Presente de Natal para os meus pais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
rafaelc
Registado: sábado nov 24, 2007 10:57 pm

sábado nov 24, 2007 11:32 pm

Olá a Todos!

No passado mês de Maio a minha irmã mais nova casou e os meus papás ficaram "sozinhos em casa".
Como sei que gostam sempre de companhia, achei que seria boa ideia, oferecer-lhes neste Natal um cachorrinho para que tenham sempre mais alguém com eles, nos dias em que as filhotas e as netas não podem lá ir fazer umas visitinhas.
A mãe gosta de caniches e o pai gosta de cães grandes e imponentes, só que num apartamento terá mesmo de ser um cachorro de porte pequeno.

Venho aqui pedir o vosso conselho sobre a melhor raça e sobre o melhor local para comprar essa raça.
Não se esqueçam: tem de ser pequenito, asseado e muito amiguinho de crianças.

Obrigada a todos!
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

domingo nov 25, 2007 2:53 am

Não ofereça um cão aos seus pais sem saber se eles realmente o desejam.
Como sei que gostam sempre de companhia, achei que seria boa ideia, oferecer-lhes neste Natal um cachorrinho para que tenham sempre mais alguém com eles, nos dias em que as filhotas e as netas não podem lá ir fazer umas visitinhas.
Eu costumo dizer ás pessoas que um cão não é um animal de companhia, mas sim um membro da familia :wink: Não se esqueça que um cão, necessita de cuidados, como veterinário, precisa que o levem á rua e acima de tudo muiiita dedicação. O cachorrinho vai crescer, e não vai fazer companhia aos seus pais só quando as filhotas e as netas não podem estar com eles, mas sim sempre.

Venho aqui pedir o vosso conselho sobre a melhor raça e sobre o melhor local para comprar essa raça.
Eu aconselhos um SRD, de preferencia adulto. Porque um cão adulto é mais carente, já tem a "personalidade" formada (torna-se mais previsivel), é mais independente e (na minha opinião) é mais facil de educar. Para além de que não cresce mais, porque um SRD bébe não dá para ter a certeza do tamanho que irá ter. E para além de arranjar um companheiro para os seus pais, estaria tambem a salvar uma vida. :wink:

Caso o animal tenha de ser de raça, peça uma lista de criadores, fale com eles e visite as instalações em que os animais são mantidos. Nunca compre um cão em lojas de animais, muito cuidados com os criadeiros

Não se esqueçam: tem de ser pequenito, asseado e muito amiguinho de crianças.
Não se esqueça que para ter esses "requesitos" ( asseado e muito amigos de crianças), vai ter de ser educado e respeitado. Porque nenhum cão nasce ensinado. Apenas com dedicação e paciencia, chega lá.

Caso não tenha tempo ou possibilidades de tal, o melhor mesmo é um cão de peluche que pode ser comprado numa loja qualquer.

Acima de tudo tenha a certeza de que os seus pais realmente querem o canito e têm: Tempo, dedicação e paciencia. E tenha atenção aos gastos económicos. Porque quem nunca teve um canito não faz ideia do que custa as idas ao vet, boas rações etc..

Boa sorte e bom natal :wink:
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

domingo nov 25, 2007 12:46 pm

Subscrevo na totalidade o que kim_haha disse. Mesmo sendo surpresa, tente averiguar, o quanto os seus pais estariam dispostos a despender com um animal de estimação, e quando digo despender, incluo o nível financeiro, de tempo, disposição, espaço......tudo o que um animal de estimação acarreta.
Claro que em troca, não tenha duvidas que terão um Amigo para o resto da vida.

:wink: :!:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
Gpsc
Membro
Registado: domingo mai 21, 2006 11:05 am

domingo nov 25, 2007 12:53 pm

O tamanho do animal é um pouco relativo porque há cães de raças grandes que se adaptam bem á vida em apartamento. Com tudo há que ponderar bem antes de adquirir o animal, seja ele grande ou pequeno.Porque nos primeiros tempos eles fazem as necessidades por todo o lado, há os custos de veterenario, alimentação etc....

