Cão e gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Malrac
Registado: quarta ago 22, 2007 11:00 am

quarta dez 05, 2007 5:08 pm

Boa tarde a todos.
Actualmente tenho uma cocker com 6 meses e como todos os bébés é uma brincalhona sempre a pedir atenção. No entanto por motivos profissionais ausento-me de casa mais do que aquilo que desejaria... Como sempre adorei gatos estava a pensar em adoptar uma gatinha.
No passado já tive uma cadela e uma gata em casa e tudo correu bem, no entanto a gata já lá estava e ficou logo definido quem ditava a regras!! :)
Mas nesta situação é o inverso e não sei como será a reação da cadela. Além do mais não desconheço por completo as afinidades em cocker e gatos... Será que alguém deste fórum tem um caso parecido que me possa ajudar?
Obrigada pela atenção. :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta dez 05, 2007 7:48 pm

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... c%E3o+gato
leonildecarvalho Escreveu: (...)
Se fizer bem a socialização... tudo irá correr bem :D

Aqui lhe deixo uma cópia dum pequeno artigo meu
Leo Escreveu:Que gato escolher para o meu cão?

Muitas pessoas prendem-se com a preocupação de indecisão na escolha dum felino para o seu lar.
Tanto na raça, idade e sexo há que ponderar tudo para que a escolha seja a mais acertada.
Muitos deparam-se com o facto de nunca terem tido um felino e pensam que adquirir um é o mesmo que adquirir um canídeo.
São duas espécimes diferentes embora ambos sejam animais de companhia e sendo diferentes têm todo um comportamento diferente e o trato e educação deve ser diferenciada também.

Para quem já tem um cão em casa pode pensar ser difícil dar-lhe um amiguinho felino para companhia, independentemente da raça, pois ainda existe o mito de cão e gato…não dá. Desenganem-se, então! O cão e gato podem ser dois amigos inseparáveis.
Deve adquirir um gatinho bebé, independentemente ser de raça ou SRD, pois os cães, normalmente, têm uma enorme sensibilidade para respeitar os mais frágeis bem como uma mais provável adaptabilidade se o felino for bebé.
Neste caso, deve sempre dar a sua maior atenção ao animal que já se encontrava em casa a fim de não espoletar ciúmes o que iam desajustar um bom entendimento entre eles.

Inicialmente, quando o novo elemento chega ao lar, o que normalmente acontece é um desenrolar de curiosidade por parte de ambos e essa nunca deve ser entreposta por parte dos donos, mas sim encorajada, embora que com supervisionamento, a fim de não haverem percalços…!
Ter a certeza de que o gatinho tem as unhas cortadas para que não fira o cão nas suas brincadeiras e ter a certeza de que nunca deixa os dois a sós enquanto não houverem certezas concretas de que são “fieis” amigos. Sempre que se tiver de ausentar da casa, deve mantê-los separados até ao próximo reencontro.

Este texto aplica-se também a quem já tenha um felino e adquira um canídeo.
Neste caso é igualmente importante levar um amiguinho, bebé canídeo, para o seu felino, por todas as vantagens já acima descritas.
Ter também em atenção de que as unhas do seu felino, já existente no lar, estão cortadas.
Nunca insistir com o felino para estar junto do cachorro. Ele entenderá, a seu tempo, quando a melhor altura duma aproximação… como diz o ditado “a curiosidade matou o gato” e o que quero dizer é que será ele, por iniciativa própria, que irá fazer uma abordagem ao cachorro a fim de “matar” a sua curiosidade felina.

Os cuidados a ter no caso de se ausentar, descritos acima, aplicam-se a este caso, de igual modo.

Leo
leonildecarvalho Escreveu:É mante-los separados por mais algum tempo e juntá-los só quando os donos estão em casa. Também, manter a comida e cama da gata num local alto onde o cão não chegue. Não se importe com a altura pois a gata chega lá. Acredite ;)

Assim que a gata perceba que os pertences dela estão a salvo, ela acalma ;)

Não esquecer de manter as unhas da gata sempre bem aparadas para não ferir o cão, especialmente nos olhos ;)

Boa sorte,

Leo
leonildecarvalho Escreveu:Talvez lendo este artigo, ajude ;)

http://www.oficinadosanimais.com/index. ... ticleid=27

“Que gato escolher para o meu cão?”

Tenho cão, 5 gatos e papagaio ;)

Boa sorte,

Leo
:wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Malrac
Registado: quarta ago 22, 2007 11:00 am

quarta dez 12, 2007 2:49 pm

Boa tarde.
Muita obrigada pela resposta, os artigos são 5 estrelas!!
Hoje já vou buscar a minha gatinha :lol: , que alegria volter a um um felino lá em casa!!
Agora é fazer de tudo para as minhas meninas de darem bem.
Obrigada mais um vez e até uma próxima, pois de certeza que vou passar por cá mais vezes. :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta dez 14, 2007 11:03 am

De nada. Depois conte-nos as novidades... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MargaridaL
Membro
Registado: quarta ago 22, 2007 3:30 pm

sexta dez 14, 2007 11:12 am

Só posso dar o meu testemunho ... quando ainda vivia com os meus pais tinhamos e ainda temos um Cocker ( Giuseppe ) e adóptamos um gato ( Esminino Timóteo ) e dão-se lindamente ... só no primeiro dia o Esminino bufou para o Giuseppe por 2 vezes e foi só !!
Ainda vivem com os meus pais ... e dão-se como cão e gato ... amiguinhos sempre !!
Responder

Voltar para “Gatos”