Infecção urinária e pedras nos rins

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

sexta nov 09, 2007 3:21 pm

Oh AnaPonei devias ficar orgulhosa dos teus bichanos :wink:!
Afinal é uma forma de eles te demonstrarem as suas habilidades.
Por acaso as minhas não trazem as suas presas :lol: para o meu colo, mas também dão com as patinhas nas moscas mesmo que elas já estejam a dar as últimas. Sádicas :lol:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

sexta nov 09, 2007 4:57 pm

Boa tarde

Eu não queria desvirtuar o tópico. :oops:
Mas falando nas moscas, serão elas prejudiciais para a saúde dos gatos?

As minhas meninas também gostam de caçá-las, mas por vezes reparo que comem-nas :x
Não sei se faz mal ou não, principalmente aquelas grandonas "varejeiras".
Alguém até que ponto são prejudiciais? Falo de moscas e outros insectos que surgem em nossas casas (borboletas, aranhas, traças ....).

Obrigada
Twiguy
Membro Veterano
Mikas (gata)
Marta (gata)

sexta nov 09, 2007 4:59 pm

E falando até nas larvas de mosca, poderão elas entrar no organismo de um gato e prejudicá-lo?
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

sexta nov 09, 2007 6:36 pm

AnaPonei Escreveu:os meus não, gostam só de saltar e correr atrás delas! E nota-se que ficam desiludidos quando eles param de mexer... hihihi dão-lhe com a patinha a ver se mexem e tudo!
A minha Klara é igual, adora andar a caçar moscas, mosquitos e aquelas borboletitas pequenas que aparecem nas casas na altura do verão, no entanto não mata nem come, apenas quer brincar :wink:

Também fica meio desapontada quando os bichitos não correspondem à sua brincadeira, então lá vai ela dar uns toques com a patinha :lol:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta nov 09, 2007 8:11 pm

Twiguy Escreveu:E falando até nas larvas de mosca, poderão elas entrar no organismo de um gato e prejudicá-lo?
Qualquer insecto é hospedeiro de parasitas...logo é também transmissor dos mesmos... mas que, se forem a nível intestinal controla-se, neste caso; nos gatos, com os conhecidos desparasitantes aplicados em casa ou no Veterinário.
AnaPonei Escreveu:Os meus fazem bastante exercício diário na "apanha da mosca" :lol: :lol: Pobre do mosquitinho que entrar lá em casa... Já para não falar nos morcegos... :D Além da rotina diária de darem a volta à casa a correr como cavalos milhentas vezes, a caça ao insecto também é um bom passatempo e desporto felino acolhido lá em casa :D
Tem graça que em minha casa quem deu caça aos morcegos... não foram os gatos, mas sim eu! Deixei logo de ter certos prejuizos :lol: :lol: :lol: Os meus gatos achavam-nos tão estranhos que nem se mostravam :D e deixaram comigo a tarefa de lhes dar caça :P :lol: :lol: :lol: mas, foi "remédio santo". Nunca mais "tais morcegos me invadiram a casa" :P :lol: :lol: :lol:

Quanto a exercício, sempre usei o laser mas verdade se diga que, nunca gostei de falar disso nem nunca aconselhei para se brincar usando-o nos os gatos porque pode haver alguém menos cauteloso e o laser tem radiações que afectam o sistema neurológico, a qualquer ser vivo, se usado indevidamente e, como nunca se sabe ao certo quem lê certas recomendações e o que possam fazer...preferi, até agora nunca aconselhar a tal brincadeira :wink: mas que é uma das formas mais radicais de os incentivar à brincadeira e consequentemente exercício, lá isso é!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

