é o fim

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta mai 15, 2002 12:47 am

olá
os meus vizinhos do lado têm cães. qual deles o mais desprezado. mas um então é o fim. está preso à parede por uma corrente que não deve ter mais de 50 cm. o pobre mal se pode mexer e deita-se quase em cima dos ´dejectos. tem um toldo preso à parede e mais nada.
no outro dia, ouvi-o ganir, como, aliás, já é hábitual. espretei e vi que não tinha água. estava um calor de rachar. enchi-lhe o prato à mangueirada. bebeu tudo. voltei a encher, ainda bebeu. à noite, o prato estava encostado de modo à que ele não tivesse acesso.
costumam-lhe pôr restos que nem a porcos. há uns dois dias que não vejo restos nem água. hoje, decidi deitar-lhe um saco com comida. devorou e ainda estava pronto a comer o saco. dei-lhe mais. comeu também.
acontece que eu não tenho a árvore das patacas em casa, nem é minha obrigação dar-lhe de comer, mas que fazer? se lhe der de comer, pode ser um pretexto para esta gente o por a andar. não lhe dar importância, é deixá-lo morrer à fome e sede.
não me apetece falar com os donos, porque moro aqui há pouco mais de uma semana, mal os vejo e quando isso acontece, nem me cumprimentam. é gente mal encarada. palpita-me que este cão ainda vai fazer companhia às centenas daqueles que vagueam pelas ruas. hoje está uma noite de temporal que só visto. pois o pobre nem tem onde se esconder ou abrigar.
anjaazul
Aram
Membro Júnior
Registado: segunda mai 13, 2002 11:07 pm

quarta mai 15, 2002 1:24 am

Olá, li a sua mensagem e acho que deveria fazer alguma coisa, talvez ligar para a policia e fazer uma queixa (mesmo que seja anonima), dizer que os cães estão a ser mal tratados e que não param de ladrar, ligar para alguma associação de animais......
Acho é que não devia ficar de braços cruzados e deixar sofrer mais o cão.
Boa sorte!
Aram
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta mai 15, 2002 8:02 am

Sugiro que tente a Sociedade Protectora dos Animais.
Eles conseguiram resolver um problema semelhante em Setúbal.
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quarta mai 15, 2002 9:10 am

Olá, :)

Compreende-se que não pode andar a tratar de um animal que não é seu e muito menos, à revelia.
Repare, que mesmo que o destino do pobre bicho, seja um canil e o abate, eu entendo que é preferível, do que padecer até à morte. Serve, pelo menos, para que as pessoas vão-se apercebendo, que outras fazem queixa e as autoridades, são obrigadas (porque são), a comparecer, quando há uma queixa de maus tratos a animais. Não fazer nada, por temer o destino do animal, é permitir que essas pessoas continuem com esse tipo de atitude e cada vez mais certas, que os animais são "coisas".
Eu tive uma situação semelhante. Nesses momentos, eu deixo de utilizar a cabeça e sou movida pelo extinto, de modo que saltei para dentro da vivenda e fui colocar água ao bicho, enquanto o meu namorado chamava a polícia. Quando a polícia chegou, apesar de eu já estar do lado de fora da vivenda, disse-lhes que tinha lá entrado e disse sem qualquer receio.
Constataram a situação em que se encontrava o animal e como o dono não estava em casa, bateram à porta de vizinhos e fizeram várias perguntas. Asseguraram-me que voltariam mais tarde, na tentativa de encontrar o proprietário da casa/dono do cão, para lhe chamarem a atenção. O que é certo, é que a situação melhorou e inclusivamente, já vejo o dono a soltar o cão para ele correr livremente. Já não chora, apenas ladra (o que é normal). Mas eu disse à polícia: "Se vocês não vierem cá, eu roubo o cão dali!" (eu sou maluca, mas eles nem responderam...).
Quando eu saltei para dentro da vivenda, se não me fizessem quase um escândalo, para eu sair dali, eu tinha raptado o animal.... ...não sei o que faria a seguir, pois não conseguia discernir bem as coisas, mas o meu principal intuito, era tirar dali o bicho. O "a seguir", logo se via.... ...é com estas e outras, que estou sempre metida em alhadas! Mas prefiro-as, à indiferença! :)

Boa sorte!
Magui
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2001 4:58 pm

quarta mai 15, 2002 1:52 pm

Já agora...de que zona é?....

