Gatos e crianças

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda abr 21, 2003 6:53 pm

Olá,

Fico contente por ver que está a tentar ver como os gatos podem conviver com o seu bebé e não está a pensar dar os gatinhos por ir ser mãe.

Eu não tenho grande experiência com crianças, mas parece-me que é importante vigiar as brincadeiras da criança e dos gatos até a criança crescer um pouco e aprender a conviver bem com os gatos. E não deve nunca deixar os gatos no quarto do bebé sozinhos, pois sem querer eles podem magoar o ´bebé.

Beijokas
Kathleen
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

segunda abr 21, 2003 7:21 pm

Ola

Parabéns pela sua gravidez. Em relação a gatos e crianças, não fique ansiosa antes do tempo.

No que diz respeito às brincadeiras que a criança possa vir a ter com as gatinhas, ainda é um bocado cedo... penso que deverá preocupar-se, desde já, a familiarizar as gatas com os objectos do futuro bébé, nem que seja elas saberem da sua existência, tais como, a cama, berço (tapados, claro), carrinho de passear, e se possível, tente sociabilizar as gatinhas com outras crianças de tenra idade, assim, o aparecimento de um novo membro na familia tão frágil, não vai ser nada de "estranho" para elas.

Claro que vai ser diferente, elas vão querer cheirar, "ver". Já sabe como é a curiosidade dos gatos, mas, sendo vigiadas, não haverá qualquer problema. Por instinto próprio dos animais, estes não fazem mal aos bébé.

Quando o bébé for mais crescidito, é ter atenção às brincadeiras que estes tem por mania, como puxar orelhas, cauda, bigodes, apertões em demasia... apesar que eu acho, pelo menos com o meu, a minha filha mais nova fazia 31 dele, e ele, nem sequer fugia. Das duas uma, ou gostava ou achava-se ama seca dela.

Tenho uma amiga que quando a sua filha mais velha nasceu, o gato zelava pelo sono da menina. A sério. Enquanto ela dormia, este colocava-se junto à cama dela. Nunca lhe fez mal nenhum, nem enquanto bébé nem quando mais crescida.

Não se preocupe que tudo irá correr pelo melhor. Ah, já agora, os meus parabéns por tentar solucionar o caso e não se desfazer das gatitas, como muitos outros já o fizeram.

Fique bem,
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

terça abr 22, 2003 8:15 am

Por aquilo que tenho presenciado, os gatos (tal como a maioria dos animais) demonstram uma grande inteligência e conseguem perceber que estão a lidar com crianças, tendo, por isso, uma paciência que normalmente não têm....
Quando acham que já chega, afastam-se e isolam-se em sitios pouco acessíveis....
No entanto, há alturas em que não conseguem fugir e em que já estão sem paciência para aturar as puxadelas de rabo, de bigodes, de orelhas, os beliscões no lombo, etc.
O importante é tentar ensinar o bebé a fazer festinhas aos gatos sem os magoar e a respeitar o espço dos peludinhos!

Boa sorte e tudo vai correr muito bem!

Ah! E parabéns pelo novo membro da família que aí vem! :lol:
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça abr 22, 2003 6:57 pm

ja agora aproveitava para perguntar quando e que devo desparazitar e vacinar a minha Pipoca e a minha Tigra que fazem dia 25 deste mês 2 meses.
por volta dos 3 meses. isso é uma questão importante, sobretudo quando há crianças.
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça abr 22, 2003 8:03 pm

Olá

daquilo que sei, a desparazitação pode ser já iniciada. Pois convém iniciar a desparazitação antes das vacinas.
Quando comprei a Amélia, disseram-me para a levar ao Veterinário aos 3 meses para desparasitar e vacinar, mas quando lá fui ele disse-me que já lhe podia ter dado o desparazitante. E como ela tinha já os 3 meses, ele deu a vacina e eu no dia a seguir iniciei o desparazitante.
Mas se tem dúvidas, e já sabe a que veterinário vai, pode telefonar e perguntar que eles informam.

