cao abandonado

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
boganga
Membro Júnior
Registado: domingo mar 05, 2006 11:32 pm

terça dez 04, 2007 2:14 pm

Boas! preciso da vossa ajuda...
ontem deixaram um cachorrito no meu jardim e eu tenho tentado tratá-lo da melhor maneira, mas como inexperiente com caes precisava da vossa ajuda.
o cao tem á volta de 1/2 semanas (nao tem dentes) e parece arraçado de labrador.
Já comprei o leite substituiçao materno, que ele tem comido, e "construi-lhe" uma casa onde nao apanha frio.
que mais devo eu fazer pra substituir a mãe? tenho que o manter nas proximas 2 semanas sempre fechado nesse seu espaço? que mais posso eu fazer?

um bem haja a todos,
Miguel Gomes
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça dez 04, 2007 2:25 pm

Com essa idade e sem progenitora, o cachorro não deve estar no exterior e principalmente aí no Norte em que as temperaturas são sempre mais baixas :roll:

Porque não o coloca na caixinha, sim, com umas mantinhas e ou até quiçá com um saco de água quente (embrulhado em mantas) mas dentro de casa?
Caramba :roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AmericaSever
Membro Veterano
Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am

terça dez 04, 2007 2:38 pm

Eu concordo. O cachorrinho deverá ficar dentro de portas, bem quentinho e deverá alimentá-lo a biberon sempre que ele sinta necessidade e o solicitar. Um cachorrinho dessa idade não "incomodará" muito dentro de portas já que passa a maior parte do tempo a dormir.

Mas quem é o esperto que consegue abandonar um cachorrinho de uma semana??!?!? Anda aí muito "animal" encoberto!!!
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
boganga
Membro Júnior

quarta dez 05, 2007 12:37 am

obrigada leonilde e AmericaSever pela atenção.
fiz o que me mandaram (:
mudei-o para um sitio mais calmo (no interior de casa) com umas mantas, jornais e uma borracha d' água quente, e ando a alimentá-lo sempre que posso, tá só a falhar quando vou trabalhar.
só uma outra coisa. ele deve ficar sempre dentro do seu espaço durante mais 2 semanas? devo mantê-lo lá ou durante o dia pode sair e dar uma volta pela casa?
mais uma vez um mto obrigado....
abraço
activvet
Registado: quarta dez 05, 2007 7:57 pm

quarta dez 05, 2007 8:27 pm

Se a casa não for muito fria...Penso que não irá fazer mal ao bixinho sair da "caminha" de vez em quando, aliás até fará bem, pois irá estar a conhecer o "lar"...
Aí em Portugal...e não só, é bastante comum haver animais abandonados, o que me choca profundamente, e infelizmente há poucas pessoas com coração bondoso :( por isso o gesto que "fizeste" é de se tomar bastante em conta :wink:
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta dez 05, 2007 10:30 pm

Boa Noite

Mas o cachorrinho já abriu os olhos ou nem por isso? Só para ter uma ideia.
Dar leite para cachorros que compra no vet; de preferencia alimentar de 3h/3h a biberão; massajar a zona pélvica para que ele faça as suas necessidades, normalmente um algodão um pouco molhado e passando na zona do pipi/piloquita e rabiosque estimula as necessidades; Sempre quentinha é fundamental.
A minha doce tanana ficou cmg com horas de vida e até ao mês de vida esteve sempre metida numa caixinha, era a caixinha ou o meu colo :wink: mtas vezes passava mais tempo metida dentro da minha camisola, assim andava cmg para todo o lado em casa e andava quentinha.
Acho mto importante que vá a um vet e fale com ele sobre as suas duvidas, ele será a pessoa indicada para a aconselhar pois nem sempre tudo é tão facil qto parece.

