A minha periquita pôs ovos! Ajudem-me :(

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
alexandra_m
Membro Veterano
Mensagens: 1455
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Localização: cadela, peixe
Contacto:

domingo set 09, 2007 11:48 am

Hoje de manhã acabei de descobrir que a minha periquita tinha posto ovos. Eles estavam no chão da gaiola. :(

Nos últimos dias estive tão ocupada que mal olhei para eles, senão tinha visto há mais tempo. Só lhes colocava a comida.

Ora eu não tinha a certeza que tenho um casal. A periquita é fácil de ver. Mas o outro periquito é todo amarelo e a cor da cera é rosa, não sei se é macho ou fêmea.

Primeiro queria saber se as periquitas costumam colocar ovos sem que haja um macho por perto.
É que eles nem um ninho têm na gaiola porque eu estava ciente que sem ninho eles não criavam e por isso andava descansada.

Mas e agora que é que eu faço aos dois ovinhos que tenho. Vou comprar um ninho e meto-os lá? :| Pelo menos 2 dias eles já devem ter...
É que a periquita parece não lhes ligar nenhuma...

Ai sinto-me tão ignorante e negligente. :( nunca pensei que isto me acontecesse.
JCFM
Membro Veterano
Mensagens: 1028
Registado: segunda fev 19, 2007 2:42 pm

domingo set 09, 2007 12:59 pm

Olá!


Quanto à questão de as periquitas porêm ovos sem ter o macho , sim é possível e é muito comum.
No entanto caso o outro periquito seja macho ou não (pode colocar uma foto , pode ser que possamos ajudar a sexa-lo) esta não é uma época adequada para lhe colocar o ninho , porque a esta altura é a altura da muda da pena , é uma época muito setressante em que as aves já completaram o seu ciclo reprodutivo e agora estão com as "energias " todas concentradas na mudança das penas . A única coisa que tem a fazer é deitar o ovos fora e administrar um suplemento vitaminíco que é indispensável nesta altura .

Espero tê-la ajudado. :wink:
alexandra_m
Membro Veterano
Mensagens: 1455
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Localização: cadela, peixe
Contacto:

domingo set 09, 2007 2:25 pm

Agradeço imenso ter-me respondido tão depressa.

Sim já tinha pensado em deitar os ovos fora :?

Li num livro hoje de manhã que os ovos galados são um pouco azulados e os outros claros e transparentes como os dela.

Eu desde que mexi neles ela nunca mais os reconheceu como seus...
(Tive de limpar a gaiola, os ovos estavam no meio das cascas.)

De certeza que ela despendeu muita energia para os pôr.
Vou fazer como me aconselhou. Dar-lhe os suplementos de vitamina.
O cálcio também continuo com ele, não?

Eles os dois estão muito bem. Vivos e alegres felizmente.
Se houver uma próxima vez que ela coloque ovos eu vou estar mais atenta!
O periquito amarelo, o outro, tem a cera de um cor de rosa vivo.

muito obrigada :wink:
Mozungo
Membro Veterano
Mensagens: 529
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

domingo set 09, 2007 8:35 pm

O periquito não tem uma época para criar; na primavera e verão é a época de excelencia para criarem, mas fora dessa época tb criam. Nesta altura devem estar na muda da pena, mas se ela pos ovos é porque os pode por e o meu conselho é que lhe ponha um ninho.
Sobre se o parceiro é macho ou fêmea, se tem as carunculas do bico castanhas será provavelmente um macho, mas tb pode ser demasiado jovem ainda, ou ser uma mutação ( lutino, branco, etc). Nos azuis ou verdes, as carunculas são bem definidas nos machos e fêmeas adultos.
tiloading
Membro Veterano
Mensagens: 210
Registado: sábado jun 24, 2006 5:49 pm

segunda set 10, 2007 6:17 pm

Mozungo Escreveu:O periquito não tem uma época para criar; na primavera e verão é a época de excelencia para criarem, mas fora dessa época tb criam. Nesta altura devem estar na muda da pena, mas se ela pos ovos é porque os pode por e o meu conselho é que lhe ponha um ninho.
Sobre se o parceiro é macho ou fêmea, se tem as carunculas do bico castanhas será provavelmente um macho, mas tb pode ser demasiado jovem ainda, ou ser uma mutação ( lutino, branco, etc). Nos azuis ou verdes, as carunculas são bem definidas nos machos e fêmeas adultos.
Isto tá um bocado confuso!.. Ai essa pressa a escrever!... :lol: :wink:

:arrow: Periquitos que apresentam malhado dominante (os ditos normais):

Fêmea - Caruncula castanha na fase adulta
Macho - Caruncula azul na fase adulta


:arrow: Periquitos malhados recessivos(ver os meus petsites), albinos(completamente brancos e com olhos vermelhos) e lutinos(completamente amarelo com os olhos vermelhos):

Fêmea - Caruncula castanha na fase adulta
Macho - A cor da caruncula varia de rosas-vivos até violetas


Não é possivel identificar o sexo dos periquitos antes dos seis meses ou mais, pois é nesta idade que começam a atingir a sua maturidade sexual (começam a entrar na idade da parvalheira, ou na puberdade, prontos :lol: :P ), e a cor da caruncula adquire a sua cor caracteristica.

Em sintese, qualque periquito Fêmea em fase adulta apresenta a caruncula castanha. Qualquer outra cor em macho adulto é um macho.
Cuidado que os periquitos juvenis enganam, como se pode ver no meu petsite da periquita, que em juvenil, parecia que seria um macho, pois o bico parecia ser branco azulado, evoluindo para um branco sujo, depois castanho claro, e em cio, marrom.

