Guerra entre gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

agapina
Membro Veterano
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

segunda abr 21, 2003 4:41 pm

ola a todos

Gostaria de saber a vossa opinião e os vossos conselhos porque estou com um problema que me esta a preocupar muito.
Tenho um gato de raça siamesa que é o Felix, que já devem ter visto no meu album, tem 3 anos.
Entretanto nasceram 3 gatinhos filhos dele e de uma gatinha entretanto falecida, foram criados sempre juntos cá em casa, por falta da mãe, foram criados a biberon por mim ejudada pelo Félix sempre meigo e atento ao minino promenor. Cresceram sempre juntos e entretanto elas tiveram o primeiro cio e tudo na maior. O Félix e o filho o Bethoven já estavam castrados nesta altura como manda a lei, porque mais gatinhos era impossível. No segundo ou terceiro cio não me recordo bem, O Félix começou a ter uma reação tão violenta que nem queiram saber. Atacava o Bethoven de tal maneira que estiveram separados durante quinse dias,
passando o Bethoven os dias debaixo da minha cama, com as portas sempre fechadas. Sempre orientados pelo veterinário, conseguimos vencer este problema.
Ontem, sem elas estarem com o sio, porque estão tratadas, o Félix começou outra vez a atacar o Bethven. Nós estavamos ao pé e o Bethoven não vez nada. O Félix estava a dormir em cima da televisão como é habito e de repente saiu a correr em direcção a cozinha para o atacar. Coitado este nem sabe onde se há-de meter. Como devem calcular é um desassossego total. Dura a guerra durante +-1 hora, depois passa e são capazes de estar juntinhos a dar beijinhos. Hoje ouitra vez a mesma cena. O Félix encurralou o Bethoven de tal maneira que tivemos que ir salvá-lo. É que ele não se defende, nem ataca. Será ciumes?
É que neste momento o Bethoven é maior do que o Félix, mas o chefe da casa é ele, o Félix. Será este o problema?
Se já passaram por esta situação ou se sabem como se resolve este problema, por favor digam alguma coisa.
Desculpem estar a maça-los com estes assuntos mas acreditem que estou bastante procupada.

Franc
Última edição por agapina em segunda abr 21, 2003 5:16 pm, editado 2 vezes no total.
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

segunda abr 21, 2003 5:00 pm

Olá,

Eu, como só tenho um gato, bom, não tenho probelmas desses em casa, embora com dois cães, isso me aconteça um pouco.

Com os gatos não deve ser diferente. Apartir de uma certa idade, havendo mais que um macho, um vai ter que liderar o outro, eu acho.

Então, não será isso que está acontecer com os teus. Embora o Bethoven seja maior, não quer dizer que seja o lider, o Félix, por sua parte, é menor mais mais velho. Talvez, por isso, tenha que manter a sua liderança, senão o mais novo passa-lhe a "perna". ;)

Contudo, existem aqui pessoas com mais gatos e com mais experiência que eu neste campo e que te poderão ajudar melhor.

Boa sorte,
agapina
Membro Veterano
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

segunda abr 21, 2003 5:21 pm

Olá Lidia

Eu estou um pouco inclinada para pensar que deve ser uma questão de liderança, outro motivo não estou a ver. Aguardo por mais informações.
Obrigado amiga

Franc
Feanor
Membro Júnior
Registado: quarta mar 26, 2003 5:21 pm
Localização: Rottweilers(2),labrador(1), gatos(2,)rola(1), galinhas(5),galo(1)

