Let's play a game ...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mar 20, 2003 8:14 pm

Infelizmente a maior causa destes cachorros, é de que os antigos criadores Portugueses ao terem pedidos de exportação mandavam "qualquer coisa" lá para fora, só porque não havia lá mais nada, e assim, ganhavam na mesma

Ficavam cá os melhores, e os piores da ninhada iam para lá, onde se fartavam de ganhar, quer por falta de concorrência, quer porque a maioria dos juizes locais nunca tinham visto nenhum, ou viam poucos

Felizmente nos últimos anos esta mentalidade tem vindo a mudar, e têm-se exportado os melhores produtos, de forma a que se começa a criar uma habituação pela qualidade.
Boas yakov,

Há sempre dois pontos de vista.

Concordo que a culpa não foi totalmente dos criadores nordicos e ingleses, mas estes também não estão isentos de culpa.

Quando o serra começou a sair de Portugal em direcção ao Reino Unido havia muito pouca informação acerca deste. E não era facil comunicar com os criadores da raça (visto que a maioria se localizava na Serra da Estrela). Esta falta de informação fez com que se exportasse cães de pouca qualidade.

Os ingleses não conheciam o verdadeiro Serra nem sabiam onde adquirir cães de boa qualidade. Isto fez com que comprassem cães de qualidade no minimo duvidosa. Para isto basta ler alguns pedigrees antigos. Para além desta falta de informação, a quarentena que guardava o UK em nada ajudou. Isto fez com que o UK ficasse com uma população duvidosa de Serras, que devido à quarentena os criadores se vissem "obrigados" a realizar totais out-cross com cães que nem se sabia metada da ascendencia e outras cruzas duvidosas.

Fechados lá dentro muitos anos, a qualidade dos cães foi diminuindo como é logico, e os criadores (tantos os antigos como os que iam surgindo) começaram a pensar que aquele Serra era o correcto !
E como se sabe os paises nordicos importaram quase os Serras todos no Reino Unido, por isso neste aspecto andam iguais.

Outro pormenor interessante é ver que certos criadores ingleses continuam a pensar que têm realmente Serras ! Quando na verdade têm apenas uns cães engraçadotes grandes de pelo comprido. Não duvido que adorem a raça Cão da Serra da Estrela, mas simplesmente, não a conhecem !

Felizmente as mentalidades andam a mudar e sangue novo tem entrado naqueles paises. No entanto, a nivel de mentalidade muito têm de evoluir certos criadores (que infelizmente parecem não ter espelho em casa nem vergonha na cara).

O Serra estes ultimos anos têm-se expandido para o USA e vamos ver o que vai acontecer. Confesso que não estou muito optimista com o que se tem vindo a passar la (nomeadamente o encorajamento a importarem cães do UK).

Caso não sabem em Abril irá acontecer a maior monografica de molossos dos USA (contendo todas as raças de molossos ou parte molosso) e quem a vai julgar os Serras é uma criadora do Serras (proferindo no dia anterior uma palestra sobre a raça). Vamos lá ver o que sai daqui ..... Pessoalmente preferia ver lá um juiz que julgasse a raça em Portugal e que conhecesse bem o panorama da raça.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Andre_Brito
Membro Júnior
Registado: segunda mar 10, 2003 4:09 pm

sexta mar 21, 2003 9:50 am

Cindel,
Será pedir demais que depois nos informe quais os resultados dessa exposição monográfica?
Sim, porque estou curioso para saber se iremos ter outro “serra” italiano ... :?

