sequinha quando as volta a por lá dentro depois de a lavar, não haverá problema ;) (aliás, o fungo que a minha Pipoca apanhou foi porque a pusemos dentro da gaiola e a madeira estava ainda um pouco húmida depois de ter sido lavada... :? ).

Eu desaconselho os tubos de plástico por dois motivos: um deles já foi apontado, aquilo pode ficar muito aguçado de elas roerem e elas podem arranhar-se. Outro é que elas podem ingerir bocados de plástico, que não conseguem digerir, o que pode originar uma obstrução intestinal... um verdadeiro 31 que pode matar o animal.

Um brinquedo que as minhas chins adoram são tocas de pinho não tratado (que muitas vezes são vendidos para pássaros), podem roer aquilo à vontade, dormem lá dentro, descondem-se uma da outra, divertem-se a arrastar aquilo de um lado para o outro, andam por dentro daquilo como se fosse um túnel... ou pode também comprar um hammock (eu optei por fazer dois hammocks em malha polar, pois a malha não se desfia como o nylon ou o algodão, comprei malha polar que dá para uns 15 hammocks pelo preço de uns 3 hammocks de nylon numa loja de animais), elas às vezes servem-se daquilo como se fosse um trampolim, é muito giro! Pode também comprar rolos grandes de cartão (de preferência numa loja de animais, pois mesmo sem ter tinta, a maioria dos cartões tem colas tóxicas para manter o cartão todo junto) e segurá-los bem, fazendo uma ponte entre duas prateleiras. Também sei de muita gente que cose malha polar ao tubo de cartão, a combinar com os hammocks da gaiola, fica muito engraçado, dá um toque de cor à gaiola e as chins normalmente gostam dos tubos.
Dyskrasia
Membro
Registado: quarta jul 18, 2007 8:35 am

quarta out 24, 2007 9:19 pm

LwFlashPt Escreveu:
Se tiveres espaço também podes colocar uma roda tipo de Hamsters mas um bocadinho maior :lol:
Eu não concordo com as rodas,porque não são indicadas para chinchilas,esta questão já foi posta aqui no forúm e estas trazem imensos problemas para as chinchilas como mutilações ou rabos partidos,e o corpo de uma chinchila é mto diferente de 1 hamster,é mto mais parecido com o dos coelhos.

Aconselho mesmo são as plataformas,são animais que adoram trepar e saltar,e como são inteligentes adoram novos desafios.
LwFlashPt
Membro Veterano
Registado: terça out 02, 2007 6:28 pm

quarta out 24, 2007 10:59 pm

Não discordo do que disse, Dyskrasia.
Mas disse porque vi as ditas rodas especiais para chinchilas numa Pet-shop, o que me chamou a atenção foi o tamanho da roda. Tenho uma gaiola grande para uma porca da india e digo que aquela roda não cabia na minha gaiola.
Quanto as rodas que fazem mal aos animais, sejam eles quais forem são as metálicas. Embora nós a achemos mais bonitas ao olhar, só magoam os animais porque não tem pontos de apoio. É quase o mesmo que nós irmos correr numa passadeira rolante e em vez do tapete estar um sistema tipo degraus de escadote, podemos acertar uns quantos mas de certeza que vamos meter um pé no buraco entre os degras e cair e aleijarmo-nos.
Patatipatata
Membro
Registado: quarta set 26, 2007 1:01 pm

quinta out 25, 2007 6:10 pm

Para chinchilas, não faço ideia se as rodas são adequadas ou não para elas. Eu tive varios hamsters (eu sei que não tem nada a ver, mas...) e tinha uma roda em madeira com 3 entradas, como tinha varias crias ja crescidinhas quando andavam na roda aconteceu-me perder varias crias porque partiam os pescoços nessas entradas, enquanto que tentavam entrar outros ja la estavam a andar e pimba, ficavam trilhados...Atenção que isto não acontecia à frente dos meus olhos, normalmente acontecia à noite e fui obrigada a retirar o divertimento favorito para alguns, porque para outros não era bem assim. Para as chinchilas não sei não, informa-te melhor, não digo que possam partir os pescoços, duvido que isso aconteça, mas podem torcer as patitas ou assim...
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

quarta out 31, 2007 10:23 am

Eu tive duas rodas dessas próprias para chinchilas e tive que retirar. Para uma pode não haver perigo mas quando há mais, há perigo sim.
É verdade que elas adoram passar horas na roda e correm muito rápido mas por exemplo com as minhas, uma ao sair entrou outra que começou logo a rodar e por sorte não partiu a pata mas ficou entalada e pendurada.
É muito fácil disso acontecer porque depois todas querem ir ao mesmo tempo.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
VB75
Membro

segunda nov 05, 2007 2:53 pm

Desde já peço desculpa por não ter dito nada mais cedo mas fiquei sem net.
Obrigada a todos pelo esclarecimento. Assim já fico mais tranquila.
Já agora podiam-me dizer se é normal elas beberem pouca água, é que as duas bebem diariamente +- 40ml de água. :D
intempestiva
Membro Júnior
Registado: segunda nov 24, 2003 11:44 pm
Localização: Vários Petauros do Açúcar e Muitas Chinchilas (entre outros)
Contacto:

sexta nov 09, 2007 10:00 pm

Olá...

