Olá
PauloC, ele não vive propriamente no quintal, quer dizer, dorme no canil, onde está protegido das intempérides, tem porta aberta, sai para vir ao jardim e volta qd quer.
A questão que eu vejo nele é que, como existem várias cadelas nas casas vizinhas e ele já fugiu por 3 vezes para ir ter com elas, qd estas estão com o cio, não se cala de maneira nehuma. Não há chius que resultem. Porque até, qd ele quer mesmo ir passear, vem ter comigo a ganir e vai direito ao portão. Eu acho que são mesmo pelas cadelas.
E depois, ele dá conta de tudo. Não sei se é por estar com fila, mas ultimamente, está muito mais protector.
Nervoso, não me pareçe que seja. Nem um nem outro.
Passear, bom, por vontade dele, andava as 24 horas na rua. Sabem, ele gosta mesmo é de campo e, quando posso vou com ele até à terra e, ai, com casa isolada, ele anda à vontade, nas suas caçadas e passeios pelo riacho que tenho.
Já moro aqui à 2 anos e, ele foi lentamente habituando-se a ficar no canil.
Por exemplo, estes últimos dias, tem andado calmo. O cia das ditas já deve ter passado ou então resignou-se á evidência. O meu marido diz-me para eu lhe arranjar uma namorada. Como se os problemas por ai parassem!