sábado abr 19, 2003 5:14 pm
ezstyle, concordo que um filtro de carvão activado vai ajudar na filtragem, no entanto, se queremos realmente aumentar a capacidade de filtragem do nosso "filtro" podemos ainda juntar um escumador para filtrar as proteínas em suspensão na água, antes de se transformarem em amónia e depois nitrito. Porém, amigos meus mantem aquários de água salgada só com filtro biológico, sem recurso a carvão ou a escumador.
Quanto à concentração de sal na água salobra, eu referi entre 4 g/l e 9g/l. Se fizermos o cálculo a 25% de água salgada, ou seja, 1/4 da concentração de 31 g/l que existe na água do mar, chegamos ao valor de 7,75 g/l de sal em água salobra. Parece-me então que não errei nos meus limites, atendendo a que existem variadas espécies que têm origem em diversos pontos do globo e muito certamente vivem em concentrações de sal diferentes. O que realmente omiti foi que para chegar-mos áquelas concentrações de sal, podemos usar sal grosso (não sal refinado) para cozinhar ou sal para aquários de água salgada que se compra nas lojas de aquariofilia