Já agora, que aconteceu à tal juíza (se bem me lembro foi uma mulher que avaliou a raça)? Ainda continua a avaliar Serras? :?:
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 21, 2003 1:03 pm

Cindel,
Será pedir demais que depois nos informe quais os resultados dessa exposição monográfica?
Sim, porque estou curioso para saber se iremos ter outro “serra” italiano ...
Faço tenções de publicar os resultados no meu site (onde publico os resultados dos Serras nas expos mais importantes, se bem que neste momento não o tenho actualizado). De qualquer das formas, quando colocar os resultados no site ponho aviso aqui no forum. o site é http://www.caoserradaestrela.cjb.net

Até que tenho alguma esperança para esta monografica, até porque são poucos os Serras que irão participar ... mas logo vemos. Vamos torcer que corra pelo melhor
Já agora, que aconteceu à tal juíza (se bem me lembro foi uma mulher que avaliou a raça)? Ainda continua a avaliar Serras?
Sinceramente não sei como está este assunto ... Sei que vários foram os protestos mas não sei se tiverem algum impacto ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado abr 19, 2003 2:28 pm

Os resultados dessa exposição, tal como do MolosserStock 2003 ja foram actualizados no site em questão

http://www.caoserradaestrela.cjb.net
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado abr 19, 2003 2:43 pm

Cindel e fotos não há? E que tirando a Ponta da Pinta, é tudo estrangeiro, holandês, suponho. E estando a Holanda tão perto de Italia....
;)
Isabel
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado abr 19, 2003 6:01 pm

Cindel e fotos não há? E que tirando a Ponta da Pinta, é tudo estrangeiro, holandês, suponho. E estando a Holanda tão perto de Italia....

Isabel
Olá Isabel,

Fotos há. Poucas mas existem. Estão na pagina referente à monografica do clube da America ( Estrela Mountain Dog American Association). Aqui está o link directo : http://members.netmadeira.com/lianepere ... a_mono.htm
Monografica que decorreu no mesmo recinto e data que o MolosserStock 2003

Os resultados ... bom, só havia 6 Serra ;) . Infelizmente os nossos conhecidos Serras que dormem com cabras nao puderam participar.

Aqui está uma foto de todos os concorrentes

Imagem

E sim, são quase todos holandeses. 3 irmãos de ninhada, mais a mãe que se deslocou aos USA para participar (aqui fica o meu sincero parabens a Sietske), um Serra inglês (procurem aquele que tem mascara azul), e português so mesmo a Pastorale Ponta da Pinta ( a mais novita).

Sobre os resultados, bom é só opinioes pessoais e nao queria divulga-las aqui em praça publica. Se quiser avise que mando por PM
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado abr 19, 2003 10:05 pm

Os que mostraste ganhavam.-...
orpheus
Registado: sexta abr 18, 2003 2:36 pm

sábado abr 19, 2003 10:19 pm

Pena que os nossos amigos que "dormem com as cabras" não tenham ido :( Se fossem, sempre se podia dizer que concorreram "Serras da Estrela"!
Mascara azul?!?!?! Só mesmo '"Serras Ingleses" !!!
Miza
Membro Júnior
Registado: quinta abr 17, 2003 3:53 pm

domingo abr 20, 2003 4:25 pm

Esse cão é um dos mais procurados lideres hiraqquianos pelo E.U.A., a sua cabeça tá a prémio :lol:
Não me digam que não parece com um assassino
Miza
Membro Júnior

domingo abr 20, 2003 4:26 pm

Esse cão é um dos mais procurados lideres hiraqquianos pelo E.U.A., a sua cabeça tá a prémio :lol:
Miza
Membro Júnior

domingo abr 20, 2003 4:26 pm

Miza
Membro Júnior

domingo abr 20, 2003 4:27 pm

VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo abr 20, 2003 6:22 pm

Miza Escreveu: Esse cão é um dos mais procurados lideres hiraqquianos pelo E.U.A., a sua cabeça tá a prémio lol
Não teve piada.

Não estamos a falar de "raças perigosas" aqui...
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 20, 2003 6:51 pm

Esse cão é um dos mais procurados lideres hiraqquianos pelo E.U.A., a sua cabeça tá a prémio
:?:
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

segunda mai 05, 2003 8:57 pm

Continuando o jogo, alguem se atreve a descobrir a raça deste canito ?

Desta vez nao é estrangeiro, mas sim portugues

Imagem
Responder

Voltar para “Cães”