GENÉTICA DAS CORES
Moderador: casadotrevo
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Desculpem lá, mas não deviam estar antes a perguntar à SCC qual a nomenclatura que ELES utilizam nos registos LOF e ao CPC qual a nomenclatura certa a utilizar nos registos LOP? Isto já para não dizer que quem, no Reino Unido, faz registos e detém o estalão do BH é o Kennel Club e não o Clube de raça.
Julgo que quanto ao SCC e o LOF da cadela, o Ferrador07 já esclareceu isso com o criador francês... A mesma coisa com o CPC... Mas não posso adiantar mais do que isso. O Ferrador07 pode esclarecer melhor esses pontos.
Quanto ao Kennel club estou só a aguardar a resposta ao meu contacto, assim que a tiver postarei aqui...
Quanto ao Kennel club estou só a aguardar a resposta ao meu contacto, assim que a tiver postarei aqui...
Peço desculpa por insistir, devo parcer um bocado burro, mas então os exemplares apresentdos nas fotos do outro tópico:SeaLords Escreveu:São tricolores (definições da morfologia externa, e não termos inventados pelo merceeiro da esquina) os cães vermelhos com sela/manto preto ou os preto afogueados, a que se junta o branco. Pelitos pretos misturados não confere o direito à designação de tricolor, nem mesmo a presença de máscara.
São todos tricolores (com sela preta "sobre" o vermelho, a que se junta o branco... Ou estou a ver a coisa mal?casadotrevo Escreveu:Então segundo esse ponto de vista, estes são o quê ? :CindelP Escreveu: Da mesma forma exacta e purista, os tricolores apenas incluem os cães que tiverem manchas pretas no corpo .
Já agora, se o Ferrador07 estiver disponível para dizer, gostaria de saber qual é a versão do CPC (Bicolor/Tricolor vs Todos os padrões Hound)rasputine Escreveu:Julgo que quanto ao SCC e o LOF da cadela, o Ferrador07 já esclareceu isso com o criador francês... A mesma coisa com o CPC... Mas não posso adiantar mais do que isso. O Ferrador07 pode esclarecer melhor esses pontos.
Obrigado
-
- Membro Veterano
Antes que venham os cómicos do costume, descobri uma foto melhor do primeiro cão.

e NESTA foto vê-se bem que o cão tem sela preta e, portanto, é tricolor. Idem para os outros. O outro tipo de tricolor é este:

´
que, em inglês é "black and tan" (and white) (donde se conclui muito facilmente, mesmo sem consultar o dicionário, que "tan" não significa vermelho misturado com pêlos pretos ...)

e NESTA foto vê-se bem que o cão tem sela preta e, portanto, é tricolor. Idem para os outros. O outro tipo de tricolor é este:

´
que, em inglês é "black and tan" (and white) (donde se conclui muito facilmente, mesmo sem consultar o dicionário, que "tan" não significa vermelho misturado com pêlos pretos ...)
Última edição por SeaLords em quinta nov 08, 2007 4:45 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm
O que tu chamas de "sela preta" é uma mistura de pêlos de 2 tons diferentes...o vermelho e o preto.......e quantos mais pelos pretos tiver na "mancha" , mais escura fica a mancha..... quantos menos pelos pretos tiver, mais vermelha fica a mancha......SeaLords Escreveu:Antes que venham os cómicos do costume, descobri uma foto melhor do primeiro cão.
Há alturas em que a mancha, num mesmo cão, é mais vermelha (ou acastanhada) e noutras, mais preta......
Agora.....o que define o tricolor fenotipicamente? É a quantidade de pelos pretos? E que quantidade é essa?
A Fergie (cadela tricolor que colocaste nos esquemas), hoje em dia parece fulva......e no entanto, tinha a "sela preta"...e bem preta.......
Lá está....o cão a que chamaste fulvo (o da foto acima), na outra foto parecia fulvo, enquanto que nesta dizes que é tipicamente tricolor......
O que quero dizer com isto, é que por vezes a fronteira entre uma coisa e outra não é tão nitida assim.....
Quantto ao tricolor que colocaste abaixo (tipo Beaumont) tb tem mosqueado na gola.....e sim....neste padrão, ninguem tem duvidas que seja tricolor.
O.K. Obrigado,SeaLords Escreveu:Antes que venham os cómicos do costume, descobri uma foto melhor do primeiro cão.
e NESTA foto vê-se bem que o cão tem sela preta e, portanto, é tricolor.
Mas então gostava de fazer mais uma pergunta... Se calhar é idiota mas faço na mesma...
Não vou falar deste cão porque não o conheço, mas o meu tem uma pelagem muito semelhante.
Discutiu-se se a avaliação fenotípica que contava devia de ser a de adulto ou a de cachorro.
O meu cão tem aproximadamente 3 anos. Actualmente a área de dispersão de pelos pretos, ou seja a dimensão da mancha preta é muito semelhante ao do exemplar da fotografia. No entanto, quando era cachorro, a coloração preta estendia-se desde a base do pescoço quase até à base da cauda.
Eu não tenho nenhuma experiência de cães, mas especulando, mantendo este ritmo será de prever que a mancha preta desapareça com a idade? E se sim, de que côr é o cão?
Espero que não seja uma pergunta idiota de mais...
Muito obrigado
-
- Membro Veterano
Por enquanto ainda é tricolor....mas daqui a uns anos pode passar a ser bicolor....trex Escreveu: Eu não tenho nenhuma experiência de cães, mas especulando, mantendo este ritmo será de prever que a mancha preta desapareça com a idade? E se sim, de que côr é o cão?