segunda abr 21, 2003 5:26 pm

Eu também já tive esse problema. Tinha um gato que era mau como as cobras, nao deixava ninguém pegar nele ao colo, enfim, era muito mau mesmo! Mas depois arranjamos outro gato, macho, e ele tornou-se meigo...a principio ainda lutaram, guerrearam, principalmente em meados de Janeiro, que é a altura em que os gatos andam mais loucos. Mas a partir do momento em que deixamos de interferir nas guerras deles, eles acabaram por resolver os problemas deles. O facto de terem crescido juntos também ajudou... hoje em dia são os dois super meigos, dao-se maravilhosamente bem... Experimente deixá-los algum tempo juntos, mas se se aperceber que as coisas tao muito feias.... interfira! Boa sorte. e esperemos que seja passageiro. Provavelmente, o Felix sente-se inseguro, porque como referiu, o Bethoven ja estar maior que ele, e o Felix deve estar só a insurgir-se. Dê-lhe muita atençao e carinhos, e tudo se resolverá.
Bjs.
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

segunda abr 21, 2003 5:32 pm

Franc,

Também não te podes esqueçer das gatas. Havendo duas em casa, é natural que o Félix sinta que pode perder as suas meninas para o novo macho.

Não sei, pode ser ima ideia. :?
agapina
Membro Veterano

segunda abr 21, 2003 6:23 pm

Lídia

Luta de cãoes a Lídia pode compreender porque tem cães, e deve saber o aborrecido que é. Não pode imaginar o que é com gatos dentro de um apartamento. Apesar de agora não ser tanto como em Janeiro, nem mais ou menos, da outra vez fiquei doente, acredita que é terrível ter de dividir o apartamento em dois. Apeser de o apartamento ser grande e ter também um grande sotão. Eles não se podiam cruzar. Fecha portas, abre portas, foi terrível durante 15 dias.
Agora está mais suave, já se pegaram entretanto mas já estão juntos outra vez.
Quanto mais violento o Félix está, mais infeliz anda o Bethoven. Não brinca e é quando vomita. As ditas bolas de pêlo de que eu já falei.
O Felix anda extremamente nervoso, tudo que faz barulho e se assunta dá um salto.

Isto está lindo, nem sei o que faz nestas altura, uma "palmadinha" a sacudir o pó, dará resultado?

Franc
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda abr 21, 2003 7:26 pm

eu tenho um bocado esse problema , sobretudo com o pinóquio. ele odeia a rita. não sei porquê. isto é relativamente recente. até já lhe provocou duas úlceras nos olhos. a vet queria que eu desse, porque achava que era stress. mas ele dá-se lindamente com o max (cão) e com o serafim. aconteceu-me o mesmo com o gaspar. atirava-se à minha velhota que esta nem o podia ver.
de vez em quando, dá-lhes a verdasca e andam todos à pancada, mas nada de muito grave. quando foi do pinóquio, ele e o serafim andaram uns dias a antidepressivos, o que não me agradou nada. talvez, na altura, o pinóquio andasse um pouco menos embirrante. para mim, eles são uns doidinhos.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda abr 21, 2003 8:34 pm

Franc, olá!
Os meus também andam em grandes guerras! Tenho que fazer o mesmo que é separá-los! De facto é de uma pessoa ficar maluquinha, a abrir portas e fechar portas!
Quem mais guerreia são os 2 irmãos siameses, o Frodo e o Cyrano, este é maior, mas o Frodo também lhe chega bem! Agora já os consigo ter juntos, só com algumas "escaramuças", mas estiveram separados + de um ano! Bastava verem-se que se atiravam um ao outro com um "ódio" que só visto! E aí eu intervinha, com umas palmadinhas!
Agora os grandes "inimigos" são o Pippin (o meu pretinho) e o filho + pequeno o Sammy! Quando se pegam, lá tenho eu que ir separá-los!
Também não sei o que lhes dá! É de "luas"! :roll: :roll:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
agapina
Membro Veterano

segunda abr 21, 2003 9:06 pm

Boa noite a todos

Agradeço a atenção dispensada ao meu tópico, e como vejo, a situação é igual para todos. Não compreendo e não gostava de morrer estúpida. Com tanto mimo e carinho que lhes dedicamos e vai na volta pagam-nos assim. Francamente é de arrasar os nervos.
Chego a uma conclusão. Eles têm um mundo só deles e só nos deixam entrar um bocadinho. São temperamentais e violentos por vezes, e ao
mesmo tempo extremamente meigos, doceis, autenticos potes de mel.
Há o macho dominante, que se pavoneia á frente das gatas, depois há o outro, que eu ainda não descobri qual é o papel dele, neste caso, claro. E no meio, estamos nós a tentar viciar os dados. Qual o peão que estará fora de sítio?