Pois é... laranja para uma chinchila não é nada aconselhável! :roll:

Quanto às vitaminas, são um suplemento que podemos dar-lhes de 3 em 3 semanas ou mensalmente. É sempre bom providenciar algo mais do que !aquilo que a ração diz que tem" na composição.

Em relação ao antifungos, é MUITO importante, SIM... não durante todo o ano, mas sim na época de Inverno em que há mais humidade no ar e devido à densidade do pêlo, os fungos desenvolvem-se com alguma facilidade quando contraídos. Deve misturar-se uma colherzinha de café rasa de antifungos na areia do banho das chins. Esta (areia) deve ser colocada de 2 em 2 dias, num mínimo de 3 vezes por semana por um período de 15 a 20 minutos. A areia deve ser trocada quinzenalmente, para que não apanhe "vidas indesejáveis".
Quanto ao tubo de plástico, pode colocar um sim, eles vão adorar, mas vão passar a maior parte do tempo lá "escondidos".
Ana
VB75
Membro

sábado nov 10, 2007 12:18 pm

intempestiva Escreveu:Olá...

Pois é... laranja para uma chinchila não é nada aconselhável! :roll:

Quanto às vitaminas, são um suplemento que podemos dar-lhes de 3 em 3 semanas ou mensalmente. É sempre bom providenciar algo mais do que !aquilo que a ração diz que tem" na composição.

Em relação ao antifungos, é MUITO importante, SIM... não durante todo o ano, mas sim na época de Inverno em que há mais humidade no ar e devido à densidade do pêlo, os fungos desenvolvem-se com alguma facilidade quando contraídos. Deve misturar-se uma colherzinha de café rasa de antifungos na areia do banho das chins. Esta (areia) deve ser colocada de 2 em 2 dias, num mínimo de 3 vezes por semana por um período de 15 a 20 minutos. A areia deve ser trocada quinzenalmente, para que não apanhe "vidas indesejáveis".
Quanto ao tubo de plástico, pode colocar um sim, eles vão adorar, mas vão passar a maior parte do tempo lá "escondidos".
VB75
Membro

sábado nov 10, 2007 12:26 pm

Olá, desculpem a falta de jeito, mas ainda não sei muito bem como fazer certas coisas. :oops:

Acerca da laranja eu nunca dava mas quando comprei a Mei (ebony) em agosto o criador é que disse para lhes dar. FOi ele também que disse para dar amendoins (como guloseima, de vez em quando) e pão torrado (1 vez por semana para previnir diarreias).
já agora podiam responder à quesão da água. :lol:
Obrigada.Bjs.
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

segunda nov 12, 2007 10:16 am

olá!

Pois então cá vai... se não está muito calor e a alimentação que lhe estás a dar é a normal, não há anomalia alguma no facto de só beberem 40 ml, tal como as pessoas, umas bebem mais do que outras.
No que diz respeito às guloseimas... as minhas não comem amendoins nunca, pois eu sou das tais que prefiro prevenir do que remediar e nem tudo o que alguns criadores dizem pode ser aceite como certo, no entanto, já o que diz respeito às tostas, podes dar sem medos, pois elas gostam e não lhes faz mal. Claro que há meios termos e, como diz o ditado português: nem 8 nem 80. Há que ter um meio termo
Última edição por Aymara em segunda nov 12, 2007 10:40 am, editado 1 vez no total.
Boa sorte e fiquem bem! Aymara
CatiaCarniv
Membro
Registado: sábado ago 12, 2006 1:54 pm

segunda nov 12, 2007 10:24 am

Boas!
O pão torrado que se referem é mesmo um pouco de pão torrado (muito ou pouco?) ou aquelas tostinhas que se compram? Com que frequência?
em relação à água, os meus até bebem bastante e são bébés! Mas suponho que seja como disse alguém «uns bebem mais outros menos, como nós»!

Obrigad e cumps
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

segunda nov 12, 2007 10:48 am

Olá!

O pão torrado pode ser torrado em casa e convém que não fique queimado nem apenas aquecido. Como eu costumo dizer, "loirinho" é bom. Mas as tostinhas que se compram são óptimas, de preferência sem sal. Em relação à frequência, podes dar um pedacinho, dia sim, dia não, ou de 2 em 2 dias.

No que respeita à água, é como já disse: nem todos são iguais, por isso o que é normal para uns pode não o ser para outros (isto aplica-se a todos os seres vivos).
Boa sorte e fiquem bem! Aymara
Responder

Voltar para “Exóticos”