Cmps, Gpsc
rafaelc
Registado: sábado nov 24, 2007 10:57 pm

domingo nov 25, 2007 6:34 pm

Muito Obrigada a todos pelas respostas. Obrigada pelo vosso tempo e pelos conselhos.
De facto, é importante que os destinatários fiquem felizes com o "futuro presente".
Mas eu tenho a certeza que isso irá acontecer. Antes de tomar esta decisão, sondei os dois e percebi que gostariam realmente de ter um companheiro ou uma companheira.

Os meus pais e eu própria temos também já antecedentes, tivemos durante 12 anos um caniche (o Tootsie) de quem sentimos até hoje muitas saudades.

Sei que um animal acarreta imensas despesas e preocupações e para quem realmente gosta de animais, é o equivalente a ter um filho pequenino. Mas como diz um dos simpáticos amigos que responderam ao meu post, o retorno compensa isso e muito mais.

Tenho pesquisado muito aqui pelo site e em livros e existem realmente muitas raças de que gosto, entre elas, o Basset hound que acho maravilhoso, o Cavalier King Charl
es, o cocker tricolor, o dálmata (já um pouco maior), o Yorkshire Terrier, etc, etc, etc... tantos...
Mas, de facto, temos todos um carinho especial pelos caniches, a minha mãe em particular... e como o presente é para ela.

Por isso, peço a vossa ajuda no caso de conhecerem algum criador de confiança, porque queria mesmo evitar ir comprar a uma loja...

Mais uma vez obrigada e todos. :D
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

domingo nov 25, 2007 7:36 pm

é o equivalente a ter um filho pequenino
eu não diria melhor... :wink: :!:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

domingo nov 25, 2007 9:27 pm

Não ofereça um dálmata aos seus pais!!!! Os dálmatas são cães muito energéticos e precisam de correr muito!!!! O meu namorado (que é um gorila :lol: ) foi levado a rastos por um dálmata da minha tia muitas vezes.... São cães espectaculares, mas que têm que andar e correr muito... e não são indicados para "avós"... Depois da pré-selecção daquelas raças que acha giras, pesquise as características de cada uma para ver a que se adequa melhor ao quotidiano deles.. Logicamente que eu aconselho um Bouledogue Francês! Mas nem toda a gente gosta de cães com focinho achatado... Mas em termos temperamentais corresponde exactamente aos seus requisitos... Adoram crianças, são das raças mais apegadas aos donos que existe, são MUITO inteligentes, não fazem muitas asneiras em casa (pelo menos eu não tenho razão de queixa) e são bastante asseados! Mas lá está, eu sou suspeita porque sou mega fã da raça! :D
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
domingo nov 25, 2007 11:06 pm

Eu até nem acho que um cão "enérgico" seja de todo desaconselhado para um "avô", acho que assim sempre têm uma desculpa para fazer mais exercicio fisico (o cão precisa e eles também). Uma vez que provavelmente têm mais tempo livre para dedicar ao cão e aos passeios.

Agora depende, um caniche ou yorkshire tem mais trabalho a nível de pelo, enquanto um cão de pelo curto tem mais trabalho a nivel de limpeza de casa (largam mais pelo). De resto dão o mesmo trabalho. Acho que tem mais a ver com os gostos pessoais dos seus pais.
Não querendo puxar a brasa à minha sardinha, acho um cão de água uma escolha muito indicada para pessoas com a faixa etária dos seus pais. Principalmente a nivel de temperamento, são miudos pequenos até serem velhinhos, o dono nunca ficaria aborrecido com um cap. :lol:
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
ritapovoa
Registado: terça jan 23, 2007 4:58 pm

segunda nov 26, 2007 9:27 am

olá.

eu não conheço muito esta raça, mas k eles sao uns fofos são.

não sei se conhece jack russel terrier

veja aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=16756
:D
Druiel
Membro
Registado: sexta mai 25, 2007 2:16 pm

segunda nov 26, 2007 2:27 pm

Alo,

Independentemente do tamanho da raça, penso que o mais importante é:
- O niveil de energia do cão. Por vezes cães pequenos conseguem ser mais energéticos do que algumas raças grandes.
- A esperança média de vida da raça. Não sei a idade dos seus pais, até porque existem avós muito jovens, mas considere o tempo de vida do animal em contraste com os anos que os seus pais ainda vão ter - se tudo correr bem - com qualidade de vida. Digo isto porque indubitavelmente, vai chegar a uma altura em que estes terão outras preocupações de saúde e disponibilidade emocional/psicológica para levar o cão à rua todos os dias, pelo menos duas vezes por dia.

