entrada de animais em praias ou em estabelecimentos comerciais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

O que acha da entrada de animais nas praias

sim
109
73%
nao
40
27%

Total de votos: 149
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

domingo nov 11, 2007 8:33 pm

bem, eu nem sequer votei, pois já sei que este é aquele tipo de votação que gera discussão, ondas de má educação e grosseria.

em relação á pergunta, eu tenho a minha opinião que não gosto de impingir a ninguem.

não levo os meus cães á praia em plena época balnear, por várias razões. 1ª- é péssimo para a saúde dos cães. o calor faz mal, os animais stressam por terem que estar sempre presos, e acabam por nos irritar a nós tb. não sou como uns e outros que vão descansadinhos para a praia e deixam os cães presos no carro, arriscando-os assim a um golpe de calor!
2ª- apesar de eu adorar cães, não me posso admirar que hajam pessoas que não só não gostam, como não os toleram. essas pessoas não são obrigadas a aturar os meus cães. tenho que respeitar o espaço delas, tal como gosto que respeitem o meu.

agora, se falarmos numa praia deserta, ao fim da tarde, com o calor já a desaparecer, aí já é outra historia!! :D

no outono e inverno é raro o fim de semana em que não agarro na minha Yasha e vamos passear para a Nazaré. a praia norte é fantástica para os cães darem a sua corrida :wink:
nolimits
Membro
Registado: quinta nov 08, 2007 2:32 pm
2 Tartarugas do mississipi
6 Molly preta
2 Botia Palhaço
3 Néon

segunda nov 12, 2007 11:07 am

Vou aqui tentar deixar o meu ponto de vista e tentar não ferir ninguém.

-Não, Cães e multidões não são uma boa mistura, e en caso de muito calor ainda pior pois os animais estão a stressar.

-Sim, Cães na praia ao fim da tardinha é muito bom, aproveitem levem as Marias ou os Manéis e sempre uma saida romântica o por do sol na praia mais sozinhos.

Quanto a sermos um povo menor que os outros como aqui se quer fazer passar a menssagem, isso eu já acho mal, pois somos um povo como todos os outros com bons e maus elementos, ou vejamos, Espanhóis (atenção eu adoros e tenho muitos amigos lá), mais civilizados com os cães, no entanto tem o problema dos atentados, melhores que nós nop nem por isso, Italianos muito civilizados, mas nada como a bela máfia e muita falcatrua, melhores que nós, nop nem por isso, Fraceses, muito amor e carros ensendiados, melhores que nós nem por isso.

Resumindo todos os povos tem coisas boas e coisas más, Cabe a cada um de nós melhorar o que está mal.
goodangel
Membro Veterano
Registado: sexta ago 31, 2007 12:18 pm

terça nov 13, 2007 8:25 am

nolimits Escreveu:Vou aqui tentar deixar o meu ponto de vista e tentar não ferir ninguém.

-Não, Cães e multidões não são uma boa mistura, e en caso de muito calor ainda pior pois os animais estão a stressar.

-Sim, Cães na praia ao fim da tardinha é muito bom, aproveitem levem as Marias ou os Manéis e sempre uma saida romântica o por do sol na praia mais sozinhos.

Quanto a sermos um povo menor que os outros como aqui se quer fazer passar a menssagem, isso eu já acho mal, pois somos um povo como todos os outros com bons e maus elementos, ou vejamos, Espanhóis (atenção eu adoros e tenho muitos amigos lá), mais civilizados com os cães, no entanto tem o problema dos atentados, melhores que nós nop nem por isso, Italianos muito civilizados, mas nada como a bela máfia e muita falcatrua, melhores que nós, nop nem por isso, Fraceses, muito amor e carros ensendiados, melhores que nós nem por isso.

