domingo dez 09, 2007 2:14 am
A minha experiência é de que cada gato é um gato. Há o que resulta lindamente para uns e mais ou menos par outros, mas há ainda uns terceiros, para quem nada dá resultados. Penso mesmo que a solução será não ter sofás.
Tenho tido gatos, que só fizeram alguns arranhões nos sofás, quando eram pequeninos, queriam subir e como não eram capazes agarravam-se com as unhas, para assim treparem. Umas coberturas até ajudaram nestas situações.
Tenho um gato com cinco anos e meio, veio cá para casa com um mês e meio. Tem tido sempre arranhadores, altos, mais baixos, os de pôr no chão, corta-se as unhas, borrifa-se, diz-se não com firmeza, leva uma palmadita quando faz mal, repelente, pimenta, fita cola, casca de laranja, acho que nestes cinco anos já fiz tudo o que normalmente é aconselhado, as cobertas nos sofás, são uma alegria para ele, para se meter entre o sofá e a cobertura.
Os sofás são de pele, eram recentes quando o menino gato cá chegou. Agora estão todos arranhadinhos. Se o seu gato for tipo do meu, a unica coisa a fazer é ir tentando para ver se com ele alguma coisa resulta e não mudar de sofás.
Com os cortinados era a mesma festa, mas já melhorou, aos mais antigos já não liga, mas se aparecem uns novos é uma alegria. Ontem pendurei uns novos, acabei por os dobra para cima do varão, porque caso contrário hoje já não teria cortinados mas sim uns passadores.
Agora já devem estar a pensar que o meu menino é uma fera. Mas não é super meigo, super calmo, uma doçura de gato, mas tem estas coisas..