VOU ADQUIRIR uma iguana
Moderador: mcerqueira
ola pessoal como o topico diz tou a pensar adquirir uma iguana verde e ja ando a 2dias em varios sites a ler tudo sobre elas pois kero lhe dar as melhores condiçoes que elas podem ter, mas nem todos os dites dizem o mesmo, eu keria k me dessem todas as dicas possiveis pa criar uma iguana..
eu tou a pensar adquirir uma pequena, o k keria saber era se a posso por logo num terrario k vai servir para kuando ela atingir o tamanho adulto, keria saber o melhor material para construir o terrario..
sei que o melhr e de madeira pois ajuda a manter o calor e k a parte da frnte tem de ser de vidro ou com portas de rede pa permitir a circulaçao de ar..
Gostava de saber os cuidados basicos da alimentaçao, sei alguns mas é smp bom ter opnioes de kem tem este belo reptil..
sei algumas coisas sobre a humidade e calor, mas se puderem dar dicas de qual o melhr akecimento pa elas melhor, eu penso k sejam as lampadas de ceramica mas pode haver outro..
pnts gostava de saber tudo tudo k é pexixo..
em 1 de tudo vo adquirir o material necessario so depois vo comprar o bixo,pois n vou tar a compralo sem ter as cindiçoes necessarias para o ter..
obrigado pela vossa colaboraçao..
abraço
eu tou a pensar adquirir uma pequena, o k keria saber era se a posso por logo num terrario k vai servir para kuando ela atingir o tamanho adulto, keria saber o melhor material para construir o terrario..
sei que o melhr e de madeira pois ajuda a manter o calor e k a parte da frnte tem de ser de vidro ou com portas de rede pa permitir a circulaçao de ar..
Gostava de saber os cuidados basicos da alimentaçao, sei alguns mas é smp bom ter opnioes de kem tem este belo reptil..
sei algumas coisas sobre a humidade e calor, mas se puderem dar dicas de qual o melhr akecimento pa elas melhor, eu penso k sejam as lampadas de ceramica mas pode haver outro..
pnts gostava de saber tudo tudo k é pexixo..
em 1 de tudo vo adquirir o material necessario so depois vo comprar o bixo,pois n vou tar a compralo sem ter as cindiçoes necessarias para o ter..
obrigado pela vossa colaboraçao..
abraço
ás vezes procura nao custa assim tanto e vale a pena...
http://arcadenoe.sapo.pt/raca/iguana_verde/122
basta procurares no site, ai esta um caresheet para iguanas verdes, ai tens tudo o que percisas de saber, se mesmo assim nao tiveres esclarecido pergunta
http://arcadenoe.sapo.pt/raca/iguana_verde/122
basta procurares no site, ai esta um caresheet para iguanas verdes, ai tens tudo o que percisas de saber, se mesmo assim nao tiveres esclarecido pergunta

eu ja vi isto..
mas e smp bom ter opnioes
sabes em qto fica mais ou menos um terrario se for comprado na loja??
eu kia fazer um mas n sei k tipo de madeira usar..
e ja agora uma iguana jovem pode ser colocada num terrario de uma adulta??
mas e smp bom ter opnioes
sabes em qto fica mais ou menos um terrario se for comprado na loja??
eu kia fazer um mas n sei k tipo de madeira usar..
e ja agora uma iguana jovem pode ser colocada num terrario de uma adulta??
a maior parte dos repteis stressam mais e sentem-se mais inseguros em espaços muito grandes, no caso das iguanas tem mais a agravante da perseguição num espaço grande, pois ela tem mais espaço para fugir quando lhe quizermos pegar e stressa mais durante a perseguição e pode magoar-se com a velocidade que consegue adequirir de encontro aos vidros ou paredes. Os terrarios variam de preço de loja para loja.
Deves fazer perguntas mais especificas sobre o assunto que mais duvidas tens.
