*Falta de controlo*

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Lawitah
Membro Veterano
Registado: quarta dez 20, 2006 7:24 pm
Localização: Egua (Paloma);Cão srd (Dino); Cadela srd (Loira) Gato (Zuk)

segunda nov 26, 2007 2:04 pm

Muito boa tarde.
Venho expor o meu problema e ja estou á espera de algumas respostas...

O meu pet, o Dino é um srd com cerca de um ano e pouco. pesa cerca de 45kg. Nunca foi agressivo para nada nem ninguem até ontem.
Ontem,domingo, foi realizada uma caominhada no arrimal, onde estiveram presentes diversos caes e surpreendeu me muito mesmo o comportamento do meu cão.
Nao o conseguia controlar á trela e mordeu uma DA, ferindo um pouco a boxexa, quando pensavamos k estavam na brincadeira, algo correu mal.
O facto da agressividade nao tinha conhecimento. nunca tinha acontecido, tirando conclusoes da caominhada k efectivamente nunca mais me meto noutra, tendo ficado bastante desmotivada e em baixo, e principalmente preocupada com a Yasha, a DA. Conclui k, pra todos os casos, considero o Dino agressivo, dendo melhor prevenir do k remediar... :(

Era sobre o puxar da trela que ando a perder a esperança. Já experimentei montes de conselhos, mas os resultados nao perduram. Comprei um peitoral e parecia k as coisas ate estavam a correr bem, conseguindo controla-lo.
Agora so me resta a estranguladora. Mas tenho receio... do cao se magoar sei lá. :oops:
Ja tentei tudo e estou a concluir k sou eu k estou a errar.

Tenho vindo a aprender todos os dias nesta familia. Venero as pessoas k aqui participam pela sua experiencia e conhecimentos, pedindo-lhes agora a sua ajuda.

Desde ja o meu obrigado e peço desculpa pelo texto extensivo.
<p>Cump. "Eu temo pela minha esp&eacute;cie quando penso que Deus &eacute; justo." - Thomas Jefferson Lara*</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda nov 26, 2007 3:52 pm

Olá Lawitah.

Antes do mais lamento o sucedido. Por muito meigos que os nossos cães sejam não deixam de ser animais cujo comportamento em situações novas pode ser imprevisível.

Quanto à falta de controlo no animal, esqueça o peitoral já, não é nada adequado para corrigir o animal, só lhe confere mais força e impeto para puxar. O mais adequado é a coleira estranguladora com trela. Não deve recear "magoar" o cão, a intenção não é estrangular o animal durante todo o passeio, é ir dando pequenos toques sempre que o cão tentar puxar ou afastar-se do dono.
Deve começar a praticar com o cão a ordem "junto", ou seja, caminhar ao lado do dono (lado esquerdo), sem puxar ou tensionar a trela. Como fazer: coloque a coleira no cimo do pescoço, onde ele é mais sensível às correcções que for fazendo. Caminhe com ele ao lado e puxe-o para si com um toque seco na trela (não é fincar as pernas no chão e puxá-lo com toda a força) sempre que ele se afastar repetindo a ordem "junto". Recompense-o com festas e palavras de encorajamento ou até alguma guloseima até ele perceber. Pratique muito.
E pode sempre ter um açaime à mão sempre que preveja encontros com outros cães, não vá o diabo tecê-las.

Não é este seu cão que costuma estar preso à corrente? Quando um animal passa assim os seus dias fazendo tensão na corrente e ladrando a todos os cães que por ele passam por não lhes poder chegar, é natural que esteja pouco sociabilizado e possa ser agressivo, já pensou nisso Lawitah? :|
Lawitah
Membro Veterano

segunda nov 26, 2007 4:52 pm

Antes de já muito obrigado pela resposta dinodane.
Sim ja pensei nisso. Mas como o meu cao passa bastante tempo dentro de casa e durante os passeios nunca mostrou agressividade com outros caes, nunca pensei k viesse a suceder. Eu nao gosto de ter o meu pet preso. nao gosto mesmo. mas os meus pais nao o deixam solto por viver numa zona rural e o meu cao digamos que... gosta muito de ovelhas e uma vez, saiu de casa e ia matando uma por querer brincar. a partir desse sucedido durante o dia em k so a minha avo esta em casa e os meus pais por curtos periodos de tempo , temos o mantido preso no quintal, com uma corrente bastande extensivel, sempre com a vigilancia a minha avó.