Qto a ser parecida com labrador.....pode até ser mas a esta altura do campeonato e com 2 semanas eles não se parecem é com nada de concreto :P
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Katypit
Membro
Registado: domingo set 09, 2007 12:53 pm

quinta dez 06, 2007 8:05 am

Pois é verdade...deveria antes de mais, ir a um vet para ele avaliar o ponto da situaçao...enkuanto isso o bébé deverá comer de 3 em 3 horas e nunca eskecendo de estimular o anus para ser mais facil as fazes sairem...
boganga
Membro Júnior

sexta dez 07, 2007 1:42 am

boas noites.
eu no dia em que o encontrei no jardim levei-o passadas algumas horas á sociedade protectora e dps fui logo ao vet comprar o leite substituiçao.
sim, ele ja tinha os olhos abertos, disseram-me que devia ter à volta de duas semanas. e no vet, pelo que percebi disse-me que devia voltar passadas outras duas (semanas).
tá bem abrigado, e tenho tentado massajar, só que nao tenho tido assim mto tempo.. tem comido sp que tou por casa e dá sinal (5 em 5horas, ás vezes mais quando saiu pra trabalhar).
só pa esclarecer? e desculpem minha "inxperiencia" . devo deixa-lo ficar dentro da caixa nas proximas 2 semanas ate ir ao vet? ou posso começar a deixa-lo sair?
obrigado uma vez mais pelo vosso apoio.
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

sábado dez 08, 2007 12:04 am

boganga Escreveu:boas noites.
eu no dia em que o encontrei no jardim levei-o passadas algumas horas á sociedade protectora e dps fui logo ao vet comprar o leite substituiçao.
sim, ele ja tinha os olhos abertos, disseram-me que devia ter à volta de duas semanas. e no vet, pelo que percebi disse-me que devia voltar passadas outras duas (semanas).
tá bem abrigado, e tenho tentado massajar, só que nao tenho tido assim mto tempo.. tem comido sp que tou por casa e dá sinal (5 em 5horas, ás vezes mais quando saiu pra trabalhar).
só pa esclarecer? e desculpem minha "inxperiencia" . devo deixa-lo ficar dentro da caixa nas proximas 2 semanas ate ir ao vet? ou posso começar a deixa-lo sair?
obrigado uma vez mais pelo vosso apoio.
Ok depende do tamanhito da caixa certo?? Estamos a falar de uma transportadora??? Talvez seja melhor p.ex se puder deixa-lo fechado numa casa de banho ai de casa. Tapa os buracos do bidé e qq outro que exista e deixa-o dentro da caixa (transportadora) mas de portinha aberta. isto é a minha sugestão pq é pratica um pouco comum cá em casa :oops:
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
SoniaCM
Membro
Registado: sexta nov 30, 2007 3:09 pm

sábado dez 08, 2007 12:45 pm

faça uma especie de recreio, por exemplo se a caminha dele for num transportadora dexe a porta aberta depois faça um recreio fechado cercado por exemplo com cartão, não o deixe andar no chão freio ponha um paninho por exemplo.

cuidado com os sacos de agua confirma sempre a temperatura para não ser demnasiado quente

o cachorro ja fez necessidades????

sei que tem que trabalhar, mas não pode deixar estas coisas para tras, não pode não ter tempo para o estimular senão pode morrer e não pode não ter tempo para o alimentar . . é complicado.
boganga
Membro Júnior

domingo dez 09, 2007 8:15 pm

olá caros amigos!
agradecido com o vosso apoio.
amanha vou ao vet pedir mais alguns conselhos para o Pablo (já foi baptizado lol).
o cahorrinho deve ter já 3 semanas (notei pela 1ª vez os dentes 5ª passada), e agora quero saber como é com as vacinas, banhos, alimentação (é agora o desmame né?) e com tudo o mais.
ah.. e com desparasitantes. é que ele volta e meia põe-se a coçar e eu fico preocupado se andam ali pulgas a incomodá-lo.
de resto tudo óptimo. apesar de abandonado provou ser um grande sobrevivente e tá de boa saúde.
um bem haja a todos.
Miguel (:
Responder

Voltar para “Cães”