[Care Sheet] Pandinus Imperator e/ou Cavimanus

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Escorpião Imperador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: TMSurfer

Responder
TMSurfer
Membro Veterano
Mensagens: 1205
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

terça dez 11, 2007 6:23 pm

Grande diferença entre estes dois, é que o Cavimanus tem mais tendência a ser agressiva e apresenta coloração avermelhada nas patas e nas tenases e não necessita de cites, ao contrário de Imperator, que necessita de cites, e a coloração é quase toda preta.

Família: Scorpionidae
Género: Pandinus
Espécie: Cavimanus/Imperator
Nome Comum: Escorpião De Pinças Vermelhas/Escorpião Imperador
Comunidade: Sim
Origem: Guinea, Liberia, Sierra Leone, Ivory Coast, Ghana, Benin, Togo, Nigeria
Habitat: Cava grandes covas em florestais tropicais.
Terrário: 40*25*30
Dieta: Grilos, Baratas, Tenebrios, Zophobas, Larvas da Cera (entre outros)
Substrato: 40% Vermiculite/60% Terra de Fibra de Coco ou Humus
Humidade (em %): 75-90 %
Temperatura: 23- 29 ºC, existem duas formas de fazer o aquecimento, tapete e lampada, eu de preferência uso sempre tapete colado numa das paredes (ligado a um termostato), pois os Pandinus como sao \\\"escavadores\\\" cavam para procurar um sitio mais fresco, se estiver a aquecer por baixo irá stressar o animal pois ele irá procurar o fresco e encontra o calor, lateralmente quando ele necessita de aquecer simplesmente desloca-se para a parte mais quente do terrario, a outra alternativa é a lampada, apesar de ser mais barato a compra de uma lampada, torna-se mais dispendioso a nivel de electricidade, mas é uma solução prática e eficaz.
Observações: Escorpião de hábitos terrestres. Escavador, um pouco mais agressivo que o Pandinus Imperator mas dócil e o seu veneno não é potente, mas a ferroada é dolorosa, deve ter pelo menos 10 a 15cm de terra para fazer as suas tocas.
Considerações: Bom para iniciantes.
Sexagem: É relativamente fácil sexar estes animais. Antes de tudo, os machos sao mais delgados e geralmente um pouco menores que as fêmeas. Se só tiver um, vai ser díficil. Mas pode ver de outra forma, olhando para o orgão genital, o macho tem a zona dos dentes mais comprida e com mais dentes, mas não e uma forma segura de sexar, a mais fácil e mesmo olhar para o opérculo genital (Zona do meio), Vou mostrar umas fotos a seguir com as diferenças de ambos.

(Imagens retiradas de pandinus.net)

Macho
Imagem

Femea
Imagem

Reparem bem a diferença, tanto nos dentes que sao maiores o dos machos como o orgao genital que sao diferentes. O da femea tem um formato tipo um coração e o do macho mais oval.

Criação: Os Escorpiões para acasalar \\\"dançam\\\", a \\\"dança\\\" do acasalmento começa pelos dois scorpions a agarram ambas as pinças, e parece que estão a dançar girando e aproximando-se um do outro, terão de ter uma pedra lisa para ele puder deixar la o semen (uma pedra xisto por exemplo), terá de ser grande, pois ele vai deixar o seu semen nao num ponto exacto.

A dança pode demorar alguns minutos, horas ou mesmo dias, na altura apropriada o macho irá depositar o semen sobre a superficie (Pedra xisto neste caso), após o depósito, a fêmea irá então posicionar o seu corpo sobre o semen e \\\"roçar\\\" o seu orgão genital, ai que a dança terminar e a fêmea se roçar no semen, ela estará grávida.

Após 2 a 3 meses da fêmea ter acasalado, deverá ser colocada num terrário só para ela, antes do nascimento das crias. Pois poderá stressar se estiver juntamente com o macho e começar a comer as própras crias. O nascimento das crias puderá variar entre 5 a 9 meses.
Assim que nascerem os bebés irão para cima do dorso da fêmea, onde se irão manter durante 1 a duas semanas, apos eles descerem do dorso da mão terá de separar as crias da fêmea, pois ela irá comê-los se nao separados.

Imagem do meu Escorpiao (P. Cavimanus)

Imagem

Imagem do meu Escorpiao (P. Imperator \\\"cria\\\")
Imagem
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Responder

Voltar para “Escorpião Imperador”