Clarificar dragão barbudo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

LenaLeal
Membro
Registado: sexta out 20, 2006 1:20 pm
Localização: 1 cobra,2 porquinhos da india,3 chinchilas,3 cágados,1 canário,3 peixes,1 husky,1 caniche,1 pequinoi

terça nov 13, 2007 12:32 pm

Pois, era isso que eu desconhecia, que a lampada não dava luz
Podem considerar burrice, mas não entendo muito disto por isso pergunto para, desta vez, fazer tudo correcto.
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

terça nov 13, 2007 1:05 pm

Existem várias lampadas de aquecimento, e uma que apesar de ser cara, é a melhor opção que é a de ceramica, mas durate mt mais que uma lampada que emita luz
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

terça nov 13, 2007 1:53 pm

nao é burrice , é mero desconhecimento.o facto de expores as duvidas com essa naturalidade e franqueza revela tudo menos estupidez .
se o terrario é de vidro, o q ja de si é um erro , em minha opiniao , tens 2 soluçoes :
ou forras o vidro a algum material q retenha calor - madeira cortiça etc e mantenho a minha ideia q uma uvb 10.0 centrada a 10cm do solo e uma lampada de ceramica a 15cm do solo basta .
ou mantem-se a lampada uvb 10.0 nas mesmas condiçoes e altera-se a potencia da ceramica para 100w , de preferencia controlada por um termostato pq , insisto , criará um pto de calor acima dos 35º .alem disso a altura ao solo terá de subir de 15 para 20cm provavelmente .

Num terrario de vidro a perda de calor é tal q a ceramica terá de estar ligada 24h/dia se bem q intermitente durante pequenos periodos nocturnos novamente pela acçao dum termostato .
Tb a humidade será bastante mais elevada num terrario de vidro do q na 1ª opçao .

Assim eu optaria decisivamente pela 1ª alternativa/soluçao .
isto é uma opiniao n estou aqui a contrariar as opinioes de ninguem nem tao pouco à procura de qq tipo de polemica .
TMSurfer
Membro Veterano

terça nov 13, 2007 2:22 pm

Mas se ja compraste o terrário de madeira, mete as paredes com cortiça, vai reter o calor :)
LenaLeal
Membro
Localização: 1 cobra,2 porquinhos da india,3 chinchilas,3 cágados,1 canário,3 peixes,1 husky,1 caniche,1 pequinoi

terça nov 13, 2007 2:40 pm

Não, o terrário que comprei é de vidro.

O local onde vai ficar, é relativamente quente, mas de qualquer maneira irei forrá-lo com cortiça.

E mais uma vez, obrigado pela paciência de esclarecerem quem percebe muito pouco disto
pacifco
Membro Veterano
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

terça nov 13, 2007 3:20 pm

ola a todos
eu acho que nao é necessario forrares o terrario com qualquer tipo de material, porque eu tenho dois terrarios de vidro e sao 100+50+50 e consigo manter as temperaturas que quero sem o minimo de probelma e so tenho um serpentina de aquecimento e uma lampada 100wats de IV e para que possas ver deixo aqui uma foto de um dos meus terrarios
  • ImagemImagem
TMSurfer
Membro Veterano

terça nov 13, 2007 7:49 pm

Eu continuo a dizer que forrado a cortiça, com uma lampada de 75watts de ceramica, poupas na energia eletrica e fica mt mais estetico (paredes de vidro.... ishhh nunca)
LenaLeal
Membro

quarta jan 02, 2008 10:18 pm

olá, estou a preparar a chegada do meu dragão, mas ainda não o consegui comprar, se souberem de quem venda, quero dizer criador, avisem. mas não foi por isso que vim.
como já referi tenho andado a preparar o terrário, comprei uma lampada exoterra repti glo 10.0 compact 13 w e outra sun glo de 75w também exoterra. a minha duvida é se com estas duas lampadas ainda necessito de tapete de aquecimento.
muito obrigado
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quarta jan 02, 2008 10:30 pm

Vais precisar de um tapete, lampada de ceramica ou algo assim para aquecer o terrário nem que seja à noite... a não ser que tenhas umas temperaturas nocturnas muito boas em tua casa...

