É pá, vocês não dormem?
Vocês disseram tanta coisa que não sei por onde pegar. Deixa cá ver se não me perco muito
- vocês esquecem-se de que estas coisas de cores e etc dizem respeito ao fenótipo e não ao genótipo. Além disso, a relação fenótipo/genótipo não é unívoca, havendo fenótipos semelhantes para genótipos diferentes. Em muitos casos, como já foi referido, só com testes genéticos se vai lá. Antigamente, só se levantava a ponta do véu fazendo certos cruzamentos, às vezes entre raças diferentes.
- uma pelagem simples ou unicolor é constituida por pêlos todos da mesma cor. Se a cor for uniforme mas devida à mistura de pêlos de cores diferentes será uma pelagem composta e não simples.
- como a Nanci mostrou, e bem, com o exemplo do AmStaff, há vermelhos geneticamente ay_E_ que têm pelagens simples (uma única cor), à semelhança do que acontece com os _ ee
- por isso, aquele AmStaff
É bicolor (sorry Nanci, por discordar aqui

). Bicolor é uma pelagem simples (pêlos de uma única cor) + branco, sem qualquer ligação ao genótipo.
- amarelo, fulvo e vermelho são simplesmente gradações de cor. Se o tom é mais amarelo ou mais vermelho não depende nem do locus A nem do locus E mas de outros alelos presentes noutros loci. Veja-se o caso do Golden, em que todos os cães têm o mesmo genótipo ( __ ee) mas cujo dourado vai desde o creme quase branco até quase ao vermelho raposa. Ou veja-se o amarelo do Labrador e o ruivo do Setter Irlandês (e ambos são do tipo __ ee)
- como a Nanci diz, a presença de pêlos pretos misturados no fulvo não altera a designação da cor. Teremos portanto fulvos com pêlos pretos misturados e fulvos sem pêlos pretos misturados.
- Nanci, quando falas em "ticking" falas mesmo em "ticking" (mosqueado) ou "black-tipped hairs"? É que estes últimos são os pêlos zonados (amarelos na base, pretos na ponta) que caracterizam a pelagem lobeira. Se o cão é classificado como fulvo (tisnado, se esses pêlos com ponta preta se agrupam de modo a formarem pequenas zonas pretas - vidé Pastor Belga Tervueren) ou lobeiro é apenas questão de grau. No lobeiro, a maioria dos pêlos terão que ser zonados, no fulvo tisnado a maioria dos pêlos serão fulvos. Por isso, eu diria que, por exemplo, o Igor terá sido lobeiro (por aquilo que dá para ver pelas fotos)
Enfim, para terminar - tanta coisa por causa de meia dúzia de cachorros ...