Da última vez que liguei para a Sociedade protectora por causa de um caso desses...disseram-me que não podiam fazer nada...porque se tratava de propriedade privada...teria mesmo de ir à polícia...fiquei a perguntar-me para que servem afinal....... :(
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

quarta mai 15, 2002 2:52 pm

olá :)

pois é estas situações revoltam-me de uma maneira!

eu tb já liguei para a polícia por um caso de maus tratos e os senhores foram extremamente simpaticos mas disseram-me q eu poderia ligar para a sociedade protectora de animais...até perguntei se nem podiam ir falar c a pessoa etc etc mas eles nao devem ter poderes para isso n sei...
fico sem perceber em q é q ficamos, parece q mais vale agir por conta própria ?

sandra p

ps. madona admiro muito a sua coragem
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

quarta mai 15, 2002 2:57 pm

olá :)

pois é estas situações revoltam-me de uma maneira!

eu tb já liguei para a polícia por um caso de maus tratos e os senhores foram extremamente simpaticos mas disseram-me q eu poderia ligar para a sociedade protectora de animais...até perguntei se nem podiam ir falar c a pessoa etc etc mas eles nao devem ter poderes para isso n sei...
fico sem perceber em q é q ficamos, parece q mais vale agir por conta própria ?

sandra p

ps. madona admiro muito a sua coragem
anjaazul
Membro Veterano

quarta mai 15, 2002 8:26 pm

olá
hoje falei com um senhor da associação de animais aqui do sítio. ele disse-me que não tinha poderes jurídicos, mas que ia falar com os donos do cão, no sentido de eles lhe darem outro tratamento.
hoje, o cão já tinha água e comida. pelos vistos, tratam-no quando lhes apetece. é pena os donos também não comerem e beberem só de dois em dois dias. depressa ficavam ricos.
é triste ver animais abandonados. mas ver situações em que os bichos, nem liberdade têm para se abrigar e procurar alimento, ainda é mais. vamos ver se resulta. na terceira, havia um estafermo, que tinha um gato preso a um latão. era para não morrer atropelado. .. já tinha deixado morrer um cão à fome, e estava-se a preparar para fazer o mesmo ao novo cão e ao gato. fiz queixa ao procurador geral da república que mandou lá a polícia e ela foi obrigada a soltar o gato. nem sei como.
anjaazul
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

quinta mai 16, 2002 3:22 pm

oi
madonna... ES UMA MALUCAAAAAAAAAAAA!!! :lol: e é isso ke faz com que eu seja a tua fan num 1!!! ;)
Anja, ás vezes não temos ninguem com quem contar. é triste, mas é a verdade. Fala também com os membros da união zoofila. Eles ajudam muito e se for precisam até adoptam o cãozinho. Boa sorte :)
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
anjaazul
Membro Veterano

quinta mai 16, 2002 8:56 pm

olá
eu não posso falar com a u.z. pq. estou nos açores. os da aa de animais cá do sítio nem devem ter aparecido. hoje de manhã, voltei a pôr água ao cão. aqueles estafermos, em vez de o tratarem, já lhe tiraram de novo o recipiente. nem se pode estar em casa a ouvir o bicho ladrar daquela maneira.
anjaazul
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mai 17, 2002 8:34 am

Boa Madona, boa anjaazul.

Apesar de a lei ter pouca coisa sobre a protecção aos animais quando querem é possível fazer qualquer coisa.
Penso que o principal problema é a mentalidade das pessoas que não se querem ralar com estes assuntos.
É como a violência doméstica (não me diz respeito, não quero saber).

São pessoas como vocês que nos dão esperança de que é possível mudar o mundo.
Quero saudar da mesma maneira todos os participantes deste fórum.
Bem hajam!
Sandrara
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta mai 17, 2002 8:56 am

Olá

Eu já tinha tirado o cão desse sitio, afinal já não seri a primeira vez. O problema depois seria arranjar sitio para o colocar, mas pelo menos ele já não estaria a sofrer.
Não conte muito com a ajuda das instituições, eu há muito que deixei de acreditar nelas. Falaram na União Zoófila, mas a UZ não precisa de mais animais, precisa sim é que os vão lá adoptar, sabem é que não é fácil tratar de 1000 ((MIL) animais diáriamente.
Os bons zoófilos são aqueles que resolvem os problemas sem que a solução passe por um canil.
Pense sériamente em tirar o animal desse quintal nojento e depois a solução acabará por aparecer.

