Dúvida comportamental

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

quarta nov 14, 2007 9:12 pm

Como sabem tenho uma gatinha ainda novinha, vai fazer 6 meses. Ela é minha e do meu namorado, sendo que, por ter melhores condições (eu vivo em apartamento e ele numa vivenda) optámos por ela ficar na casa dele, onde tem bem mais espaço, para além de que tenho uma cadela em casa e apesar do 1º contacto até ter sido muito bom, os meus pais não quiseram arriscar...

A questão que aqui me traz prende-se com um comportamento que a Klara começou a ter recentemente...

Infelizmente, devido ao trabalho e faculdade, só estou com ela ao fim-de-semana e tanto para mim como para ela é penosa a falta que fazemos uma à outra, no entanto não tenho escolha... :(

O que se passa é que agora quando está comigo salta-me para as costas, tipo "pendurico", esfrega o focinho no meu cabelo, tenta "lavá-lo" tal como faz com o seu próprio pêlo, mas também por vezes afinca as unhas e dá mordidelas na minha cabeça! :roll:

Não consigo perceber se é uma forma de expressar carinho e saudade, já que tem atitudes muito meigas, ou se é algo desagradável para ela, pois não consegue evitar andar sempre de volta do meu cabelo e por x magoa com as unhas e as dentadinhas na cabeça :?

Convém frizar que o meu cabelo é aos caracóis (logo um pouco mais seco por natureza), pelo que costumo aplicar um pouco de gel ou espuma... Não sei se isso também poderá ser causador, mas ela só começou a ter este comportamento desde que as minhas aulas começaram (e só estamos juntas ao fim-de-semana)...

Tenho dúvidas se alguém já terá tido este tipo de experiência, no entanto como ainda sou novata no que respeita a felinos, gostaria de ter a opinião de foristas que tenham mais experiência no comportamento dos gatos :wink:

Obrigada
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta nov 14, 2007 9:28 pm

Penso que isso são demonstrações de carinho e saudade.
Kyaraa
Membro Veterano

quarta nov 14, 2007 9:41 pm

lagutrop Escreveu:Penso que isso são demonstrações de carinho e saudade.
Mas é normal essas demonstrações de carinho virem acompanhadas de mordidas e "afincanço" de unhas na cabeça? :?

Eu sou inexperiente, sei que em relação aos gatos morder e arranhar não significa necessariamente desagrado, mas acho este comportamento tão estranho, é que parece fixação! Assim que me vê sentada vem pendurar-se em mim, se eventualmente me deito, aí então é que não me larga mesmo! Deita-se em cima de mim e vá de dar dentadinhas na cabeça, mas depois também se esfrega no meu cabelo! Vá-se lá perceber... :lol:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

quarta nov 14, 2007 9:52 pm

Olá,

engraçado, mas a minha gata faz o mesmo, mas só quando lavo o cabelo. Quer esteja molhado ou logo que acabe de secar, lá vem ela para o meu colo, estica-se e começa a dar dentadinhas no couro cabeludo, e a dar turras com força...ás vezes fica a cheirar profundamente por entre os cabelos, roçando com os dentes.

Estaremos a falar da mesma coisa?
:wink: :!:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
Kyaraa
Membro Veterano

quarta nov 14, 2007 10:01 pm

XANAKIKA Escreveu:Olá,

engraçado, mas a minha gata faz o mesmo, mas só quando lavo o cabelo. Quer esteja molhado ou logo que acabe de secar, lá vem ela para o meu colo, estica-se e começa a dar dentadinhas no couro cabeludo, e a dar turras com força...ás vezes fica a cheirar profundamente por entre os cabelos, roçando com os dentes.

Estaremos a falar da mesma coisa?
:wink: :!:
ISSO, É ISSO MESMO :D
Por norma o cabelo não está molhado, mas ainda está um pouco húmido (já quase seco) e ela fica possuída! É que não vê mais nada senão os meus cabelos!!!

Mas a minha não vem para o meu colo, pendura-se literalmente nas minhas costas!!! :lol:

Mas, será isto bom, ou é um comportamento demonstrativo de desagrado, é que às x chega a magoar... :?
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta nov 14, 2007 10:19 pm

a minha também já passou por essa fase, se é que lhe posso chamar fase... :? saltava para as minhas costas e "atacava-me" o cabelo, por vezes, quando estava deitadas no sofá, ela cravava-me as unhas na cabeça e começava a cheirar e a morder no meu cabelo, chegava mesmo a arrancar-me cabelos... :o
com o tempo foi passando, mas ainda hoje tem algumas atitudes desse tipo, mas agora não me sobe para as costas nem morde o couro cabeludo, fica-se apenas pelos cabelos, principalmente quando vem ter comigo à cama, de manhã :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Kyaraa
Membro Veterano

quarta nov 14, 2007 10:26 pm

mOreirinha01 Escreveu:a minha também já passou por essa fase, se é que lhe posso chamar fase... :? saltava para as minhas costas e "atacava-me" o cabelo, por vezes, quando estava deitadas no sofá, ela cravava-me as unhas na cabeça e começava a cheirar e a morder no meu cabelo, chegava mesmo a arrancar-me cabelos... :o
com o tempo foi passando, mas ainda hoje tem algumas atitudes desse tipo, mas agora não me sobe para as costas nem morde o couro cabeludo, fica-se apenas pelos cabelos, principalmente quando vem ter comigo à cama, de manhã :!:
Mas a Klara só começou a ter esta atitude desde que começaram as minhas aulas, ou seja, desde que nos vemos apenas ao fim-de-semana... :?

