E alguém me pode explicar porque é que uma ovelha é menos que um cão?F_I Escreveu:Dentro da saúde e bem estar animal, não cabe qualquer tipo de mutilação, exceptuando por razões clínicas.
É excepção a isto a corte da cauda de ovinos a partir da 2º vértebra caudal.
Corte de orelhas
Moderador: mcerqueira
- 
				SeaLords
 - Membro Veterano
 - Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

não é a questão de ser menos. não se trata de especisismo. acontece que um cão pode ter a sua vida normal que as orelhas, em principio, nunca o irão atrapalhar. O seu corte, faz com que fique mais sujeito a doenças neurológicas e auriculares.SeaLords Escreveu:E alguém me pode explicar porque é que uma ovelha é menos que um cão?F_I Escreveu:Dentro da saúde e bem estar animal, não cabe qualquer tipo de mutilação, exceptuando por razões clínicas.
É excepção a isto a corte da cauda de ovinos a partir da 2º vértebra caudal.
A ovelha, não tem a sua vida normal com a cauda...ovelhas com cauda faz com que a probabilidade de sobrevivencia após parirem seja baixa, devido a inflamações da vulva, devido à sujidade e contacto constante da cauda com a parte uro-genital.
basicamente, o corte de orelhas poe em risco a saude do cão. O não corte da cauda das ovelhas poe em risco a sua vida.
- 
				SeaLords
 - Membro Veterano

Então porque e que também se corta a cauda aos carneiros? Imagino que, sem esse corte, a mortalidade pós-parto seja estupidamente elevada  

Já agora, porque é que compara cortes de caudas em ovinos a cortes de orelhas em cães? Não deveria antes comparar com os cortes de caudas em cães?

Já agora, porque é que compara cortes de caudas em ovinos a cortes de orelhas em cães? Não deveria antes comparar com os cortes de caudas em cães?
- 
				MDogster
 - Membro Veterano
 - Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

Tem razão, não é só nessa zona, é globalmente http://www.britfeld.com/tail-dock/facts.htmF_I Escreveu: Quem lhe disse que o sistema nervoso nos primeiros dias de vida, não está totalmente formado nessa zona?![]()
nunca ouvi falar de corte de caudas em carneiros, nem nunca vi nenhum com a cauda cortada. Tb não vejo qual é o criador que vai gastar tempo e dinheiro a cortar a cauda a um carneiro se de facto não serve para nada. Talvez um dia veja. E olhe que todas as semanas vejo ovelhas e carneiros mortos.SeaLords Escreveu:Então porque e que também se corta a cauda aos carneiros? Imagino que, sem ela, a mortalidade pós-parto seja estupidamente elevada![]()
"Já agora, porque é que compara cortes de caudas em ovinos a cortes de orelhas em cães? Não deveria antes comparar com os cortes de caudas em cães?"
A pergunta parece-me dispensável. mas repito. Eticamente pode-se cortar a cauda a ovelhAs para evitar a sua morte pós-parto devido às inflamações. Cortar orelhas ou cauda ou seja que parte lhe apetecer cortar de um cão, não trás qualquer vantagem para o cão, antes pelo contrário.
- 
				SeaLords
 - Membro Veterano

POis é, MD, esse artigo existe por uma razão. Que não vem explicada no DL mas sim na própria ConvençãoMDogster Escreveu: Ora bem se ler com atenção o decreto-lei que alguém colocou lá mais para trás, vai verificar que o corte de caudas em canídeos não é considerado uma mutilação mas sim uma intervenção cirúrgica. Por alguma razão tem um artigo exclusivamente dedicado ao tema.
LOLF_I Escreveu: A verdade é q já não há nenhuma raça de cão que seja aceite com orelhas cortadas.
Minha cara/caro leia artigos cientificos. Com certeza ainda se lembra quando foi a história do aborto, a discussão que houve sobre um feto às 10 semanas sentir ou não sentir dor. Os humanos nascem às 38 semanas... E têm o sistema nervoso, comparando em tudo o que se vão tornar, muito mais desenvolvido que os humanos. Porque gane o animal? Deixe adivinhar, é como nos antigos textos escritos antes de cristo? "os cães não têm dor, o barulho que ouvimos é porque tocamos numa mola que têm dentro deles".MDogster Escreveu:Tem razão, não é só nessa zona, é globalmente http://www.britfeld.com/tail-dock/facts.htmF_I Escreveu: Quem lhe disse que o sistema nervoso nos primeiros dias de vida, não está totalmente formado nessa zona?![]()
Quando fizer pesquisas, faça por aqui
http://scholar.google.pt/
mesmo assim já está com problemas, mas está mais selectivo que o google normal
Continua sem dizer onde é que está escrito que o Codigo não permite o corte de caudas.F_I Escreveu:
o codigo diz para respeitar escrupulosamente normas éticas. O corte é contra as normas éticas. Onde está a duvida digo eu, não?
- 
				Hakuma
 - Membro Veterano
 - Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