Resumindo todos os povos tem coisas boas e coisas más, Cabe a cada um de nós melhorar o que está mal.
exactamente, cabe a cada um de nós melhorar, mas em termos de humanidade e responsabilidade com os animais o nosso pais tem muito que aprender, e nao penso que ninguem quer passar a msg que portugal é menos que os outros embora nestas questoes o seja, portugal é o meu pais de origem do meu coraçao mas sei muito bem como é la e aqui, e quanto a atentados da eta agora até tem sedes no algarve, carros encendiados tambem ha em portugal e mafia basta olhar para o futebol, mas nao é isso que estavamus aqui a debater, penso eu, defeitos é logico que os ha em todo o lado mas quando se quer fazer ver alguma coisa nao se vai falar dos defeitos mas sim das qualidades, e sim concordo que prai com 40 graus é dose para um cao, mas porque a proibiçao de entrada em tanto sitio? porque é que cada vez que quer ir a qualquer lado tem de se informar primeiro se o cao entra ou nao? o meu cao nao é so para me fazer companhia dentro de casa ou para passear ao ar livre, normalmente depois de uma caminhada sabe bem um cafesito e la esta procura cafe que deixe entrar o dito cujo, ja me aconteceu nao com o meu cao mas com o de um amigo meu o dono do cafe dizer que se fosse um caniche podia mas rotwailer nem pensar. sorry mas nao acho bem. :)
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça nov 13, 2007 9:57 am

Levo o meu cão para a praia comigo sempre. claro que vou para praias de dificil acesso por isso quase desertas. Entre Troia e a Comporta existe um areal imenso que permite mesmo em época balnear grandes espaços entre banhistas.Águinha com fartura um chapéu de sol só para ele e defenitivamente areia e mar são do melhor que lhe posso porporcionar. Este cão adora praia acima de tudo... mas estas praias...
Praias com gente atafulhada onde temos que pedir licença para pôr o pé, onde temos o nariz em cima do pézinho perfumado do vizinho do chapéu quase em cima do nosso, onde ouvimos gritar para chamar a criancinha para vir pôr o "creme ", o senhor robusto que passa a pingar e a dizer que a água está boa mas quando o bendito salpico nos atinge apercebemo-nos que é ele a armar-se, as abençoadas geleiras (ah! as geleiras! ) ficarmos a saber que a cunhada da vizinha da tia da senhora de fato de banho encarnado está com uma inflamação.....etc,etc...Praias destas realmente não precisam lá de cães...
Quanto a centros comerciais a confusão a mim faz-me dores de cabeça imagino ao cão...
amil
Registado: sexta mai 19, 2006 1:22 pm

sexta jun 26, 2009 3:25 pm

Não vejo qualquer problema em pessoas sãs e responsaveis, porque só essas é que devem ter cães, levarem os seus animais para uma praia sossegada.
Obviamente que isso implica cuidados. Mas esses cuidados são exactamente os mesmos que devemos ter quando andamos com eles na rua, em parques, ou em jardins públicos.
Há ainda que pensar que nem toda a gente é do sul litoral, ou seja, há muita gente que vai passar férias para essa zona com o cão e, por isso, é normal que queira ir com ele para a praia, até porque não tem onde o pôr porque está no campismo ou autocaravana...
Obviamente que quem gosta de praias tipo albufeira/vila moura/rocha e afins, deve deixar o cão na casa que lá aluga.
Sinceramente essa imagem do português "correcto" a generalizar sobre o povo português que não tem civismo já cansa!
Parem de fazer criticas aos outros e contribuam para acabar com o preconceito contra os nossos fieis amigos!
Se em Espanha já há praias onde os cães podem andar à vontade, porque é que aqui não pode haver?!
Até lá vão para as não vigiadas e/ou as naturistas que lá ninguém chateia.
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

