Moderador: mcerqueira
anjjazul Escreveu:que sorte. os meus, entre outros petiscos, comem m...de humanosquando o max vem com o açaime cheio de m..., dá-me vontade de lhe bater. tb. gostam muito do caixote de areia dos gatos
então quando saltam para o sofá a comer
É muito comum a existência de queixas relacionadas com cães que comem fezes. A este comportamento chama-se coprofagia
Varias são as hipóteses sugeridas como causas da coprofagia, no entanto não há respostas definitivas. Alguns autores sugerem que a razão para uma não definição das causa deste problema seja a grande variedade das situações que predispõem um animal a este .Sugerimos a leitura de "The dog who loved too Much de Nicholas Dodman"visto possuir um capítulo dedicado a esta patologia que pode ser facilmente seguida pelos donos. Infelizmente ao que sabamos nãos encontra traduzia à data para português..
Causas metabólicas
Os Cães que comem fezes de outras espécies animais podem fazê-lo por que estas podem ser nutritivas, palatáveis e, por causarem poucos problemas, representarem um petisco apreciado pelo cão. Comer fezes pode não ser repugnante para o cão e pode representar uma fonte de alimento a mais ou ser apetitosa para o cão.
Fome causada por má nutrição do animal, encontrando-se associada nas fêmeas a uma alimentação insuficiente para nutrir as crias..
Recurso a uma dieta excessivamente ricas em hidratos de carbono e fibras.
Deficiência de enzimas digestivas (enzimas pancreáticas).
Parasitoses
Pancreatite crónica.
As situações acima referidas são diagnosticadas no seu medico veterinario assistente
Causas comportamentais
As cadelas que tiveram crias consomem as fezes dos filhotes por carência alimentar de forma a suprir as faltas derivadas de uma alimentação incorrecta.
Ansiedade devido a conflito ambiental. Stress ambiental pode contribuir com vários comportamentos redirecionados incluindo coprofagia.)
O cão pode ter sido condicionado a ingerir fezes para receber atenção do dono. O comportamento pode ter sido reforçado pela reacção emocional deste e que significou ganho de atenção.
Ansiedade de separação. Cães deixados em casa sem companhia por um longo período de tempo acabam por exibir este comportamento.Siga a ligação a seguir para saber mais sobre ansiedade por separação
Hábito criado por razões comportamentais. Cães confinados em espaços fechado ou submetidos por trela são mais aptos a desenvolverem coprofagia do que aqueles que estão em companhia humana na maior parte do tempo.
Deverá sempre contactar o seu médico-veterinário assistente para a resolução da stuação.Indicações de leigos nãos erão as mais indicadas.
Eu tenho um dos meus cockers,com coprofagia,fui de imediato a vet que me disse que normalmente em cachorros é mesmo por pura diversão e por porcaria ou simplesmente para chamar atençao do dono pela negativa,visto que não sofria de nenhuma carencia vitaminica.anjjazul Escreveu:pois eu já expus a situação do max à vet e a única resposta foi um ar repugnado.
pois...o max come fezes por estar confinado a um espaço fechado e usar trela. então porque fazia o mesmo a mónica que sempre viveu no boa vai ela?
o que um vet me explicou, é que as fezes ainda contêm alimentos (não digeridos?) , o que atrai muito o cão. e diga-se de passagem, que este é um bicho muito porquinho
rimbila Escreveu:Isnf,o seu cão está a passar por um episódio de coprofagia(comer as suas proprias fezes ou de outros animais).A coprofagia tem varias etiologias,desde comportamentais a metabolicas.O que sugiro é que consulte o vet assistente para este estudar a causa do aparecimento da patologia.
Deixo lhe um apontamento tirado do site do Hospital Veterinario Principal Dra Cristina Alves,que a poderá esclarecer melhor.
Deve ser mesmo para receber atençao, ja que ele so faz isso quando o meu coelho esta presenteÉ muito comum a existência de queixas relacionadas com cães que comem fezes. A este comportamento chama-se coprofagia
Varias são as hipóteses sugeridas como causas da coprofagia, no entanto não há respostas definitivas. Alguns autores sugerem que a razão para uma não definição das causa deste problema seja a grande variedade das situações que predispõem um animal a este .Sugerimos a leitura de "The dog who loved too Much de Nicholas Dodman"visto possuir um capítulo dedicado a esta patologia que pode ser facilmente seguida pelos donos. Infelizmente ao que sabamos nãos encontra traduzia à data para português..
Causas metabólicas
Os Cães que comem fezes de outras espécies animais podem fazê-lo por que estas podem ser nutritivas, palatáveis e, por causarem poucos problemas, representarem um petisco apreciado pelo cão. Comer fezes pode não ser repugnante para o cão e pode representar uma fonte de alimento a mais ou ser apetitosa para o cão.
Fome causada por má nutrição do animal, encontrando-se associada nas fêmeas a uma alimentação insuficiente para nutrir as crias..
Recurso a uma dieta excessivamente ricas em hidratos de carbono e fibras.
Deficiência de enzimas digestivas (enzimas pancreáticas).
Parasitoses
Pancreatite crónica.
As situações acima referidas são diagnosticadas no seu medico veterinario assistente
Causas comportamentais
As cadelas que tiveram crias consomem as fezes dos filhotes por carência alimentar de forma a suprir as faltas derivadas de uma alimentação incorrecta.
Ansiedade devido a conflito ambiental. Stress ambiental pode contribuir com vários comportamentos redirecionados incluindo coprofagia.)
O cão pode ter sido condicionado a ingerir fezes para receber atenção do dono. O comportamento pode ter sido reforçado pela reacção emocional deste e que significou ganho de atenção.
Ansiedade de separação. Cães deixados em casa sem companhia por um longo período de tempo acabam por exibir este comportamento.Siga a ligação a seguir para saber mais sobre ansiedade por separação
Hábito criado por razões comportamentais. Cães confinados em espaços fechado ou submetidos por trela são mais aptos a desenvolverem coprofagia do que aqueles que estão em companhia humana na maior parte do tempo.
Deverá sempre contactar o seu médico-veterinário assistente para a resolução da stuação.Indicações de leigos nãos erão as mais indicadas.
. Quando estou com o meu coelho ele tem imensos ciumes, mas claro quando faço festas a um tenho que fazer a outro. Ou entao deve ser mesmo por porcaria, porque ja o vi a comer sementes do meu coelho e varias coisas que ate tenho vergonha de falar
![]()
. Quando for as vacinas vou expor esta questao ao vet. Obrigado a todos
!