uma "espécie de mushing"...?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Rapala
Membro Júnior
Registado: terça mar 20, 2007 7:19 pm

quarta nov 28, 2007 9:51 pm

http://br.youtube.com/watch?v=32B7siMvOnk
En teenager experimentei várias vezes passear um cão que tinha (um epagneul breton) em cima de um skate (numa altura em que se podia andar com um certo à vontade na estrada) e tanto eu como ele, divertiamos-nos à brava!
Já de há uns anos atrás, vi na tv uns skates todo o terreno que usam em descidas, com umas rodas apropriadas para o efeito.
Sei que já tenho idade para ter juízo, mas felizmente (ou não... :lol: ) a criança que mora dentro de mim recusa-se a desaparecer :wink: .
Alguém já experimentou uma provável alternativa de mushing?...
Deve ser interessante ir para um atalho, com um cão de maior "cavalagem" do que um epagneul breton, não?... :twisted:
Última edição por Rapala em quinta nov 29, 2007 9:35 am, editado 1 vez no total.
"E eu pergunto aos economistas políticos, aos moralistas, se já calcularam o número de indivíduos que é forçoso condenar à miséria, ao trabalho desproporcionado, à desmoralização, à infância, à ignorância crapulosa, à desgraça invencível, à penúria absoluta, para produzir um rico?" - Almeida Garret
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quinta nov 29, 2007 12:32 am

bem, eu faço ciclimushing. lol

ponho o peitoral á dogue alemã, prendo a trela (é uma trela de treino comprida) ao guiador da bicicleta e a gaja vai a correr á minha frente, toda contente!! posso dizer que fazemos furor aqui na terrinha :lol:
RosaNegra
Membro Veterano
Registado: domingo nov 06, 2005 7:15 pm

quinta nov 29, 2007 1:20 am

omega2 Escreveu:bem, eu faço ciclimushing. lol

ponho o peitoral á dogue alemã, prendo a trela (é uma trela de treino comprida) ao guiador da bicicleta e a gaja vai a correr á minha frente, toda contente!! posso dizer que fazemos furor aqui na terrinha :lol:
Ja tentamos essa versão do ciclimushing ... so que a Blackie parece sempre mais interessada em tentar apanhar nossas pernas por causa do movimento do que em correr :lol: :lol:
Tambem experimentei a mesma coisa mas versão patins em linha ... o pior foi quando ela viu um cão e desatou a correr :o eu em cima de patins com 70 kg de cão a puxar ... o resultado final nao foi muito agradável (pra mim claro !!! ) :?
Por isso agora ela corre .. que eu fico a ver :lol:

<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. </p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."</p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">&nbsp;</p>
Druiel
Membro
Registado: sexta mai 25, 2007 2:16 pm

quinta nov 29, 2007 9:13 am

Rosanegra ....
Nesse caso tu fazes Olhamushing!!!!!

LOLLLLLLLlllllllllllllllll

:P :P :P :P
<p><strong>O Blog dos miudos:
</strong><a href="http://druielweimaraners.blogspot.com">http://druielweimaraners.blogspot.com</a>
... Help me God to be the person my dogs think I am ...</p>
<p>&nbsp;</p>
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quinta nov 29, 2007 10:27 am

A minha pastora alemã nao regula bem da cabeça... por isso ninguem se atreve a fazer essas coisas com ela. :lol:

Mass que deve ser divertido, la isso deve!!
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
isnf
Membro Veterano
Registado: quinta set 14, 2006 4:22 pm

quinta nov 29, 2007 1:05 pm

O meu primo (e skater) e vez isatamente o mesmo com a cadela, e ela gostava :lol:! Corria que nem uma doida :) !
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

quinta nov 29, 2007 1:22 pm

A modalidade em que 1 ou 2 cães puxam uma bicicleta chama-se bikejoring e é reconhecida como uma categoria de mushing sobre terra. Actualmente o bikejoring, assim como todas as outras categorias em terra, já contam com circuitos europeus e mundiais de competição.
Apesar do crescente nível competitivo desta modalidade, há cada vez mais donos de cães a praticarem a modalidade apenas com o intuito de proporcionarem, a si mesmos, e aos seus animais momentos únicos de passeio na natureza e de actividade física.

