Boa tarde
O que se passe é o seguinte,eu tenho uma chinchila femea (Xin)quase a um ano e agora ofereceram-me um chinchila macho (Teddy),mas eles nao se entenderam nada bem no seu primeiro encontro,penso que fiz mal em por o Teddy logo na gaiola da minha menina,o Teddy esta muito assustadiço com tudo e brigaram um pouco. Como o Teddy esta mais nervoso pela mudança deixei-o na gaiola principal a ver se se habienta e a Xin esta numa gaiola ao lado da gaiola principal para que se possam ir cheirando. O que me sugerem que faça neste caso? Gostava muito que o Teddy pudesse ficar.
Cumprimentos
Edit: Eles têm-se cheirado muito pelas gaiolas e o Teddy parece o mais hostil =S e ele e que a procura..
Problema chato com chinchilas - AJUDA PFF
-
- Membro
- Registado: sábado ago 12, 2006 1:54 pm
Boas!
Bastava ires ler um tópico bastante recente, que por acaso eu abri em que coloquei a mesma questão para teres várias respostas! Qualquer coisa como «Juntar duas chinchilas»!
Qual a idade das chinchilas? A minha Chin tem 2 meses e o Chilo 4! Agora eles adoram-se e ela segue-o para todo o lado!
Bastava ires ler um tópico bastante recente, que por acaso eu abri em que coloquei a mesma questão para teres várias respostas! Qualquer coisa como «Juntar duas chinchilas»!
Qual a idade das chinchilas? A minha Chin tem 2 meses e o Chilo 4! Agora eles adoram-se e ela segue-o para todo o lado!
ela tem um aninho aproximadamente.ele e que nao sei mas e capaz de ser um pouco mais velho.assim que os enfiei na mesma gaiola ela estava um pouco defensiva e territorial mas agora quando a solto ela tem muita curiosidade em ir cheira-lo e nem o ataca ao contrario d'ele que se zanga muito, ainda esta muito nervoso pela mudança de casa e mais..eu nem sei como ele era tratado na sua antiga casa,sei que os donos ainda eram uns miudos que gostavam tanto dele que o trocaram por um cao e um gato. de qualquer maneira espero que o desenlace seja o melhor..li o topico que me aconselhaste e ja vi que o melhor e ser paciente e deixa-los resolver a situaçao
Oi!
Eu também tenho duas chinchilas.Tenho o Gizmo quase há 1 ano e a Anouk tenho-a desde finais de Agosto.
O que eu fiz primeiro foi chegá-la ao pé da gaiola do Gizmo para ele a cheirar,depois das apresentações pus cada um na sua respectiva gaiola.As gaiolas estão quase juntas,para se irem habituando a conviver.
Eles dão-se bem apesar de vez em quando "discutirem".
O melhor que tens a fazer é esperar.Vais ver que se vão habituar à companhia um do outro.
Por outro lado,não sei se fizeste bem por o macho na gaiola que era da fêmea,porque são animais muito territoriais,e como essa gaiola tem o cheiro da fêmea pode ter suscitado uma certa agressividade,já que aquele não pode ser o seu espaço porque já pertence a outro.
Mas é apenas uma opinião,espera que alguém mais experiente responda.
Eu também tenho duas chinchilas.Tenho o Gizmo quase há 1 ano e a Anouk tenho-a desde finais de Agosto.
O que eu fiz primeiro foi chegá-la ao pé da gaiola do Gizmo para ele a cheirar,depois das apresentações pus cada um na sua respectiva gaiola.As gaiolas estão quase juntas,para se irem habituando a conviver.
Eles dão-se bem apesar de vez em quando "discutirem".
O melhor que tens a fazer é esperar.Vais ver que se vão habituar à companhia um do outro.
Por outro lado,não sei se fizeste bem por o macho na gaiola que era da fêmea,porque são animais muito territoriais,e como essa gaiola tem o cheiro da fêmea pode ter suscitado uma certa agressividade,já que aquele não pode ser o seu espaço porque já pertence a outro.

Mas é apenas uma opinião,espera que alguém mais experiente responda.