sábado nov 10, 2007 9:44 pm

Peço perdão por vos cortar a amena cavaqueira, mas como referi no tópico das escovagens dentárias, ontem fui com os meus meninos ao veterinário e desconfia-se que têm os tais cristais na urina... :cry: Vim de lá mais doente que eles! :cry: Encontrei sangue na areia e fui logo com eles ver o que se passava! O vet está na esperança que seja "só" da ração e que mudando a coisa estabilize... Acho que vou voltar para a pro plan que é a que melhor lhes fez, mto embora eu ache que não é a mais completa porque eles passavam a vida a miar por mais... Vamos ver o que mostram os resultados das análises... E é aqui que surge outra acrobacia! Tirar amostras de urina a cada um!!!! :o O vet queria anestesiá-los para proceder à recolha só que eles estavam com a bexiga vazia, então resolver dar-me frasquinhos e "TPC"... As fezes (que também vão para analisar porque estão moles) é fácil porque até podem ir com areia, agora a urina... :? Eu acho que se me trancar com eles 2h no wc acabo por conseguir umas pinguitas, mas se houver por aí alguma alma caridosa que já tenha efectuado esta obra de arte e me queira sugerir algum truque, sou toda ouvidos, olhos, dedos, tudo!!! :lol:
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado nov 10, 2007 11:18 pm

Olá Ana.

Estou precisamente com um caso idêntico entre mãos com o "meu" Peewee. Ontem tive que recolher a urina pois vi o gatinho muito triste e achei pouca urina na caixa além de que mesmo a ração não estava tão gasta... logo fiquei de olho nele e deixei-lhe um alguidar vazio, mesmo sem nada, nem areão nem nada só para ver se ele lá iria fazer pois já não seria a primeira vez que ele urinava no alguidar, anteriormente. E, lá encontrei urina dele. Era bem concentrada e por vias de dúvidas recolhi-a com uma seringa e levei á Vet. A conclusão foi a de imensos cristais na urina. Também os vi através do microscópio e eram imensos. Não percebo porque razão esteja isto a acontecer uma vez que desde que o amiguinho dele come ração Urinary, que o Peewee também a come.
Já se fosse a renal, sendo ele um gato sem esse problema, sei que lhe poderia, a longo prazo, causar alterações no PH da urina e consequentemente os cristais..mas, ganhá-los com esta ração (urinary), é mesmo estranho. Agora ando de olho nele..

Para recolher a urina do seu, pode experimentar retirar-lhe a caixa do areão e colocar-lhe um alguidar vazio, a ver se ele lá irá fazer? Senão, há em algumas clínicas Veterinárias uns pequeninos sacos de um "areão" especail, penso que de cilicone mas não o de absorção... aliás, este a que me refiro não absorve mesmo nada já para se poder proceder à recolha da urina. Fale com a vet se terão deste que falo... ou telefone para algumasd clínicas que pode ser que tenham.
São uns saquitos muito pequenos e que por conterem tão pouca quantidade... a maioria dos gatos nem sequer fazem uso dele quando se coloca só um saquito... então, se comprar, compre mais que um saco. Custam à volta de 5€ cada um mas, tem a vantagem de poder lavar, muito bem, após utilização, num passador e depois desinfectar com alcoól e deixar secar até nova utilização.

Se por acaso ele não fizer no alguidar sem nada...coloque toalhas de papel branco em tiras. Sempre fica alguma quantidade de urina por absorver, no fundo do alguidar e que dá para recolher apesar de não tanta quantidade como se fosse com o tal "areão" que mencionei...!

As melhoras,

Leo

PS- já agora, katusha006, como vai a gatinha?
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Twiguy
Membro Veterano
Mikas (gata)
Marta (gata)

domingo nov 11, 2007 12:49 am

A uns anos atrás a minha Twiguy teve uma infecção urinária e também tive de recolher uma amostra de urina. Na altura também perguntei ao vet e ele deu-me essa dica do papel em tiras e deu resultado, a urina ficou no fundo e retirei com a ajuda de uma seringa.