Começámos com os cortes nas orelhas de cães e já vamos no rabo das ovelhas... LOL
Mas continuem que isto está melhor que o National Geografic brasileiro!
Já agora, o corte de orelhas também previne algumas doenças como por exemplo as otites. Tive de andar com o meu dogue alemão a antibiótico à uns meses por causa desse problema.

Mas continuem que isto está melhor que o National Geografic brasileiro!
Já agora, o corte de orelhas também previne algumas doenças como por exemplo as otites. Tive de andar com o meu dogue alemão a antibiótico à uns meses por causa desse problema.
					Última edição por Hakuma em terça dez 11, 2007 6:33 pm, editado 1 vez no total.

Pelo CPC? para LOP? claro que não e nem foi este ano que começou..não sei a data mas creio que foi 2005, por aí. Mande um email para lá a confirmarCindelP Escreveu:LOLF_I Escreveu: A verdade é q já não há nenhuma raça de cão que seja aceite com orelhas cortadas.
Hirra!! é contra a bioética. e um veterinário não pode ir contra a bioética, capiche? Se fosse quiser fazer o corte em casa, pode fazer. Se a coisa correr mal e ter de levar o cão ao veterinário, o veterinário tem o dever e obrigação de denunciar. Embora com franqueza, não creio que nada lhe aconteça, até as novas propostas entrarem em vigor.CindelP Escreveu:Continua sem dizer onde é que está escrito que o Codigo não permite o corte de caudas.F_I Escreveu:
o codigo diz para respeitar escrupulosamente normas éticas. O corte é contra as normas éticas. Onde está a duvida digo eu, não?
Agora já estou a gostar mais da conversa.F_I Escreveu:eu sei que estava a falar de javalis. isso insere-se na caça.
Quem falou nas lutas de cães fui eu, porque é uma razão porque os donos querem cortar as orelhas ao seu animal.
Mas corrija-me se estou enganada.
Os cães não são proibidos em caça. Grande parte deles até gosta, para eles é um jogo, que tem como principal objectivo agradar o dono. Admito, que não tinha pensado nesse ponto da caça ao javali e mesmo na aula falamos em caça em geral...buscar uma perdiz, etc. E aí as orelhas não atrapalham.
Mas todos os caçadores têm de ter licença para caçar, certo? Então podem mostrá-la ao veterinário, não?
então e aí parece-me uma questão legitima dizer ao médico veterinário que pode ser perigoso para o cão ter orelhas se se destina à caça ao javali. Já há um contrabalanço.
eticamente ficamos com cortar as orelhas antes com anestesia local, ter todos os cuidados pós corte vs o animal ter problemas graves devido ao não corte. São decisões complicadas.
Mas cortar, porque sim...isso não concordo e nunca irei fazer.
Mas o que se está a passar na realidade, e eu estou suficietemente por dentro do mundo das matilhas de caça grossa, é que os matilheiros, que antes cortavam as orelhas no veterinário, agora recebem anastesias dos vets e fazem eles o serviço porque os vets não querem chatices.
Francisco Bica
LOL ... desculpe mas isto até já começa a ter piada ...F_I Escreveu: Pelo CPC? para LOP? claro que não e nem foi este ano que começou..não sei a data mas creio que foi 2005, por aí. Mande um email para lá a confirmar
Já não há nenhuma raça com estalão que tenha orelhas cortadas? Tadinho do nosso Fila São Miguel