1º aquário - Projecto inicial

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Caterina
Membro
Registado: segunda mar 24, 2003 10:34 am

quarta dez 05, 2007 3:49 pm

Boa tarde a todos.

Iniciei-me há muito pouco tempo no mundo da aquariofilia, na verdade, o meu aquário ainda está na fase de ciclar. Na procura de conhecimentos sobre as várias espécies de água doce tropical, tenho lido algumas informações antagónicas.

No que diz respeito aos betas, a literatura que consultei refere que realmente combatem, mas apenas os machos entre si, ou seja, relativamente a outras espécies são pacíficos. Nas leituras que fiz na Net, fiquei com a impressão que eles lutam com outros peixes, especialmente mais pequenos. Nas lojas que visitei, a informação foi semelhante à da literatura.

Uma vez que estava a pensar colocar 1 beta macho e 2 fêmeas no meu aquário comunitário, gostaria de saber a vossa opinião, relativamente à convivência destes com a restante população.

Desde já obrigada pela ajuda que possam vir a prestar.
Última edição por Caterina em sexta dez 07, 2007 6:28 pm, editado 2 vezes no total.
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quarta dez 05, 2007 6:37 pm

Um betta macho para duas femeas esta optimo ate porque só com uma coitadinha da femea, bem que ira sofrer com tanta corrida.

Em relaçao a dois bettas machos juntos tal como disses-te nem por sobras senão iram combater ate a morte de um deles.

Juntar bettas com outros tipos de peixes, os bettas querem ser sempre o centro das atençoes do aquario tem de ser o mais colorido do aquario, por isso ja deves ter percebido que guppys nao é la muito boa ideia, em relaçao ao tamanho dos peixes que podem conviver com ele num comunitario, nao tem a ver pode por neons pretos que eles nao lhes fazem mal nenhum, outro peixe que eles se dao bem e o escalar..

Mas mete as medidas do aquario e tudo o resto que assim podemos ajudar-te..

Escolhe os peixes com ph muito identicos senao mesmo iguais, e lembra-te de ver o tamanho deles em adultos..
Caterina
Membro

quarta dez 05, 2007 7:00 pm

Obrigada pela ajuda. ;)

Seguindo a sugestão, cá vai o que fiz até ao momento:

Procedi na 2ª feira à montagem do aquário com 100x30x40, 108l, equipado com filtro interno e bomba, lampada(30w) incorporada na tampa, termostato de 150w.
Seguindo as instruções do logista: coloquei no fundo um substrato para as plantas e cobri com 25 kg de areão; enchi o aquário até meio e plantei algumas espécies de plantas (2 anúbias anãs, 4 pés de cabomba, 5 pés de feto da sumatra, este não tenho a certeza, e uma cryptocoryne, que também não tenho a certeza), depois acabei de encher; a água foi tratada com dois produtos diferentes, um para eliminar o cloro e o outro por causa das bactérias.

Após várias leituras e incursões na Net, resolvi colocar os adornos. Assim adquiri dois troncos de madeira, um deles com um feto de java e o outro com uma anubia anã, bem como uma peça em ceramica.

Estou contente com o resultado.

Agora gostava de vos pedir a vossa opinião acerca de:
- quanto tempo devo esperar até poder introduzir os primeiros peixes?
- que espécies aconselham para um aqua comunitário, com estas características?

Mais uma vez obrigada.
Xaves
Membro Veterano

quarta dez 05, 2007 7:08 pm

Antes de mais dou-lhe os meus mais sinceros parabens por ter se ter informado antes de fazer asneira :wink:

O aquario deve estar a ciclar cerca de 2 semanas para estabelizar tudo. 3 dias antes faz os testes e regista os resultados e quando fizer as 2 semanas faz o mesmo se forem iguais já podera começar a por os peixes.

Que tipo de especies gostava de ter? tem alguma em especial?

Nao a vi referir o CO2, tem?
Caterina
Membro

quarta dez 05, 2007 7:19 pm

Relativamente ao CO2 não tenho nenhum difusor.

No que respeita a espécies, tenho algumas predilectas: neon, cardinal, guppies, platys, corisas, escalares, barbo tigre, mollys e claro os betas.

Mas é tanta informação e tudo tão novo, que estou um pouco confusa :oops:

Estou a construir este projecto e após uma leitura de tudo o quanto são espécies de agua doce tropicais, agora tenho de analisar estas em pormenor e ver as combinações possíveis. O que acham?
Xaves
Membro Veterano

quarta dez 05, 2007 9:10 pm

Se quiser posso-lhe dar a receita do CO2 caseiro!

Neon, guppys, mollys, platys, espadas, barbos cereja, sao especies que se dao todas bem sem darem problemas nenhuns, o pH e identico. Só tem um problema, resproduzem-se com muita facilidade.