sexta jun 26, 2009 4:03 pm

O ser humano nao tem consciencia nem responsabilidade,isso no geral,por isso há imensas regras com logica e sem.Eu sou a favor de levar o cao a praia (fora da epoca balnear,claro pk é melhor,menos calor,menos gente,etc...),mas tudo com um minímo de consciência: sacos para apanhar os dejectos feitos por eles é das coisas + importantes,pois há pessoas que ja na rua deixam as necessidades dos animais no meio do passeio,qto mais...
Sempre k vou passear a Kyara,la levo o sakinho cmg.
Mas voltando ao assunto,ja pensei em levar a minha cadela po rio,mas tenho medo se serão seguros ou nao.bom tb m dirao k ha praias k tb n o sao...
Tb ja li algures k em espanha,costa pos lados de barcelona,existe 1 praia onde os caes podem ir a vontade e pelo k li aki neste topico ja ha nesse país tb um centro comercial.Há exemplos que Portugal podia e devia seguir e nao segue...ou entao vai segui-los daki a 50 anos...enfim...

cumprimentos a todos
marizacruz
Membro Veterano
Registado: terça nov 25, 2008 6:27 pm

sexta jun 26, 2009 4:08 pm

Tweenie Escreveu:O ser humano nao tem consciencia nem responsabilidade,isso no geral,por isso há imensas regras com logica e sem.Eu sou a favor de levar o cao a praia (fora da epoca balnear,claro pk é melhor,menos calor,menos gente,etc...),mas tudo com um minímo de consciência: sacos para apanhar os dejectos feitos por eles é das coisas + importantes,pois há pessoas que ja na rua deixam as necessidades dos animais no meio do passeio,qto mais...
Sempre k vou passear a Kyara,la levo o sakinho cmg.
Mas voltando ao assunto,ja pensei em levar a minha cadela po rio,mas tenho medo se serão seguros ou nao.bom tb m dirao k ha praias k tb n o sao...
Tb ja li algures k em espanha,costa pos lados de barcelona,existe 1 praia onde os caes podem ir a vontade e pelo k li aki neste topico ja ha nesse país tb um centro comercial.Há exemplos que Portugal podia e devia seguir e nao segue...ou entao vai segui-los daki a 50 anos...enfim...

cumprimentos a todos
oh mulher tens de vir mais vezes a aveiro..temos um centro comercial onde os canitos sao permitidos..mas ir la fazer o que com eles?!ahh e nao tou a falar do forum aveiro...esse como é arejado acho que tambem nao ha problema...

e da praia..bem...sou da opiniao que nao..para que?!com este calor e com tanta gente?so dar uma voltita agr tar la a fazer praia..valha-nos e que nem nos deveriamos tar la a torrar quanto mais um cao..
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sexta jun 26, 2009 4:17 pm

amil Escreveu:Não vejo qualquer problema em pessoas sãs e responsaveis, porque só essas é que devem ter cães, levarem os seus animais para uma praia sossegada.
Obviamente que isso implica cuidados. Mas esses cuidados são exactamente os mesmos que devemos ter quando andamos com eles na rua, em parques, ou em jardins públicos.
Há ainda que pensar que nem toda a gente é do sul litoral, ou seja, há muita gente que vai passar férias para essa zona com o cão e, por isso, é normal que queira ir com ele para a praia, até porque não tem onde o pôr porque está no campismo ou autocaravana...
Obviamente que quem gosta de praias tipo albufeira/vila moura/rocha e afins, deve deixar o cão na casa que lá aluga.
Sinceramente essa imagem do português "correcto" a generalizar sobre o povo português que não tem civismo já cansa!
Parem de fazer criticas aos outros e contribuam para acabar com o preconceito contra os nossos fieis amigos!
Se em Espanha já há praias onde os cães podem andar à vontade, porque é que aqui não pode haver?!
Até lá vão para as não vigiadas e/ou as naturistas que lá ninguém chateia.
Este tópico veio mesmo la do fundo do baú :lol:

Se fosse permitido cães na praia, tanto donos responsaveis como irresponsáveis os iam levar...
Faço-lhe uma sugestão, passeie a pé pelas ruas de Coimbra...poderia sugerir muitos outros sitios mas este é o caso que conheço melhor, e tente não acertar nos cocós dos cães, é por todo lado...É raro o dono que tem a responsabilidade de os apanhar...Há ruas que são verdadeiros terrenos minados...Há dias, ia a caminho da faculdade e a minha frente ia um individuo a passear o cão, o bicho, de vez em quando tentava evacuar, fazia um bocado, mas o dono impaciente puxava a trela e o desgraçado do cão nem conseguia acabar e ia deixando um rasto de mer** ao longo do caminho...E acha que o dono se preocupou minimamente em apanhar alguma coisa?Qual que?A noite ou ao outro dia passeia o cão pelo mesmo sitio para aumentar a porcaria...E infelizemente, a grande maioria dos donos são assim...Imagine numa praia...Era um atentado a saude publica, ja para não falar no perigo do cão sujeito a stress poder atacar alguem...

Cães em praias cheias de gente, o meu voto é definitivamente "não"
Na minha opinião, quem quer levar os cães a praia deve procurar uma praia deserta, assim, fica satisfeito quem não gosta de cães na praia, fica satisfeito o dono porque pode ir a uma praia com o cão sem incomodar ninguem e sem ouvir coisas desagradaveis e fica contente o cão que não é empurrado para o meio de uma multidão...

Deve ter-se tambem em atenção que a praia pode ser um sitio desagradavel para os cães...faz muito calor e há poucas sombras, deve-se ter sempre o cuidado de evitar levar o cão para a praia nas horas mais quentes...
sweetdog
Membro
Registado: terça mai 26, 2009 1:15 pm

sexta jun 26, 2009 7:23 pm

Eu acho que os nossos cães poderiam ir a praia mas não na epoca balnear nem quando esta muito calor, acho que a melhor epoca é quando esta a chegar a primavera, não esta muito calor, já esta solinho e principalmente não há ninguem nas praias!

Cumps
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

sexta jun 26, 2009 9:39 pm

Desculpa dizer te mas és irresponsavel,onde ja se viu deixar um cao fechado dentro dum carro em pleno verao?! E mais...tar na praia a curtir...
Valha te Deus!
isamarpercra
Registado: quarta jan 28, 2009 1:00 am

sábado jun 27, 2009 4:57 am

Peço desculpa,mas.. não percebi bem a idéia do tópico...!

A idéia é mesmo a de debater uma realidade vivida por todos nós, q são as idas ou não idas ás praias e espaços comerciais acompanhados pelos nossos animais.. Visto q gostamos q eles nos acompanhem no nosso pouco tempo de lazer e lhes queremos proporcionar mais do q o simples passeio p se aliviarem?
Ou a idéia é a de culpabilizar alguém (os responsáveis pelas proibições), pela falta de responsabilidade q cada indivíduo tem p com o seu animal? Acho q no fundo a última idéia é a q + se aplica mas essa é indiscutível.

No entanto, para além de constatar q, felismente, há mts pessoas q partilham das mesmas preocupações e idéias q eu, não pude deixar de me fartar de rir pq realmente...ás vezes é preferivel digerir algumas coisas c 1 certo tipo de humor senão andávamos todos á lambada.

Ao autor,
Como responsável máximo q deveria ser,p um ser vivo q diz ser seu e que até o levou de férias consigo (afinal até se julga responsável pq não o abandonou nesta altura, infelismente, tão crítica nesse sentido) já ouviu falar, entre outras coisas, de Hipertremia e Morte?
Já se imaginou, fechado, sem uma única entrada de ar p respirar, ser obrigado a respirar o mesmo ar quentíssimo..saturado, de um reduzido espaço..sentir todo o seu corpo a inundar de suor, temperatura q teima em não descer, sequioso por uma garrafa de água e não ter uma única gota q lhe humedeça os lábios......e ser deixado nesse martírio pela única pessoa q gosta de si.....durante horas? ... MAIS.. em vários dias..não consigo nem quero sequer imaginar quantos.