A vaidade e a ignorância são o expoente máximo da crueldade humana
-
- Membro
Eu também fiz isso! Depois de os ter posto em gaiolas separadas mas perto...troquei-os de gaiola! E quando finalmente os juntei parecia que era amigos de longa data... O processo todo não demorou sequer dois dias! Depois tive algumas lutas mas foi no espaço onde os soltava! Porque o que já cá estava achava que era tudo dele! Mas também não demorou muito! Penso que tem que ver também com a idade das chinchilas.
Espero ter ajudado.
Cumps
Espero ter ajudado.
Cumps
-
- Membro
Só agora é que vi a tua resposta, sorry! Respondi antes sem ter visto!
Acho que sim...seres paciente e ires juntando as chinchilas pouco a pouco é capaz de ser a solução! Lá deram-me muitos truques...usa-os
Mais logo coloco fotos de como resultou a junção dos meus
Mas, também deve ser importante a forma como o Teddy (?) foi tratado anteriormente! Ele agora tem que ganhar confiança contigo, com a Xin, com o ambiente, etc... Tem calma
Cumps
Acho que sim...seres paciente e ires juntando as chinchilas pouco a pouco é capaz de ser a solução! Lá deram-me muitos truques...usa-os

Mais logo coloco fotos de como resultou a junção dos meus

Mas, também deve ser importante a forma como o Teddy (?) foi tratado anteriormente! Ele agora tem que ganhar confiança contigo, com a Xin, com o ambiente, etc... Tem calma

Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am
Ora vamos lá por partes e com calma
1º Nunca devemos juntar 2 chins sem antes ter limpo muito bem a gaiola para que não fiquem cheiros do residente.
2º Como se trata de chinchilas adultas, o processo para as juntar tem de ser bem visto e muito bem estudado.
As fêmeas, por natureza são muito territoriais, portanto são elas que mandam e há que ter muita atenção ao juntá-las, ainda por cima se era a fêmea que já era residente.
O que há a fazer, é tentar uma apresentação fora da gaiola, em território neutro e só depois de ver a reacção, é que se pode seguir em frente, sempre tendo em conta a forma como reagiram uma à outra.
No caso de ter sido uma reação positiva, pode-se tentar introduzir o macho na gaiola e só depois a fêmea e ficar de olhos abertos e ver como corre o "encontro".
Se tudo correr bem, o assunto está encerrado e e podem baixar vigilância.
Se, ao contrário, as perseguições forem contínuas e/ou violentas, é necessário separá-los e fazer o processo de habituação um ao outro em gaiolas separadas, mas pertinho um do outro. Tal como foi dito, pode ir trocando as chins de gaiolas e ir tentando a aproximação.
Espero que tudo corra bem, pois às vezes, há chins com mau feitio e que nunca toleram um companheiro, excepto na altura do cio. Esta fase (do cio) também é uma boa altura para os tentar juntar, mas sempre sob vigilância apertada.
Boa sorte

1º Nunca devemos juntar 2 chins sem antes ter limpo muito bem a gaiola para que não fiquem cheiros do residente.
2º Como se trata de chinchilas adultas, o processo para as juntar tem de ser bem visto e muito bem estudado.
As fêmeas, por natureza são muito territoriais, portanto são elas que mandam e há que ter muita atenção ao juntá-las, ainda por cima se era a fêmea que já era residente.
O que há a fazer, é tentar uma apresentação fora da gaiola, em território neutro e só depois de ver a reacção, é que se pode seguir em frente, sempre tendo em conta a forma como reagiram uma à outra.
No caso de ter sido uma reação positiva, pode-se tentar introduzir o macho na gaiola e só depois a fêmea e ficar de olhos abertos e ver como corre o "encontro".
Se tudo correr bem, o assunto está encerrado e e podem baixar vigilância.
Se, ao contrário, as perseguições forem contínuas e/ou violentas, é necessário separá-los e fazer o processo de habituação um ao outro em gaiolas separadas, mas pertinho um do outro. Tal como foi dito, pode ir trocando as chins de gaiolas e ir tentando a aproximação.
Espero que tudo corra bem, pois às vezes, há chins com mau feitio e que nunca toleram um companheiro, excepto na altura do cio. Esta fase (do cio) também é uma boa altura para os tentar juntar, mas sempre sob vigilância apertada.
Boa sorte
Boa sorte e fiquem bem! Aymara