Nesta combinaçao nao entram os barbos tigre nem os bettas.

Corisas??? sera Colisas??

É normal estar confusa até eu que já ando nisto a uns miseros anos tenho dificuldades em algumas coisas.

Mas estude bem as especies que deseja, vendo uma a uma e depois pergunte apenas uma opinião.
Caterina
Membro

quinta dez 06, 2007 11:14 am

Xaves, muitissimo obrigada pela ajuda e sem querer abusar a tal receita é bem vinda ;)

Em relação às espécies que mencionei, sim, queria dizer colisas :oops: .

Tenho uma pequenina dúvida acerca das mollys. Em tudo o que tenho lido diz que necessitaqm de sal na água. E se a água não tiver sal? Dão-se bem, não sofrem? E adicionando um pouco de sal, os outros não se ressentirão? Não será melhor não as incluir? O que diz a vossa experiência?
Xaves
Membro Veterano

quinta dez 06, 2007 11:40 am

A receita vai por mp :wink:

As colisas poderas colocar com mollies, guppys, espadas, platys, etc...

Em relação as mollies elas dao-se prefeitamente em agua sem ser sal, o sal nao se mete na agua do aquario a nao ser quando estão doentinhas, eu so o tive de fazer uma vez e quando o fiz meti-as no "balde" a parte porque tinha os dois aquario cheios e ai é que meti sal, uma bomba de ar, e ficaram la durante 1 hora depois foi mais uns 15 minutos para as habientar a agua do aquario para nao fazer um choque de aguas.

Eu tenho as minhas sem sal e nunca me deram problemas nenhumas o meu macho que me morreu esteve comigo durante quase 3 anos só para teres uma ideia, as vezes uma vez por mim ou de 45dias em 45 dias coloco-as a parte com sal, mas não é 100% necessario conheco que nunca o tenha feito e estão de optima saude as mollies.

Aconselho-te a ter sempre um casa contigo um anti-fungos, que dá sempre jeito, uma mordide-la na cauda, uma ferida colocas o anti-fungos na agua ( ou fazes o tratamento choque) e já esta resolvido a tempo :wink:
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

quinta dez 06, 2007 5:46 pm

Pelas plantas que tem não é necessário CO2, sobretudo tendo substrato fértil!A Iluminação é que pode levar um update, 60W já deve chegar.
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quinta dez 06, 2007 11:32 pm

Paulo coloca CO2 e depois vê a diferença.

Cuidado com o CO2, em especial controlar o ph.
Tive 3 clientes que não quizeram CO2 comercial e o ph ficou a baixo de 6.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
paulop
Membro Veterano

sexta dez 07, 2007 4:47 pm

Aquapet eu sie a diferença de colocar o CO2 mas com as plantas que vi não me parece que se justifique e falar já em CO2 sobretudo caseiro a quem está a começar com isto de aquários acho um pouco prematuro! O CO2 tanto tem de benéfico como se descontrolado maléfico para o aquario!
Caterina
Membro

sexta dez 07, 2007 6:20 pm

Boa tarde,

Aproveito para deixar o meu projecto inicial e algumas fotos actuais do aqua.

Críticas e sugestões serão bem vindas ;)

Aqui ficam 3 fotos do aspecto actual do aquário.

Imagem

Imagem

Imagem

Quanto ao projecto, pensei o seguinte:

Zona superior:

- 5 neons

Zona média:

- 2 ou 3 Kribs (para que a fêmea possa escolher o macho)

Zona inferior:

- 4 corydora

Por todo o áqua:

- 4 Guppies

Comentem por favor ;)
nechako
Membro
Registado: sábado fev 05, 2005 4:04 am

sexta dez 07, 2007 8:26 pm

paulop Escreveu:Aquapet eu sie a diferença de colocar o CO2 mas com as plantas que vi não me parece que se justifique e falar já em CO2 sobretudo caseiro a quem está a começar com isto de aquários acho um pouco prematuro! O CO2 tanto tem de benéfico como se descontrolado maléfico para o aquario!
Boas

Sublinho e assino as tuas palavras!
paulop
Membro Veterano

sexta dez 07, 2007 10:44 pm

Caterina Escreveu:

Comentem por favor ;)

Estás no bom caminho continua!
Xaves
Membro Veterano

sexta dez 07, 2007 10:49 pm

Kribs e guppys é que acho que não é lá grande ideia juntar.. Pois as kribs sao muito territoriais no momento de acasalar e no apos..

Gostei de ver as 4 corys, ainda bem que não as vez com um mero peixe de limpeza mas sim peixes como todos os outros com uma comida expecifica para estes.

Em relaçao ao aquário está bom, agora é só continuar.. :wink:
Responder

Voltar para “Peixes”