Cao come fezes de coelho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

isnf
Membro Veterano
Registado: quinta set 14, 2006 4:22 pm

sábado dez 01, 2007 4:19 pm

Pode ser nojento mas as vezes deparo me com o meu cao a comer as fezes do meu coelho :o . Sera por ele ser quase "pai" do coelho? As cadelas e que comem e lambem as fezes e xixs dos filhotes... Este comportamento e normal :? ?
Tchuza
Membro Veterano
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

sábado dez 01, 2007 5:33 pm

A minha cadela desde à dois dias para cá criou uma obcessão muito grande com os dejectos das minhas gatas, aliás cheguei a ter de lhe tirar meio cagalhoto da boca pois ela ja tinha comido a outra metade, e agora está sempre obcessiva a ir ao caixote dos gatos, traz os cócózitos para a sala e delicia-se toda, mas não faz isso com as proprias fezes... Tive de colocar o caixote dos gatos em cima da maquina de lavar roupa, pois a cadela não consegue lá subir...

Não sei o que fazer para que ela deixe de ter este comportamento.
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

sábado dez 01, 2007 6:04 pm

Não será devido á falta de minerais/vitaminas ou outra coisa qualquer?
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado dez 01, 2007 7:02 pm

que sorte. os meus, entre outros petiscos, comem m...de humanos :twisted: quando o max vem com o açaime cheio de m..., dá-me vontade de lhe bater. tb. gostam muito do caixote de areia dos gatos :twisted: então quando saltam para o sofá a comer :twisted:
Taito
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Contacto:

sábado dez 01, 2007 7:37 pm

temos que estar sempre de olho nisso, para eles parece mesmo que são petiscos :lol:

Imagem
<p>&nbsp;http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring--&nbsp; <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
isnf
Membro Veterano

domingo dez 02, 2007 12:38 pm

kim_haha Escreveu:Não será devido á falta de minerais/vitaminas ou outra coisa qualquer?
Falta de minerais e vitaminas nao deve ser de certeza :? .
isnf
Membro Veterano

domingo dez 02, 2007 12:39 pm

anjjazul Escreveu:que sorte. os meus, entre outros petiscos, comem m...de humanos :twisted: quando o max vem com o açaime cheio de m..., dá-me vontade de lhe bater. tb. gostam muito do caixote de areia dos gatos :twisted: então quando saltam para o sofá a comer :twisted:
:o :lol:
isnf
Membro Veterano

domingo dez 02, 2007 12:39 pm

Taito Escreveu:temos que estar sempre de olho nisso, para eles parece mesmo que são petiscos :lol:

Imagem
:lol: :lol: :lol:
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

domingo dez 02, 2007 6:53 pm

Isso é sinal de alguma carência alimentar sim sra! A Leo explicou isso há pouco tempo noutro tópico, não me lembro é qual... Mas lembro-me que alguém se queixava do mesmo e ela explicou detalhadamente que tipo de carências o cão podia ter... Claro que eu só me lembro da parte de ter uma carência... o resto... :lol:
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
rimbila
Membro
Registado: sábado fev 10, 2007 4:30 am

domingo dez 02, 2007 7:35 pm

Isnf,o seu cão está a passar por um episódio de coprofagia(comer as suas proprias fezes ou de outros animais).A coprofagia tem varias etiologias,desde comportamentais a metabolicas.O que sugiro é que consulte o vet assistente para este estudar a causa do aparecimento da patologia.
Deixo lhe um apontamento tirado do site do Hospital Veterinario Principal Dra Cristina Alves,que a poderá esclarecer melhor.

É muito comum a existência de queixas relacionadas com cães que comem fezes. A este comportamento chama-se coprofagia
Varias são as hipóteses sugeridas como causas da coprofagia, no entanto não há respostas definitivas. Alguns autores sugerem que a razão para uma não definição das causa deste problema seja a grande variedade das situações que predispõem um animal a este .Sugerimos a leitura de "The dog who loved too Much de Nicholas Dodman"visto possuir um capítulo dedicado a esta patologia que pode ser facilmente seguida pelos donos. Infelizmente ao que sabamos nãos encontra traduzia à data para português..

Causas metabólicas
Os Cães que comem fezes de outras espécies animais podem fazê-lo por que estas podem ser nutritivas, palatáveis e, por causarem poucos problemas, representarem um petisco apreciado pelo cão. Comer fezes pode não ser repugnante para o cão e pode representar uma fonte de alimento a mais ou ser apetitosa para o cão.