Boa sorte
anjaazul
Membro Veterano

sexta mai 17, 2002 1:22 pm

olá
pois, eu tiro o cão do quintal do vizinho, e ponho-o onde? se fosse de alguém que morasse longe, já o tinha feito. neste caso, ainda eram eles que faziam queixa à polícia porque eu tinha invadido uma propriedade privada e até roubado o cão. além disso, o muro é alto, o cão é relativamente grande e estou sozinha.
o cão é rafeiro. se eles andam a deitar rafeiros fora para arranjarem cães de raça, quem quereria este? se eu pusesse a hipótese de dar o max, depois de tratado e recuperado, apesar de só ter 4 meses, duvido que alguém o quisesse. e quem me garante que aquelas bestas depois de despacharem este cão, não arranjam outro para lhe dar o mesmo tratamento? enfim...
as aa não devem servir só para recolher animais. deveriam servir também para dar na cabeça a certos donos. vou esperar até à noite para saber se eles vieram a casa dos donos. se não vierem, vou à polícia. se mesmo assim não der, contacto o ministério público. é que apesar de tudo na terceira, a aa ainda tem um certo dinamismo e interesse pelos animais. aqui, pelo que vi e pelo que me têem dito, coitados dos animais. ao que parece, a solução que eles encontram para os animais abandonados, é levá-los para o canil municipal.
anjaazul
spiral
Membro
Registado: quinta mai 02, 2002 12:28 am

segunda mai 20, 2002 1:58 am

Nao tem hipotese de comprar uma corrente maior e fazer uma casota de madeira para o cao? Eles nao aceitariam estes objectos se os oferecesse? Nao podera alimentar um pouco o cao com um recipiente que desca e suba, de modo a que os seus vizinhos nao se apercebam de que o alimenta? Baixava o recipiente, ele devorava, e voce subia novamemnte o mesmo.

Se telefonar para a policia vai para o canil :((((((((((

Insista com as associacoes dos animais. Tente saber se eles querem realmente o cao ou o tem apenas porque lho impingiram. Talvez fosse possivel arranjar um bom dono e ir la dizer que conhecia umas pessoas muito interessadas etc. Talvez eles dessem o cao de livre vontade.

Talvez pudessem fazer uma colecta entre muitas pessoas pessoas suas amigas de modo a poder comprar alguma racao para o cao todos os meses.

E complicado. A minha opiniao e que a pior coisa que pode acontecer a um animal e iir parar a um canil e ser abatido... para isso, antes abandonado.

********s
anjaazul
Membro Veterano

segunda mai 20, 2002 2:34 am

olá
como eu já disse noutra mensagem do forum, estou à espera que os da aa venham cá. o problema é eles levarem o cão para o canil. vai ser mesmo o fim.
eu nem quero ver os donos do cão à frente. devem ser o piorio. para esconderem o recipiente da água para eu não lha dar, imagine-se. talvez se fôr uma pessoa de uma associação, como é mais institucional, eles tenham mais educação.
quando estava na terceira, passou-se um caso muito semelhante. a mulher tinha morto um cão à fome. quando eu ia pôr comida a uns gatinhos bravos que andavam por ali, os animais dela ainda mostravam mais fome que os outros. eu também dava de comer aos dela. por várias vezes fui ameaçada. se eu ou a aa lhe tivesse dito alguma coisa, iamos ser maltratadas. quando apareceu o polícia mandado do ministério público , ela não teve outro remédio senão obedecer.
em relação a este cão, costumo mandar-lhe comida num saco de plástico. não lhe dou ração, porque ele não deve gostar e ainda teria mais sede. o problema é a água. ele está muito longe do muro do quintal. costumo atirar água pela mangueira para o chão e às vezes salpico-o para ele se refrescar. e o tamanho da corrente que ele tem, é infíma. claro que quando tem sede e fome, ladra.
enfim, tenho alguma esperança que os da aa de animais consigam sensibilizar esta canalha. e o pior, é que o cão tinha normalmente água. desde que lhe comecei a encher o prato, a água e a comida estão a escassear. pode ser apenas coincidência. e como o cão é adulto, supondo que veio cachorr, eles vão dizer que sempre foi tratado desta maneira e não morreu. enfim. e se fosse só este!!!
anjaazul
Responder

Voltar para “Cães”