Aconselho a todos a experimentar, deixo-vos aqui uma foto minha aquando da 1ª saída da época.
Imagem

E um link para vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=BcbfaRlVnW4

P.S
Pessoal tenham cuidado com o tipo de material que estão a usar:

Os “peitorais de passeio” que geralmente se vedem por aí, não são desenhados para tracção e podem causar graves lesões nos cães, por isso desaconselho o seu uso. Deve ser usado um “arnês de mushing”.

A linha que liga o arnês à bicicleta deve ser ligeiramente elástica ou então ter um amortecedor, com o intuito de reduzir os impactos provocados pelas travagens e pelos arranques repentinos dos cães.
Última edição por vald em segunda dez 24, 2007 4:16 pm, editado 1 vez no total.
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quinta nov 29, 2007 2:08 pm

ehehehe, eu tinha uma pequena ideia de que já se fazia isto.

quanto ao material, efectivamente uso um peitoral de passeio, mas tb não me preocupo muito pk não é a Yasha que puxo, mas a dona que pedala!

mas já agora, onde se vendem esses peitorais? e as linhas elásticas?
Taito
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Contacto:

quinta nov 29, 2007 2:24 pm

Rapala Escreveu: Já de há uns anos atrás, vi na tv uns skates todo o terreno que usam em descidas, com umas rodas apropriadas para o efeito.
Sei que já tenho idade para ter juízo, mas felizmente (ou não... :lol: ) a criança que mora dentro de mim recusa-se a desaparecer :wink: .
Alguém já experimentou uma provável alternativa de mushing?...
Deve ser interessante ir para um atalho, com um cão de maior "cavalagem" do que um epagneul breton, não?... :twisted:
Os skates todo o terreno são os chamados mountainboards (skates de montanha), podem ser encontradas na decathlon (passo a publicidade) por exemplo e sim existe quem pratique essa especie de "mushing"

aqui fica uma demo:

http://www.youtube.com/watch?v=ANW6oKci ... re=related

É também uma das provas de GAMEDOG:

http://www.gamedog.com.br/teste/sports.asp

algumas das fotos do website acima indicado:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
<p>&nbsp;http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring--&nbsp; <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
Rapala
Membro Júnior
Registado: terça mar 20, 2007 7:19 pm

quinta nov 29, 2007 3:02 pm

Mmmm...interessante...
Parece-me mais interessante a versão de skate, pois assim já não sou obrigado a montar as barras para levar a bicicleta...
É preciso é destreza a andar de skate, algo que eu ainda (acho que...) tenho...
http://www.kitesk8.com/index.php5?chx=gal&act=pho&gai=2
Taito, estive a ver no site da decathlon e não estava lá nada de mountainboards...será coisa para quanto? 100 euros?...e os arneses para bikejoring? onde é que se compra disso?...
(as linhas elásticas, penso que devem dar aquelas que se vendem nas loja de náutica-das mais grossas...)
"E eu pergunto aos economistas pol&iacute;ticos, aos moralistas, se j&aacute; calcularam o n&uacute;mero de indiv&iacute;duos que &eacute; for&ccedil;oso condenar &agrave; mis&eacute;ria, ao trabalho desproporcionado, &agrave; desmoraliza&ccedil;&atilde;o, &agrave; inf&acirc;ncia, &agrave; ignor&acirc;ncia crapulosa, &agrave; desgra&ccedil;a invenc&iacute;vel, &agrave; pen&uacute;ria absoluta, para produzir um rico?" - Almeida Garret
vald
Membro Veterano

quinta nov 29, 2007 4:04 pm

Relativamente ao material para a prática de bikejoring, se fizerem uma pesquisa pela Internet certamente que encontrarão muitos locais onde o poderão adquirir.
No entanto deixo aqui 2 locais que poderão consultar:

http://www.speedogs.com/inicio.html
Este site é Espanhol e tem a vantagem de ter uma maior variedade de produtos.

http://www.geocities.com/mushportugal/
Este site tem a vantagem de ser muito mais económico, contudo de excelente qualidade, o único defeito que aponto é a falta de variedade.
Os arneses e as linhas aqui descriminados são feitos por medida, por um dos melhores e mais experientes mushers nacionais (Cristóvão Mineiro), o que poderá ser uma vantagem, pois não só garante um produto de qualidade, como poderão aproveitar o contacto para colocarem questões técnicas sobre a modalidade, às quais ele certamente responderá.