Disseram-me que as estranguladoras sao bastante prejudiciais para o cao, podendo afectar-lhe a traqueia, sendo melhor falar 1º com o meu Vet antes de comprar efectivamente uma.
MAs tenho medo pk como é um cao que sempre puxou, havendo umas alturas de maior obediencia e outras em k era quase impossivel passea-lo, tenho muito medo que ele nao pare de puxar, magoando-se... :oops:
Muito obrigada pelos conselhos!
<p>Cump. "Eu temo pela minha esp&eacute;cie quando penso que Deus &eacute; justo." - Thomas Jefferson Lara*</p>
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

segunda nov 26, 2007 5:07 pm

Não te aflijas acontece a qualquer um, afinal trata-se de um animal e ninguém pode levar a mal isso, ate porque pelo que me apercebi foi "um arrufo" de namorados :lol: :roll:

Apenas te vou dar um exemplo, tenho 3 boxers e todos eles diferentes em termos de personalidade, a Luna é uma paz de alma só pensa em brincar e fazer amiguinhos, mas no entanto quando esta comigo e um rapaz se aproxima esquece tudo mas não lhe faz mal, já o Gaspar faz 3 avisos ao rapaz ( quem diz rapaz diz cão )para se afastar se ele não se afastar o Gaspar avisa-me que se vai atirar ( isto por ciúmes ) e claro que não lhe chega a tocar porque me avisa e eu tiro-o de lá ou aviso a pessoa em questão, e no entanto em casa e um maricas que passa o dia deitado a roncar que nem um porco onde lhe posso fazer tudo , desde puxar as beiçolas a apertar-lhe as patas a meter-me em cima dele a deitar-me no chão com a cabeça em cima da barriga e ele não faz rigorosamente nada, a Mercedes essa agora já não avisa atira-se logo, só para terem uma ideia o senhor do gás e o da lenha já nem lá em casa entram antes dela estar presa porque senão já sabem que acabam o dia em cima da camioneta, ela e assim, o que é meu é meu e não é para dividir com ninguém, e também vos digo que é a minha guarda que tenho lá.. tem medo que lhes tirem o 1º lugar do meu coração, eu bem que me farto de dizer que o amor não se divide multiplica-se mas eles não me ligam nenhuma :lol:

Mesmo assim saem comigo a rua e claro que enquanto posso ter a luna solta o tempo inteiro os outros não, tem de estar presos mas caso eles estejam a pensar atirar-se eu já os conheço muito bem e chamo-os logo a atenção e depois essa ideia passa-lhes quem diz uma pessoa diz um cão de maiores dimensões..

Mas por exemplo quando eu poder ir a um encontro a Mercedes não pode ir de modo algum não só pelo seu comportamento mas porque já esta velhota e não tem cabeça para aturar criancinhas, mas consertada que a luna e o gaspar iram, e nestes dois terei de ter mais cuidado com o gaspar e talvez levar um açaime ate mesmo para ele compreender que só tem a perder em ter este feitiozinho.

Chama-o apenas a atenção quando vez que é preciso, mostra-lhe que nao gostas-te daquela reacçao dele e vais ver que ele a pouco e pouco vai mudando o seu feitio, se vires que nao da mesmo pensa numa escola de obdiencia :wink:

Boa sorte..
E o dino e lindo..
Lawitah
Membro Veterano

segunda nov 26, 2007 5:15 pm

Obrigado por partilhar a sua experiencia :wink:

Tal como eu tinha dito, nao conhecia aquela faceta do meu cao. Foi sempre uma paz de alma, atura tudo e todos. ate caxorros mimados que so chateiam a cabeça... Nunca se tinha atirado a nada nem ninguem. Por isso na caominhada estava um pouco "á nora" com aquilo tudo!
Pensei logo no facto de á pouco tempo ele ter sido atacado por um golden retriver do meu vizinho :o nao sei se ele se tinha assustado com o tamanho da yasha, porque se estavam a abraçar... foi um susto e peras. tambem aconteceu o mesmo com a kuka (levou um estalo no focinho) mas ai penso k foi ciumes pk a cadela nem se sentiu ameaçada e passado uns 3 min tavam aos pulinhos todos contentes...
Tambem pode ser de ele estar preso durante o dia.. nao gosto, mas tem de ser assim... :(
pode ser 1001 coisas...
Tenho de experimentar a estranguladora. tem mesmo de ser.
dinodane
Membro Veterano

segunda nov 26, 2007 5:47 pm

Lawitah,

A coleira estranguladora de assustadora só tem mesmo o nome, pois não serve para "enforcar" o animal, serve para corrigir.
Não são nada "extremamente prejudiciais" ou não seriam a ferramenta de eleição de todos os treinadores caninos. Quanto ao afectar-lhe a traqueia, até poderia se mal utilizada e se estivéssemos a falar de um cão a pilhas ou de pescoço frágil (como o whippet, por exemplo) e não de um cão com 45 kgs de peso.