Desejo-lhe boa sorte e as melhoras para os seus meninos.
AnaPonei
Membro Veterano

domingo nov 11, 2007 12:17 pm

Obrigada pelas dicas! :) Vou-me dedicar a isso a ver como corre!
Ana Paula
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

domingo nov 11, 2007 12:26 pm

AnaPonei Escreveu: ontem fui com os meus meninos ao veterinário e desconfia-se que têm os tais cristais na urina... :cry: Vim de lá mais doente que eles! :cry: Encontrei sangue na areia e fui logo com eles ver o que se passava! O vet está na esperança que seja "só" da ração e que mudando a coisa estabilize... Acho que vou voltar para a pro plan que é a que melhor lhes fez, mto embora eu ache que não é a mais completa porque eles passavam a vida a miar por mais... Vamos ver o que mostram os resultados das análises...
Espero que tudo corra bem com os teus meninos e que fiquem bons num abrir e fechar de olhos :wink:.
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
AnaPonei
Membro Veterano

domingo nov 11, 2007 12:59 pm

jcmac Escreveu:
AnaPonei Escreveu: ontem fui com os meus meninos ao veterinário e desconfia-se que têm os tais cristais na urina... :cry: Vim de lá mais doente que eles! :cry: Encontrei sangue na areia e fui logo com eles ver o que se passava! O vet está na esperança que seja "só" da ração e que mudando a coisa estabilize... Acho que vou voltar para a pro plan que é a que melhor lhes fez, mto embora eu ache que não é a mais completa porque eles passavam a vida a miar por mais... Vamos ver o que mostram os resultados das análises...
Espero que tudo corra bem com os teus meninos e que fiquem bons num abrir e fechar de olhos :wink:.
Obrigada :)
Ana Paula
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo nov 11, 2007 2:36 pm

quando o pinóquio teve uma i.u., sangrava tanto, que teve de ficar internado. ainda estou para saber como chegou aquele estado :cry:
katusha006
Registado: quarta nov 07, 2007 9:16 am

domingo nov 11, 2007 5:08 pm

Como sabem a minha gatinha está com uma infecção urinária. Fui à clinica em telheiras "Nações unidas" e comprei o tal saquinha que a anteriomente se falou em que já continha um tubo para colocar a urina para levar para análise juntamente com um balão para retirar a urina. Custou-me 3,5 €. Se calhar ainda vou comprar outro saco, apesar da medica dizer-me que bastava um.

Agora tou a dar à kika ração urinary e no meio ração renal tb, pq ela tem uma pedrinha em cada rim.

Desejo as melhoras e sei bem o que isso nos custa. Eu tive uma semana inteira a levar a kika ao veterinario e a ter que a deixar lá para receber soro, porque já estava desidratada. Custou-me imenso, acreditem. Principalmente quando ela me olhava com aqueles olhinhos verdes, como podem ver pela foto, acho eu, a perguntar-me porque a teria que a deixar lá, n sei. Sei que fui trabalhar, mas a cabeça não estava lá.
AnaPonei
Membro Veterano

domingo nov 11, 2007 7:52 pm

katusha006 Escreveu:Como sabem a minha gatinha está com uma infecção urinária. Fui à clinica em telheiras "Nações unidas" e comprei o tal saquinha que a anteriomente se falou em que já continha um tubo para colocar a urina para levar para análise juntamente com um balão para retirar a urina. Custou-me 3,5 €. Se calhar ainda vou comprar outro saco, apesar da medica dizer-me que bastava um.

Agora tou a dar à kika ração urinary e no meio ração renal tb, pq ela tem uma pedrinha em cada rim.

Desejo as melhoras e sei bem o que isso nos custa. Eu tive uma semana inteira a levar a kika ao veterinario e a ter que a deixar lá para receber soro, porque já estava desidratada. Custou-me imenso, acreditem. Principalmente quando ela me olhava com aqueles olhinhos verdes, como podem ver pela foto, acho eu, a perguntar-me porque a teria que a deixar lá, n sei. Sei que fui trabalhar, mas a cabeça não estava lá.

Pois... :? :roll:
Ana Paula
Cris2
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2007 1:51 am

domingo nov 11, 2007 11:01 pm

O Spoky ke é um dos gatos da minha filha também tem esse problema.
Foi detectado o ano passado e passou por todo o processo ke já descreveram. Análises de sangue, urina e fezes e fez também antibiótico.
Neste momento o Spoky está controlado, mas além de comer a ração ke é comprada no Vet só pode beber agua do Luso e fazer exercio.
Com esta ração e agua ele está mt. bem.
Desejo as melhoras para os doentinhos e ke tudo corra bem
Beijinhos e boa noite.
Responder

Voltar para “Gatos”