Deves fazer perguntas mais especificas sobre o assunto que mais duvidas tens.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm
a minha opiniao para ambientes humidos :
contraplacado maritimo , folha à escolha
ou
aglomeradoou outra coisa qq porosa e depois isolado com 2 demao de tapa-poros e uma de verniz maritimo.
a 1ª opçao melhor
a 2ª opçao mais barata
madeira maciça se n tiver tratamento incha e empena , sem retorno .
contraplacado maritimo , folha à escolha
ou
aglomeradoou outra coisa qq porosa e depois isolado com 2 demao de tapa-poros e uma de verniz maritimo.
a 1ª opçao melhor
a 2ª opçao mais barata
madeira maciça se n tiver tratamento incha e empena , sem retorno .
em princopio vo cmprar um terrario que de ate ao ano e meio de vida da iguana, depois logo vejo se faço o outro ou se mando fazer..
uma das outas duvidas que tenho é sobre as lampadas de UVA e UVB
hj andei a ver lampadas de aquecimento que tambem emitem raios UVA e UVB
a minha duvida é se tenho de comprar 1 lampada de UVA e outra de UVB ou se ah essas duas numa so..
vi uma da Exo terra repti-glo 8.0 florescent-lampada que emite os raios UVA e UVB 30% de UVA e 8% de UVB
o resto das lampadas emitem semp luz calor e raios UVA..
e isso baralha-m pk n sei quantas lampadas é que preciso de ter e quais é que se ligam de dia e quais se ligam de noite..
para o aquecimento vo usar uma lampada de ceramica e essa é para estar ligada 24hrs nao é??basta so mudar depois a temparuta dia/noite no termometro correcto??
dsclpm tnta perguntada mas quero dar ao meu bixinho as condiçoes idiais a vida dele..
abraços
uma das outas duvidas que tenho é sobre as lampadas de UVA e UVB
hj andei a ver lampadas de aquecimento que tambem emitem raios UVA e UVB
a minha duvida é se tenho de comprar 1 lampada de UVA e outra de UVB ou se ah essas duas numa so..
vi uma da Exo terra repti-glo 8.0 florescent-lampada que emite os raios UVA e UVB 30% de UVA e 8% de UVB
o resto das lampadas emitem semp luz calor e raios UVA..
e isso baralha-m pk n sei quantas lampadas é que preciso de ter e quais é que se ligam de dia e quais se ligam de noite..
para o aquecimento vo usar uma lampada de ceramica e essa é para estar ligada 24hrs nao é??basta so mudar depois a temparuta dia/noite no termometro correcto??
dsclpm tnta perguntada mas quero dar ao meu bixinho as condiçoes idiais a vida dele..
abraços
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 12, 2007 9:51 pm
Boas.
Existem inumeras marcas de lampadas, eu por exemplo uso exoterra, para uma iguana uma lampada 5.0 UVA/UVB chega perfeitamente. O aquecimento é ser feito a parte, aconselhol lampada de ceramica (imite apenas calor, nao luz).
Cumprimentos.
Com UVA sim, agora com UVB e aquecimento numa so nunca vi, hades de me dizer onde as viste e a marca! Essas que falas penso que sejam as heat glo, night glo, etc, etc...essas nao imitem UVB, so UVA.hj andei a ver lampadas de aquecimento que tambem emitem raios UVA e UVB
Existem inumeras marcas de lampadas, eu por exemplo uso exoterra, para uma iguana uma lampada 5.0 UVA/UVB chega perfeitamente. O aquecimento é ser feito a parte, aconselhol lampada de ceramica (imite apenas calor, nao luz).
Cumprimentos.
<p>David Campos</p>
pois eu tbm andei a ver da exo terra mas que lampada de ceramica é essa que nao emite luz?nunca vi nenhuma..
mas inda n percebi quantas lampadas devo ter pa imitir raios UVA e UVB e quais as lampadas que tenho de ter para de noite..
ou elas a noite nao precisam de luz???
mas inda n percebi quantas lampadas devo ter pa imitir raios UVA e UVB e quais as lampadas que tenho de ter para de noite..
ou elas a noite nao precisam de luz???