Até porque eu acho que as sunglo não aquecem aquilo que eles precisam, a sun glo apenas vai fazer o spot... e não vais aquecer o terrário de noite com uma lampada dessas :wink:
LenaLeal
Membro

quarta jan 02, 2008 10:36 pm

pois era o k eu pensava e será que o tapete colocado por fora do terrário, que é de vidro e forrado a cortiça, mantém as temperaturas necessárias?
NhamNham
Membro Veterano

quarta jan 02, 2008 10:43 pm

Colas o tapete por fora e metes a cortiça por onde? se metes a cortiça por dentro não deixa que o calor passe com tanta facilidade... só se meteres a cortiça por fora... e sim, podes fazer isso...

Mas não será mais fácil uma lampada de ceramica?
LenaLeal
Membro

quarta jan 02, 2008 10:47 pm

pois mas isso deve-se ao facto das pessoas só quererem vender. ao estar a preparar o terrário comecei a comprar e na feira em santarém indicaram-me essas lampadas. deveria ter comprado uma de ceramica em vez da sun glo, não era? e agora não poderei forrar o terrário com cortiça, não é?
NhamNham
Membro Veterano

quarta jan 02, 2008 11:18 pm

Não, mesmo com a de ceramica irias precisar de uma lampada para fazer o spot e a sun glo serve para isso :wink:

Acho que devias ter comprado uma lampada de UVB tubular, pelo menos eu gosto mais... mas também não é por aí...

Podes forrar o terrário, sempre retem mais o calor, mas eu não metia tapete, pelo menos não metia de lado, se fosse para meter metia em baixo no chão...

No entanto acho que é mais fácil forrares o terrário todo com cortiça, por dentro ou por fora, como quizeres e depois metes uma lampada de ceramica, aquece o terrário e a cortiça retem o calor...

Se meteres o tapete de lado com a cortiça por fora... acho que vai ficar um bocado feio, a não ser que tapes também o tapete com cortiça... mas também são opiniões...

Na minha era como te disse, forrado a cortiça e com lampada de ceramica :wink:

Tens de ver as temperaturas, precisas de X no lado quente, Y no lado frio e Z no spot...

Boa sorte
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

quinta jan 03, 2008 9:48 pm

Na minha opinião, tapete não é uma solução por aí além. Os receptores de temperatura dos dragões estão na parte de cima do corpo e como tal, é muito mais eficaz um aquecimento por lâmpada (opinião pessoal, há quem defenda que o tapete é melhor para uma distribuição homogénea do calor).

É ponto assente e arrumado que por questões monetárias e ecológicas é uma boa ideia revestires o terrário com algo que sirva isolante térmico. Se ainda não usaste a sun glo, podes vendê-la ou trocá-la por uma lâmpada de cerâmica. Uma vez que o spot não é mais que o ponto mais quente do terrário, uma pedra de xisto por baixo ou perto duma lâmpada de cerâmica de 75 ou 100W faz mais que o efeito. E ficas só com duas lâmpadas no terrário, não fica a parecer uma decoração natalícia.

Se quiseres aproveitar a sun glo, podes sempre meter um tapete de aquecimento entre o vidro do terrário e a cortiça e continuas apenas com duas lâmpadas a verem-se.
<p>
</p>
LenaLeal
Membro

quinta jan 03, 2008 10:48 pm

ainda não usei a sun glo mas duvido que a consiga vender nesta zona, apesar de não ficar muito bonito sou capaz de comprar uma de ceramica, irão ser 3 lampadas, mas o k interessa é o bem estar do dragão e não a estética, até porque já forrei o terrário com cortiça por dentro. falta-me o termostato, a lampada de cerâmica e depois finalmente o meu dragão.
vi um espectacular numa loja de setúbal mas pareceu-me um pouco caro... quer dizer para o meu bolso, porque já tinha 1 ano e era muito meigo e comia de tudo, só k custava 135 €, mas pode ser que arranje algum criador. já agora obrigado pela ajuda de todos.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”