Ou seja, como o periquito da alexandra_m não tem a caruncula castanha, não é femea, logo é macho!!! :oops:
Mais, se não tem a caruncula azul, não é um malhado dominante.
Só pode ser portanto um lutino pois é completamente amarelo e deduzo que tenha os olhos vermelhos!!!!


Já que a periquita pos alguns ovos, acho que mais vale deixá-la repousar, durante um mes ou dois. se continuar a mostrar-s interessada em criar, é só seguir as dicas do sub-forum dos periquitos para uma criação com sucesso!!!! :P :lol:

:wink:
alexandra_m
Membro Veterano
Mensagens: 1455
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Localização: cadela, peixe
Contacto:

quarta set 12, 2007 1:15 pm

Obrigada pelas respostas.
Ele é um lutino sim. É todo amarelo. Mas nunca reparei nos olhos! :? Acho que não são vermelhos mas vou confirmar agora.

Eu queria mesmo é que eles não tivessem filhotes :lol:
O que poderei fazer de forma a que as probabilidades sejam menores?
(deixando de lado a hipótese os separar claro :P)
bruno82
Membro
Mensagens: 73
Registado: sexta mai 11, 2007 10:28 pm

quarta set 12, 2007 1:25 pm

Isso é fácil, é só não por um ninho e deitar fora algum ovo que ela venha a por.
alexandra_m
Membro Veterano
Mensagens: 1455
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Localização: cadela, peixe
Contacto:

quarta set 12, 2007 2:25 pm

bruno82 Escreveu:Isso é fácil, é só não por um ninho e deitar fora algum ovo que ela venha a por.
Ok. Obrigada
Mas eles nunca tiveram ninho na gaiola e mesmo assim ela pôs ovos.

Já me responderam que ela pode pôr mesmo que não haja macho. (não estão é galados).

Agora não sei se eles estavam galados ou não mas ele realmente numa determinada altura andava sempre atrás dela.
bruno82
Membro
Mensagens: 73
Registado: sexta mai 11, 2007 10:28 pm

quarta set 12, 2007 4:02 pm

Ela realmente pode por ovos sem estarem galados, tal como as galinhas. Não há nada a fazer quanto a isso, é assim a natureza.

Se ela tiver uma alimentação saudável, mais cedo ou mais tarde acaba por por ovos.
alexandra_m
Membro Veterano
Mensagens: 1455
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Localização: cadela, peixe
Contacto:

quarta nov 14, 2007 1:58 pm

Ontem reparei q o periquito macho não deixa a paz a fêmea.

Será normal nesta época do ano?
Deixo-os estar à vontade deles?

obrigada
Última edição por alexandra_m em quarta nov 14, 2007 2:51 pm, editado 1 vez no total.
HugoFlavio
Membro Veterano
Mensagens: 239
Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm

quarta nov 14, 2007 2:21 pm

não deixa a femea em paz como?
desde que tenha a situação sob controlo nao ha grande problema mas se se tratar de bicadas ai deve separar os dois membros do casal.
alexandra_m
Membro Veterano
Mensagens: 1455
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Localização: cadela, peixe
Contacto:

quarta nov 14, 2007 2:42 pm

Ontem eles fartaram-se de fazer barulho.
Ela fugia imenso dele. E ele queria-se empoleirar em cima dela.
Não reparei se havia bicadas...

Mas isto não foi assim o tempo todo. Só os ouvi duas vezes (à noite).
JCFM
Membro Veterano
Mensagens: 1028
Registado: segunda fev 19, 2007 2:42 pm

quarta nov 14, 2007 8:04 pm

Ele quer acasalar. Talvez a irão aconselhar a que ponha um ninho e os deixe criar. É muito bonito ao príncipio, o pior, é quando a periquita se transforma num animal cansado e estéril. Eu por exemplo, permito apenas que as minhas canárias façam três posturas anuais e nada mais. Mesmo que elas já estejam a por ovos outra vez a seguir à terceira postura, eu tiro-lhes o ninho deito os ovos fora e acabou-se. Por isso, na minha opinião, acho que deve ignorar as tentativas de procriação dos seus periquitos e esperar pelo fm do Inverno ou o ínicio da Primavera.

EDIT: Referi em cima que é aconselhável que as canárias apenas façam três posturas por ano, no entanto, para os periquitos, o número de posturas anuais aconselháveis é de apenas duas.
<p>"Da madeira torta da humanidade, nada de direito jamais foi foi feito."- Kant</p>
alexandra_m
Membro Veterano
Mensagens: 1455
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Localização: cadela, peixe
Contacto:

quarta nov 14, 2007 8:12 pm

obrigada também JC pela sua resposta.
Hoje eles estão mais calmos...

Só que a periquita com estas tentativas do macho, se calhar mesmo sem acasalar, vai-se lembrar de pôr ovos por estar por estar entusiasmada.

Se eu na altura soubesse que estava a adquirir um macho e uma fêmea teria pensado 2 vezes. :lol:

Já agora acho que me tinha dito em Setembro que eles teriam as suas energias concentradas na mudança de penas.
Mas desde essa altura que eles os 2 ainda não entraram nessa fase... :|
Estão tão bonitos.
JCFM
Membro Veterano
Mensagens: 1028
Registado: segunda fev 19, 2007 2:42 pm

quarta nov 14, 2007 9:18 pm

Eles ainda não fizeram a muda? Estão num sítio quente?

Eu tenho metade dos meus canários num sítio mais frio; e outra metade está num sítio mais quente. Os primeiros mudaram primeiro as penas, enquanto que os outros mudaram mais tardiamente. No entanto, com as alterações climatéricas (está previsto que não chova quase nada até Janeiro) até as aves andam dessincronizadas.
<p>"Da madeira torta da humanidade, nada de direito jamais foi foi feito."- Kant</p>
Responder

Voltar para “Aves”