Atenção Rafaelc, não lhe estou a dizer para não oferecer um cão aos seus pais, pessoalmente e após a morte do meu pai conversei com a minha mãe em ter um gato - ela é mais dada a felinos -, mediante o seu pedido de conselhos, estou apenas a dizer-lhe para considerar também a esperança de vida do animal.

Um abraço e boa escolha!
Druiel
<p><strong>O Blog dos miudos:
</strong><a href="http://druielweimaraners.blogspot.com">http://druielweimaraners.blogspot.com</a>
... Help me God to be the person my dogs think I am ...</p>
<p>&nbsp;</p>
kristina_kosta
Membro
Registado: terça jan 08, 2002 1:15 pm

segunda nov 26, 2007 4:23 pm

Perdoe-me mas porque não adoptar?
Tanto animal a implorar um lar, tantos canis com animais inclusivé de raça.
Não quero de forma alguma ofender mas entristece-me verificar que se pensa sempre nas raças, na origem, nos criadores...
Eu tenho 3 rafeirinhos e um golden retriever, o mais recente membro chegou ainda não faz 2 meses, de forma muito inesperada mas não nos deixa nada arrependidos (a mim e ao meu marido), e acredite que o mais amoroso, compreensivo, companheiro e tolerante dos 4 é o Ralf, um rafeiro que recolhemos da rua, na altura com perto de um ano.
É o mais paciente, mais tolerante, companheiro e que mais brinca com a Vicki, a recém chegada.

Verifique os sites das Associações, anúncios aqui mesmo na Arca, e quem sabe? Pode apaixonar-se por um dos focinhos maravilhosos de entre tantos, infelizmente, disponíveis.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda nov 26, 2007 7:16 pm

Animais como "prenda de Natal"... deve ser uma atitude MUITO BEM PONDERADA e com a certeza ABSOLUTA de que não é um "presente envenenado" (forma de expressão) depois de se apresentar ser, afinal, "uma prenda não desejada"
Sem duvida alguma que depois de falar com os seus pais para saber se eles gostariam, ou não e, então, se eles optarem que vale a pena terem um canito, é ir com eles escolhe-lo, ao gosto deles, já que nada como haver "aquela química...entre pessoa e animal" E, isto é muitíssimo importante, para um óptimo relacionamento, acredite!
Até pode querer dar-lhes um canito de raça mas, quem lhe diz que eles não iriam preferir dar o carinho que têm para dar, a um canito que esteja num corredor da morte (Canil Camarário), ou numa Associação sobre lotada, ou quiçá a algum desgraçado de rua?
Pense bem e fale com os seus pais, primeiro! Até porque, surpresas de Natal que se tenham que desembrulhar... são mais para crianças... e as que não se têm que desembrulhar... são melhor recebidas se forem ponderadas... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

terça nov 27, 2007 11:57 pm

Também pergunto, porquê não adoptar?

Também há caniches, nas Associações e Canis.
Leve os seus pais a um deles ou mais, a quimica como disse a Leo conta muito.

Dê uma boa prenda de Natal "desembrulhada"(Leo) tanto aos seus pais como ao canito... ( já imaginou a felicidade que pode dar a um animal que esteja no corredor da morte?) todos lhe irão agradecer, o dinheiro da compra de um cão pode sempre oferecer aos seus pais para os primeiros cuidados a ter com o animal. Há o Veterinário, Vacinas, Desparasitantes, Castrar, registo, ship, Ração, acessórios para o cão,etc., se ainda assim sobrar algum dinheiro, podem sempre guardar para apróxima necessidade, não vai faltar onde com certeza.

Pense bem....
Responder

Voltar para “Cães”