Aconselho-o vivamente, a si e a outros possíveis responsáveis, pelo infeliz acto, de fazerem este exercício de meditação,ou se lembrarem desse infeliz acidente, todas as vezes q abrirem 1janela, se refrescarem, transpirarem ou beberem água. Será auto-tortura? Não! Pois tudo não passará de pensamentos q esquecerão em breves segundos. Ao passo q o "Bebé" associará essa tortura por q passou sempre q se sentir fechado, quente,sequioso e sozinho..

Em relação ao q realmente interessa:
Lamento os donos poderem escolher o animal e o animal não poder escolher o seu dono.

As proibições só se aplicam pq há quem insista em ser irracional.

Não consigo conceber a idéia de q, o meu cão não pode frequentar a praia (até pq vivo numa zona só de praias) pq práticam/ todas elas tem dísticos proibitivos p ele, ... quando todos os seres humanos podem!
Eu explico:
O meu cão tem vacinas em dia, desparasitaç inter e externas, é devidament cuidado,escovado,chip..e alguém responsável por ele q o acompanha!! É-lhe vedado o acesso!
A maior parte do ser humano tem problemas de saúde e de higiene. Tem micoses, pé de atleta, fungos q c o calor é do melhor.. Fumam no areal e lá depositam as beatas.. Urinam no areal e na água onde nós e os nossos filhos se deliciam c o banho e engolem pirolitos fruto das brincadeiras e do nadar.. E as fezes, sim, as fezes q se encontram bem perto das passadeiras do areal, fruto de insolentes q durante a noite usam o areal p satisfazerem as suas necessidades, fazerem sexo e deixarem lá os preservativos, p curtirem umas pielas e deixarem lá as garrafas ou apenas vidros ou vestígios de seringas... Mesmo q a praia pareça limpa pq o lixo já foi retirado..estará mesmo limpa?
Não estou a falar de praias de um submundo qualquer. Estou a falar de uma realidade que existe 1pouc p toda a costa portuguesa..apesar das bandeiras azuis, apesar das proibições, apesar das multas.

Qt a proibições, são um mal necessário e lamento-as.
Os cafés e wc públicas junto ás praias existem por algum motivo! - Não há necessidade de a maior parte das pessoas manifestarem a sua verdadeira essencia badalhoca.. sim, pq treinamos hábitos de higiene nos animais mas o ser humano (..enfim!)

Ah, e sacos e saquinhos existem em todo o lado p retirar do chão os dejectos dos nossos amiguinhos. Se acontecesse em casa não se apanhava?!
P os desculpáveis, q se queixam de não haver em numer suficient ou nas devidas condições as boxes de saquinhos nos passeios ou jardins, existe nos hipermercados e Lj d animais, um porta chaves pequeno, no feitio de balde de lixo no qual se insere um rolo de mts saquinhos pretos pequenos próprios p o efeito. Não pesa,pode estar preso á trela,coleira ou pq não ser o servir msm de porta chaves??Assim não se esquece e não há desculpas..
------ Nos hipers custa €1 ------

Se eu quiser levar o meu cão comig qd vou beber 1 café .. levo!
Obviament q ele tem de fazer as necessidades antes e sem stress e depois, tenho de escolher o sítio indicado q sirva aos dois.. eu tenho o dístico de não fumadores q me veda a "estadia" e ele tem o dístico pq tem 4patinhas. Nos outros locais a idéia é a mesma..a base do respeito. A amizade, o respeito e o amor sugerem cumplicidade e fidelidade e é isso q nos aproxima deles e nos torna merecedores ou não do seu respeito.

Este assunto dá pano p mangas pq é mais q óbvio q todos nós gostamos de levar os cães á praia p exercitarem e se sentirem mais soltos. A questão não se prende c o nosso interesse mas sim com as atitudes medíocres da maior parte das pessoas.

