Já agora aproveito para acrescentar alguma informação e dar a minha opinião.
Para mim 60 por 40 é uma gaiola muitooo pequena, principalmente para dois porquinhos! São animais com tendência para a obesidade e acho demasiado triste que fiquem numa gaiola que não lhes permita correr à vontade. Para mim é o melhor investimento que se pode fazer, seja em gaiolas de loja (vale a pena gastar o dinheiro num bom tamanho) ou em parques mais home-made.
Como divido a minha vida entre duas cidades, e os meus 2 meninos andam sempre comigo, tenho uma gaiola em cada sítio. Numa tenho um parque de cubos e coroplast e noutra uma gaiola que comprei numa loja (a maior que havia mas mesmo assim bem mais pequena que o parque) e noto que quando estão na gaiola mais pequena tenho de lavar com mais frequência porque a urina fica mais concentrada nos mesmos sítios.
Com uma boa camada de litter (seja aparas, cat's best - granulado concentrado, ou corncobs) e lavagem no mínimo semanal (isto depende de cada caso, claro) o cheiro é mínimo! Não são os porquinhos que cheiram mal, é mesmo só o acumular de urina.
Se comprares num bom criador não precisas ir com eles logo ao vet porque, em princípio, serão entregues saudáveis. De qualquer maneira, seria bom saberes de antemão a morada de um bom vet (que tenha alguma experiência em exóticos) na tua zona.
Se quiseres os contactos de alguns vets e de alguns criadores diz que mando por pm.
Quanto a habituarem-se, quanto mais tempo e carinho lhes dedicares, mais rápido se habituam!
Se precisares de mais alguma info espreita o meu site:
www.clik.to/os3porquinhos
Espero ter ajudado!
Jinhos, Joana
[b:847d20c5d9]Editado:[/b:847d20c5d9] P.S.: Só agora vi os outros posts sobre o dilema. Pensa bem antes de adquirires os animais. Eles vivem muitos anos e não podemos simplesmente desfazer-nos deles.