Beijokas
Kathleen
AutumnCat
Membro Veterano
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm

terça abr 22, 2003 8:06 pm

Quanto aos intervalos entre as desparazitações o aconselhado é de 6 em 6 meses, mas o veterinário irá informá-la de tudo.
Não se esqueça tb de comprar um desparasitante (externo)para as pulgitas,mas quanto a isso o vet. também lhe aconselhará o melhor para as suas gatinhas
Tb é verdade, primeiro têm de ser desparasitadas, pq em regra não vacinam gatos que possam ter parasitas, pois estes podem tornam ineficazes a vacinação
Kathleen
Membro Veterano

terça abr 22, 2003 8:16 pm

Oi,

Eu quando dei desparazitante foi um em creme. Dei uma primeira dose numa semana, outra dose noutra e uma terceira passado quinze dias. Passado um mês da última dei novamente uma dose e o veterinário mandou-me dar de 3 em3 meses uma dose de reforço. Mas pode ser da qualidade do desparazitante...

Beijokas
Kathleen
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

terça abr 22, 2003 8:37 pm

O desparasitante pode ser já iniciado.
Tal como a Kathleen o intervalo entre desparasitações é menor (4 em 4 meses).
A primeira desparasitação é que é feita durante 3 semanas (1 dose em casa semana).
A primeira vacina pode ser dada por volta dos 2 meses.
Mas para ficar sem dúvidas consulte um vet!
rst
Membro
Registado: sábado fev 15, 2003 12:35 am
Localização: 2 Gatos - Exótico e Bosques da Noruega (Duarte e Bianca)

terça abr 22, 2003 9:08 pm

Já agora, alguém sabe dizer porque é que um gato que vive em casa, bebe água potável e comida seca tem de ser tantas vezes desparasitado?
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

terça abr 22, 2003 9:20 pm

Penso que será pelas moscas que come, insectos voadores, rastejantes e por estar muitas vezes a cheirar o chão e a lambe-lo podendo com isso engolir alguns parasitas que trazemos da rua nos nossos sapatos ou roupa.

Caneco
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sábado abr 26, 2003 6:48 pm

Olá,

O período entre desparasitações internas depende do local do país onde se vive. De qualquer modo a desparasitação dos gatinhos começa a meio e no fim da gestação da mãe. Depois será desparasitado todos os meses até atingir o meio ano com um desparasitante específico para gatos (Flubenol, por exemplo). A partir daí o veterinário dirá de quanto em quanto tempo deverá desparasitar o seu gatinho.
Maria João
kika_cat
Membro
Registado: quarta set 11, 2002 8:07 pm

domingo abr 27, 2003 1:21 am

Antes de mais, parabéns pelo novo membro da família! Não se preocupe, o mais provável é que as suas gatinhas se adaptem bem ao bebé, principalmente sendo ainda tão novinhas!
Quanto à desparasitação, esta deve ser feita antes das vacinas serem dadas, por isso vá pensando em desparasitá-las! O desparasitante é uma pasta que vem dentro de um tubinho com uma escala de 2 em 2 quilos, normalmente, mas penso que há apresentações escaladas de meio em meio quilo, que seriam mais convenientes para si. Tenha atenção em comprar um desparasitante completo, pois alguns dos que são vendidos em farmácia não cobrem todo o leque de parasitas. Penso que o flubenol é bom, bem como o vithaminte (provavelmente está mal escrito), e este último tenho quase a certeza que tem a apresentação escalada de meio em meio quilo. Depois é só pesar as suas meninas na balança da cozinha e dar-lhes consoante o peso delas!
Na primeira vez que se dá o desparasitante tem que se fazer depois o tal reforço já referido pelos outros foristas e depois é de mês a mês até elas fazerem 6 meses. A partir daí a frequência com que dá o desparasitante fica ao critério do seu veterinário (já reparei que uns dizem para fazer mais frequentemente que outros), mas as veterinárias com quem trabalho dizem para, se tiver crianças em casa, fazer de três em três meses, devido às crianças não terem hábitos de higiene tão apurados como os adultos (pelo menos alguns adultos!) e meterem as mãos na boca depois de mexerem nos animais, pelo que assim cobre-se melhor a hipótese de eles apanharem um ou outro parasita...
Mas o ideal mesmo seria telefonar para o seu veterinário a aconselhar-se!
Responder

Voltar para “Gatos”