Tem o seu quê de graça para quem vê, pois ela fica mesmo possuída e pendura-se em mim "de unhas e dentes" como diz o ditado :lol: mas para quem sente (eu) nem sempre tem tanta graça...
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

quarta nov 14, 2007 10:30 pm

Penso que desagrado, não. Poderá ficar excitada, passada com o odor, sei lá...tipo exctacy :lol: :wink: :!:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
Kyaraa
Membro Veterano

quarta nov 14, 2007 10:35 pm

XANAKIKA Escreveu:Penso que desagrado, não. Poderá ficar excitada, passada com o odor, sei lá...tipo exctacy :lol: :wink: :!:
:lol:
Não sei, só espero é que não seja algo por desagrado e o faça por bons motivos :wink:
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta nov 14, 2007 10:58 pm

Também tive uma gatinha que fazia o mesmo, quando eu mudava de shampoo, e ainda mais quando eu vinha do cabeleireiro, aí ficava mesmo possuída. Se eu estivesse deitada ela vinha para cima da minha almofada, cheirava a minha cabeça e depois dava dentadinhas, e penteava com as unhas, como eu costumava dizer, quando me magoava e eu a afastava um bocadinho, ficava muito zangada e mais se agarrava ao meu cabelo.

Eu penso que seja uma manifestação de carinho para a pessoa que eles gostam muito, e na qual notam algo de diferente, e ficam curiosos para saber o que é.
Os outros meus gatos nunca fizeram isso.

No seu caso também deve ser demonstração de afecto da Klara, a maneira de ela lhe dizer que tem saudades, e que tem algum cheirinho que ela ainda não conhece, e que tem que investigar o que será.
Kyaraa
Membro Veterano

quarta nov 14, 2007 11:08 pm

MiausRafa Escreveu:Se eu estivesse deitada ela vinha para cima da minha almofada, cheirava a minha cabeça e depois dava dentadinhas, e penteava com as unhas
A Klara faz exactamente o mesmo!
MiausRafa Escreveu:No seu caso também deve ser demonstração de afecto da Klara, a maneira de ela lhe dizer que tem saudades, e que tem algum cheirinho que ela ainda não conhece, e que tem que investigar o que será.
Em relação a cheiros desconhecidos não é, pois uso os mesmos produtos há bastante tempo e só agora é que lhe deu para isto :lol:

Mas se, efectivamente parece não ser nada desagradável, então fico feliz com as demonstrações de carinho acompanhadas de dentaditas e unhas :lol:
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quinta nov 15, 2007 12:12 am

Motivo desagradável para ela não será, com certeza. A minha fez isso desde quase sempre, veio com dois meses, nos primeiros tempos não fazia, não me recordo com que idade começou, mas era novinha e continuou até aos 8 anos que foi quando partiu. Com os dentinhos não magoava, as unhitas por vezes não sabiam muito bem, porque os cabelos vinham atrás mas também nunca aconteceu nada de mal. Era mesmo uma mania dela, sei lá.
Acho que não se deve preocupar a menos que ela comece a fazer isso com agressividade, mas não creio que isso aconteça.
Kyaraa
Membro Veterano

quinta nov 15, 2007 12:16 am

MiausRafa Escreveu:Acho que não se deve preocupar a menos que ela comece a fazer isso com agressividade, mas não creio que isso aconteça.
Não, agressiva não é e quando magoa, creio que não é com intenção, no entanto tal como disse, ainda sou inexperiente com felinos, pelo que achei por bem expor esta dúvida :wink:

Ela até é bastante meiguinha e por norma quando faz isto, tenho sempre a sensação que ela se diverte bastante :lol:
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

quinta nov 15, 2007 1:34 pm

creio que isso são tudo demonstrações de carinho (embora nunca me tenha sucedido algo exactamente assim).
o meu gato muitas vezes salta para o colo e põe-se a "amassar" as minhas pernas, como os gatinhos fazem na barriga da mãe ao mamar. só que ele tem 6 kg, muita força e unhas afiadas! ao espetar aquelas 4 ou 5 unhas através das calças, dói pra caraças! mas é uma enorme demonstração de amor, por isso, quando temos calças muito finas (ou calções curtos, ouch...) simplesmente pegamos nas mãos dele e pousamo-las onde possam amassar sem matar ninguém, como no sofá ou numa almofada.
quanto a essa questão dos cabelos, bem, pode ser que lhe passe! se não, o máximo que pode fazer é desabituar a gata de subir para as costas das pessoas. assim só terá oportunidade de o fazer quando se deita no sofá ou coisa parecida.

;)
JuSi
Membro
Registado: sexta set 14, 2007 9:31 am

quinta nov 15, 2007 3:24 pm

A minha gata também me morde o cabelo e a cabeça mas só quando tenho gel no cabelo... como tenho o cabelo muito curtinho, acreditem que não é nada agradavel mas... optei por nao ralhar com ela e acredito que sejam manifestaçoes de carinho... :?
Responder

Voltar para “Gatos”