mosquito01 Escreveu:
A côr da amstaff não é solida, certo?
Do amstaff
Solida em que sentido? Uniforme? Sim, é um uniforme "vermelho", tambem chamado nos USA por "Red".
Mais correctamente é fulvo, suficientemente saturado.
mosquito01 Escreveu:Afinal, depois de ter lido tanta coisa diferente sobre o que caracteriza o fulvo, acabei por ficar com mais duvidas......
Como se caracteriza o fulvo? Como nascem cachorros fulvos? A côr tende a mudar ao longo da vida?
A Delta, por ex; já foi muito preta (com menos vermelho), sendo que o preto foi-se diluindo......ainda apresenta pêlos pretos (e não são assim tão poucos quto isso).....mas está a ficar bastante vermelha, com excepção da máscara, pernas e barriga...
O Fulvo tal como a Isabel ja disse (e amanha dirá melhor) não é nada mais que o amarelo, com permissão do preto. Das cores mais comuns nos cães.
O preto poderá manifestar-se muito ou quase nada mesmo. Ao se manifestar-se poderá por ligeiro ticking nos pêlos (como é normal nos serras) ou por mistura de pêlos. A quantidade de coloração preta é determinada pela extensão ou nao do E. No caso de ser Em- (super-extensão do preto) dará a mascara preta, tipica dos serras pe. No caso de ser só E poderá não haver um unico pêlo preto no cão, embora o cão seja capaz de produzir tal pigmento (como é o caso da cadela basset no inicio deste topico).
Geneticamente não é nada mais que Ay-E- ou Ay-Em
Chamada de atenção para os fulvos muito marcados de preto, que geralmente revelam ser AyAt como este:
Os Serras graças a Deus bem que gostam de mudar de cor. Costumam nascer muito escuros (mais pretos que fulvos) mas como o proprio pêlo vai crescendo a distancia entre os pigmentos pretos da pelagem vai-se diluindo, revelando a sua verdadeira cor.
A tendencia é durante a adolescencia ficarem mais claros e depois irem escurecendo com a idade ...