As nossas Quedas...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

quinta dez 06, 2007 7:33 pm

Boas pessoal... :D

A criação deste tópico é com o intuito de nos "divertir-mos" um bocado com as aventuras e desventuras que o pessoal que monta já viveu... :P Desde quedas, a mordidelas, a cangochas... Podem dizer aquilo que mais vos "marcou" enquanto cavaleiros ou donos de cavalos... :P

Espero pela vossa contribuição... :wink:

Abraços
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quinta dez 06, 2007 8:22 pm

ui, historias com cavalos, são tantas!

para mim começaram logo na primeira vez que tive a feliz ideia de aparelhar a minha égua (recem comprada) dentro da boxe. já lhe tinha posto o arreio, e quando fui por a cabeçada ele virou a garupa e mandou me um valente coice no estomago, que me fez ficar uns bons minutos a arfar deitada no chão á frente da boxe!
depois disso vieram as quedas no volteio, nas primeiras aulas de sela, etc...
uma que me lembro bastante bem (não chegou a ser queda) foi ainda com um cavalo da escola. os meus colegas ja tinham saido do picadeiro para fazer um exterior depois da aula. eu estava no picadeiro coberto a ter aula sozinha porque estava com alguma dificuldade. quando o "meu" cavalo viu os outros a ir embora saiu disparado pelo portão do picadeiro e saiu á carga para ir ter com os outros. a minha sorte foi um colega de turma aperceber-se do que tinha acontecido e atravessou o cavalo dele á frente do meu, o que o fez parar imediatamente!
mordidas, bem, a minha égua nunca me mordeu. mas em compensação adorava dar umas trincas no rabo do ferrador quando ele a estava a ferrar.
havia uma égua na escola que era tão má tão má que não podiamos passar encostados á boxe dele, era mordida na certa!!
um colega meu tinha um cavalo que não podia ser aparelhado na boxe porque andava em circulos atrás de quem o estava a aparelhar e tentava mordiscar.

bem, podia escrever muitas historias, mas pra isso tava aqui a noite inteira...
Cavaleira16
Membro Veterano

quinta dez 06, 2007 8:58 pm

bem... tu sim deves ter muitas historia engraçadas com cavalos para contar...

eu é mais quedas e "quase-quedas" de que nao me esqueço nunca... :lol:
A primeira vez que fiz galope no volteio, foi a minha primeira queda... O vento fez uma saca voar, o cavalo assustou-se e mandou-me uma cangocha daquelas em pleno galope... bem, resumindo... fui comer um bocadinho de terra do picadeiro... :P
A segunda queda já foi sozinha... Tambem no galope... O cavalo era inteiro e lembrou-se de querer montar o cavalo da frente (que por acaso era castrado). Resultado, andamos as voltas no picadeiro a 50km/h atras do outro cavalo e quando o cavalo conseguiu escapar do "meu" cavalo violador, o "meu" deu-lhe uma coisa qualquer e nao descansou enquanto nao me deitou ao chao (depois ainda me relinchou quase á beira da cabeça, ja estava eu novamente no chao)... :roll:

Enfim... eu para contar historias tambem ficaria aqui a noite inteirinha... cada uma melhor que outra... :D
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
Kinda
Registado: quarta ago 22, 2007 12:39 pm

sexta dez 07, 2007 10:08 am

pois kedas tb é coisa k n m falta...

comecei logo na primeira vez k montei ha 8anos atrás! no primeiro dia o cavalo do voltei-o lembrou-se de se por as cangoxas... escusado sera dizer k acabei por sair disparada do cilhao e xao! nada melhor pa começar... a partir dai foi "sempre a darlhe" lol :?

passado uns tempos passei a montar um cavalo k era espetacular e saltava mta bem (xamava-se SnowKing) mas k tinha o pekeno promenor d s por as cangoxas d cada vez k entrava a galope em escola... o k significava uma kedo kuase todas as semanas! enfim... ossos do oficio! :D

depois a minha égua (Kinda)... akela marota também me punha ao xao montes de vezes! conseguiu passarm por cima ainda umas vezes... houve uma vez k s lembrou de borregar um obstaculo e fui cuspida pa cima do salto.... resultado: um vertical de barras k nunca tinham conseguido partir em 30anos partido e a minha cabeça c um grande galo! ( nada d toks... em moçambik n ha tokes a venda e entao monta-se sem toks)

se tivesse a contar as kedas todas k m lembro tb passava aki horas!