Não há bela sem senão!
amil
Registado: sexta mai 19, 2006 1:22 pm

sábado jun 27, 2009 12:07 pm

Se fosse permitido cães na praia, tanto donos responsaveis como irresponsáveis os iam levar...
Faço-lhe uma sugestão, passeie a pé pelas ruas de Coimbra...poderia sugerir muitos outros sitios mas este é o caso que conheço melhor, e tente não acertar nos cocós dos cães, é por todo lado...É raro o dono que tem a responsabilidade de os apanhar...Há ruas que são verdadeiros terrenos minados...Há dias, ia a caminho da faculdade e a minha frente ia um individuo a passear o cão, o bicho, de vez em quando tentava evacuar, fazia um bocado, mas o dono impaciente puxava a trela e o desgraçado do cão nem conseguia acabar e ia deixando um rasto de mer** ao longo do caminho...E acha que o dono se preocupou minimamente em apanhar alguma coisa?Qual que?A noite ou ao outro dia passeia o cão pelo mesmo sitio para aumentar a porcaria...E infelizemente, a grande maioria dos donos são assim...Imagine numa praia...Era um atentado a saude publica, ja para não falar no perigo do cão sujeito a stress poder atacar alguem...

Cães em praias cheias de gente, o meu voto é definitivamente "não"
Na minha opinião, quem quer levar os cães a praia deve procurar uma praia deserta, assim, fica satisfeito quem não gosta de cães na praia, fica satisfeito o dono porque pode ir a uma praia com o cão sem incomodar ninguem e sem ouvir coisas desagradaveis e fica contente o cão que não é empurrado para o meio de uma multidão...

Deve ter-se tambem em atenção que a praia pode ser um sitio desagradavel para os cães...faz muito calor e há poucas sombras, deve-se ter sempre o cuidado de evitar levar o cão para a praia nas horas mais quentes...[/quote]

Mas o que acabou de dizer, é exactamente o que eu disse, mas por outras palavras.

Não vejo qual o sentido de discutir se se devia permitir levar cães para a praia.
Para discutir isso, temos que discutir se devemos levar os cães para a rua, para os jardins, para o parque da cidade, etc...
O cuidado a ter em todos esse locais públicos deve ser sp o mesmo. Ou seja, como muito bem disse, andar prevenido com sacos, trela, identificação, vacinas em dia, seguro de responsabilidade civil, etc...
Devemos, nós donos de cães que cumprimos a lei e respeitamos os outros, lutar para que todos os donos de cães sejam cumpridores e zelosos; e não critica-los e optar pelo mais fácil que é dizer não a tudo.
Obviamente, e tal como já tinha dito, há praias e praias. Eu, por exemplo, vivo numa cidade com praia, mas em Julho e Agosto não levo a minha cadela para esta praia, pq está cheia de gente, mas qd vou passar férias para o Alentejo levo-a sp cmg para a praia (deserta, ou c mt pouca gente).
isamarpercra

sábado jun 27, 2009 4:11 pm

Sem dúvida alguma. Partilho inteiramente da sua opinião, no entanto penso que essa luta passa também por, evidenciar a nossa opinião, apesar de podermos achar q é indiscutível e, por este motivo, este tópico ja teve até agora 2486 visionamentos e apenas 42 respostas. Eu própr era p não resp pq entendo q o óbvio não se debate mas há, infelismente, e mts donos q mesmo sabendo das suas responsabilidades, opinião pública (..) mantém a mesma posição de sempre - de irresponsabilidade. E mesmo, vendo e apreciando o melhor exemplo dos outros.. continuam na sua prespectiva. Isto sim é de lamentar.
Pois..daí a luta! Lá diz o ditado: " Pedra mole em água dura, tanto bate até q fura".
Bom fim de semana a todos.
isamarpercra

sábado jun 27, 2009 4:34 pm

Gostei dos vídeos ..
Responder

Voltar para “Cães”