O seu cão, para além de passar o tempo preso, tem um instinto de presa forte pelo que só isto
Chama-o apenas a atenção quando vez que é preciso, mostra-lhe que nao gostas-te daquela reacçao dele e vais ver que ele a pouco e pouco vai mudando o seu feitio
não deve produzir grandes resultados. Já que não há treinadores por aí, pode sempre ler uns livros de treino canino como por exemplo "A paixão de César" de Cesar Millan e tentar algumas técnicas com ele.

Boa sorte.
Xaves
Membro Veterano

segunda nov 26, 2007 5:50 pm

Vais ver que foi por ciumes..

O Gaspar so ficou assim para caes quando foi atacado por um caozito que sentiu ciumes do dono, acontece e normal (naos devias ser e nos queriamos que nao fosse mas e normal, sao machos dominantes e ao pe de femeas reagem que foi o que o cao que se atirou ao meu gaspar fez, e nos so temos e de compreender e mais nada..

Em relaçao a coleira experimenta, mas eu aconselho usar esta Estrangulador ajustavel com limitador, foi sempre a que usei porque ao contrário dos estranguladores comuns, estes podem ser ajustados para "estrangular" o cão apenas até um determinado ponto, sendo assim mais seguros para o animal e já não tens de ter medo que todos nos temos por isso optei pelo uso desta.

Imagem
dinodane
Membro Veterano

segunda nov 26, 2007 6:11 pm

Olá Xaves,

Para si é mais fácil reduzir o comportamento e psicologia dos cães e humanizá-los escrevendo coisas como isto
um caozito que sentiu ciumes do dono, acontece e normal
ou isto
e nos so temos e de compreender e mais nada
... :roll:

Que eu saiba, os cães não sentem "ciúme". Atacam por medo, por agressividade, por dominância, não por ciúme.

Isso do só termos de compreender e mais nada também é interessante, então se tivermos um cão agressivo que ataca tudo o que vê, ou um cão que não conseguimos passear na rua por puxar a trela e o dono, então só temos é que o aceitar como ele é e "prontes", não há nada a fazer? :roll: De facto, é um bom conselho para a Lawitah...

By the way, o seu teclado não tem acentos?
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda nov 26, 2007 6:24 pm

Ora cá está o motivo porque eu detesto "ajuntamentos".

Muitos cães juntos, cães assustados, resultado, dentada. Mais perigoso que um cão agressivo, que com esse já sabemos com o que contamos, é o cão medroso, o que provavelmente é o caso.

Mais prejudicial para o cão é a corrente com que está preso durante o dia que a estranguladora, a estranguladora desde que bem utilizada é, na minha opinião, uma excelente "ferramenta". Siga os passos que lhe aconselhou a dinodane e claro convém mesmo arranjar um açaimo "não vá o diabo tecê
-las".
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Xaves
Membro Veterano

segunda nov 26, 2007 6:25 pm

Olá, Dinodane.

Esta a dizer que os animais não sentem ciumes??
Então está deveras enganada sentem e muito, ou sera que esta a querer dizer que uma das melhores veterinarias e de Psicologia animal de Portugal afinal não percebe nada de animais e só tem um diploma e imensos premios por ter, enfim neste forum ouve-se de tudo.. :roll:

Sim os animais tem CIUMES e muitos, e um enorme medo que lhes tirem o seu lugar no coração dos donos..

E o penultimo paragrafo simplesmente nem comento, porque esta a meter palavras na minha boca que nao disse, ou melhor nao escrevi..

( em relaçao aos acentos raramento me lembro que esta habituado ao Word é assim, só mesmo quando me lembro )
dinodane
Membro Veterano

segunda nov 26, 2007 6:42 pm

Esta a dizer que os animais não sentem ciumes??
Pois estou. :D
Sim os animais tem CIUMES e muitos, e um enorme medo que lhes tirem o seu lugar no coração dos donos..
é isso e couves. :lol: Uma explicação simplificada para este comportamento animal: O processo que desencadeia essa reacção no cão é instintivo, somente na aparência parecendo-se com o sentimento do ciúme. O cão, por instinto, é cioso de seu espaço, que logo delimita, comportamento herdado dos seus ancestrais que viviam na Natureza. Quando o espaço é invadido por outro animal (ou pessoa), a reacção é, por instinto, agressiva. É a mesma reacção que ocorre quando cães de guarda atacam quem invada o local guardado.
enfim neste forum ouve-se de tudo..
é um facto bem evidente. Enfim! :lol:
E o penultimo paragrafo simplesmente nem comento, porque esta a meter palavras na minha boca que nao disse, ou melhor nao escrevi..
Então refaço o quote para que releia bem aquilo que escreveu:
O Gaspar so ficou assim para caes quando foi atacado por um caozito que sentiu ciumes do dono, acontece e normal (naos devias ser e nos queriamos que nao fosse mas e normal, sao machos dominantes e ao pe de femeas reagem que foi o que o cao que se atirou ao meu gaspar fez, e nos so temos e de compreender e mais nada
Em relação aos acentos é uma pena que não os utilize, pois os seus posts passariam a ser bem mais perceptíveis.