Fome causada por má nutrição do animal, encontrando-se associada nas fêmeas a uma alimentação insuficiente para nutrir as crias..

Recurso a uma dieta excessivamente ricas em hidratos de carbono e fibras.

Deficiência de enzimas digestivas (enzimas pancreáticas).

Parasitoses

Pancreatite crónica.

As situações acima referidas são diagnosticadas no seu medico veterinario assistente

Causas comportamentais
As cadelas que tiveram crias consomem as fezes dos filhotes por carência alimentar de forma a suprir as faltas derivadas de uma alimentação incorrecta.

Ansiedade devido a conflito ambiental. Stress ambiental pode contribuir com vários comportamentos redirecionados incluindo coprofagia.)

O cão pode ter sido condicionado a ingerir fezes para receber atenção do dono. O comportamento pode ter sido reforçado pela reacção emocional deste e que significou ganho de atenção.

Ansiedade de separação. Cães deixados em casa sem companhia por um longo período de tempo acabam por exibir este comportamento.Siga a ligação a seguir para saber mais sobre ansiedade por separação

Hábito criado por razões comportamentais. Cães confinados em espaços fechado ou submetidos por trela são mais aptos a desenvolverem coprofagia do que aqueles que estão em companhia humana na maior parte do tempo.

Deverá sempre contactar o seu médico-veterinário assistente para a resolução da stuação.Indicações de leigos nãos erão as mais indicadas.
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo dez 02, 2007 7:44 pm

pois eu já expus a situação do max à vet e a única resposta foi um ar repugnado.
pois...o max come fezes por estar confinado a um espaço fechado e usar trela. então porque fazia o mesmo a mónica que sempre viveu no boa vai ela?
o que um vet me explicou, é que as fezes ainda contêm alimentos (não digeridos?) , o que atrai muito o cão. e diga-se de passagem, que este é um bicho muito porquinho :P
rimbila
Membro
Registado: sábado fev 10, 2007 4:30 am

domingo dez 02, 2007 7:59 pm

anjjazul Escreveu:pois eu já expus a situação do max à vet e a única resposta foi um ar repugnado.
pois...o max come fezes por estar confinado a um espaço fechado e usar trela. então porque fazia o mesmo a mónica que sempre viveu no boa vai ela?
o que um vet me explicou, é que as fezes ainda contêm alimentos (não digeridos?) , o que atrai muito o cão. e diga-se de passagem, que este é um bicho muito porquinho :P
Eu tenho um dos meus cockers,com coprofagia,fui de imediato a vet que me disse que normalmente em cachorros é mesmo por pura diversão e por porcaria ou simplesmente para chamar atençao do dono pela negativa,visto que não sofria de nenhuma carencia vitaminica.
Tentei de tudo,desde chamar atençao,gritar,palmada no rabo quando comia fezes e nada resultou.A conselho da vet comprei um spray repelente que se aplica nas fezes,com um cheiro mto activo e de facto tem resultado.Ele vai cheirar as fezes,mas dá meia volta e não tem coragem de petiscar!!!!

Mas na minha opiniao convinha ser o vet da isnf a fazer o despite,para ter a certeza que o cão não está com nenhuma carencia alimentar ou outro problema de origem metabolico...Isnf,se for só por diversão e porcaria,só me resta desejar lhe boa sorte,porque é mto dificil reverter a apetecia por fezes!!!Não se esqueça tambem que a maioria dos casos de caes com coprofagia são temporarios.Ao meu cocker isto não se aplica,ja tem quase 8meses e ainda continua um porquinho!!! :lol: Felizmente o spray está a resultar,agora se me esqueço de o aplicar é festim garantido!!!!! :lol:
anjjazul
Membro Veterano

domingo dez 02, 2007 8:18 pm

o max já vai fazer 6 anos e come tudo. até comprimidos. mastiga-os como se fossem rebuçados :lol:
ainda agora estive a pensar nisso. o max passou muita fominha. mas já lá vão 5 anos. como dizem que os 2 primeiros meses são cruciais :idea: se calhar, nunca se esqueceu. até uma asa de um pombo já comeu :o
as fezes são um nojo. estou sempre com medo que adoeça. levo-os a correr para um sítio, onde vai gente ainda mais porquinha que os animais. ou isso, ou ficarem a vida sem se mexerem.
já pus a areia dos gatos em cima de uma mesa. desisti porque tombou :twisted: a única hipótese é não os deixar ir para o espaço dos gatos :cry: o que ainda mais lhes limita os movimentos
isnf
Membro Veterano

domingo dez 02, 2007 8:21 pm

rimbila Escreveu:Isnf,o seu cão está a passar por um episódio de coprofagia(comer as suas proprias fezes ou de outros animais).A coprofagia tem varias etiologias,desde comportamentais a metabolicas.O que sugiro é que consulte o vet assistente para este estudar a causa do aparecimento da patologia.
Deixo lhe um apontamento tirado do site do Hospital Veterinario Principal Dra Cristina Alves,que a poderá esclarecer melhor.