-
- Membro Veterano
Presumo que vocês todos ainda usem o BI que tiraram aos 10 anos. Afinal de contas, a impressão digital é sempre a mesma e também são sempre vocês que estão na foto 
P.S. Aconselhava-os vivamente a estudar os conceitos de genótipo e de fenótipo.

P.S. Aconselhava-os vivamente a estudar os conceitos de genótipo e de fenótipo.
-
- Membro Veterano
Eu por acaso, ainda poderia usar o mesmo.......tenho a mesma altura, o mesmo aspecto....pelo menos de cara.....SeaLords Escreveu:Presumo que vocês todos ainda usem o BI que tiraram aos 10 anos. Afinal de contas, a impressão digital é sempre a mesma e também são sempre vocês que estão na foto

Vamos a ver se isto não descamba...
Pelo que eu me lembro de ter aprendido, o fenotipo pode não se manifestar de igual forma ao longo da vida do animal, devido ao ambiente, idade, sexo, etc...
Como está claro neste forum as cores de um cão podem ir-se alterando ao longo da sua vida.
Embora fuja um pouco ao tema desta discussão a minha nova duvida é a seguinte:
Se o que se regista no CPC em relação às cores é o fenotipo e se este se altera ao longo do tempo, o registo no CPC deveria ou não ser actualizado/alterado?
Já agora qual a importância/relevância de uma identificação que se pode alterar ao longo do tempo?
Muito obrigado
Pelo que eu me lembro de ter aprendido, o fenotipo pode não se manifestar de igual forma ao longo da vida do animal, devido ao ambiente, idade, sexo, etc...
Como está claro neste forum as cores de um cão podem ir-se alterando ao longo da sua vida.
Embora fuja um pouco ao tema desta discussão a minha nova duvida é a seguinte:
Se o que se regista no CPC em relação às cores é o fenotipo e se este se altera ao longo do tempo, o registo no CPC deveria ou não ser actualizado/alterado?
Já agora qual a importância/relevância de uma identificação que se pode alterar ao longo do tempo?
Muito obrigado
O tópico foi editado pela moderação. Acreditamos que a discussão se voltará a centrar apenas no tema do tópico. As Regras de Utilização do Fórum podem ser consultadas em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=42479
Caso tenham alguma dúvida, por favor contactem a moderação.
Melhores cumprimentos,
Caso tenham alguma dúvida, por favor contactem a moderação.
Melhores cumprimentos,
-
- Membro Veterano
Voltando um pouco atrás, gostava de perguntar aos experts donde é que tiraram a definição de Mahogany que diga que esta cor tem preto à mistura. É que o site do AKC (que é a entidade que faz os registos ...) diz:
Para "american red" não encontro qualquer definição ...
Uma das tais raças onde o mahogany é usado é o Irish Setter, que está dado como sendo ee e, portanto, de certeza que não tem pêlos pretos à mistura.Mahogany - Used to describe several breeds, this color is a medium-saturated, dull, reddish brown.
Para "american red" não encontro qualquer definição ...
-
- Membro Veterano
Embora não seja expert....aqui vai um dos sites que consegui encontrar rápidamente, onde podes ver a definição de mahogany nos Bh, bem como foto.SeaLords Escreveu:Voltando um pouco atrás, gostava de perguntar aos experts donde é que tiraram a definição de Mahogany que diga que esta cor tem preto à mistura. ...
http://www.bassethoundrescue.com/mahogany.htm
E vê-se bem a diferença do vermelho dos Irish setter desta "côr"......