Cumprimentos.
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

segunda nov 26, 2007 9:38 pm

Lara, primeiiro que tudo não tens que te preocupar com a Yasha! a beiçola dela já está óptima :wink:

em relação ao teu cão, volto a dizer que devias usar uma estranguladora! não lhe faz mal nenhum, muito pelo contrário. vai ser benéfico para ele (e para ti tb).

vamos lá a avaliar a situação em que se deu a mordida! um cão e uma cadela adultos, que estavam num sitio que n conheciam, portanto a teoria de o cão estar a defender o espaço dele n tem grande sentido neste caso!

o cão podia ter ciumes da dona? não me parece, pois nesse caso não tinha atacado só a Yasha, mas sim todos os canitos que dele se aproximaram.

o cão não me pareceu minimamente medroso, mas sim dominante e com alguma falta de sociabilização! lawithah, aconselho te a procurares um bom treinador, uma boa escola, onde possas treinar e ao mesmo tempo aprender a sociabilizar o teu cão. Conheço um bom treinador na zona de Torres Novas, se estiveres interessada dou te o contacto por pm

:wink:

e não vais nada desistir de participar em caminhadas. o teu cão precisa de aprender a estar em grupo! :wink:
Lawitah
Membro Veterano

terça nov 27, 2007 8:41 am

Ola muito bom dia.. Peço desculpa nao ter voltado a responder mas so costumo passar aqui durante o dia, na escola.

Em relação ao meu cão sei que de facto pode nao estar tao social como devia, visto ter de estar preso durante o dia por viver numa zona rural e ter medo que aconteça o que ja aconteceu. O cao nao se tirar de perto de ovelhas e animais como ovelhas morrem por cançasso.

Concordo com tudo o que foi dito. A estranguladora vai ser comprada hoje e sim Omega, queria o contacto do treinador em Torres.

Como vivo numa aldeia muito pequena os unico caes que sao passeados é o meu e o golden retriver. O que atacou o meu cao.
E em horas muito diferentes. MAs o meu cao ja tinha estado com outros e nunca se mostrou agressivo. Omega, penso que ele se assustou foi no momento do "abraço", sentiu-se inferior, ou com o peso e "virou-se"...

Mas é verdade sim, o meu cao esta muito mais habituado a conviver com pessoas.

Mas como nunca tinha mostrado sinais absolutamente nenhuns de agressividade, arrisquei a caominhada.
Eu sei que nao devia manter o meu cao preso. Mas sou obrigada a isso... Pelos meus pais e mais tambem pelos vizinhos, que tem medo pelo seu gado.
Ja me envenenaram um Fila de S.Miguel por terem medo, e a partir dai nao quis arriscar mais. Alem disso espalham veneno para raposas por lá e já morreu a cadela do meu coração á custa disso, e essa sim nunca esteve presa... :evil:

Por isso é que digo que nao é benefico para ele em termos de socialização, mas é uma maneira de o protegermos enquanto nao temos outra maneira de fazer as coisas.
È triste mas a realidade é que no local onde vivo parece k o tempo parou. Nao podem haver caes soltos :?

Tudo isto para explicar os meus porques, peço desculpa pelo texto longo...

Ja disse aos meus pais para nao termos mais caes apesar de sermos uns doglover´s. Para tarem presos nem vale a pena... mas a verdade é que eles aparecem... uns perdidos, outros dados de urgencia como foi o caso do Dino, se nao ia para abate.

As coisas sao complicadas mas o facto é que acontecem... obrigado pela disposição e pelo tempo.
:wink:

(alguem me pode explicar como se faz diversas citações?) :oops:
teresavc
Membro
Registado: sexta set 30, 2005 4:24 pm

terça nov 27, 2007 10:14 am

Na minha opinião o ideal seria mesmo ir com o cão a uma escola de treino se tiver oportunidade. É optimo também para socializar o cão.

Aqui nos EUA (calculo que tb haja em Portugal) são muito usadas um outro tipo de coleiras chamadas de "gentle leader" para treino de cães.
http://www.premier.com/pages.cfm?id=29

Nunca usei portanto não sei se serão boas, mas fica a alternativa.
Felicidades!
Cumps,
Teresa e &Oacute;scar :-P
I_Pereira
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

terça nov 27, 2007 11:41 am

Lawitah Escreveu:
Ja me envenenaram um Fila de S.Miguel por terem medo, e a partir dai nao quis arriscar mais. Alem disso espalham veneno para raposas por lá e já morreu a cadela do meu coração á custa disso, e essa sim nunca esteve presa... :evil:
Também perdi um cão envenenado em 2004, e se soubesse o que sei hoje...

http://www.antidoto-portugal.org/
<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”