É muito comum a existência de queixas relacionadas com cães que comem fezes. A este comportamento chama-se coprofagia
Varias são as hipóteses sugeridas como causas da coprofagia, no entanto não há respostas definitivas. Alguns autores sugerem que a razão para uma não definição das causa deste problema seja a grande variedade das situações que predispõem um animal a este .Sugerimos a leitura de "The dog who loved too Much de Nicholas Dodman"visto possuir um capítulo dedicado a esta patologia que pode ser facilmente seguida pelos donos. Infelizmente ao que sabamos nãos encontra traduzia à data para português..

Causas metabólicas
Os Cães que comem fezes de outras espécies animais podem fazê-lo por que estas podem ser nutritivas, palatáveis e, por causarem poucos problemas, representarem um petisco apreciado pelo cão. Comer fezes pode não ser repugnante para o cão e pode representar uma fonte de alimento a mais ou ser apetitosa para o cão.

Fome causada por má nutrição do animal, encontrando-se associada nas fêmeas a uma alimentação insuficiente para nutrir as crias..

Recurso a uma dieta excessivamente ricas em hidratos de carbono e fibras.

Deficiência de enzimas digestivas (enzimas pancreáticas).

Parasitoses

Pancreatite crónica.

As situações acima referidas são diagnosticadas no seu medico veterinario assistente

Causas comportamentais
As cadelas que tiveram crias consomem as fezes dos filhotes por carência alimentar de forma a suprir as faltas derivadas de uma alimentação incorrecta.

Ansiedade devido a conflito ambiental. Stress ambiental pode contribuir com vários comportamentos redirecionados incluindo coprofagia.)

O cão pode ter sido condicionado a ingerir fezes para receber atenção do dono. O comportamento pode ter sido reforçado pela reacção emocional deste e que significou ganho de atenção.

Ansiedade de separação. Cães deixados em casa sem companhia por um longo período de tempo acabam por exibir este comportamento.Siga a ligação a seguir para saber mais sobre ansiedade por separação

Hábito criado por razões comportamentais. Cães confinados em espaços fechado ou submetidos por trela são mais aptos a desenvolverem coprofagia do que aqueles que estão em companhia humana na maior parte do tempo.

Deverá sempre contactar o seu médico-veterinário assistente para a resolução da stuação.Indicações de leigos nãos erão as mais indicadas.
Deve ser mesmo para receber atençao, ja que ele so faz isso quando o meu coelho esta presente :? . Quando estou com o meu coelho ele tem imensos ciumes, mas claro quando faço festas a um tenho que fazer a outro. Ou entao deve ser mesmo por porcaria, porque ja o vi a comer sementes do meu coelho e varias coisas que ate tenho vergonha de falar :oops: :o . Quando for as vacinas vou expor esta questao ao vet. Obrigado a todos :wink: !
marja
Membro
Registado: segunda mai 02, 2005 6:00 pm

quarta dez 05, 2007 10:52 am

Cá em casa tive esse problema com o Igor, tudo o que era cócó, marchava como se fosse uma iguaria fina.
Ele comia cócós de gatos, de coelhos e até das cabras e ovelhas que pastam lá no Monte.
Foi em Novembro do ano passado, fui à vet com ele, e ela explicou-me que ele o fazia porque vivia com uma carrada de cães e o que comia não era suficiente para ele. A gateira dos gatos mudou, comprei uma daquelas fechada, e a cabeça dele não entra lá dentro, e na rua, andávamos sempre a controlar, veio da Vet. com um suplemento de vitaminas e uma ração rica em proteínas. Foi difícil fazer com que ele deixa-se de o fazer, mas hoje temos a situação controlada. A única coisa que não consegui mudar neste cão, é a recusa de fazer o seu cócó na nossa frente, ele procura um arbusto e esconde-se atrás para o fazer, quando não encontra um esconderijo, temos que nos virar de costas para ele fazer as necessidades à vontade, o que e uma chatice, tenho que andar sempre à procura da rolha.
Responder

Voltar para “Cães”