Saudações felinas

Franc
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

segunda abr 21, 2003 9:31 pm

Olá Franc,

Os gatos têm destas coisas e por vezes ficamos completamente desnorteados com o seu comportamento...
Não percebi se as gatas estão também esterilizadas, mas à partida, como os dois machos são castrados, as brigas não terão a ver com o cio mas sim com uma questão de liderança para ver quem manda lá em casa...
Os cães estabelecem uma hierarquia mais bem definida entre eles do que os gatos, mas estes, quando convivem em grupo também demonstram algumas relações sociais, sem serem no entanto uma espécie totalmente social.
Normalmente há um que é o líder e essa liderança é definida pelo temperamento e não tem a ver com força ou tamanho do animal, daí que seja comum haverem gatos maiores a levarem "pancada" de outros mais pequenos.

Penso que o que se passa com o Felix e precisamente o ele estar a tentar impor-se ao Bethoven e mostrar-lhe que ele é que manda.
Tente interferir o menos possível, caso seja sustentável, pois eles acabam por criar territórios definidos dentro de casa e na maior parte das vezes acabam por se entender.

Se a situação se tornar demasiado complicada, sugiro que se aconselhe com o vet, uma vez que esse tipo de comportamento surgiu recentemente e pode estar a ser causado por uma série de factores que levem a que o Felix fique mais stressado levando-o a agredir o companheiro.

A solução pode eventualmente passar por medicação para que o Felix fique mais calmo e o Bethoven ganhe mais confiança, ou seja, quer um, quer o outro podem necessitar de acompanhamento médico.

Cumprimentos,
Susana
agapina
Membro Veterano

segunda abr 21, 2003 9:50 pm

Ola Susana

Obrigado pelos seus conselhos. E vou tentar segui-los . Não me admira que seja stress pela parte do Félix claro, poque eu acho que ele está um pouco nervoso últimamente.

Beijocas

Franc
AutumnCat
Membro Veterano
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm

segunda abr 21, 2003 10:07 pm

Tenho 2 gatos castrados, nunca tiveram o cio, são inseparaveis, mas de vez em quando também andam á luta. Não é nada de preocupante, pq não se magoam. A mim parece-me que está em causa a questão da liderança....eles são amigos, sempre aos beijinhos, dormem juntos, mas não deixam de ser felinos e de vez em quando testam as suas forças, ou em corridas desenfreadas ou em lutas tipo matrix.
O Manchinha é mais novo, mais pequeno mas tb mais forte( tem musculos bem desenvolvidos) que o Luto que é maior, mais agil e esgio. O Manchinha chegou um ano depois do Luto e de vez em quando apetece-lhe desafia-lo. Só para ver se ele ainda está em forma. ;)
agapina
Membro Veterano

segunda abr 21, 2003 11:33 pm

Ola autumnCat

Obrigada pelas suas palavras.
Fui dar uma mirada nos seus bichinhos, são muito lindos, Luto tem uns olhos lindos e a luna é lindissima. O Willy e Dragão também são lindos.

Saudações felinas para todos

Franc
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda abr 21, 2003 11:41 pm

então e o mafarrico do serafim, aquela meia leca que agora se lembrou de dar pancada em todos? deve ser a vingança do... mafarrico :D :D às vezes, tenho que lhe dar. é (continua a ser) um diabinho em gato :o :o
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

terça abr 22, 2003 8:10 am

Franc,
disse que o Félix anda muito assustadiço, será que não existe qualquer barulho ou outro factor externo que o deixe stressado e assustado e que o leve a descarregar sobre o Beehtoven?
Responder

Voltar para “Gatos”