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 12, 2007 9:51 pm
Todas as lampadas de ceramica nao imitem luz! O que pode imitir luz sao as de infra-vermelhos.
Deves ter uma de ceramica e uma lampada de UVA/UVB(existem umas quantas marcas com estas lampadas).
A noite nao é preciso iluminação, se quiseres usar uma lampada de noite para manter as temperaturas usa a lampada de ceramica que usas de dia ligada a um termostato(isto tanto de dia como de noite), para desligar por exemplo aos 23ºC. Podes tambem optar por uma night glo, mas isso seria gastar dinheiro porque a de ceramica da para dia e noite.
Ve o site que coloquei acima, tem muita e boa informação.
Cumprimentos.
Deves ter uma de ceramica e uma lampada de UVA/UVB(existem umas quantas marcas com estas lampadas).
A noite nao é preciso iluminação, se quiseres usar uma lampada de noite para manter as temperaturas usa a lampada de ceramica que usas de dia ligada a um termostato(isto tanto de dia como de noite), para desligar por exemplo aos 23ºC. Podes tambem optar por uma night glo, mas isso seria gastar dinheiro porque a de ceramica da para dia e noite.
Ve o site que coloquei acima, tem muita e boa informação.
Cumprimentos.
<p>David Campos</p>
hmmm obg
ja percebi,
a "lampada de ceramica" é a que esta ligada 24hrs sob 24hrs e ligada a um termostasto que regula a temperatura diurna/nocturna..
a de UVA-B so precisa de estar ligada de dia pa sintenizar a vitamina D3 e outra coisa que nao m lembro, e a noite apago a de UVA-b e fica so a de ceramica a dar calor..
É ISTO NAO É??
outra duvida..
eu na parte mais fria do terrario tenho de ter um recipiente com agua né?? e tambm devo ter 2 hidremetos um na parte quente e outro na parte mais fria para nao haver mediçoes erradas da humidade certo??
quanto a alimentaçao ja andei a ver um site mto bom mas é em ingles e nao percebo nda daquilo, amigo tu sabes qual é o complemento vitaminico que se junta com as saladas que fazemos para as iguanas??
ja percebi,
a "lampada de ceramica" é a que esta ligada 24hrs sob 24hrs e ligada a um termostasto que regula a temperatura diurna/nocturna..
a de UVA-B so precisa de estar ligada de dia pa sintenizar a vitamina D3 e outra coisa que nao m lembro, e a noite apago a de UVA-b e fica so a de ceramica a dar calor..
É ISTO NAO É??
outra duvida..
eu na parte mais fria do terrario tenho de ter um recipiente com agua né?? e tambm devo ter 2 hidremetos um na parte quente e outro na parte mais fria para nao haver mediçoes erradas da humidade certo??
quanto a alimentaçao ja andei a ver um site mto bom mas é em ingles e nao percebo nda daquilo, amigo tu sabes qual é o complemento vitaminico que se junta com as saladas que fazemos para as iguanas??
alguem me dix onde se pode encontrar uma "lampada de ceramica"??
ja andei em varios sites e nao encontro nda disso!!
ja vi foi umas lampadas infra red que tambem podem estar ligadas 24hrs mas n sei se da pa ligar a um termostato...
e penso que nao pertubam as iguanas pois elas nap conseguem ver a radiaçao emitada por elas,, é verdade?e dao pa ligar a um termotasto e regular a temperatura como a gente kizer??
abraços
ja andei em varios sites e nao encontro nda disso!!
ja vi foi umas lampadas infra red que tambem podem estar ligadas 24hrs mas n sei se da pa ligar a um termostato...
e penso que nao pertubam as iguanas pois elas nap conseguem ver a radiaçao emitada por elas,, é verdade?e dao pa ligar a um termotasto e regular a temperatura como a gente kizer??
abraços