Guerra entre gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

agapina
Membro Veterano
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

terça abr 22, 2003 9:12 am

Ola bom dia

Astes de sair, neste lindo dia de "Inverno", dei uma voltinha no nosso site preferido e não possso deixar de dar uma palavrinha ás vossas respostas. AnjaAzul bom dia, vejo que também têm estes problemas. Espero que encontremos solução para eles.
Terry desde que li a sua mensagens tenho tentado lembrar-me se realmente algo de anormal se passa, mas por enquanto ainda não encontrei nada. O ambiente é o mesmo, as pessoas são as mesmas só o tempo é que varia, uma seca deve pensar ele. Mas que anda nervoso lá isso anda. Vou investigar, depois de tomar um café. De vez em quando tenho de desopilar, senão quem entra em stree sou eu.
Xau

Até logo
Beijocas
Franc
paulassantos
Membro
Registado: sábado fev 08, 2003 1:01 pm
Localização: cadela Natasha, gatos Felix, Tusquinha e Cornélia, canario, casal de periquitos e alguns peixes

terça abr 22, 2003 2:29 pm

Boa Tarde

Este tópico fez-me lembrar uma situação de há uns anos atrás, tinha uma gata linda e os seus dois filhos machos (de gerações diferentes).
Ela era muito meiga mas arredia, não gostava de confusões nem muito barulho. E quando estava muito nervosa eu conseguia acalma-la com muitos carinhos, segurando-a ao colo (evitar aproximar a cara ou forçar agarrar), falava-lhe baixinho...
Não sei como é a sua reacção perante as brigas, mas se experimentasse nessas alturas acalmar o Felix, não gritar ou esbracejar para os afastar... Não sei, cada animal é unico, não podemos usar determinada tecnica para todos...mas podia ajudar...

Tudo a correr bem
<p>Beijinhos</p>
<p>Ana PAula</p>
agapina
Membro Veterano
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

terça abr 22, 2003 5:01 pm

Ola Paula

Li com muita atenção a sua mensagem e devo dizer-lhe que o Felix é realmente um animal com uma personalidade muito marcante.

A raça dele é siamesa e é muito independente, mas muito fiel quase como um cão, segue-me para todo o lado e onde eu estiver ele está também. Nunca se aproxima para uma festa, mantendo-se sempre atento mas afastado. Já o tenho á uns 3 anos e é muito raro ouvi-lo miar, talvez uma meia dúzia de vezes neste tempo todo, daí não chamar tanto a atenção como os outros. Vou passar a dar-lhe mais atenção e ver se se resolve o assunto.

Um beijo Franc
AutumnCat
Membro Veterano
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm

terça abr 22, 2003 7:40 pm

Agapina, obrigado pelos elogios, eles ficaram todos babados ;)
A Lunna infelizmente já nos deixou á algum tempo:( , mas o machinha cá está para fazer das dele!
Tinha-me esquecido de dizer que quando o Manchinha chegou, foi muito estranho, aconteceu uma coisa que eu nem imaginava: apresentamo-los, cheiram-se e toca patada e dá cá uma lambidela, e prontos tamos amigos! :o
As lutas começaram muito depois e já depois do manchinha estar castrado
Cada gato é um caso...
Ah! eu acho que tenho no meu album uma foto dos meus gatos numa dessas lutas á matrix ;)
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

terça abr 22, 2003 8:18 pm

Olá Agapina,

Eu recebi uma nova gata em minha casa há 1 mês, mas que tem quase 4 anos (Scarlet). Tinha uma gata com 1 ano cá em casa (Tétis) que não achou graça nenhuma e lhe fazia uma marcação cerrada para a confinar a uma pequena zona da casa. Como ao fim de uma semana a situação não se resolvia, comecei a intervir com um mata-moscas na traseira da Tétis (mais com gesto do que em força), quando ela atacava e dizendo "NÃO" alto e grosso.
Em pouco tempo a Tétis começou a reduzir os ataques e a Scarlet mais confiante começou a ganhar terreno. Quando a Tétis se aproximava, a Scarlet já não ficava passiva, mas reagia com um berro que a assustava.
Ao fim de um tempo a Scarlet é que começou a bater na Tétis por estar farta de ela a seguir rasteirinha para todos os lados. Quando a Tétis se aproximava, a Scarlet rosnava e, se começassem uma briga, eu atirava algo fofo para a zona delas (almofada, brinquedo, toalha) dizendo "NÃO" e elas paravam o ataque.
Gradualmente a situação tem melhorado muito e apesar de elas ainda nunca dormirem juntas já quase nunca se rosnam. Dentro de pouco tempo acabarão dormindo juntas.
Isto para dizer que eu intervi pela voz, com o mata-moscas ou atirando algo sobre elas para as afastar e resultou.
Se a sua situação assim permanecer com os seus, também a aconselho a pedir auxílio a um veterinário, dado que uma medicamentação pode ajudar muito a ultrapassar essa fase.
Certos medicamentos fomentam a seratonina do cérebro que tem propriedades antiagressivas e de equilibrio do temperamento. Níveis baixos de seratonina estão associados com a agressão e impulsividade. À medida que a seratonina aumenta, a agressividade diminui. Esta é uma possibilidade que pode ser considerada pelo seu veterinário e que tem em inúmeros casos auxiliado a adaptação de 2 gatos em conflito de liderança.
O texto que escrevi a azul é a tradução de um excerto do livro escrito pelo veterinário comportamental Nicholas Dodman, no seu livro "The cat who cried for help"
Boa sorte!

Caneco
agapina
Membro Veterano

terça abr 22, 2003 9:41 pm

Boa noita a todos

Cá estou eu para vos disser que as coisas não estao piores por aqui. Como prometi tenho dado mais atenção ao Félix, não esqucendo os utros claro, e parece-me a coisa está um pouco melhor, pelo menos hoje. Mas as guerras também não eram todos os dias.
Há outra particularidade no Felix que eu nunca tinha dito e não sei se isso e comum noutros gatos, o meu não ronrona, Nem nunca ronronou, nem em Bebe. Mas só o Félix porque o resto da prol é uma enorme barulheira a cada festinha que se faz ou sómente por falar com eles.
É um tipico este meu gato, vai na volta é raro, por isso é que gostamos tanto dele. E nos preocupamos claro.

Obrigado pelas vossas ideias

Beijocas

Franc
Responder

Voltar para “Gatos”