Sharik doente :(

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

sexta nov 23, 2007 11:48 am

Olá! Tenho o meu menino doente! Ontem começou com uns ataquinhos de tosse e tem o nariz congestionado. Um amigo nosso acha que ele deve ter apanhado tosse de canil na exposição no domingo (situação muito frequente, pelos vistos), e eu estava convencida que se tinha constipado porque apanhou chuva na rua... Liguei para o vet há bocado a perguntar o que fazia e ele aconselhou-me a ir lá buscar um antibiótico para lhe dar durante 10 dias mas disse-me que se fosse tosse de canil não há medicação, vai-se é tentar com o antibiótico combater a constipação e ver como ele reage.. Também me disse para não o levar lá para ele não apanhar frio...
Mas como eu sou "mãe galinha" vim aqui para o fórum pesquisar e qual não é o meu espanto quando leio um post de um forista no qual o primeiro sintoma de esgana é uma aparente constipação!!!!! :o :o Estou tola!!!! Agora nem sei se o leve cmg ao vet para ver se tem febre ou algo mais que eu não saiba avaliar; ou se o deixo quieto em casa para não apanhar frio! Estou a desesperar! Ainda ante-ontem estava bem! Esta noite não dormi nada à conta dos ataquinhos da tosse e também fiquei constipada de andar sempre dentro e fora da cama! :?
Sei que ninguém me vai dar soluções milagrosas, pelos vistos nem o próprio vet, mas se for mesmo tosse do canil, não há cura como ele disse????
:cry:
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
ailsa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

sexta nov 23, 2007 12:07 pm

À dois anos sensivelmente, tive em minha casa duas cadelas que fui buscar a Viseu, por uma semana (FAT). Nesse período a minha Ailsa ficou com um tosse horrivel, mesmo aquela tosse seca de cão. A vet nem conseguia auscultar em condições

Fui ao vet, que me perguntou se tinha estado com alguns cães "estranhos",e eu contei a situação. Teve a chamada tosse de canil (segundo a vet) tomou antibioticos e ficou fina :wink:

Como o seu cãozito teve na exposição, teve em contacto com outros cães, possivelmente poderá ser um caso idêntico.

Não esteja a sofrer por antecipação. Eu levava-o ao vet :wink:
Leila
Membro Júnior
Registado: terça jan 15, 2002 3:29 pm

sexta nov 23, 2007 3:41 pm

Estás tola estás :D . Esgana :o
A tosse de canil tem cura, pelo menos a Luna teve e ficou curada, por isso não te preocupes, é ter paciência e esperar que o antibiótico actue. :?
As melhoras do Sharik e se precisares já sabes
AnaPonei
Membro Veterano

sexta nov 23, 2007 3:54 pm

Leila Escreveu:Estás tola estás :D . Esgana :o
A tosse de canil tem cura, pelo menos a Luna teve e ficou curada, por isso não te preocupes, é ter paciência e esperar que o antibiótico actue. :?
As melhoras do Sharik e se precisares já sabes
Olá vizinha! O seu excelentíssimo marido já me foi comprar o antibiótico :lol: O vet é que disse que podia não ter cura! Ele é que me assustou!!! O James também teve 2 ou 3 vezes e passou-lhe, só que o Sharik ainda é muito novinho.... Vamos ver...
Ana Paula
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sexta nov 23, 2007 4:15 pm

AnaPonei Escreveu: Também me disse para não o levar lá para ele não apanhar frio...
:o :o :o Homessa! Isto para não ser politicamente incorrecta! :o

Leve-o ao vet para auscultação, etc. que não estou a ver outro método de fazer um diagnóstico minimamente correcto.

Se o problema é o frio, leve-o embrulhado numa mantinha, ou casaco, ou coisa que o valha!

Francamente, isto há coisas... :o
cristorresg
Membro
Registado: segunda ago 27, 2007 11:34 am

sexta nov 23, 2007 5:32 pm

Um grande beijinho de melhoras para o fofo Sharik...
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

sexta nov 23, 2007 6:31 pm

As melhoras para o menino :wink:

Ah e já agora, não sofra por antecipação :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta nov 23, 2007 7:01 pm

A tosse de canil normalmente é benigna e os cães conseguem combatê-la sem qualquer tratamento, talvez fosse a isto que o seu vet se referiu quando disse que "não tem cura"... em termos simplistas é o equivalente nos cães às nossas constipações, é altamente contagiosa e transmite-se por via aérea. Embora a tosse fossa ser aflitiva, os cães estão bem dispostos, comem e agem normalmente.

Quando há aumento de temperatura e letargia do bicho é que é necessário o tratamento com antibiótico, não vá a doença evoluir para uma pneumonia, situação bem mais delicada.

O meu Anubis apanhou tosse de canil na escola e esteve a antibiótico porque ao 3º dia de tosse estava com alguma temperatura e mais quieto que o habitual, mas recuperou rapidamente.
Seria bom o vet ver o canito e examiná-lo antes de lhe passar o antibiótico, na minha opinião.

