mosquito01 Escreveu:Mas já percebeste o que é o "mahogany"?
Pela vossa descrição, já tinha percebido o que era para vocês "mahogany" há muito tempo. A minha única dúvida era se o termo estaria a ser bem utilizado. E continuo na dúvida. O que o site do AKC diz é que "mahogany" é castanho avermelhado, e para consultar os estalões para mais pormenores. O "mahogany" aparece como cor aceite no estalão do Irish setter, do Chow Chow, e de mais um ou dois, e como cor admitida nos locais "fogo" dos "pretos e fogo". Em todos eles, portanto, o "mahogany" é uma cor pura e não mistura de cores. Quanto ao BH, o estalão não descreve essa cor e, portanto, ficamos na dúvida sobre se o termo estará a ser bem empregue, ou se alguém se decidiu chamar "mahogany" àquele padrão, e foi ficando. Um bocado como ter havido um tótó que confundiu o valor biológico da proteína do milho com a digestibilidade, e a partir daí ter passado a haver um séquito de seguidores a dizer que a proteína do milho tem baixa digestibilidade

Para tirar a dúvida teria que consultar o AKC, coisa que, obviamente, não estou para fazer, tanto mais que é uma questão perfeitamente irrelevante para a discussão.
mosquito01 Escreveu:Mas na Europa, são registados geralmente como red-and-white/ tricolor .....
Disseste bem, geralmente. Nada obriga a registar somente com essas duas cores. Aliás, já encontrei um LOE em que o cão foi registado como castanho e branco, e na Itália as descrições são tão pormenorizadas que chegam a dizer se o cão tem a ponta da cauda branca ou não. Em França, pelos códigos que eu tenho sobre as cores que podem aparecer nos LOFs nem sequer aparece a designação de tricolores e bicolores (o tricolor, por exemplo, aparecerá no LOF, se for essa a variedade de tricolor, como "fauve à manteau noir avec panachure blanche limitée/envahissante"). Por isso, não percebo mesmo essa teimosia de que os cães têm que ser registados só numa de duas categorias. Em França (onde a cadela do Ferrador nasceu) e cá (onde os cachorros do Ferrador nasceram) não têm de certeza.
mosquito01 Escreveu:De qq. maneira, penso que tb já chegaste à conclusão que o bicolor é homozigótico recessivo, e que por isso, num cruzamento de 2 bicolores só nascerão bicolores
Não, não cheguei a essa conclusão. Cheguei à conclusão (há muitos posts atrás ...) que muitos cães
ay_ E_ não têm qualquer pêlo preto, sendo na prática indistinguíveis dos
_ ee (e não sou eu que o digo, é o que vem escrito em vários lados). Sendo assim, haverá bicolores dominantes e bicolores recessivos, tal como já vem sendo dito desde o princípio.