o cavalo k tenho actualmente tb s fartou d m por ao xao no inicio... nas primeiras 7vezes k o montei cai em 4!!! smp d maneira estupida... ele é um poldro d 4anos e assustava-se c mt facilidade. mas é mt agil e rapido entao fikei mts vezes "sem cavalo"... tipo ele tava a andar em frente e virava-se pa tras derrepente e fugia! e lá ia eu parar ao xao sem saber mt bem cm... outras vezes tavamos a galopar e ele lembrava.se de se por a mudar de mao consekutivamente e a andar aos zigzags a galope.. enfim so asneiras! mas agr anda bem comportadinho... já n caiu ha 3meses dele! no fundo até é um bom cavalinho... bem lá no fundo até já m conhece e já m associa a cenouras :P
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

sexta dez 07, 2007 3:45 pm

também tive uns quantos episódios...

tive a feliz ideia de cair quando andei a primeira vez sem ser em volteio! o cavalo aproveitou-se do meu nervosismo, pôs-se a galope (que eu nunca tinha feito) e deu 2 voltas a todo o gás! ao começar a 3ª volta virou antes do canto e eu resvalei da sela. com tantas voltas numa sela desconfortável, fiquei com uma enorme nódoa negra no traseiro durante semanas! e nunca mais andei nesse cavalo! :D felizmente acabei por perder o medo do galope, mas levou-me meses!

de outra vez, estava a montar uma égua de salto (eu só monto machos lá na escola), a gaja assusta-se com qualquer coisa (inventada, certamente) e dá meia volta. eu caio em cima do ombro direito e ela foge. dá uma voltinha ao picadeiro a trote e, já eu me estava a levantar, volta para ao pé de mim, com cara de gozo, como quem, "tás aí porquê?"! :D

de resto, quase morri de medo quando um pónei de aluguer (durante ums férias em espanha) abalou por uma ribanceira abaixo comigo em cima. por pouco não caí quando ele virou pelo caminho à esquerda! ainda hoje, se me perguntarem se quero montar o "Pepito", eu "Nãããããooo!!!" :o
:D:D:D
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

sexta dez 07, 2007 6:59 pm

Bem lamento muito vos desiludir mais mesmo montando já a cavalo à 16 anitos ainda não sou uma cavaleira, ainda não fui baptizada com 7 quedas …

A minha primeira queda foi a que menos gostei pois deslocou-me um ombro o que não e nada bom, tinha apenas 11 anitos e estava a montar um cavalo preto com um nome nada utilizado em cavalos, alias acho que nunca ninguém ouviu, Trovão, uhmm muito original o nome, era um PSL negro muito bonito, muito calmo. E aqui sim posso dizer, numa bela tarde de trovoada, o cavalo assustou-se com os relâmpagos e a Rita foi ao chão em poucos tempos, aqui estava a montar no CELG, mas neste dia não fui a única pois éramos vários a cavalo e o meu e o de uma amiga minha espantaram-se e chão com as duas, ambas desmaiamos mas não passou disso felizmente, enfim uma queda muito aparatosa mas felizmente sem grandes problemas de saúde.

A segunda tinha eu os meus 14 anitos e foi no meu velhão, a queda mais cómica da minha vida sem dúvida ele nesta altura tinha 11 anitos mas já era brutamontes alias isso foi uma coisa que ele fez o favor de conservar durante todos estes anos. Ora vamos a queda, não sei se sabem o que é a silha?? Mas devem saber, então aqui a querida da Rita estava na brincadeira com o meu pai e tirei a silha resumindo e baralhando o arreio ficou um poucoooooo a abanar, enquanto estava a fazer passo tudo ok, no trote o que se safou de não cair logo, foi o trote levantado hehehe, e depois no galope lindoo ainda hoje me pergunto como não fui mais cedo ao chão, então acabei de cair a acabar um circulo a galope, o pior nesta brincadeira é que cai para o lado da parede e para baixo do cavalo, mas como o meu Ribas é um fofo mandou-se para o chão para não me pisar, felizmente ele não se magoou, porque ai e que me ia sentir muito mal.

