thebigO Escreveu:Nunca li nenhum tópico nem nunca ouvi ninguem falar deste assunto. Deixo aqui a questão.
Ainda na 1ª página deste fórum está um dos vários tópicos já abertos sobre este assunto
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=48975
Em relação a colocar ou não o guizo, creio que é um daqueles temas em que tudo depende do dono e das circunstâncias...
Se por um lado é um descanso para o dono pois sabe sempre onde o bichano se encontra, por outro acaba por ser bastante incomodativo para o dono e em especial para o animal, cuja audição é extremamente sensitiva e bastante superior à do ser humano!
Pesando os prós e os contras sou contra a sua utilização

Tal como disse anteriormente no tópico supra citado, os guizos foram concebidos e são utilizados para comodidade dos donos, pois aos gatos não fazem falta absolutamente nenhuma, antes pelo contrário, já que o seu instinto caçador fica desde logo perturbado... Acabamos por interferir no instinto predador inerente aos felinos

Sim há gatos que parecem não se sentir incomodados e podem até nem se queixar, mas sem dúvida que é incomodativo, basta pensar nos exemplos que aqui deixaram
Não critico que usa guizo nos seus animais, mas eu pessoalmente não ponho e tenho a certeza que a minha Klara agradece