Certamente que existirão outros é uma questão de pesquisarem.

Estarei também disponivél para escalarecer qualquer dúvida ou dar algum aconcelhamento se solicitado.
sara__sfmr
Membro Veterano
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

quinta nov 29, 2007 5:27 pm

Por acaso, o bikerjoring, dá para ser praticado com cães de todos os tipos?

Eu gostei foi do mountainboards, para praticar mushing!

Tenho que experimentar... :wink:

O que se precisa de comprar? para poder praticar estas duas modalidades...claro que sei que é preciso bicicleta e skate, mas para engatar na bicicleta e no cão, ou vice-versa é preciso o que? E no skate? Se alguém me poder ajudar! Agradeço

Com os melhor comprimentos,
Sara
Eis a quest&atilde;o..
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quinta nov 29, 2007 5:45 pm

Ui já só me estou a ver a fazer isto..

Havia de ser bonito, era uma queda certa :lol: :lol: :lol: :lol:
vald
Membro Veterano

quinta nov 29, 2007 7:41 pm

Quanto ao skate não lhe poderei responder pois nunca o fiz nem está enquadrado em nenhuma modalidade do mushing, mas acredito que também seja bastante estimulante.

Sim, todos os tipos de cães poderão praticar bikejoring desde que sejam saudáveis e gostem de correr, como é óbvio.
È certo que existem raças e tipos de cão com mais aptidão do que outros, mas penso que isso não seja relevante para quem apenas queira usufruir de uns bons momentos de passeio e exercício com o ou os seus melhores amigos de 4 patas, e por outro lado, os cães nisso são melhores do que nós estão-se borrifando se fazem melhores ou piores tempos, eles apenas se querem divertir e correr.
Alguns exemplos:
Imagem
Imagem

Se o que se pretende é a competição ai podemos dizer que existem raças e tipos que garantem melhores prestações, como exemplo: huskies Siberianos, algumas raças de caça (tipo Braco Alemão, Pointer Inglês e etc), Alascanos, Greysters e Scandinavian houds ou Eurohouds.

Deixo aqui alguns exemplo de algumas equipas de competição:
Imagem
Imagem

Para a prática de bikejoring é necessário um arnês para cada cão, uma linha que prende no arnês e liga á bicicleta, no caso de ter mais do que um cão é também necessário um neck-line.
O neck-line é uma pequena linha que se prende nas coleiras de cada cão com objectivo de os unir e os obrigar a correr mais juntos, melhorando desta forma a sua performance.
Amanha, irei tentar por aqui uma foto que poderá ser mais explícita relativamente a esta informação.
Xaves Escreveu:Ui já só me estou a ver a fazer isto..

Havia de ser bonito, era uma queda certa :lol: :lol: :lol: :lol:
Se refere á bicicleta, olhe que talvez não.
Contrariamente ao que possa parecer o controlo é muito grande, desde que se cumpram alguns princípios básicos, como correr sempre com a linha esticada e ter uns bons travões na bicicleta.

No entanto se não se sentirem muito à vontade tanto a andar de bicicleta como em skate existe a hipótese do canicross que poderá ser um boa alternativa para quem pretenda fazer jogging com o seu cão.
Exemplo de canicross:
Imagem
Imagem
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta nov 29, 2007 10:37 pm

Canicross eu fazia com a minha 1ª PA. Não se chamava isso na altura, mas foi um exercício que o vet "nos" recomendou.

Só que eu fazia o inverso. Metia o punho da trela na boca dela e prendia o gancho no meu cinto. O que ela adorava ser ela a levar-me a passear à trela! :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”