A terceira queda foi no meu Vivi, a pois é também cai deste amor, mas o mais parvo e que durante o desbaste nada portou-se as mil maravilhas e apenas uma ou duas vezes me tentou tirar de cima dele, ele esteve sempre a partir dos seus 3 anos e meio num picadeiro porque era para fazer um espectáculo com ele e tinha de o habituar aos outros cavalos ( coisa difícil com um deles) e a matrafona ( a grande causa da minha queda ), então foi assim, tínhamos um espectáculo agendado e a matrafona foi montada no picadeiro exterior a meio , mas enrolei o chicote de maneira que ele não o visse, não estava vendo nenhum, vou aparelha-lo e levo-o para o picadeiro,monto-o e ainda nnem as rédeas tinha agarrado pois porque estava a apertar os estribos porque estavam grandes, a matrafona mexe-se, o cavalos espanta-se e a Rita vai directamente ao chão, sem ai nem ui, e como e claro levantei-me a rir, e o meu bebe ainda voltou a trás com medo da matrafona para me dar miminhos ( sim eu sei que era um cavalo mimado mas também foi sempre comigo que estava, e eu fui a única pessoa a monta-lo e a mima-lo, o meu pai se passava comigo as vezes com tantos mimos).

A quarta e ultima felizmente foi num dos cavalos do meu namorado, muito mau mesmo, foi num dos garanhões dele, eu ainda estava a agarrar as rédeas e a falar com o tio ( mais uma vez) e passou o caseiro com uma égua “saída” que ia levar para o picadeiro para ser coberta, e o belo do garanhão que estava por baixo de mim não tem meias metades, desata acorrer em direcção a égua e eu fiquei com sitio onde estava e consegui cair em pé o que e mais cómico, bem escusado dizer que fui bem gozada..

Historias de quedas sao as unicas que tenho, tenho é muitissima sem ser de quedas mas enfim nunca mais acabavam :wink: :lol:

Agora até ser cavaleira faltam-me ainda 3 pode ser que sejam já todas em Março quando for a altura dos poldrecos…
:lol: :lol: :lol: :lol:
Cavaleira16
Membro Veterano

sexta dez 07, 2007 10:21 pm

Bem, sendo assim, tambem ainda não sou uma cavaleira... Ainda só dei 3 quedas...
Mas as outras 4 não devem estar longe, visto que agora no novo Centro Equestre tenho tido bastante dificuldade em lidar com aulas com mais de 6 cavalos em picadeiro... :? ... Sim, porque 5 eguas e 1 macho em picadeiro é tudo menos calmo... :roll:
Estou para ver como será a proxima... Será que vai ser ja amanha? :twisted:

Ainda sabado passado, andei feita tolinha no meio do picadeiro a tentar com que a minha égua não morde-se o rabo ao cavalo da frente... Resultado... égua de orelhas espetadas para tras, um conjunto de magnificas cangochas e saltos acrobáticos... Ainda não sei como me consegui aguentar... :roll:
Ate rebentei uma unha perto do chamado "sabugo" com a força que fazia nas redeas e no stick... Mas nada resultava... :roll: Eu parecia que estava num rodeo... :lol: :lol:... a égua merece mesmo o nome que tem: Ninja... :lol: :lol:

Valha.me Deus...
<p>&nbsp;</p>
Indiia
Membro Veterano
Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm

sábado dez 08, 2007 5:29 pm

boas... :D

Bem, eu ando à muito pouco tempo nesta vida, mas posso dizer que ainda não dei nenhuma queda do cavalito abaixo, mas já fui esborrachada por um contra a parede...o que não foi nada agradável :s
Driger
Membro Júnior
Registado: sábado fev 05, 2005 6:13 pm

sábado dez 08, 2007 9:18 pm

beeeeeeeem, ele há aqui cada história! :D
além dessas quedas e da quase queda, também tive mais uns quantos episódios macacos...

uma vez, o cavalo que costumo montar (garanhão, meio lusitano, enorme mas muito cagarolas) assustou-se com o de outra pessoa que também estava no picadeiro. desatou a galope, deu umas 3 voltas antes de o conseguir parar. mas depois daquela primeira queda, já eu estava habituada, segurei-me e acabei por pará-lo! :D

outra foi quando estava a montar uma égua semi-selvagem em pêlo (só com um cabeção e um par de cordas). andava muito bem, a égua deixava-se guiar. mas quando a tentei impedir de ir para uma zona pantanosa ela meteu a trote e eu tive que me atirar para o lado e deixá-la ir sozinha, senão a maluca ia-me para o meio das árvores! :roll:

a minha irmã também deu uma muito gira. estava a montar um cavalo muito manhoso e, como a coisa estava a correr bem, ela começou a relaxar. o cavalo sentiu-a a a frouxar, deu uma guinada para o lado e ela ficou pendurada na sela, quase a cair. o cavalo deu dois passitos a trote e ela acabou de cair, de cabeça! :D
<p>Torne-se um LOBISOMEM</p>
<p>Click aqui: http://s4.bitefight.com.pt/c.php?uid=32891</p>
leonorlima
Membro
Registado: segunda set 10, 2007 2:40 pm
Piolha- Caniche Toy;
Figo- weimaraner;

segunda dez 10, 2007 8:36 pm

tantas histórias...
bem...eu ainda não caí muitas vezes...embora monte à 8 anos :S
mas uma vez montei uma pequenita pónei (com 1 metro +/-) e caí 5 vezes seguidas...mas não foi nada pois ela era muito baixinha :P
caí também um passeio porque o cavalo começou as congochas e a carga tendo levado um coice do cavalo da frente xD
e ha bem pouco tempo caí porque o cavalo se assustou com um carro...
mas por sorte caí em pé!!
e se caí mais vezes não sei...se aconteceu foi quando era pequena :)
estas que conto são bem recentes :|
a gente que diz "que me agarro ao cavalo com unhas e dentes" :)
mas também dizem "que para ser um bom cavaleiro é preciso caír muitas vezes" :(
Última edição por leonorlima em terça dez 18, 2007 3:42 pm, editado 1 vez no total.
<p>O&nbsp;cavalo foi...&eacute;...e ser&aacute; sempre o melhor amigo do homem.</p>
kikozamb
Registado: terça ago 28, 2007 3:46 pm

quinta dez 13, 2007 4:49 pm

Tantas quedas...lol

Eu ainda não sou cavaleiro =( ... Mas também só monto à 3 anos e já cai 5 vezes. Todos vocês falam em aulas de voltei mas eu nunca tive isso porque o meu pai desbastou cavalos para o exercito e para a tropa (Mafra).

No 1º dia que montei foi muito engraçado porque a égua desceu uma barreira e eu não a fiz subir, então o meu pai teve de ir lá a baixo e trazer a égua para cima...lol

Quedas: Só 5

- O meu pai tinha um cavalo lá em casa para desbastar, quando já estava + ou - bom o Rodrigo quis montar o Fúria. Ao princípio tudo bem mas o meu pai disse-me para ir ao pé de um portão e vir para cima a galopar, mas o cavalo lançou-se à carga, eu perdi os estribos e as redes e quando cheguei ao pé do meu pai dei um mortal por cima da cabeça do cavalo e cai em cima de umas pedras. Foram-me levantar nem mexia as pernas …

- A minha tia tinha comprado uma égua nova na feira de Castro Verde (aos ciganos) e que só por acaso veio drogada. No 1º dia tudo bem, mas no segundo dia é que tudo aconteceu. O efeito do calmivet (uma injecção que se dá aos cavalos para eles ficarem mais calmos, que se costuma dar aos cavalos mais rebeldes quando é para ferrar) passou eu queria meter a égua a galope e ela queria era trotar. Ela deu-me uma daquelas cangochas em que juntas as duas mãos e as duas pernas e eu cai, mas depois voltei a monta-la...

- Fum lindo dia de primavera ia dar um passeio com a minha égua quando derrepente ela lembra-se em jogar uma cangocha e cai no alcatrão, a sorte é que égua ficou ao pé de mim a olhar para mim como a tentar dizer-me "para a próxima é pior"...lol

- Tudo acontecia num dia de Inverno m que eu montava o meu cavalo PSL (Lio) que eu não sabia que ele tinha medo da água. Derrepente vê uma poça de água e o Rodrigo cai, mas cai de pé mas de tanto rir cai dentro da poça e fiquei cheio de lama...

- Esta foi muito recente. Tenho um cavalo isabel que neste momento ja ta montado. Eu via o cavalo muito mansinho e não me fazia nada e disse ao meu pai que queria montar o cavalo e ele disse que sim. O cavalo não fez nada, só que o meu pai teve a triste ideia de dizer para eu me meter a vontade e eu meti e lembrei-me em abrir os braços escusado será dizer que cai, mas não fiquei mal… :lol:

Agora contem vocês as vossas aventuras

Fiquem bem
DancerI
Membro Júnior
Registado: quinta dez 20, 2007 11:22 am

quinta dez 20, 2007 11:55 am

Ola :D eu so descobri agora este forum sobre cavalos e achei piada a este topico...eu só monto à um ano por isso não tenho muitas histórias para contar, mesmo assim vou partilhar algumas com voces.