Cumprimentos.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta nov 23, 2007 8:18 pm

Boas, AnaPonei

Tenha em atenção que existem mais que uma patologias em que o animal apresenta tosse e, não sabendo em concreto qual delas seja porque não foi examinado por um Veterinário, coloca-o em risco.
Suponha que de tosse de canil, o vírus avance para uma pneumonia?! Suponha que o AB receitado foi em base do Vet pensar ser SÓ tosse de Canil e se for já uma pneumonia com edema pulmonar, mesmo que pequeno?
A Tosse de Canil parte duma etiologia infecciosaTraqueobronquite Infecciosa, tem tratamento e mais; tem vacinação contra os vírus Bordetella Brochiséptica e da Parainfluenza.

Leve o canito para ser devidamente examinado por um Veterinário. Nunca vá num “se” porque um problema respiratório não tratado devidamente e atempadamente pode deixar sequelas graves no animal!

Boa sorte e as melhoras do cão,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta nov 23, 2007 10:04 pm

Só um pequeno reparo ao post da Leo. A Tosse de Canil tem vacina sim mas cada vez mais os vets optam por não recomendar a mesma pois a tosse de canil não é provocada por um vírus apenas, trata-se de um "cocktail" de vírus e bactérias pelo que a vacina não protege o animal contra todas as estirpes de infecção existentes. A bordetella mencionada pela Leo não é um vírus, é uma bactéria, que não é sensível à vacinação e sim aos antibióticos.

Cumprimentos a todos.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta nov 23, 2007 11:18 pm

dinodane Escreveu:Só um pequeno reparo ao post da Leo. A Tosse de Canil tem vacina sim mas cada vez mais os vets optam por não recomendar a mesma pois a tosse de canil não é provocada por um vírus apenas, trata-se de um "cocktail" de vírus e bactérias pelo que a vacina não protege o animal contra todas as estirpes de infecção existentes. A bordetella mencionada pela Leo não é um vírus, é uma bactéria, que não é sensível à vacinação e sim aos antibióticos.

Cumprimentos a todos.
Sim, é provocada pelo vírus da Parainfluenza e pela bactéria Bordetella Brochiséptica.
Coloquei fora de ordem no meu post anterior, (Bordetella e Parainfluenza) mas acho que deu para entender...!!!
Continua a ser recomendada a vacina tal como é recomendada a vacinação aos humanos, para certas estirpes de vírus da “gripe” que nunca são para mais que uma delas (estirpes) mas que, sempre nos protege numa das estirpes...! Melhor proteger de um vírus do que de nenhum!
A Parainfluenza pode muito bem ser evitada com inoculação apropriada!

E, AnaPonei:

A tosse de Canil deve sempre ser tratada já que "um cocktail de vírus e bactérias" pode "alimentar" e passar a algo bem mais grave que uma simples tosse de Canil.

Veja isso do canito e depois dê novidades.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fUmiguinha
Membro Veterano
Registado: quinta out 28, 2004 2:35 am

sábado nov 24, 2007 12:31 am

Não percebo como o vet fez o diagnóstico assim sem o ver. Pode até estar certo, pode estar errado... :o

Eu levava o cão ao vet mto bem agasalhado num cobertor ou algo do género.

Em alternativa, há imensos vets que dão consultas ao domicílio.

As rápidas melhoras do teu menino!!!
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

sábado nov 24, 2007 1:38 am

Omeu chumi ja andou assim no inverno, andava com tosse eu ja andava assustada, e um dia cheguei a casa do trabalho e ele tava muito murcho com a tosse orrivel e cheio de ranho verde fui logo a correr pro vet, liguei-lhe antes, ele disse que podia ser peneumonia.

Cheguei lá ele tava com 40gº de febre, e a largar montes de ranho, ele deu-lhe uma injecção, receitou uns medicamentos um antibiotico e um anti-inflamatorio drante 15 dias que tomou, teve de la ir outravez. graças a deus passou e ele melhorou, nunca mais teve.

Nao sei se foi tosse do canil, uma vez que ele nao teve em nenhum canil... mas nao sei.

Mas os sintomas começaram assim tosse e depois atacou as vias nazais

que melhore é o que desejo
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
AnaPonei
Membro Veterano

sábado nov 24, 2007 11:06 am

Ele aparentemente está normalíssimo... Só espirra quando vem à rua fazer as necessidades e tem aquela tosse irritante praí meia dúzia de vezes por dia... mas está brincalhão e a comer bem... :? Começou ontem o antibiótico.. Vou ver se noto melhorias, se não levo-o lá...
Ana Paula
AnaPonei
Membro Veterano

sábado nov 24, 2007 12:48 pm

dinodane Escreveu:A tosse de canil normalmente é benigna e os cães conseguem combatê-la sem qualquer tratamento, talvez fosse a isto que o seu vet se referiu quando disse que "não tem cura"... em termos simplistas é o equivalente nos cães às nossas constipações, é altamente contagiosa e transmite-se por via aérea. Embora a tosse fossa ser aflitiva, os cães estão bem dispostos, comem e agem normalmente.

Cumprimentos.
Pelo ar?? Então os gatos também podem ficar doentes??
Ana Paula
Responder

Voltar para “Cães”