A queda que me doeu mais foi uma em que eu ia andar num trotador françês (garanhão) e muito raramente o tinha montado anteriormente, ele nao estava habituado a socializar com outros cavalos porque o dono dele raramente o montava perto de outros cavalos, ele ja nao era montado há muito tempo por isso andava mt energico...foi entao que eu dessidi ir dar uma voltinha pelo campo, e, infelizmente encontrei uma egua com cio numa cerca perto da estrada, ela relinchou, ele respondeu e começou as cangochas eu tentei obrigalo a parar e a sair dali mas ele dessidiu atirar-se de ombro para o chao e caiu em peso mesmo em cima da minha perna, e a levantar-se ainda se decidiu em pisarme...foi doloroso mas passou com apenas umas pisadelas, esfoladelas e um joelho inchado...

Uma outra aventura bastante divertida, desta vez com o meu cavalo, foi uma vezque dessidi monta-lo a pelo no meio do pasto, (ele nao gosta de ser montado a pelo), entao assim que saltei para cima dele ele manda duas cangochas e atira-me ao chao, felizmente cai de pé mas ele nao se contentando com o atirar-me ao chao deu-me um coiçe mesmo em cheio, digamos que no rabo....

tenho varias outras quedas como vezes em que os cavalos fazem um borrego e eu aterro no meio das varas do salto... entre outras... mas essas ja nao sao muitas e nao sao tao dolorosas ou comicas.... :D
Xaves
Membro Veterano

quinta dez 20, 2007 12:51 pm

Sabes que podem ser poucas mas há sempre muitas para contar.

Em relação a meter um trotador frances e ainda por cima garanhão nas maos de uma pessoas que monta a cerca de um ano, um cavalo que já nao era montado a um bom tempo, que nao se dá com outros cavalos é uma irresponsabilidade, por sao cavalos com sangue e que precisam de alguem experiente em cima deles e que já lhe conheca muitas manhas, e sabendo que ele nao se da com outros cavalos pior ainda.. :|

Em relaçao a montar a pelo miga eu faço isso mas é com o meu cavalo que conheco ha anos, que já cai dele que muito brincamos e muito montei nele em pelo e aparelhado, um cavalo que nao conheco em campo nao se faz isso, ainda por cima se tivesse mais cavalos (que nao sei qual era o caso ai), mas mesmo o meu que ja esta velhote se eu o montar a pelo ao pe de uma egua ele manda-me ao chao sem problemas :lol:
DancerI
Membro Júnior
Registado: quinta dez 20, 2007 11:22 am

quinta dez 20, 2007 6:16 pm

Hehe eu ja conhecia o cavalo e embora eu so ande á um ano tenho tido um treino bastante intensivo e sei lidar bem com garanhoes... aquele foi apenas um acidente porque nao estava com as melhores condiçoes.

E o montar a pelo foi uma brincadeira eu ja sabia que ele nao ia deixar mas fui na mesma.
Eu ja montei o garanhao anteriormente referido a pelo milhentas vezes e nunca caí.... :wink:
Xaves
Membro Veterano

sexta dez 21, 2007 12:55 am

Só para teres uma ideia nasci no meio deste mundo e sempre montei a cavalo, para me expecializar andei numa das melhores escolas portuguesas desde os meus 4 aos 13 anos, que é o CELG, digo estas idades porque apartir dos 13 anos ia lá apenas uma ou duas vezes por mes, porque tinha outros cavalos para montar fora do CELG e nao tinha muito tempo para ir lá, mas posso-te dizer que monto ha 16 anos e ainda hoje nao sei tudo e estou longe de saber, talvez quando tiver 60 anos saiba muito mas nunca tudo, porque nem os melhores cavaleiros de portugal sabem tudo.

Se já montas-te muitos garanhoes eu entao nao sei o que te diga, mas já agora sabes o que é um garanhao? é que há pessoas que metem um rotulo de garanhao e depois não são.

Mas ainda te digo mais, da-me mais prazer montar poldros do que cavalos já ensinados que isso é só meter a perninha que ele até se mete de joelhos hehehe, enquanto os poldros nunca sabes o que é que esperas dele, tanto pode portar-se bem como super mal naquele dia.
Responder

Voltar para “Cavalos”